Tópico sobre cães.

Gostava de levar o meu cão a um parque desses,mas o 'rapazinho' não atina com os outros machos,cadelas é na boa,agora socializar com outros machos é muito problemático quase impossível.
Comigo faz tudo o que lhe ensino,não come da minha mão esquerda,fica onde o mandar ficar,distingue a cama do lugar(lugar é onde está comigo no escritório),entra no elevador e senta-se,não sai de casa nem entra sem o meu sinal,espera sempre afastado que eu coma para ver lhe lhe toca alguma coisa,mando-o ir chamar a minha mulher e ele vai,leva e traz o que lhe puser na boca ou ao pescoço,no carro comercial anda sempre sossegado e não salta para o chão sem ouvir 'vamos'.
Mas com outros cães (grandes,pequenos)é sempre uma chatice.Tinha seis ou sete meses quando veio da rua(tem 3 anos e meio)e nunca fez nada em casa levou as vacinas e chip,mas o 'sacana' recusa amizade com outros cães(não costuma ligar a gatos).Como posso fazer para ele ficar mais sociável?

Ele deve ter levado muita "porrada" dos outros cães no tempo em que esteve na rua...
O melhor é ir tentando aos bocadinhos. Leva-o ao parque e solta-o apenas quando não houver outros cães para reconhecer o espaço. Por norma logo cedo não está ninguém.
Quando chegarem outros cães, meta-o na trela mas fique com ele por ali, faz com que ele comece a se habituar com a presença de outros cães. Peça ajuda a alguém que tenha um cão sociável para tentar introduzí-lo aos bocadinhos. Leva contigo uns biscoitos e dá-lhe um sempre que socializar com outro cão/cadela.

Pode demorar muito tempo e dar algum trabalho mas compensa muito! Quando começam a socializar com outros cães ficam muito mais descontraídos e os passeios deixam de causar stress. Lembra-te que não existem casos perdidos :)

O meu é muito sociável mas demasiado submisso... se por um lado fico tranquilo ao soltá-lo com outros cães, as vezes tenho pena quando outros cães "abusam" dele. Basta duas horinhas no parque com outros cães que passa o resto do dia a dormir.

Last edited:
Mas a vacina é dada pelo vet. Se a minha cadela ficar grávida e eu der os cães qual a diferença de ser eu ou o futuro dono a levar o cão ao vet para levar a vacina? Parece lógico que se eu oferecer o cão o novo dono lhe dê a vacina.

Exactamente pelo que disse o veloce, tem a ver com timming, o cão deve ser vacinado no período em que ainda está com a mãe.

Não é assim tão lógico, a primovacina deve ser dada ainda no tempo que o cachorro deve estar com a mãe e irmãos, o mais lógico é o criador tomar essa responsabilidade, e se achar conveniente, debitar a despesa ao novo dono.

Pois, a pessoa que me vai oferecer o cão não é criadora, tem um casal de labradores que tiveram crias e ela não vende um unico cachorro, oferece a pessoas de familia ou amigas, por acaso nem conheço directamente a pessoa em questão, uma amiga da minha mulher é que é amiga da "criadora" e como sabia que nós estávamos a equacionar há bastante tempo a compra de um cão, perguntou logo á minha mulher se não queriamos ficar com um cachorro, com era de uma das raças que gostava aceitámos. A minha mulher deve ir esta semana escolher o cachorro e se calhar vai então falar em levar já o cachorro escolhido para levar essa primeira vacina enquanto está ainda com a familia. Obrigado a todos pelas ajudas. Entretanto estive a olhar para um calendário e o cachorro deve ficar apenas 7 semanas com a mãe, pois vou estar em Portugal na primeira semana de Janeiro e tenho que o levar para casa nessa altura...O cão vai ser para fazer companhia à minha mulher e sogra e já me disseram que o labrador é uma excelente escolha, eu preferia o golden retriever mas foi posto de parte pela pelagem comprida e a minha mulher gostava do beagle, mais até pelo porte mais pequeno, mas pessoalmente acho que o labrador será até o mais adequado.

São pessoas como essa sra. que enchem canis, que enchem a praça de "lavradores", mas enfim....

