Tópico sobre cães.

Ja alguem exprimentou a escova Furminator? Encomendei uma L para ver se se reduz um bocado a tempestade de pelos cá por casa

Tudo que sejam escovas de micro dentes, é do melhor que anda por aí. [;)]

Lê os rótulos com mais atenção[;)], experimenta por exemplo a TOW de Bisonte e veado (High Prairie), ou de pato e perú (Wetlands) ou mesmo a de Javali (Southwest canyon), e depois diz alguma coisa.

Também tive problemas com a Orijen, quando há alguns anos a inclui na dieta diária dos meus cães, dificuldade de aceitação e o pior é que alguns manifestavam consecutivos desarranjos intestinais. Entretanto outras experiências foram feitas: Acana, Naturea, Applaws, Fish4Dogs, etc,etc, até que tropecei na Taste of the Wild e nunca mais vou querer outra.

Por acaso o meu foi com a Orijen que sempre se deu melhor, experimentei outras no inicio, mas era a Orijen que ele comia melhor e que lhe fazia ter fezes mais consistentes e com menor cheiro. A Naturea então, era fezes moles e mal cheirosas dia após dia.

O meu receio na TOTW é que não encontro grandes dados sobre a ração, mesmo o que têm no site é muito vago. Por exemplo, nem informam qual a quantidade de Glucosamina e Condroitina existentes, que é muito importante para cães de raça grande, principalmente ainda em júnior. Não sei também como isso anda agora, mas a TOTW usava o preservante ethoxyquin nas suas rações, que é cancerígeno. Contudo, confesso que já não acompanho essa situação há alguns anos, por isso, não sei se já mudaram ou não.

O problema é que por enquanto ainda estou limitado a rações júnior, para adulto há muito mais variedade, mesmo dentro das próprias marcas. Dessas que mencionaste, apenas a Southwest Canyon é recomendada para todas as idades, as outras são para adulto. Há a High Prairie para júnior, mas é inferior à de adulto.

Se calhar vou arranjar um saco mais pequeno da Orijen de peixe, que dá para júnior e adulto e ver como ele fica de apetite. A High Prairie e a Wetlands parecem-me bem e sem duvida que são boas rações, só queria era arranjar informação mais completa.

Last edited:
Já te disse que condeno o que vi no vídeo, mas conheço pessoalmente a Joana e tenho estado em contacto com ela, e também te disse que a altura em que o vídeo foi feito não foi ao acaso, mas também disse que nada desculpa o que o mesmo mostra. Portanto, se fosse uma pessoa vossa amiga e a ouvissem como eu tenho ouvido, um farrapo de mulher, uma pessoa que eu não reconheço a falar ao telefone, provavelmente veriam as coisas com mais olhos, não outros, mas mais.

Independentemente de tudo, isto foi um ROUBO, se fosse um "resgate", não tinha levado APENAS cães JOVENS, SAUDÁVEIS e CAMPEÕES, como o teckel que roubaram que ganhou no fim de semana anterior a este, o Melhor da Raça (BOB) tal como o Fox Terrier que também fez o BOB no fim de semana passado.

Portanto se as ladras queriam tanto fazer "justiça" porque é que não levaram o Simba, o boxer que aparece no pátio a coxear? Esse tem Leishmaniose, e todos sabiam disso, porque é que não levaram os cachorros?... Efectivamente só levaram cães saudáveis... estranho no mínimo.

E reforço, NADA desculpa o que se vê no vídeo, mas a vida de uma pessoa não se resume a um vídeo de 3 minutos.

As caudas são cortadas logo nos primeiros dias. Eu prefiro vê-los com a cauda cortada.

Este tipo de cães que têm caudas duras e longas tem muita propensão a partir a cauda (e a partir muita coisa com ela pelo caminho) e a ganhar problemas, daí serem normalmente cortadas em cachorros. Além disso, é doloroso para o cão ter a cauda a bater em todo o lado durante a sua vida.

O corte da cauda dos Weimaraners é feita normalmente entre o 3º e o 4º osso, os ossos ainda são bastante flexíveis pelo que os cachorros normalmente nem se queixam. O corte da cauda é legal em cães de caça.

é que vi isto "O corte das orelhas é obrigatório segundo o padrão da raça e deve ser feito em torno dos 2 meses."

http://www.dogtimes.com.br/dogo.htm

Devia ser proibido por lei qualquer tipo de alteração no corpo dos cães (e quem diz cães diz outros animais) por meio de intervenções cirúrgicas desnecessárias. Basicamente as alterações são feitas só porque fica bonito. É triste.

isto de tar de ferias tem destas coisas como muito tempo livre [:D]
dsc2014h.jpg

dsc2013e.jpg

O corte da cauda dos Weimaraners é feita normalmente entre o 3º e o 4º osso, os ossos ainda são bastante flexíveis pelo que os cachorros normalmente nem se queixam. O corte da cauda é legal em cães de caça.

