Tópico sobre cães.

Tenho uma Labrador e tenho 100% de confiança que não reagirá com agressividade seja com quem for. É uma cadela super equilibrada. Apenas não a deixo sozinha junto a crianças por uma coisa... às vezes é meid doida a brincar e tenho medo que dê algum encontrão numa criança na brincadeira. São 40 kg a bater...

Um amigo meu tinha um labrador também muito disciplinado, treinado e brincalhão, mesmo com desconhecidos. Passava o dia num quintal grande e dormia dentro de casa.
Um dia num jantar de aniversário, estávamos todos na sala e o cão deitado debaixo da mesa. Completamente do nada, avançou e tentou morder um bebé de pouco mais de um ano que estava sentado no tapete junto aos meus pés, a brincar com uns blocos tipo lego, de lado para o cão. Só tive tempo de meter o pé à frente e puxar o bebé, que por muito pouco não foi mordido na cara.

Eu tenho um Setter Irlandês que é a coisa mais melosa do mundo. Nunca deixo um miúdo brincar sozinho com o cão e agora que vamos ter um bebé, vou fazê-los passarem o máximo tempo juntos mas nunca sozinhos.

Last edited:
Há uma regra básica que eu estou ceguinha de referir: Não se deixam crianças e animais juntos sem supervisão de um adulto, e já agora de um adulto RESPONSÁVEL.
Se não se confia nos animais, se não se conseguem identificar os sinais dos cães, se não se tem a certeza de como é que o cão vai reagir, então é básico: NÃO HÁ MISTURAS, ponto.
Eu confio sim nas minhas cadelas e confio nos meus filhos, mas não só não os deixo sozinhos, como sei exactamente até onde vai a paciência das cadelas, não permito que hajam abusos de parte a parte. Quando a minha sobrinha que tem 4 anos e é doida por cães, cá está em casa, ela interage com as cadelas, no entanto eu tenho SEMPRE de lhe pôr um travão porque as cadelas têm paciência e um grau de tolerância muito grande, mas são animais não são bonecos, portanto há que ser responsável e consciente do que é ter um cão em casa e do respeito que tem de haver por parte de todos para com os animais, é simples.

Eu nunca tive acidentes porque sempre me guiei pelo ditado que mais vale prevenir do que remediar, e ensinar as crianças a respeitar os animais, tal como estes as respeitam, é uma regra simples e básica. Eu não sou milagreira, não sou abençoada por Nossa Sra da Agrela, simplesmente imponho regras e limites dentro da minha casa.

Útil e esclarecedor [;)]

11138547_10153826327964852_1670846051375175203_n.jpg

"This is an X-ray of a 2 week old puppy.
Look at how far the bones have to grow before they become a proper bony joint! This is why you should never let puppies jump, walk up/down stairs, over exercise or over train. Doing to much impact activity at a young age will cause serious issues later in life, or even at a young age as hip dysplasia and other orthopaedic conditions are rising in puppies!
Remember the puppy rule for every month increase activity by 5 minuets! For example an 8 week old puppy only needs 10 minuets physical activity a day - a 6 month old only needs 30 minuets a day of physical activity!!
*physical activity includes - going for a walk, training, playing fetch, running, playing with other dogs etc.

Enjoy your new puppy but remember you wouldn't make a 6 month old baby run a mile a day so don't make your puppy either!"

Pessoal... adoro este tópico, fala dos melhores amigos do homem... e das mulheres! O meu Doberman macho anda sempre ao lado da minha mulher, vai para todo o lado e protege-a como se tivesse a ler a mente dela, quando ela nâo se sente bem, não se sente confortável ele apercebe-se das suas emoçoes e comporta se de maneira a dar conforto ou segurança ou bem estar e para ela isso é natural... sempre foi assim... enquanto que a cadela fica em casa calmamente como se nada fosse ao lado da empregada ou vai para o jardim fazer o que lhe apetece assim como noutros dias a situação inverte-se, mas sempre numa boa, em total cumplicidade...

Pessoal... adoro este tópico, fala dos melhores amigos do homem... e das mulheres! O meu Doberman macho anda sempre ao lado da minha mulher, vai para todo o lado e protege-a como se tivesse a ler a mente dela, quando ela nâo se sente bem, não se sente confortável ele apercebe-se das suas emoçoes e comporta se de maneira a dar conforto ou segurança ou bem estar e para ela isso é natural... sempre foi assim... enquanto que a cadela fica em casa calmamente como se nada fosse ao lado da empregada ou vai para o jardim fazer o que lhe apetece assim como noutros dias a situação inverte-se, mas sempre numa boa, em total cumplicidade...

Não sei se isso é bom... [;)] Mas eu não gosto de cães excessivamente dependentes dos donos, gosto de dependência q.b., para o bem-estar de todos, incluindo dos próprios cães.[;)]

E que tal partilhares uma fotos das belezuras!!!apr:)

Concordo contigo, texuga, garanto-te que nenhum dos meus caes tá dependente de nós... tão ao nosso lado como brincam entre eles como vêm ter connosco de livre vontade, adoram passear, sair, etc... mas sempre sem forçar nada...fazem naturalmente parte do quotidiano

O temperamento vem muito da forma como o cão é tratado. Tive um dobermann que sempre foi um mariquinhas. Nunca deu trabalho nem nunca tive receios com ele. Embora a convivência com o meu filho, na altura recem nascido fosse sempre acompanhada de muito perto. Mas como disse nunca houve qualquer indício... até à sua morte.

Agora tenho um rafeiro alentejano. O puto já tem uns bons anos, mas continuo a não facilitar. Embora ele "morda" o cão (entenda-se rebola por cima - e por baixo também[:D]) , nunca o deixo a sós.

Este rafeiro, embora pastelão (quando lhe convém...) é senhor de uma teimosia lixada. De facto não é para qualquer dono e honestamente se soubesse o que sei hoje talvez tivesse optado por um cão mais "facil". Agora tem de me aguentar[:cool:]

Cump.

Nem os ditos humanos são 100%...quanto mais os outros animais[;)]

Comigo passa-se o contrário: Confio mais no cão do que no meu sobrinho por exemplo. A mania de fazer do bicho gato e sapato já lhe valeu vários raspanetes, os animais não são brinquedos para as crianças. O pior é que há quem se ria e quando o cão reage é porque não é de confiança.
Pessoas assim são as mesmas que abandonam um animal porque o brinquedo já não serve para brincar.

Para sua informação , tenho uma Ninja :-)

Foto da "rafeira" no treino :-)

O "rafeiro"

Last edited:
Back