Tópico sobre cães.

Cada um com a sua e se resulta boa, mas as minhas cadelas nem em casa entram salvo raras excepções, bem raras, uma delas nem nunca lá meteu as unhas.

O meu entra à hora do jantar. Vê comer e fica deitado sem chatear, não mete os cotos nos sofás, não entra para a zona dos quartos, não mete o focinho no frigorífico ou no lixo, não tem autorização para se levantar ou apoiar em nada, quando de vez em quando se dá um petisco, já sabe que tem de se sentar e esperar que o petisco vá ter com ele e não o contrário. Ainda tem a vantagem de dar sinal quando o chá está pronto (a minha mãe é fraca de ouvido), quando a garagem abre, ou quando alguém entre pela porta. E a linguagem/comportamento é diferente nos três casos.

Ainda não aprendeu a tirar cafés.

É claro que é da "família". O problema é que muitas pessoas atribuem aos cães posição/hierarquia igual (ou superior ate) aos restantes membros da família.

Para o cão ele vive numa "matilha" e tem de saber a posição que ocupa, que no caso de uma "família" deverá ser a mais baixa.

Concordo, mas isso é o mesmo que me dizeres que os filhos tem de ser tratados como filhos, e estão abaixo dos pais na hierarquia, e há muitos pais que os metem acima, e também não sabem a posição que deviam ocupar.

E quando alguém quer dizer isso, não começa por dizer, que filhos são putos mimados e birrentos, e estão abaixo na hierarquia da familia e tem de ser tratados como tal que é pa aprenderem.

Maus exemplos há em todo lado, daí a dizer que o cão é bicho e não é da familia, vai alguma distância.

Um cão, um gato, um piriquito, whatever, todos fazem parte da familia, cada um com a sua hierarquia, mas fazem parte, só isso.

A hierarquia implica cadeira de comando, um cão nunca pode fazer o que lhe dá na gana, nem mandar no dono, mas também não deve ser tratado como um ser que não tem um pingo de inteligência e emoções.

Ou seja, existem maneiras de se dizerem as coisas, o que vocês estavam a dizer, apesar de após teres refeito a ideia noutras palavras, e eu concordar com ela, antes as palavras que usaste e a maneira como as empregaste tinham uma cotação negativa foi só contra isso que me insurgi.

Como ja disse atras, tenho andado a contactar alguns criadores de labradores.
Um deles disse-me mesmo que se tiver o cao num 3 andar (sem elevador) o cao tem alta probabilidade de ter problemas nas articulacoes. A tal displasia ambiental que a texuga referiu. Eu estou comprometido a carregar o cao enquanto puder, mas a certo ponto ele vai ter de subir e descer por ele proprio, sempre moderadamente e com trela se vir que e' necessario. Ate porque ele n pode ter medo das escadas. Carrega-lo durante muito tempo vai confudi-lo. O peso tb vai ser bastante controlado para n ajudar neste possivel problema.
Eu ja tive uma labradora e ele descia e subia 'a velocidade da luz as escadas para acesso ao jardim umas 20-30 vezes por dia e nunca teve qualquer problema. E fez isto tb qdo era pequena. Na altura n estava sensibilisado para este possivel problema :sh):sh) Agora estou um pouco apreensivo. Se isto e' excesso de zelo por parte do criador ou se devo mm desistir da ideia por n ter condicoes minimas. Enfim ... Qual e' a vossa opiniao? Alguem tem conhecimentos de labradores que tiveram este tipo de problemas por causa de escadas?

Outra questao, alguem aqui tem os caes dentro de uma casota com arame (tipo gaiola) dentro de casa? Pelo que tenho lido, muitos donos recomendam ter esta casota para a educacao desde novos e que os caes gostam bastante de ter este espaco para descanso. Mas para n'os (donos) parece que e' uma prisao.

Última edição:
Como ja disse atras, tenho andado a contactar alguns criadores de labradores.
Um deles disse-me mesmo que se tiver o cao num 3 andar (sem elevador) o cao tem alta probabilidade de ter problemas nas articulacoes. A tal displasia ambiental que a texuga referiu. Eu estou comprometido a carregar o cao enquanto puder, mas a certo ponto ele vai ter de subir e descer por ele proprio, sempre moderadamente e com trela se vir que e' necessario. Ate porque ele n pode ter medo das escadas. Carrega-lo durante muito tempo vai confudi-lo. O peso tb vai ser bastante controlado para n ajudar neste possivel problema.
Eu ja tive uma labradora e ele descia e subia 'a velocidade da luz as escadas para acesso ao jardim umas 20-30 vezes por dia e nunca teve qualquer problema. E fez isto tb qdo era pequena. Na altura n estava sensibilisado para este possivel problema :sh):sh) Agora estou um pouco apreensivo. Se isto e' excesso de zelo por parte do criador ou se devo mm desistir da ideia por n ter condicoes minimas. Enfim ... Qual e' a vossa opiniao? Alguem tem conhecimentos de labradores que tiveram este tipo de problemas por causa de escadas?

