Tópico sobre cães.

E porque é que prontamente se desculpou e mentiu em relação aos tiros?? Já falam em "invejas" por parte dos donos do Simba, seria o inverso? Afinal até era um cão de raça... Não sei se alguma vez se vai saber ou se justiça vai ser feita... Espero que sim.

A culpa aqui é dos donos, que eu saiba ainda não vivemos numa anarquia se o homem não queria o cão no terreno dele tem direito a isso! Não me digas que os donos tinham dinheiro para alimentar cavalos e cães todos os meses e não tinham para meter uma rede à volta da propriedade. Acho que qualquer pessoa que se visse ameaçada com um leão da Rodésia faria o mesmo, na altura de levar uma dentada havia de lhe valer muito o papel do veterinário a dizer que é meigo...

A culpa aqui é dos donos, que eu saiba ainda não vivemos numa anarquia se o homem não queria o cão no terreno dele tem direito a isso! Não me digas que os donos tinham dinheiro para alimentar cavalos e cães todos os meses e não tinham para meter uma rede à volta da propriedade. Acho que qualquer pessoa que se visse ameaçada com um leão da Rodésia faria o mesmo, na altura de levar uma dentada havia de lhe valer muito o papel do veterinário a dizer que é meigo...

Pois é amigo, é perfeitamente normal. Aliás, é normal o pessoal que vai na rua se lhe chega um cão à beira sem dono mandar-lhe logo um tiro de caçadeira... Nem 8 nem 80. Se estamos a falar num meio rural, se o vizinho tinha cães e era caçador, estava mais que habituado a lidar com cães. Se lhe ia às galinhas, chegava à beira do casal e apresentava a conta. Pelos vistos os cães do vizinho também andam à solta por onde querem....

Eu resolvia bem a questão. Acho que estão a dar muito protagonismo ao caso.

Agora com toda a gente de olhos neles não dá para aplicar o correctivo ao verdadeiro animal sem chamar as atenções.

Do que li a questão poderá vir de trás e tem relação com partilha de água...mas às tantas sonhei:confused:

Atenção eu ouvi na RTP que o cão costumava ir matar as galinhas do vizinho. É verdade?
Também me está a parecer muito estranho o cão ir lá apenas uma vez ser amigável e levar um tiro, mas não digo nada.

Eu adoro cães. Mas no meu meio tenho um vizinho que tem um cão super agressivo, que já tentou morder três pessoas na via pública e acima de tudo ele não tem mão no cão. Qualquer dia alguém dá um tiro no cão, mas secalhar quem devia levar o tiro era o dono. E agora, dilema moral, matar o dono ou o cão? E pode ser um destes casos.

Estamos todos a tomar um dos lados quando não sabemos o outro.

Se o cão fosse matar as galinhas no meu terreno levava um tiro, não para matar, mas levava. E as galinhas, não há grupo de proteção das galinhas? Não é um animal fofinho e como tal ninguém as defende...:sh)

NINGUÉM tem o direito de abater a tiro um animal DOMÉSTICO, mesmo que este invada a sua propriedade. E digo mais, se o assassino achasse que fez o que tinha de ser feito e se estivesse de consciência tranquila, não se desculpabilizava dizendo que disparou para o ar e assumia o que fez.

Se o cão o incomodava ele tinha 2 opções:

1 - falava com os donos

2 - se a 1ª falhasse, chamava as autoridades.

Agora estamos no faroeste???[8b]

Apavorada é como se sente Andreia Mira. Revela que está emocionalmente fragilizada desde que viu Simba morrer nos seus braços, após ter sido morto com dois tiros de caçadeira. Mas a situação que o casal vive piorou nas últimas horas: a autópsia ao corpo do cão revelou que os disparos foram afinal feitos na direção do animal, a poucos metros de distância, e o casal foi ameaçado de morte.

"O Diogo recebeu uma ameaça por escrito no telefone, que já foi reportada à GNR. O número está lá, mas não conseguimos saber quem é. Na mensagem, dizem que lhe limpam o sebo se ele não deixar a terra. Não acho que tenha sido o vizinho [autor dos disparos], mas isto está a causar-nos algum medo, principalmente, a mim. Estou em pânico", confessa ao Correio da Manhã Andreia Mira, que já está a receber apoio psicológico.