Quanto ao pêlo, não vais melhor servido, os labradores são exímios produtores de pêlo, todo o ano, eu não quero nem oferecido....

Exactamente pelo que disse o veloce, tem a ver com timming, o cão deve ser vacinado no período em que ainda está com a mãe.

São pessoas como essa sra. que enchem canis, que enchem a praça de "lavradores", mas enfim....

Quanto ao pêlo, não vais melhor servido, os labradores são exímios produtores de pêlo, todo o ano, eu não quero nem oferecido....

O pêlo a mim não me preocupa muito pois o cão praticamente não é para entrar em casa, a minha mulher é que estava preocupada com isso...como vê que o pelo dos labradores é mais curto do que o dos golden pensa que larga menos pelo e não sou eu que lhe vou dizer o contrário :)

O pêlo a mim não me preocupa muito pois o cão praticamente não é para entrar em casa, a minha mulher é que estava preocupada com isso...como vê que o pelo dos labradores é mais curto do que o dos golden pensa que larga menos pelo e não sou eu que lhe vou dizer o contrário :)

Pela experiência que tenho os Labradores largam menos pêlo que os Golden. Mas há vários factores que influenciam a perda de pêlo para além das normais mudas de pêlo tais como alimentação, stress,...

Exactamente pelo que disse o veloce, tem a ver com timming, o cão deve ser vacinado no período em que ainda está com a mãe

Sendo assim fico esclarecido. Eu como quando arranjei a minha cadela ela já vinha com as vacinas todas dadas (excepto raiva) e chip não acompanhei os timings a que são dadas as vacinas.

Ele deve ter levado muita "porrada" dos outros cães no tempo em que esteve na rua...
O melhor é ir tentando aos bocadinhos. Leva-o ao parque e solta-o apenas quando não houver outros cães para reconhecer o espaço. Por norma logo cedo não está ninguém.
Quando chegarem outros cães, meta-o na trela mas fique com ele por ali, faz com que ele comece a se habituar com a presença de outros cães. Peça ajuda a alguém que tenha um cão sociável para tentar introduzí-lo aos bocadinhos. Leva contigo uns biscoitos e dá-lhe um sempre que socializar com outro cão/cadela.

Pode demorar muito tempo e dar algum trabalho mas compensa muito! Quando começam a socializar com outros cães ficam muito mais descontraídos e os passeios deixam de causar stress. Lembra-te que não existem casos perdidos :)

O meu é muito sociável mas demasiado submisso... se por um lado fico tranquilo ao soltá-lo com outros cães, as vezes tenho pena quando outros cães "abusam" dele. Basta duas horinhas no parque com outros cães que passa o resto do dia a dormir.

Obrigado pela dica,vou tentar isso mesmo.

É a primeira vacinação:
quadro-vacinac3a7c3a3o.jpg

Obrigada pelo quadro, à pouco estava no trabalho e não conseguia ver o quadro. Já fiquei muito mais esclarecido!

Então e ninguem dá umas dicas de como ensinarmos o cão a fazer as necessidades onde nós queremos? Uma vez vi um tipo a obrigar o cão a "chafurdar" na porcaria que tinha feito e achei horrivel...

Então e ninguem dá umas dicas de como ensinarmos o cão a fazer as necessidades onde nós queremos? Uma vez vi um tipo a obrigar o cão a "chafurdar" na porcaria que tinha feito e achei horrivel...

Isso é quase uma luta inglória... chafurdar na trampa ou bater DEPOIS do serviço feito é inútil, o segredo está em premiar quando faz no sítio certo, e quando é apanhado em flagrante, é pegá-lo e ir pôr no sítio onde queremos que faça.

Depois é balde e esfregona e quilos de paciência...

