Texuga
New member
Texuga:
Experimentei hoje o "cabrês" (Halti/gentle leader) e é realmente fantástico. Mas preciso de uns conselhos. Ela passado alguns minutos notava-se que já estava a puxar um bocado, o máximo que conseguia (que é quase nada), mas o meu objectivo é ela não puxar mesmo nada. Tive a ler e a melhor forma é mudar de direção quando ela está a fazer isso. É mesmo assim? Recomendas que faça mais alguma coisa? O ideal é parar quando ela avança mais do que eu?
De resto a adaptação dela ao cabrês foi perfeita. Eu já lhe andava, há algum tempo, a colocar a parte do arnês que fica no pescoço pela cabeça, portanto não tive problemas em colocar o cabrês, ela não tentou fugir nem nada. Só quando viu que aquilo ficou no focinho é que sentiu diferença. Tentou tirar com as patas, mas eu distraí-a com biscoitos até ela estar mais ou menos habituada, e na rua foi a mesma coisa, mas nada do outro mundo.
O tratamento que eu dou às minhas é o de parar, esperar que ela estique a trela e simplesmente "travar" a trela, não puxo, elas puxam por elas ao continuar a andar. Depois espero que ela volte atrás e alinhe comigo, assim que alinha, digo "vamos" e ela arranca comigo. Se continuar a puxar leva o mesmo tratamento, uma das cadelas está no ponto de eu deixar "cair" a trela e ela trava logo, pois sabe que quando esta se estica, vem travão, e ela de imediato pára, volta atrás, alinha junto às minhas pernas e arrancamos.
Demora tempo e paciência, mas vale a pena.
Com o halti podes também optar pelo desconforto, quando ela puxar, puxa tu a trela para cima obrigando-a a olhar para ti, ela vai perceber que não vai a lado nenhum à velocidade que quer mas sim à TUA velocidade e vontade.
Este vídeo é um bom exemplo, o que eu digo está mais ou menos no minuto 1:30