Ajudem este cão.
Ajudem este cão.
Olá,
Venho aqui ao fórum expor este caso.
É o de um cão, ainda cachorro – tem sensivelmente 2 meses e meio -, que está a ser manifestamente mal tratado. Chama-se Zézé. Até no nome tiveram mau gosto... :sh) Eu chamo-lhe Hulk. É um cãozito simpático.
Com dois meses de idade, logo no primeiro dia em que foi para casa dos actuais donos, puseram-no a dormir sozinho na cozinha – logicamente, com esta idade, e habituado a dormir até então com mais 7 irmãos, passou noites a ganir forte e feio. Logo de manhã, uma vez que no dia seguinte, os donos encontravam o chão da cozinha todo sujo (xixis e cocós) – onde é que ele haveria de fazer as necessidades... -, tinha direito a ser posto imediatamente fora de casa. Por vezes até ao frio e à chuva, para ganir mais um bocado... [8b]
Depois de poucos dias a dormir na cozinha (cerca de uma semana e meia), transferiram-no (degradaram-no...) da cozinha onde dormia, para o terraço de casa, que fica nas traseiras da mesma. Estavam a considerar pô-lo a dormir (prendê-lo de porta fechada) dentro de um quarto de banho minúsculo, um verdadeiro cubículo, para o deixar – perdoem-me a expressão – c**ar e mijar à vontade durante a noite. [8b] "Felizmente" foi parar ao terraço de casa... Dorme dentro de uma marquise anexa ao terraço, com um cobertor a servir de cama. Às vezes até o prendem lá dentro.
Quando há visitas em casa (jantares, etc.), ou é posto fora de casa, ou tem direito a ficar fechado no terraço (a ouvir as pessoas a falarem no interior da casa). Como é lógico, uma vez que ele quer estar perto das pessoas, começa a berrar e a ganir fortemente. Com a raiva, até já arrancou parte da cortina da porta de entrada. Os donos são relativamente indiferentes aos berros e ganidelas que ele dá. [8b]
Por vezes os gritos do cão são tão histéricos, que ele até se engasga e coisas afins. Para cúmulo, até já vi a filha dos donos do cão a rir-se à mesa, dos ruídos e das engasgadelas do cão.
Com o filho dos donos, até já tive uma discussão sobre os cães terem psiquismo ou não. Como é óbvio, ele diz que os cães não têm psique... A filha também diz que os cães não pensam. :sh) Enfim...
Já têm, inclusivamente, uma jaula preparada para ele, que calculo, venha a ser, provavelmente, o local onde vai passar o resto da vida... ao frio... assim que o tamanho não lhe permita passar por entre as grades da mesma. Esta jaula já foi a morada de dois outros cães, que entretanto morreram, ambos de cancro do estômago. E que estavam verdadeiramente numa situação limite, uma vez que eram cães hostis um para com o outro, confinados à mesma jaula. Se bem me lembro, comiam uma ou duas vezes por dia, e quase sempre a mesma coisa: massa com carne e/ou à volta disso. A jaula é toda em ajulezo, e os cães penso que não tinham sequer direito a cama, dormiam mesmo no chão ou em cima dum estrado. Agora imaginem no inverno...
Uma vez que os donos não o sabem educar, ele faz xixi e cocó dentro de casa (cada vez são mais raras as vezes que ele está dentro de casa - muitas das vezes, passa directamente do terraço para a parte exterior da casa -, e as vezes que está, é porque sou eu que estou com ele). A educação que lhe dão para isto, é espetar-lhe com o focinho na própria urina e/ou bater-lhe, e pô-lo fora de casa – muitas vezes agarrando-o pelo cachaço (uma vez que ele cresceu, e está mais pesado, isso dói-lhe, e ele, logicamente, queixa-se). Já os avisei que ele assim não aprende porque ele não percebe por que é que lhe estão a fazer aquilo, mas não vale a pena...
Ainda um dia destes, enquanto a dona estava a limpar o terraço dos cocós e xixis que o cão faz, este teve direito a banho de mangueirada com água fria, e a não poder sequer ir para a cama dele depois do banho, porque lhe fecharam a marquise. Acho que deve ser a primeira ou segunda vez que este cão toma banho. Calculo que a continuar assim, a relação dele com a água não será muito boa...
É um cão relativamente activo. Como ainda é cachorro, nota-se que tem bastante necessidade de dispender energia, e como passa metade da vida no terraço, não o faz, o que logicamente lhe causa ansiedade.
Por tudo isto, estou disposto a retirá-lo desta casa. Vou fazer o cão "fugir" porque "o portão ficou aberto"... [kiss] Mas para isso, teria de ter quem quisesse ficar com ele. Ou alguma família de acolhimento temporário aqui de perto que estivesse disposta a acolhê-lo durante algum tempo, até encontrar uma nova família para ele.
Entrego-o a quem provar ter condições para o ter, e esteja apto a dar-lhe amor, um tratamento digno, e uma educação e uma vida decentes.
Reservo-me, no entanto, tanto quanto me seja possível, o direito de escolher o melhor destino a dar ao cão por entre os pedidos que possa receber.
Não sei se, pelo facto de ele ser um rafeiro – raçado de pastor alemão, penso eu -, terá muita, pouca ou nenhuma gente a querer ficar com ele. Espero dar-lhe o melhor futuro possível.
Peço, no entanto, que mantenham esta mensagem confinada aqui ao fórum, e que não a divulguem por outros fóruns, facebooks, etc., uma vez que eu vou "subtraí-lo", e não sei ao certo em que fóruns é que os filhos dos donos andam, pelo que isto ainda podia dar raia se eles encontrassem esta mensagem a circular pela net. Peço que limitem este post a mensagens pessoais que possam enviar para pessoas conhecidas e de confiança, e que lhes peçam expressamente que não a coloquem noutros fóruns.
O cão está na zona de Ermesinde.
Relativamente perto da estação de comboios.
A grande questão aqui, é que, um dos donos sai de manhã e de tarde para ir trabalhar, mas o outro fica grande parte das vezes em casa, saindo esporadicamente. Aquilo que eu precisava, era de alguém que me ajudasse a tirá-lo cá de casa, durante o pouco tempo que a casa fica sem ninguém. Teria de ser alguém mesmo aqui de perto, para poder levar o cão assim que o dono saísse.
Se fosse preciso, eu até dava a morada exacta da casa, e o meu contacto, à pessoa que se prestar a ajudar-me a tirá-lo daqui. Até me prestava a comprar uma transportadora só para que o cão não fosse visto a sair cá de casa. De qualquer forma, não haverá grande problema com os vizinhos, pois os donos do cão não são muito dados à vizinhança, mas é só para precaver que ninguém o veja.
Sim, estas pessoas são da minha família. :sh) Tenho presenciado tudo isto porque estou a passar uns tempos em casa deles, e isto têm-me dado a volta ao estômago.
Peço a vossa ajuda para dar um destino decente a este cão.