Cão abatido a tiro gera onda de solidariedade Simba, de raça leão-da-rodésia, tinha cinco anos e foi abatido a tiro no último sábado, em Monsanto (Idanha-a-Nova), por um vizinho do casal, que disse à GNR ter dado dois tiros para o ar, uma versão contrariada pelos resultados da autópsia, relatados por José Diogo Carriço, dono do cão, ao CM.

"Através da autópsia confirmámos que os tiros foram completamente direcionados ao animal. Completamente e com boa pontaria. Os chumbos presentes na radiografia não deixam qualquer margem para dúvidas. O Simba morreu com uma perfuração da aorta, ou seja, foi um tiro relativamente próximo, do pátio da casa para o jardim. Além disso também havia chumbos alojados na região traseira do animal, o que prova, balisticamente, que o tiro veio de trás para a frente, ou seja, o animal foi baleado pelas costas", afirma José Diogo Carriço, contrariando a versão do autor dos disparos. "À patrulha [o suspeito] confessou ter dado dois tiros para o ar", disse na terça-feira ao CM fonte da GNR.

Mais portugueses solidários

Depois de conhecido este caso, alguém, que Andreia e José Diogo desconhecem, criou uma petição pública dirigida ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ao Partido pelos Animais e pela Natureza e ao Ministério do Ambiente, para que seja feita justiça no caso da morte de Simba. Até às 18h30 desta quarta-feira, a petição contava já com mais de 77 mil assinaturas.

Apesar da onda de solidariedade, Andreia Mira admite que não tem sido fácil lidar com todo o mediatismo que o "desabafo" do marido, nas redes sociais, gerou.

"Nós não queremos vingança, nem mediatismo. Aliás, o Diogo já apelou à paz nas redes sociais porque alguns comentários mais agressivos podem mesmo prejudicar-nos na luta pela justiça no caso da morte do nosso Simba. Há pessoas que querem fazer manifestações. Temo que isto se volte contra nós porque se umas pessoas nos querem ajudar, outras acusam-nos de querer dinheiro", considera. Conheça o cão que está a sensibilizar os portugueses

Contudo, a empresária de 35 anos diz que a ajuda e o apoio dos portugueses que estão solidários com a causa tem sido fundamental para conseguir lidar com a angústia de ficar sem o seu animal de estimação. "As pessoas estão a oferecer-nos apoio jurídico e a cerca para proteger a quinta porque queremos tapar a nossa propriedade e não temos dinheiro. Estamos muito agradecidos pelo apoio e pelas manifestações de carinho e solidariedade", agradece a dona de Simba.

"Qualquer euro que eu receba, com uma possível indemnização, vai ser doado a associações que protegem os animais", sublinhara, por seu lado, na terça-feira o dono de Simba.

Ler mais em: Donos de Simba ameaçados de morte - Sociedade - Correio da Manhã

E o que é que justifica estas ameaças de morte aos donos??

E o que está a bold para quem tem dúvidas sobre os disparos e a perigosidade do cão....

Pois é amigo, é perfeitamente normal. Aliás, é normal o pessoal que vai na rua se lhe chega um cão à beira sem dono mandar-lhe logo um tiro de caçadeira... Nem 8 nem 80. Se estamos a falar num meio rural, se o vizinho tinha cães e era caçador, estava mais que habituado a lidar com cães. Se lhe ia às galinhas, chegava à beira do casal e apresentava a conta. Pelos vistos os cães do vizinho também andam à solta por onde querem....

Tretas. Agora a desculpa para desresponsabilizar os donos, é porque foi num meio rural? E se fosse à entrada da cidade? E num quintal dentro da cidade?

apresentar a conta das galinhas? E se fosse uma criança? Como é que fazias a conta?

a questão dos disparos até pode ser secundária, o que eu questiono é que o vizinho vai para casa e cumprimenta a dona do cão e passado meia hora são ouvidos os disparos, o que é que mudou? dizem que se davam bem com excepção de um episódio que aconteceu há dois anos e em meia hora o homem foi buscar a caçadeira e matou-lhes o cão... alguma coisa teve que acontecer! ou a relação afinal não era assim tão pacifica ou então foi uma coisa do momento, viu o cão ir às galinhas e passou-se...

