Tópico sobre cães.

Já há muito que ando para vir aqui fazer o relato da situação da cadelinha que resgatei da rua já há uns bons meses, contudo, como hoje tenho o tempo limitado deixo aqui uma fotografia que representa o apoio dela à nossa selecção!
fotografia_3.jpg

Não permitas em cachorro o que não queres que faça em adulto[;)]

É isso mesmo. Desde cachorros que devem ser educados e com mão firme. Conheço dois casos que me são bem próximos que por os donos terem sido muito permissivos quando os cachorros eram novos agora têm dificuldades com os cães devido ao seu comportamento. Quase que são os cães a mandar nos donos.

Hoje a minha mulher já soube mais detalhes, então o Pai da ninhada tem Lop, enquanto que a Mãe foi uma "oferta" de alguem que emigrou e a actual proprietária não tem Lop da cadela mas pelos visto será também "raça pura", de qualquer modo não sei se vamos ficar com algum, pois pretendia cão e dos 8 que nasceram apenas 3 são cães e já tinham "reserva", pelo que agora fiquei a pensar...em termos de "feitio" as cadelas serão muito diferentes dos cães? Achei piada ao facto da ninhada ser toda amarela/dourada, tinha ideia que podiam sair das 3 cores.

Da ninhada da minha cadela a mãe era creme e o pai preto... saíram todos pretos.
Nas cores dos labradores do que já li o preto domina as outras cores. O castanho é a mais rara. Só consegues ter castanhos em cruzamentos castanho vs castanho ou castanho vs preto.

Em relação ao feitio... as cadelas têm por norma "melhor feitio" que os machos. Quando estava a arranjar cão pra mim também queria um macho, mas só encontrava fêmeas. Acabei por ficar com uma cadela e não me arrependo nada.

O Tobias levou hoje as primeiras vacinas.:) De resto, tudo bem... Mas a veterinária contou-me uma novidade: o fila s. miguel já consta da lista das raças (potencialmente) perigosas e terei que proceder de acordo com a lesgislação em vigor (seguro de resp. civil, ...). Alguém que me confirme isto, pf.

Da ninhada da minha cadela a mãe era creme e o pai preto... saíram todos pretos.
Nas cores dos labradores do que já li o preto domina as outras cores. O castanho é a mais rara. Só consegues ter castanhos em cruzamentos castanho vs castanho ou castanho vs preto.

Por acaso os Bisavós da ninhada, por parte do cão que tem o LOP eram castanhos, por isso penso que numa futura ninhada pode sair algum castanho, não?
Ainda não decidi, por parte da minha mulher pode vir mesmo a cadela, eu é que como queria um macho, estou mais naquela...mas em principio será para avançar.

Em relação ao feitio... as cadelas têm por norma "melhor feitio" que os machos. Quando estava a arranjar cão pra mim também queria um macho, mas só encontrava fêmeas. Acabei por ficar com uma cadela e não me arrependo nada.

Eu também sempre quis um cão. Depois de todos estes meses e de conviver com outros cães já decidi que o meu próximo cão tem que ser cadela. [:D]

Hoje a minha mulher já soube mais detalhes, então o Pai da ninhada tem Lop, enquanto que a Mãe foi uma "oferta" de alguem que emigrou e a actual proprietária não tem Lop da cadela mas pelos visto será também "raça pura", de qualquer modo não sei se vamos ficar com algum, pois pretendia cão e dos 8 que nasceram apenas 3 são cães e já tinham "reserva", pelo que agora fiquei a pensar...em termos de "feitio" as cadelas serão muito diferentes dos cães? Achei piada ao facto da ninhada ser toda amarela/dourada, tinha ideia que podiam sair das 3 cores.

Pois... mais uma criaçãozinha de garagem... Só espero muito honestamente que não te venhas a arrepender amargamente da tua decisão...
Quanto à genética das cores, tens aqui a informação que precisas, de um criador meu amigo: Retriever do Labrador

O Tobias levou hoje as primeiras vacinas.:) De resto, tudo bem... Mas a veterinária contou-me uma novidade: o fila s. miguel já consta da lista das raças (potencialmente) perigosas e terei que proceder de acordo com a lesgislação em vigor (seguro de resp. civil, ...). Alguém que me confirme isto, pf.

A tua vet não está informada, não há nenhuma alteração à Lei, e as 7 raças são:
I) Cão de fila brasileiro.
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV)Rottweiller.
V) Staffordshire terrier americano.
VI) Staffordshire bull terrier.
VII) Tosa inu.

Não há raças Portuguesas na lista.

Então porque é que achas que uma cadela será melhor?

A facilidade de treino é - para mim - o principal motivo.

São mais focadas e mais imunes a distracções como por exemplo uma cadela com o cio ou cheiro de urina de cão.

E para além disso não devem nada aos cães em termos de treino/trabalho.

Já para não falar que normalmente não mostram aquele comportamento dominante para com outros cães que os machos mostram.

Last edited:
A tua vet não está informada, não há nenhuma alteração à Lei, e as 7 raças são:
I) Cão de fila brasileiro.
II) Dogue argentino.
III) Pit bull terrier.
IV)Rottweiller.
V) Staffordshire terrier americano.
VI) Staffordshire bull terrier.
VII) Tosa inu.

Não há raças Portuguesas na lista.

Também me parecia mas não me apeteceu contrariá-la. Eu limitei-me a deixá-la falar: "E ja sabe, se o criador não o tiver registado, vai ter de o castrar... Sabe... Eles tinham que arranjar um cão de raça portuguesa e olhe, foi esta!..." Junto dos meus pés, o Tobias até parecia estar atento à conversa, olhou para mim, abriu a boca e mandou um daqueles seus grandes bocejos...[:cool:]

Um amigo meu tem uma cadela castrada e ela mostra-se dominante à qualquer cão, cadela e as vezes mesmo pessoas.
Não tem a ver só com o cio..

Back