Outra questao, alguem aqui tem os caes dentro de uma casota com arame (dog crate) dentro de casa? Pelo que tenho lido, muitos donos recomendam ter esta casota para a educacao desde novos e que os caes gostam bastante de ter este espaco para descanso. Mas para n'os (donos) parece que e' uma prisao.

Por partes...

Displasia e 3º andar: Se as coisas forem feitas com algum cuidado, não o deixar subir e descer as escadas em loucura de correrias, não será por isso que ele vai ficar gravemente doente, normalmente estas regras são mais aplicadas a pessoas que têm casas com quintal/vivendas com escadas, porque eles tendem a brincar ao sobe e desce vezes sem conta durante o dia. De qualquer modo só o vais poder levar à rua depois do plano de vacinas estar completo, e carregar um cão aí com uns 4 meses ao colo, é dose... Portanto com conta, peso e medida, tudo se consegue[;)]

As crates:

Pessoalmente não sou a favor deste tipo de treino, apesar de ser muito defendido por muitos amigos meus, alguns ligados directamente ao mundo do treino canino.
O treino com crate é basicamente para os ensinar a ter um local de repouso, sem estragar nada, e onde se sintam confortáveis e em segurança, controlam-se também melhor os xixis e os cocós, pois ele por norma não faz no sítio onde dorme. No entanto esse treino só é desejável aplicar por curtos períodos de tempo, não pode ser sair de casa de manhã, enfiar lá o cão, e regressar ao fim do dia, ou mesmo à hora do almoço, o período máximo para manter um cão numa crate, em média, é de 2 a 3 horas.
Seja até meia hora, eu acho cruel, e tenho grandes discussões com o pessoal amigo por causa disso, acho que quem não quer ter problemas com cachorros, arranje cães de loiça.
Quem quer um cachorro tem de saber a partida que eles roem coisas, destroem mobília, fazem xixi e cocó no chão e onde lhes apetecer, ladram e ganem, de noite também fazem barulho, etc etc...

Obrigado Texuga. Outra questao, seguros de saude para caes? Vale a pena?

Vale e não vale. Isto é, há muita coisa que os seguros não pagam, e o que pagam é em parcelas, ou seja, se tiveres um episódio de urgência com uma cirurgia que te custe 600€, tens de apresentar recibos "parcelados" porque eles só te pagam aos 150€ de cada vez, portanto se apresentares logo os 600€ só recebes 150€, mas se fores apresentando 150€ de cada vez, recebes tudo.

Boas.

O enforcador não funciona da forma que espereva, a cadela mesmo engasgada continua a puxar, de modos que mergulhei a fundo na literatura a procura de informações e decidi apostar em algumas das dicas que foram dadas aqui neste topico, ontem e hoje foram testadas, em apenas 2 dias os resultadaos foram promissores. apr:)

Até chegar a mata e onde costumo correr com os cães vou com eles com a trela posta (segurados com a mão esquerda, a outra esta em reparação [:D]) , assim que eles começam a puxar, paro e dou-lhes um pequeno esticão e reposiciono-os ao meu lado sempre com calma e comprenssão até ficarem quietos, ou continuo a andar mudando de direção, faço isso sempre, o que implica que tenha que sacrificar alguns minutos, mas ha de valer a pena.

Hoje aconteceu algo que não estava a espera, num dado momento quando a cadela estava a puxar, parei, e ela ao sentir o esticão automaticamente recuo em "marcha atras", fiquei de boca aberta, noto também que a atenção em mim esta aumentar. Vou seguir estas tecnicas, vou experimentar em conjunto também aquela dos "petiscos".

Em relação as outras coleiras, a dos picos e Halti parece não se justificar na minha cadela, mas serão alternativas a ter em conta. [;)]

Se ja estas a ter esses resultados, esquece as outras coleiras. O treino que estas a fazer e' mto mais eficaz. Sempre que vires que a cadela fica mais agitada ou com muita energia, paras e recomecas. Ideal ideal e' que os caes andem ao teu lado. Podes ver videos sobre "dog training heel command".

Última edição:
Boas.

O enforcador não funciona da forma que espereva, a cadela mesmo engasgada continua a puxar, de modos que mergulhei a fundo na literatura a procura de informações e decidi apostar em algumas das dicas que foram dadas aqui neste topico, ontem e hoje foram testadas, em apenas 2 dias os resultadaos foram promissores. apr:)

Até chegar a mata e onde costumo correr com os cães vou com eles com a trela posta (segurados com a mão esquerda, a outra esta em reparação [:D]) , assim que eles começam a puxar, paro e dou-lhes um pequeno esticão e reposiciono-os ao meu lado sempre com calma e comprenssão até ficarem quietos, ou continuo a andar mudando de direção, faço isso sempre, o que implica que tenha que sacrificar alguns minutos, mas ha de valer a pena.