NINGUÉM tem o direito de abater a tiro um animal DOMÉSTICO, mesmo que este invada a sua propriedade. E digo mais, se o assassino achasse que fez o que tinha de ser feito e se estivesse de consciência tranquila, não se desculpabilizava dizendo que disparou para o ar e assumia o que fez.

Se o cão o incomodava ele tinha 2 opções:

1 - falava com os donos

2 - se a 1ª falhasse, chamava as autoridades.

Agora estamos no faroeste???[8b]
Faroeste é os donos deixarem andar o cão à solta e sem controlo.

Autoridades e ainda para mais num meio rural? Tem cá um efeito e uma rapidez... Mais depressa o cão matava as galinhas e fazia um refogado. E só com este crime é que as autoridades poderiam avançar. Mas as galinhas tinham de morrer...

Eu adoro os animais, principalmente cães.
Mas não me lixem, aqui há qualquer coisa mal contada ou omitida.
Conversei com os meus pais ao jantar enquanto a noticia dava no telejornal(já a tinha visto, mas agora com os dados todos soube mais) e ou aquilo não era tudo pacifico entre eles ou o cão já lá tinha feito estragos antes, não me parece que se passe de um "bom dia, tudo bem??" para ir buscar a caçadeira e dar dois tiros só porque o cão andava perto das galinhas, muito menos parece normal quando já era habitual.
Mas digo, balear o cão nunca deveria ser opção, e de novo, a explicação foi mal dada, tanto por um que nunca na vida atirou para o ar, como que dizem ter sido a curta distância.

Não quero defender nenhuma das partes até porque a história tem qualquer coisa.
Sei bem o que é um cão de um vizinho entrar no meu terreno e estragar algumas culturas, sei bem o que passa na cabeça dos donos da cultura, e até as reacções ridículas de certos donos.
E como se viu agora, os donos do cão temerem pela própria vida e pela vida dos outros animais(sem ninguém ter revelado da tal mensagem) então quer dizer, se o homem matou o cão por causa das galinhas, porque raio vai fazer o que quer que seja aos donos ou aos cavalos?? Já vi certas disputas deste tipo nos meios rurais(familiares no norte), como disse anteriormente já vi reacções dos dois lados, e repito, aqui há algo.

Investigue-se agora que já se trata de crime, infelizmente nunca será uma investigação como deve ser, acredito que se revelariam outros dados e assim ajudassem a perceber melhor a história COMPLETA.

Last edited:
Se o cão fosse matar as galinhas no meu terreno levava um tiro, não para matar, mas levava. E as galinhas, não há grupo de proteção das galinhas? Não é um animal fofinho e como tal ninguém as defende...:sh)

Consegues comprovar essa afirmação?
Aldrabanço é contigo.

Quando vir uma criança a passar uma vedação para ir brincar para o meu terreno (estragar) a partir de agora vai ser a tiro de caçadeira.

Last edited:
Comparar um cão a uma criança também não me parece nada de bom tom.
Um cão não é uma pessoa!! Reforço que adoro cães e só não tenho neste momento por falta de disponibilidade.
Isto não quer dizer obviamente que se deva andar ao tiro aos cães nada disso, nem pensar.
Concordo com o paulo14.

Comparar um cão a uma criança também não me parece nada de bom tom.
Um cão não é uma pessoa!! Reforço que adoro cães e só não tenho neste momento por falta de disponibilidade.
Isto não quer dizer obviamente que se deva andar ao tiro aos cães nada disso, nem pensar.
Concordo com o paulo14.

Comparar a criança?
Eu estou a utilizar o argumento da propriedade privada.
Os pais que controlem a criança.

O que te choca aqui é a desproporcionalidade da consequência, mas é preciso uma hipérbole para algumas pessoas.

Comparar a criança?
Eu estou a utilizar o argumento da propriedade privada.
Os pais que controlem a criança.

O que te choca aqui é a desproporcionalidade da consequência, mas é preciso uma hipérbole para algumas pessoas.

é preciso racionalidade...

Back