Tópico sobre cães.

Eu não sou caçadora e já comprei cães de uma determinada raça, e vou voltar a comprar, isso faz de mim o quê, traficante?? Ah, e não os tenho para mostrar aos amigos, tenho porque amo de paixão esta raça, o seu temperamento, a morfologia, o carácter, tudo, esta para mim é a raça perfeita, e então? Sou criminosa? Inconsciente? Tiazinha de Cascais?
Cada um faz o que quiser ao €, aliás se te sentes bem em fazer, o quê é que tenho eu haver com isso? apenas deixei a minha opinião referente a esse assunto.
No dia dia numa curta conversa com donos, perguntam.me sempre qual é a raça do meu (como se fosse importante) a meio da conversa dá para perceber quem está do outro lado tem um cão de raça mas sem perceber muito bem as potencialidades da mesma, para mim é simplesmente a mer** da moda ou medir pilas.

Também não percebo bem a tua posição, atrás houve um user que pediu cão de raça, depois vieste dizer para ir a um canil, supostamente para ir buscar um rafeiro.

Last edited:
Cada um faz o que quiser ao €, aliás se te sentes bem em fazer, o quê é que tenho eu haver com isso? apenas deixei a minha opinião referente a esse assunto.
No dia dia numa curta conversa com donos, perguntam.me sempre qual é a raça do meu (como se fosse importante) a meio da conversa dá para perceber quem está do outro lado tem um cão de raça mas sem perceber muito bem as potencialidades da mesma, para mim é simplesmente a mer** da moda ou medir pilas.

Eu sou a primeira a aconselhar um canil ou associação quando alguém me pergunta que raça é que eu acho que é ideal para si. Quando não se sabe que raça se deve ter, então não deve ter nenhuma porque não são as características da raça que lhe interessam mas sim o aspecto ou o status, e se é para isso, então não aconselho nada.

É bastante redutor classificarem todos os criadores como negociantes interesseiros, meterem tudo no mesmo saco e menosprezarem um trabalho de décadas ou mesmo secular apenas porque sim, sem sequer estarem dentro dos assuntos e do modo como todo o trabalho se processa.

E como é que alguém desorientado, vai a um canil e avaliando fisicamente vai saber que aquele é o tal? É quase um tiro no escuro.

Para ti a venda de cães não é um interesse? Deve ser amor à camisola então... aposto que se tivessem a certeza que na próxima ninhada não vendiam nenhum, não a faziam.
Para mim é negócio como qualquer outro.

Eu sou a primeira a aconselhar um canil ou associação quando alguém me pergunta que raça é que eu acho que é ideal para si. Quando não se sabe que raça se deve ter, então não deve ter nenhuma porque não são as características da raça que lhe interessam mas sim o aspecto ou o status, e se é para isso, então não aconselho nada.

(...)

Não faz sentido o que escreves. Ainda que me dissesses que aconselhavas um cão do canil porque coitados, existem milhares.... Agora estás a dizer-me que aconselhas um tipo do canil porque se a pessoa não sabe qual é a raça que melhor se insere em si significa que não merece um cão de raça?!

A pessoa traça um perfil - diz que o dono é uma senhora com 60 anos... Tu não sabes crivar e selecionar a melhor raça?![:D]

Aliás, a única coisa mais aceitável que encontro para as pessoas arranjarem cães de raça é o facto de terem particularidades da sua vida que os leva a querer comprar um cão com requisitos muito definidos, cães não traumáticos também, e etc.

E como é que alguém desorientado, vai a um canil e avaliando fisicamente vai saber que aquele é o tal? É quase um tiro no escuro.

Para ti a venda de cães não é um interesse? Deve ser amor à camisola então... aposto que se tivessem a certeza que na próxima ninhada não vendiam nenhum, não a faziam.

Pior ainda. Leva para casa um cão com stress pós-traumático, possivelmente também pouco sociável com pessoas (porque existe aqui uma enorme probabilidade de lhe terem feito mal), não se adapta a outros cães...

