Tópico sobre cães.

Metendo uma virgula na vossa saudável discussão, venho aqui pedir ajuda para um pequeno problema.
É assim, eu trabalho de noite (entre as 00:00 e as 8:00) e de vez em quando os meus pais não estão em casa. O que se passa, é que o meu cão tem medo do escuro desde que houve um ladrão que foi à fazenda e que o ia aleijando. Há alguma espécie de luz de presença para os cães, para que eles não se sintam tão medrosos, ou algo do género? Obrigado desde já. [;)]

Mas Texuga, isso é o mesmo que dizer que só não sabe o Código Civil quem não quer. Afinal está disponível gratuitamente.

A questão é que a maioria das pessoas não estão sensibilizadas para estas questões (e confesso que também não estava) e podem fazer cruzamentos ingenuamente.

Quanto a haver muitos ou poucos animais, nós só temos e ser responsáveis por aqueles que ajudamos a vir ao mundo.

E quando se tem um animal sem LOP e se quer cruzar com outro sem "LOP" (da mesma raça), quais os testes básicos a fazer de modo a despistar possíveis problemas futuros?

E' esta mesmo a questao.
Mas como controlar isto?
Sera que algum dia vamos ter legislacao a que obrigue que todos os caes (de raca) tem de estar registados numa ninhada que foi autorizada e certificada pelas entididades competentes?

Acho que isso nunca vai acontecer.

Mas Texuga, isso é o mesmo que dizer que só não sabe o Código Civil quem não quer. Afinal está disponível gratuitamente.

A questão é que a maioria das pessoas não estão sensibilizadas para estas questões (e confesso que também não estava) e podem fazer cruzamentos ingenuamente.

Sim eu sei.

Quanto a haver muitos ou poucos animais, nós só temos e ser responsáveis por aqueles que ajudamos a vir ao mundo.

Mas ninguém o é. Quem é que se responsabiliza durante alguns 10 ou 15 anos, que é o tempo que os cães podem durar, em média, por uma ninhada de 9 ou 10 cães ou mais? Quando dão ou vendem, mesmo a amigos, na maioria dos casos perde-lhes o rasto...

E quando se tem um animal sem LOP e se quer cruzar com outro sem "LOP" (da mesma raça), quais os testes básicos a fazer de modo a despistar possíveis problemas futuros?

Primeiro, voltamos ao início, não cruza.
Se mesmo assim insiste em cruzar (burrice), o mínimo que se pode exigir, é que o animal seja seguido (não só "visto", mas seguido) por um vet, e que consoante a raça, faça os testes mínimos que se podem fazer para despistes de coisas mais básicas como displasia por exemplo. No entanto nada garante que um cão não displásico, não seja portador do gene causador da displasia, fruto de gerações anteriores. Nada garante também que o cão não é portador de outras patologias genéticas, e herditárias, não detectadas naquele exemplar, mas que podem transitar para os filhotes.

Cruzar 2 cães nestas condições é um autêntico tiro no escuro, que pode ou não calhar "no pé".

Outra coisa importante, nada pode afirmar que um cão é "de raça" quando não há um registo no LOP para o confirmar. O LOP pelo menos garante que o cão É da raça X, não garante a sua qualidade como exemplar da raça, mas é daquela raça.

Se um cão "é de raça" mas não tem LOP, pode-se sempre recorrer ao R.I. (Registo Inicial), que é nada mais nada menos do que levar o cão a um juiz numa exposição qualquer, submetê-lo a avaliação, e o juiz dirá se o cão é ou não merecedor de um R.I.. Cruzando esse cão, depois de ir a várias expos, etc, etc, ao fim de 3 gerações, então sim os descendentes têm direito a ter um LOP, até lá são R.I.'s.

Eu tive um cocker preto sem LOP, e fiz este teste. O juiz deu-me o RI mas avisou logo que não era cão de expo, pois para isso deveria ter o focinho um pouco mais longo e o corpo um pouco mais curto e compacto. Portanto fiquei com o R.I. para emoldurar, pois jamais o iria usar em cruzas.

E' esta mesmo a questao.
Mas como controlar isto?
Sera que algum dia vamos ter legislacao a que obrigue que todos os caes (de raca) tem de estar registados numa ninhada que foi autorizada e certificada pelas entididades competentes?

Acho que isso nunca vai acontecer.

Supostamente o CPC faz aleatoriamente as confirmações de ninhadas, mas na realidade não faz nada, regista-as, recebe o guito e esfrega as mãos...
Além disso, mesmo com a confirmação da ninhada, nada garante a sua qualidade morfológica e comportamental. Se não for o dono uma pessoa responsável e interessada, as cruzas continuam a aparecer como cogumelos...