Hoje aconteceu algo que não estava a espera, num dado momento quando a cadela estava a puxar, parei, e ela ao sentir o esticão automaticamente recuo em "marcha atras", fiquei de boca aberta, noto também que a atenção em mim esta aumentar. Vou seguir estas tecnicas, vou experimentar em conjunto também aquela dos "petiscos".

Em relação as outras coleiras, a dos picos e Halti parece não se justificar na minha cadela, mas serão alternativas a ter em conta. [;)]

Será que dá para colocares o enforcador no pescoço abaixo das orelhas; seguras a trela com a mão esquerda e a «argola da trela» com a mão direita? A cada puxão da cadela o enforcador aperta ( podes ajudar dar um toque ao contrário do movimento do cão) e o animal pára.
Boa sorte para o treino e muuuuita paciência.

Será que dá para colocares o enforcador no pescoço abaixo das orelhas; seguras a trela com a mão esquerda e a «argola da trela» com a mão direita? A cada puxão da cadela o enforcador aperta ( podes ajudar dar um toque ao contrário do movimento do cão) e o animal pára.
Boa sorte para o treino e muuuuita paciência.

Um dos pontos chaves dos treinos senão o principal é realmente a paciência. Vou testando e depois digo mais qualquer coisa.

é melhor uma ração com borrego vou galinha?

Isso acho que é igual ao litro. O melhor é levares um pacote pequeno de cada para o caso do teu cão/cadela não se adaptar. Se gostar compras depois dos grandes.

A minha come de tudo. É uma desavergonhada. Tanto lhe dá um bocado de comida podre (já a apanhei a comer numa altura em que andou solta num terreno dos meus pais) como ração da melhor qualidade possível. Marcha tudo. E ser frango, borrego ou peixe, tanto faz. Ela quer é comer o máximo possível.

o meu tambem come tudo, por isso não vale a pena ser ele a escolher, tenho mesmo que ser eu.
Isso acho que é igual ao litro. O melhor é levares um pacote pequeno de cada para o caso do teu cão/cadela não se adaptar. Se gostar compras depois dos grandes.

A minha come de tudo. É uma desavergonhada. Tanto lhe dá um bocado de comida podre (já a apanhei a comer numa altura em que andou solta num terreno dos meus pais) como ração da melhor qualidade possível. Marcha tudo. E ser frango, borrego ou peixe, tanto faz. Ela quer é comer o máximo possível.

ja ta escolhido, mandei vir a de borrego (lamb and rice).
se estivesse a espera que o meu cão escolhe-se bem tinha que fazer um cocktail com todas as rações do mercado porque ele come tudo.lololol
obrigado a todos

Vou esclarecer aqui uma situação a ver se alguém me ajuda.

Tenho uma yorkshire com 3 anos. Nos últimos 2 dias, chora por vezes. Come bem. Urina e defeca normal. Anda atrás de nós e chora de vez em quando, mas está activa e traz com ela um brinquedo (uma galinha toda velha e sem pernas) na boca. Dá-nos o brinquedo para a mão e depois chora. Se o escondemos chora. Se lho damos chora. Já corremos a casa toda a pensar nalgum brinquedo perdido, já lhe mostramos todos os brinquedos dela... Nada. Passear fora de casa, tudo normal, não chora. Normalíssimo.

Achamos que nos está a transmitir algo ou à procura de alguma coisa... Mas não conseguimos perceber o que é.

Alguém tem alguma dica do que está a acontecer? O que fazer?

Vou esclarecer aqui uma situação a ver se alguém me ajuda.

Tenho uma yorkshire com 3 anos. Nos últimos 2 dias, chora por vezes. Come bem. Urina e defeca normal. Anda atrás de nós e chora de vez em quando, mas está activa e traz com ela um brinquedo (uma galinha toda velha e sem pernas) na boca. Dá-nos o brinquedo para a mão e depois chora. Se o escondemos chora. Se lho damos chora. Já corremos a casa toda a pensar nalgum brinquedo perdido, já lhe mostramos todos os brinquedos dela... Nada. Passear fora de casa, tudo normal, não chora. Normalíssimo.

Achamos que nos está a transmitir algo ou à procura de alguma coisa... Mas não conseguimos perceber o que é.

Alguém tem alguma dica do que está a acontecer? O que fazer?

Se calhar quer um brinquedo novo! Se dizes que está velha...

Voltar
Superior