Tópico sobre cães.

Alguém sabe onde está isso escrito?

Na Lei....:sh)

b) «Animal perigoso» qualquer animal que se encontre
numa das seguintes condições:
i) Tenha mordido, atacado ou ofendido o corpo ou a
saúde de uma pessoa;
ii) Tenha ferido gravemente ou morto um outro animal,
fora da esfera de bens imóveis que constituem a propriedade
do seu detentor;

Consequências da mordida:

Artigo 15.º
Destino de animais agressores
1 — O animal que cause ofensas graves à integridade
física, devidamente comprovadas através de relatório médico,
é eutanasiado através de método que não lhe cause
dores e sofrimentos desnecessários, uma vez ponderadas
as circunstâncias concretas, designadamente o caráter
agressivo do animal.
2 — A decisão relativa ao abate é da competência do
médico veterinário municipal, após o cumprimento das
normas vigentes em matéria de isolamento e sequestro
dos animais agressores e agredidos em caso de suspeita
de raiva.
3 — O animal que não seja abatido nos termos dos
números anteriores é entregue ao detentor após o cumprimento
das obrigações e do procedimento previstos no
presente decreto -lei, sendo requisito obrigatório, quando
aplicável, a realização de provas de socialização e ou treino
de obediência no prazo indicado pelo médico veterinário
municipal.
4 — O animal que cause ofensas à integridade física
simples é entregue ao detentor após o cumprimento das
obrigações e do procedimento previstos no presente decreto-
-lei, sendo requisito obrigatório, quando aplicável, a realização
de provas de socialização e ou treino de obediência
no prazo indicado pelo médico veterinário municipal.
5 — O animal que apresente comportamento agressivo
e que constitua, de imediato, um risco grave à integridade
física e que o seu detentor não consiga controlar pode
ser imediatamente eutanasiado pelo médico veterinário
municipal ou sob a sua direção, nos termos do disposto
no n.º 1, sem prejuízo das normas vigentes em matéria de
isolamento e sequestro dos animais agressores e agredidos
em caso de suspeita de raiva.

Vale a pena arriscar?!?

Já agora... 15 meses:

DSC_0132.jpg

Parece o meu, quase que não tira os olhos da bola.
Mandei vir um lançador de bolas do tiendanimal, assim já não ando com as mãos sujas e poupa-me os braços/coluna, é bastante útil.

Eu tenho um que comprei numa loja de chineses.

É mesmo bastante útil, especialmente para direccionar a atenção do cão.

No entanto, é um factor condicionante muito grande também, por isso o melhor é não usar sempre e ter especial atenção quando se usa a treinar obediência. [;)]

Tens aqui um excelente exemplo da utilização do lançador em obediência:

Boas! Tenho duas dúvidas!

Existem labradores de raça grande e outros normais? Tenho um colega que ateima comigo que existem labradores gigantes e que são puros na mesma, e ele ateima isto porque um colega meu mostrou-nos a labradora dele que teve filhotes, ora quando o dono da cadela mostrou a foto da cadela que tem cerca de 30Kg, o outro começou a dizer que ela era muito pequena e que o primo dele tinha um labrador com 80kg!!!! 80kg?!?!? Isso é possível...? Chegou mesmo a mostrar uma foto do animal e parece mesmo um labrador, mas lá que é grande é!

Outra dúvida é sobre o atraso no cio da minha Bull Terrier, teve o primeiro cio aos 9 meses, que foi em Março, estamos a meio de Dezembro e nada de cio novamente! :confused: Será que teve o cio seco desta vez ou pode estar atrasado todo este tempo?

Boas! Tenho duas dúvidas!

Existem labradores de raça grande e outros normais? Tenho um colega que ateima comigo que existem labradores gigantes e que são puros na mesma, e ele ateima isto porque um colega meu mostrou-nos a labradora dele que teve filhotes, ora quando o dono da cadela mostrou a foto da cadela que tem cerca de 30Kg, o outro começou a dizer que ela era muito pequena e que o primo dele tinha um labrador com 80kg!!!! 80kg?!?!? Isso é possível...? Chegou mesmo a mostrar uma foto do animal e parece mesmo um labrador, mas lá que é grande é!

Outra dúvida é sobre o atraso no cio da minha Bull Terrier, teve o primeiro cio aos 9 meses, que foi em Março, estamos a meio de Dezembro e nada de cio novamente! :confused: Será que teve o cio seco desta vez ou pode estar atrasado todo este tempo?