Metendo uma virgula na vossa saudável discussão, venho aqui pedir ajuda para um pequeno problema.
É assim, eu trabalho de noite (entre as 00:00 e as 8:00) e de vez em quando os meus pais não estão em casa. O que se passa, é que o meu cão tem medo do escuro desde que houve um ladrão que foi à fazenda e que o ia aleijando. Há alguma espécie de luz de presença para os cães, para que eles não se sintam tão medrosos, ou algo do género? Obrigado desde já. [;)]

Compra um candeeiro de secretária e usa com uma lâmpada de baixo consumo bem fraquinha, como se faz com os bebés.

Supostamente o CPC faz aleatoriamente as confirmações de ninhadas, mas na realidade não faz nada, regista-as, recebe o guito e esfrega as mãos...
Além disso, mesmo com a confirmação da ninhada, nada garante a sua qualidade morfológica e comportamental. Se não for o dono uma pessoa responsável e interessada, as cruzas continuam a aparecer como cogumelos...

Sim, mas estas a falar dos criadores que registam as ninhadas. Estou mais preocupado com as ninhadas caseiras, qual LOP qual carapussa...

Sim, mas estas a falar dos criadores que registam as ninhadas. Estou mais preocupado com as ninhadas caseiras, qual LOP qual carapussa...

Sim mas essa é a minha grande "luta", ser contra a ninhada de quintal ou "BYB" (back yard breeder), contra puppy mills, contra os criadeiros de vão de escada, e até contra quem cria com muito amor e carinho e acha que está a fazer a melhor coisa do mundo... Mas aí nunca haverá controlo, só mesmo a consciência das pessoas...

olá a todos, gostava de algumas informações se me souberem indicar, para já é só mesmo procurar saber sobre cá em Portugal criadores de Pug, bons criadores com tudo em condições e de confiança e quanato poderá custar um Pug.

Já agora cal o nome que se usa Pug, Carlino...?

Obrigado

olá a todos, gostava de algumas informações se me souberem indicar, para já é só mesmo procurar saber sobre cá em Portugal criadores de Pug, bons criadores com tudo em condições e de confiança e quanato poderá custar um Pug.

Já agora cal o nome que se usa Pug, Carlino...?

Obrigado

O nome da raça é só Pug, o Carlin foi retirado do nome, pelo menos é o que consta no site da FCI, que é quem regula este tipo de coisas.

Tens de pedir uma lista de criadores ao CPC (Clube Português de Canicultura), depois seleccionas alguns, visitas, fazes a tua avaliação, e escolhes.

Tens aqui boas dicas para te ajudar:

Como distinguir um criadeiro de um criador em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53332

A importância do LOP na compra de um cão de raça em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369

Os Criadores e os Donos em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51523

Porquê evitar a compra de cães via net, intermediários ou lojas http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56477&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=

Que aspectos devo ter em atencao ao escolher um cachorro? http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?p=813179#813179

Última edição:
tentei aquilo da luz e parece que resultou, obrigado Texuga! [kiss]

------------------------------------------------------------------------

166910_186058284820644_151340381625768_365837_1362109930_n.jpg

Meu amado dono, Minha vida deve durar entre 10 e 15 anos, já estou com alguns anos.Qualquer separação é muito dolorosa para nós. Não fique zangado por muito tempo e não me prenda em nenhum lugar como punição.
Você tem seu trabalho, seus amigos e suas diversões.
EU SÓ TENHO VOCÊ!
Fale comigo de vez em quando.Compreendo muito bem o seu tom de voz e sinto tudo o que você está dizendo. Ficará gravado em mim para sempre, jamais esquecerei.
Antes de me bater por algum motivo, lembre-se que tenho dentes que poderiam feri-lo seriamente, mas que jamais vou usá-los em você.Jamais!
Antes de me censurar por estar preguiçoso ou teimoso, veja antes se há alguma coisa me incomodando. Talvez eu não esteja me alimentando bem. Posso estar resfriado ou, ainda, meu coração pode estar ficando mais fraco…
Cuide de mim quando eu ficar velho e cansado – Por favor NÃO ME ABANDONE!
Tudo é mais fácil para mim com você ao meu lado.
Me ame, pois independente de qualquer razão, eu lhe amarei para sempre!

E' preocupante sem duvida. Grande quantidade de pessoas acham que o melhor sitio para comprar caes e' nas lojas qdo e' precisamente o contrario.

Pior do que isso é acharem que cá não se passa disto.... Vejam a quantidade de cães "importados da hungria" ou de outros países de leste...:sh) Acham mesmo que vêm de criadores sérios????:sh)

Voltar
Superior