Pois, parece-me que seja o principal motivo para se cortar a cauda aos cães porque não deve ser nada saudável andarem sempre a bater com a cauda nos arbustos.

Seja como for, na minha opinião acho que perdem mesmo muita graça.

O problema é que por enquanto ainda estou limitado a rações júnior, para adulto há muito mais variedade, mesmo dentro das próprias marcas. Dessas que mencionaste, apenas a Southwest Canyon é recomendada para todas as idades, as outras são para adulto. Há a High Prairie para júnior, mas é inferior à de adulto.

Se calhar vou arranjar um saco mais pequeno da Orijen de peixe, que dá para júnior e adulto e ver como ele fica de apetite. A High Prairie e a Wetlands parecem-me bem e sem duvida que são boas rações, só queria era arranjar informação mais completa.

Não, a Sierra Mountain (borrego) também é recomendada para todas as idades, além destas também existem a Pacific Stream Puppy e a High Prairie Puppy.[;)]
Quanto à glucosamina e condroitina, a TOW têm cerca de 1Gr/Kg, a Origen têm 1,1Gr/Kg, o que não é muito significativo para quem acha que os seus cães devem tomar altas concentrações destes suplementos (Fala com um bom VET antes de decidires) Caso decidas por aumentar estes suplementos, nada melhor que um complemento alimentar tipo Condrophyl.

Já agora, o teu cão não têm já 1 ano e 2 meses ? tenta informar-te bem, pois existe uma corrente muito alargada de VETS que defende que os cães de grande porte devem fazer a transição de puppy para adulto por volta dos 6 meses de idade, para evitar que o crescimento se verifique depressa demais e com isso surjam problemas de ossos e articulações.

Last edited:
Foi precisamente a minha veterinária que me aconselhou a dar a de cachorro até aos 18 meses. Eu até queria parar com a puppy este mês, visto que a Orijen fala nos 14 meses, e o meu PA fá-los dia 20.

Mesmo assim, e apesar de lhe ter dito que para o peso do cão a marca diz para parar aos 14 meses, ela disse para ignorar e dar até aos 18 meses. Mas também, verdade seja dita que a Orijen normal de Adulto e a Puppy Large pouco diferem, tanto em análise como em ingredientes. O que me leva também a pensar que ele poderá torcer na mesma o nariz, provavelmente o sabor e cheiro da ração em si vai ser igual.

A maior diferença é na Condroitina, uma tem 1200mg e outra tem 1000mg. A Glucosamina ambas têm 1400mg e depois há o cálcio, mas uma diferença de 0.1% não me parece digna de revelo. A lista dos ingredientes não vale a pena colocar, porque é praticamente um cópia uma da outra.

Vou analisar melhor a TOTW, até porque é significativamente mais barata que a Orijen, cerca de 10€ em saco onde costumo comprar. [;)]
Mas, se calhar vou começar a dar a de adulto, não me parece que isso nesta altura vá ser prejudicial para a vida do cão, 14 meses já não é propriamente um cachorro.

Orijen Puppy Large:
[TABLE="width: 260"]
[TR]
[TD]Crude protein (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]38.0 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Crude fat (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]16.0 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Crude fiber (max.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]3.0 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Moisture (max.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]10.0 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Calcium (min./max.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]1.5 % / 1.7 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Phosphorus (min./max.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]1.2 % / 1.4 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Omega-6 (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]2.6 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Omega-3 (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]1 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] DHA (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]0.6 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] EPA (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]0.3 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] AA (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]0.12 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Carbohydrate (max.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]25%[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Ash (max.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]7.5%[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Taurine (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]0.35 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Glucosamine (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]1400 mg/kg[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Chondroitin (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]1200 mg/kg[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Microorganisms (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]120M cfu/kg[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]pH[/TD]
[TD="class: alighnright"]5.5[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Orijen Adult:
[TABLE="width: 260"]
[TR]
[TD]Crude protein (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]38.0 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Crude fat (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]17.0 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Crude fiber (max.)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Moisture (max.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]10.0 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Calcium (min./max.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]1.4 % / 1.6 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Phosphorus (min./max.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]1.2 % / 1.4 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Omega-6 (min.)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Omega-3 (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]1.1 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] DHA (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]0.6 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] EPA (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]0.3 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] AA (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]0.16 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Carbohydrate (max.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]25%[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Ash (max.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]7.5%[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Taurine (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]0.35 %[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Glucosamine (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]1400 mg/kg[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Chondroitin (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]1000 mg/kg[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Microorganisms (min.)[/TD]
[TD="class: alighnright"]120M cfu/kg[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]pH[/TD]
[TD="class: alighnright"]5.5[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Last edited:
é que vi isto "O corte das orelhas é obrigatório segundo o padrão da raça e deve ser feito em torno dos 2 meses."

