Mas Texuga, isso é o mesmo que dizer que só não sabe o Código Civil quem não quer. Afinal está disponível gratuitamente.
A questão é que a maioria das pessoas não estão sensibilizadas para estas questões (e confesso que também não estava) e podem fazer cruzamentos ingenuamente.
Sim eu sei.
Quanto a haver muitos ou poucos animais, nós só temos e ser responsáveis por aqueles que ajudamos a vir ao mundo.
Mas ninguém o é. Quem é que se responsabiliza durante alguns 10 ou 15 anos, que é o tempo que os cães podem durar, em média, por uma ninhada de 9 ou 10 cães ou mais? Quando dão ou vendem, mesmo a amigos, na maioria dos casos perde-lhes o rasto...
E quando se tem um animal sem LOP e se quer cruzar com outro sem "LOP" (da mesma raça), quais os testes básicos a fazer de modo a despistar possíveis problemas futuros?
Primeiro, voltamos ao início, não cruza.
Se mesmo assim insiste em cruzar (burrice), o mínimo que se pode exigir, é que o animal seja seguido (não só "visto", mas seguido) por um vet, e que consoante a raça, faça os testes mínimos que se podem fazer para despistes de coisas mais básicas como displasia por exemplo. No entanto nada garante que um cão não displásico, não seja portador do gene causador da displasia, fruto de gerações anteriores. Nada garante também que o cão não é portador de outras patologias genéticas, e herditárias, não detectadas naquele exemplar, mas que podem transitar para os filhotes.
Cruzar 2 cães nestas condições é um autêntico tiro no escuro, que pode ou não calhar "no pé".
Outra coisa importante, nada pode afirmar que um cão é "de raça" quando não há um registo no LOP para o confirmar. O LOP pelo menos garante que o cão É da raça X, não garante a sua qualidade como exemplar da raça, mas é daquela raça.
Se um cão "é de raça" mas não tem LOP, pode-se sempre recorrer ao R.I. (Registo Inicial), que é nada mais nada menos do que levar o cão a um juiz numa exposição qualquer, submetê-lo a avaliação, e o juiz dirá se o cão é ou não merecedor de um R.I.. Cruzando esse cão, depois de ir a várias expos, etc, etc, ao fim de 3 gerações, então sim os descendentes têm direito a ter um LOP, até lá são R.I.'s.
Eu tive um cocker preto sem LOP, e fiz este teste. O juiz deu-me o RI mas avisou logo que não era cão de expo, pois para isso deveria ter o focinho um pouco mais longo e o corpo um pouco mais curto e compacto. Portanto fiquei com o R.I. para emoldurar, pois jamais o iria usar em cruzas.