Existem duas linhas pincipais de criação de labradores. A linhagem americana em que os cães são mais altos, mais esguios, mais atléticos... e tens a britânica em que os cães têm aquele aspecto conhecido de barril, são mais baixos, etc. E depois de criador para criador as características dos cães também variam consoante a seleção e cruzamentos que são feitos. Existem criadores cujos cães têm uma morfologia tão característica que quem conhecer bem o mundo da criação dessa raça e os criadores, ao verem um cão conseguem identificar logo qual o criador. Já me aconteceu isso com a minha cadela ;)

Agora em relação ao tal cão com 70 ou 80 kg... acho isso de todo impossível independentemente da linhagem de criação. Ou se o cão tiver esse peso só pode ser obeso. Aliás, consultando o estalão da raça os pesos mencionados para machos não passam dos 40 kg.
A minha cadela tem 14 meses e está com 34 kg.

Em relação à tua cadela, ela pode mesmo ter feito um cio silencioso. Esses cios são complicados porque não dá para aperceber e depois aparecem as gravidezes indesejadas. Normalmente os cios são de 6 em 6 meses, mas as cadelas não são todas iguais. Por norma um cio dura duas semanas, mas há cadelas que chegam a ir às 5 semanas. O primeiro cio da minha cadela foi aos 11 meses e durou 17 dias salvo erro.

Existem duas linhas pincipais de criação de labradores. A linhagem americana em que os cães são mais altos, mais esguios, mais atléticos... e tens a britânica em que os cães têm aquele aspecto conhecido de barril, são mais baixos, etc. E depois de criador para criador as características dos cães também variam consoante a seleção e cruzamentos que são feitos. Existem criadores cujos cães têm uma morfologia tão característica que quem conhecer bem o mundo da criação dessa raça e os criadores, ao verem um cão conseguem identificar logo qual o criador. Já me aconteceu isso com a minha cadela ;)

Agora em relação ao tal cão com 70 ou 80 kg... acho isso de todo impossível independentemente da linhagem de criação. Ou se o cão tiver esse peso só pode ser obeso. Aliás, consultando o estalão da raça os pesos mencionados para machos não passam dos 40 kg.
A minha cadela tem 14 meses e está com 34 kg.

Em relação à tua cadela, ela pode mesmo ter feito um cio silencioso. Esses cios são complicados porque não dá para aperceber e depois aparecem as gravidezes indesejadas. Normalmente os cios são de 6 em 6 meses, mas as cadelas não são todas iguais. Por norma um cio dura duas semanas, mas há cadelas que chegam a ir às 5 semanas. O primeiro cio da minha cadela foi aos 11 meses e durou 17 dias salvo erro.

Pois a minha ainda só teve uma vez mas durou perto de 4 semanas!! :sh) E como durou tanto tempo pensei que pudesse influenciar alguma coisa nesta vez, mas passados 3 meses e nada, começo a acreditar que já passou o tempo...

Pois a minha ainda só teve uma vez mas durou perto de 4 semanas!! :sh) E como durou tanto tempo pensei que pudesse influenciar alguma coisa nesta vez, mas passados 3 meses e nada, começo a acreditar que já passou o tempo...

Já falaste com o Vet? Se não, passa por lá e fala com o Veterinario. Quando tenho dúvidas é o que faço e sou sempre esclarecido.

O estalão da FCI é só um, e é por esse que se rege a criação responsável de qualquer raça. Labradores de 80kg é o mesmo que cobras de 20 metros e sardinhas de 3kg.... Ou então é um animal altamente doente pela obesidade mórbida e tem de ser tratado.

eu tenho um que comprei numa loja de chineses.

é mesmo bastante útil, especialmente para direccionar a atenção do cão.

No entanto, é um factor condicionante muito grande também, por isso o melhor é não usar sempre e ter especial atenção quando se usa a treinar obediência. [;)]

tens aqui um excelente exemplo da utilização do lançador em obediência:

como eu adoro rottweiler ...

Porque não será colocado para procriar e o cão é uma autêntica besta com uma força descomunal. Já começa a ter as oscilações hormonais e se eu que sou um gajo grande tenho dificuldades em segurá-lo, coitada da minha namorada que ainda vai ser arrastada.

Lamento desapontar-te, mas não vais resolver absolutamente nada....

Voltar
Superior