http://www.dogtimes.com.br/dogo.htm

Quando quiseres uma informação FIDEDIGNA dobre um estalão, consulta o site da FCI.

O estalão do Dogo Argentino diz o seguinte:

Ears: Set high, lateral, well apart due to the width of the skull. Functionally, they should be cropped and erect, in triangular shape and with a length that should not exceed 50% of the front edge of the auricle of the natural ear. Without being cropped, they are of medium length, broad, thick, flat and rounded at the tip.
Covered with smooth hair which is slightly shorter than on the rest of the body; they can have small spots, not to be penalized.
In natural position they hang down covering the back of the cheeks. When the dog is alert they may be carried semi-erect.

Viva,

Tenho uma cadela serra da estrela, agora com praticamente 9 meses, que está cá em casa desde os 4.

Até hoje, nunca tive problemas em mexer na cadela e na própria comida (seja a ração sejam biscoitos e etc). Acontece que há dias resolvi dar uns ossos de vaca para ela se ir entretendo. Da mesma forma, e de modo a habituar a cadela a que mexam na comida dela sem problemas, fui lá mexer e tal. Isto por já tive uma cadela que era agressiva quando comia, e nos últimos 2 cães que tive não tinham qualquer problema nesse aspecto porque sempre foram habituados a que lhes fossem mexer na comida.

Ontem não houve qualquer problema, mas hoje, ao fazer o mesmo, ela foi um pouco agressiva (rosnou e tentou saltar/abocanhar mesmo comigo a uns 2 metros de onde estava o osso, foi tudo muito depressa não me consegui aperceber ao certo do nível de agressividade que ela usou).
A pergunta é: devo ficar preocupado? É algo que depende do animal em si (visto que já tive os tais 2 cães que nunca me deram problemas nesse aspecto) ou estarei a cometer algum erro grave na educação dela?

Obrigado.

Viva,

Tenho uma cadela serra da estrela, agora com praticamente 9 meses, que está cá em casa desde os 4.

Até hoje, nunca tive problemas em mexer na cadela e na própria comida (seja a ração sejam biscoitos e etc). Acontece que há dias resolvi dar uns ossos de vaca para ela se ir entretendo. Da mesma forma, e de modo a habituar a cadela a que mexam na comida dela sem problemas, fui lá mexer e tal. Isto por já tive uma cadela que era agressiva quando comia, e nos últimos 2 cães que tive não tinham qualquer problema nesse aspecto porque sempre foram habituados a que lhes fossem mexer na comida.

Ontem não houve qualquer problema, mas hoje, ao fazer o mesmo, ela foi um pouco agressiva (rosnou e tentou saltar/abocanhar mesmo comigo a uns 2 metros de onde estava o osso, foi tudo muito depressa não me consegui aperceber ao certo do nível de agressividade que ela usou).
A pergunta é: devo ficar preocupado? É algo que depende do animal em si (visto que já tive os tais 2 cães que nunca me deram problemas nesse aspecto) ou estarei a cometer algum erro grave na educação dela?

Obrigado.

Antes de mais bem-vindo!

E sim, deves-te preocupar, a agressividade não deve NUNCA ser tolerada.

Esclarece-me uma coisa, ela hoje foi agressiva com quem? Contigo? Com um estranho? Ela foi surpreendida ou viu a pessoa a aproximar-se?

Viva,

Obrigado pela resposta.
Foi agressiva comigo, viu-me aproximar, estava lá com ela a algum tempo.