Pois, é algo que requer tempo e paciência... :|
Normalmente deixam de fazer em casa depois dos 7~8 meses, sendo que algumas raças são mais fáceis de controlar nisso que outras.
Também acho que premiar é muito mais eficaz! o meu habituou-se e cada vez que faz alguma coisa na rua, logo de seguida pede uma festa. Infelizmente fazer xixi em casa para ele ainda não é grande problema... não faz à toa e faz sempre no mesmo sítio, mas ainda assim continua a fazer.

nunca vi essa do castigar funcionar, mas se calhar funciona, preferi nunca usar.
Não tive esse problema porque as 4 cadelas que tenho nunca estão dentro de casa. Mas acho curioso que vão sempre para a terra, nunca conseguem fazer nada no cimento ou num azulejo por exemplo.

O meu pequeno quintal tem uma zona revestida com cerâmico e tem terra, mas eu com sou um gajo fino quero ver se o cão vai fazer as suas necessiadades próximo de um canto em que faço compostagem, pare depois enterrar nessa zona, vamos ver o que acontecerá...

com os cães sigo aquele ditado da apanha das moscas. Os cães suportam muito bem os castigos, mas são fraquinhos por recompensas.

É verdade, mas em algumas ocasiões tens de usar o castigo. É fácil ensinar o que ele deve fazer com recompensas, mas como ensinas o que não deve fazer? Por exemplo, se o apanhas a roer alguma coisa?

Há é várias formas de o fazer. O meu quando faz porcaria fica de castigo no hall de entrada do apartamento. É um espaço pequeno que serve apenas o meu apartamento e onde ele não tem nada para destruir ou brincar. 15~20min são suficientes para ele voltar calminho...

Depois de teres a liderança sobre o cão, já não precisas bater ou castigar, basta falar mais "grosso" e impôr-se para ele perceber que fez cagada... Conseguir o domínio é que custa mais, pois tens de fazer com que ele te aceite.

Nem todos os cães são fraquinhos por recompensas (comestíveis).

Tenho uma cadela que fui buscar a um canil com cerca de 3 anos. Passei as passas do algarve apenas para lhe induzir confiança e à-vontade para vir à rua, lidar com outras pessoas e barulhos (esteve sempre fechada num canil de um "criador"), e nunca aceitou recompensas comestíveis. Aliás, cheguei mesmo e colocar-lhe um biscoito na boca e ela pura e simplesmente cuspia-o a seguir.

Só lá foi com recompensas afectivas, e ainda demorei uns 2 a 3 meses a conseguir a confiança total dela.

Hoje continua a não ligar a biscoitos. Ganho eu, que não gasto dinheiro nessas coisas. [:D]

Ah, e obviamente que nunca lhe bati. Medrosa o suficiente já ela era.

Nem todos os cães são fraquinhos por recompensas (comestíveis).

Tenho uma cadela que fui buscar a um canil com cerca de 3 anos. Passei as passas do algarve apenas para lhe induzir confiança e à-vontade para vir à rua, lidar com outras pessoas e barulhos (esteve sempre fechada num canil de um "criador"), e nunca aceitou recompensas comestíveis. Aliás, cheguei mesmo e colocar-lhe um biscoito na boca e ela pura e simplesmente cuspia-o a seguir.

Só lá foi com recompensas afectivas, e ainda demorei uns 2 a 3 meses a conseguir a confiança total dela.

Hoje continua a não ligar a biscoitos. Ganho eu, que não gasto dinheiro nessas coisas. [:D]

Ah, e obviamente que nunca lhe bati. Medrosa o suficiente já ela era.

Mas a tua cadela já vinha "marcada" do seu passado. A sua personalidade já vinha moldada de um determinado modo.
Conheço um cão que tem pavor a homens, quando os vê foge.

Uma coisa importante quando se leva um cão para casa é começar a mostrar quem lidera. É muito fácil quando são cachorros e por serem muito fofinhos os donos serem condescendentes em muitas coisas o que acaba por ser um erro.

Mas a tua cadela já vinha "marcada" do seu passado. A sua personalidade já vinha moldada de um determinado modo.
Conheço um cão que tem pavor a homens, quando os vê foge.

Uma coisa importante quando se leva um cão para casa é começar a mostrar quem lidera. É muito fácil quando são cachorros e por serem muito fofinhos os donos serem condescendentes em muitas coisas o que acaba por ser um erro.

E como fazes isso se adoptares um cão naturalmente inseguro e medroso?

Back