Foi assim:
1º dei-lhe o osso, obrigando-a primeiro a sentar-se e depois a esperar pela a autorização para o poder abocanhar e levar.
2º ela foi para um canto com o osso e lá ficou com ele. Eu aproximei-me para lhe fazer uma festa na cabeça e ela rosnou. Afastei-me um pouco e chamei-a. Ela foi ter comigo. Prendi-a e fui lá buscar o osso.
3º voltei a soltá-la e no meio de brincadeiras dei-lhe o osso de volta. Fiz-lhe umas festas, tudo bem.
4º Ela voltou lá para o tal sítio, eu voltei a aproximar e fiquei entre 1,5 e 2 metros dela. Voltei a chamar. Ela veio, mas vi logo que estava com outra atitude. Tentei pegar-lhe na pata (brincadeira que mtas vezes fazemos) e ela tentou abocanhar-me, e deitou-se. Não desisti porque ela brinca mtas vezes a abocanhar sem fazer força (hábito que tenho tentado contrariar mas ainda não consegui totalmente) Voltei a fazer o mesmo, pegar na pata, aí ela foi mais agressiva danto o tal salto na minha direcção, algo que aconteceu muito rápido e não me apercebi até que ponto é que ela me iria mesmo atacar ou não. Depois disso deixei-a lá com o osso e vim-me embora, sempre a pensar nisso, o que terminou com umas pesquisas na net sobre o assunto (sem ter encontrado muito) e acabei por vir aqui ao fórum (já acompanhava o tópico há uns tempos.

Viva,

Obrigado pela resposta.
Foi agressiva comigo, viu-me aproximar, estava lá com ela a algum tempo.

Foi assim:
1º dei-lhe o osso, obrigando-a primeiro a sentar-se e depois a esperar pela a autorização para o poder abocanhar e levar.
2º ela foi para um canto com o osso e lá ficou com ele. Eu aproximei-me para lhe fazer uma festa na cabeça e ela rosnou. Afastei-me um pouco e chamei-a. Ela foi ter comigo. Prendi-a e fui lá buscar o osso.
3º voltei a soltá-la e no meio de brincadeiras dei-lhe o osso de volta. Fiz-lhe umas festas, tudo bem.
4º Ela voltou lá para o tal sítio, eu voltei a aproximar e fiquei entre 1,5 e 2 metros dela. Voltei a chamar. Ela veio, mas vi logo que estava com outra atitude. Tentei pegar-lhe na pata (brincadeira que mtas vezes fazemos) e ela tentou abocanhar-me, e deitou-se. Não desisti porque ela brinca mtas vezes a abocanhar sem fazer força (hábito que tenho tentado contrariar mas ainda não consegui totalmente) Voltei a fazer o mesmo, pegar na pata, aí ela foi mais agressiva danto o tal salto na minha direcção, algo que aconteceu muito rápido e não me apercebi até que ponto é que ela me iria mesmo atacar ou não. Depois disso deixei-a lá com o osso e vim-me embora, sempre a pensar nisso, o que terminou com umas pesquisas na net sobre o assunto (sem ter encontrado muito) e acabei por vir aqui ao fórum (já acompanhava o tópico há uns tempos.

O que pus a bold foi talvez a origem do escalar do mau comportamento... Ela rosnou, e tu "obedeceste"...

Na minha opinião, o que deves fazer, para além do que tens estado a fazer, e bem (as ordens, etc), é dar o osso na tua mão, numa área pequena, e deixá-la roer o osso mas na tua mão. Senta-te no chão e deixa-a roer o osso junto a ti, tira-o de vez em quando e depois devolve para ela perceber que tu tens o poder de tirar mas também de dar, se só tirares ela vai associar a tua "autoridade" ao fim do que lhe dá prazer.

Nunca recues quando ela rosna ou mostra agressividade, isso só lhe vai dar força a ela para perpetrar o comportamento agressivo.

Isto não é fácil de explicar por palavras...

Dá uma olhada a partir do minuto 6 neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MTxSrfWYjW0

Aqui também tens boas dicas: https://www.youtube.com/watch?v=i60q52DqIuc

Pois, realmente "obedeci" e naquela altura fiquei com algum receio porque foi uma completa surpresa o comportamento dela.
Depois de me passar o "susto" já estive de novo a brincar com ela, inclusive com comida (biscoitos) e tudo sem problemas. Com os brinquedos também ainda nunca aconteceu nada de especial.
Agora notei que ela está a por os brinquedos todos no sítio onde estava a comer e acabou por enterrar o osso, tenho até algum receio em me aproximar muito de lá.

Vou tentar seguir as tuas sugestões, embora, na verdade, quando lhe retirei o osso da última vez, e lho voltei a dar, fiz isso de o segurar e ela foi roendo um pouco, só quando a deixei levar o osso é que ela ficou daquela forma.

Obrigado :)

Este é um processo moroso, não é uma coisa que se resolva no imediato, mas é preferível "atacar" já do que esperar que escale para proporções em que já não consegues ter mão[;)]

Back