Comprar um cão ou adoptar um bebé tem grandes vantagens nesses aspectos.

E como é que alguém "desorientado" como tu dizes, sabe que raça escolher se nem as características da mesma conhece? Se calhar o melhor que essa pessoa tem a fazer é não ter cão algum, boa? É um favor que faz a todos.

A venda de cães não é um "interesse" como tu dizes, pelo menos a que eu defendo e conheço por dentro. E estás redondamente enganado, são poucos os criadores que têm listas de espera para cachorros, a grande maioria faz a ninhada sem ter certezas de rigorosamente nada, e alguns chegam mesmo a ficar com os cachorros até aos 6 meses ou bem mais, e melhor que isso, dão-se ao "luxo" de recusar vender um animal seu se não gostar da pessoa que lho quer comprar.
Ninguém imagina o que é a verdadeira criação e o amor que se tem de ter a uma raça para fazer um bom trabalho, e há pessoas que esperam anos por um determinado cruzamento, tenho uma amiga minha que esperou DOIS ANOS por uma cruza de dobermanns para ir buscar um cachorro, e foi buscá-lo à Sérvia. É tudo muito bonito aos olhos de quem está de fora...

É uma maçonaria completa. Ir buscar um cão à Servia. Já me faz lembrar na altura dos Reis em que ficava bem que o Príncipe se casasse com a prima. Ou os ciganos já com casamentos agendados desta a nascença... [:D] Just kidding.

Não faz sentido o que escreves. Ainda que me dissesses que aconselhavas um cão do canil porque coitados, existem milhares.... Agora estás a dizer-me que aconselhas um tipo do canil porque se a pessoa não sabe qual é a raça que melhor se insere em si significa que não merece um cão de raça?!

Merece? E o que é que tem a ver com o merecer ou deixar de merecer? Tem a ver apenas com o que é que uma pessoa pretende de um cão.
O que não faz sentido é o que tu escreveste.... honestamente nem consegui decifrar correctamente o que escreveste.

A pessoa traça um perfil - diz que o dono é uma senhora com 60 anos... Tu não sabes crivar e selecionar a melhor raça?![:D]

Não, só pela idade não, é curto...

Aliás, a única coisa mais aceitável que encontro para as pessoas arranjarem cães de raça é o facto de terem particularidades da sua vida que os leva a querer comprar um cão com requisitos muito definidos, cães não traumáticos também, e etc.

"Requisitos muito definidos" por "particularidades da sua vida"... como por exemplo???

É uma maçonaria completa. Ir buscar um cão à Servia.

Sim, são de uma linhagem fabulosa, de uma morfologia única, de um temperamento fenomenal, e onde eu própria já estive para ir buscar um cão, mas a vida dá muita volta e não me foi possível. Há quem os vá buscar a Itália, também tenho amigos que o fizeram.

"Requisitos muito definidos" por "particularidades da sua vida"... como por exemplo???

Um requisito muito definido: O tamanho.

Particularidade da sua vida: Não gostar de cães X ou gostar muito de um Y. Se tem alguém para quem os deixar se for de férias e, se tiver, se tem espaço para deixar um cão grande ou pequeno.

Outro requisito muito definido num animal: o nível de energia, se são barulhentos....

Esses são um dos tipos de requisitos que podem levar as pessoas a procurar raça X ou Y. Mesmo dentro de tamanhos existem particularidades que têm de ser estudadas.... Tipo um caniche toy numa será um boa opção para quem quer ter um cão pouco barulhento.

Last edited:
Um requisito muito definido: O tamanho. - Há de todos os tamanhos nos canis.

Particularidade da sua vida: Não gostar de cães X ou gostar muito de um Y. - Gostar porquê? Pelo aspecto? Estudou a raça para poder dizer que gosta desta ou daquela característica? Então se assim for, não pergunta que raça será adequada, já sabe qual é... - Se tem alguém para quem os deixar se for de férias e, se tiver, se tem espaço para deixar um cão grande ou pequeno. - Isso tem de ser pensado para todo e qualquer animal de estimação, independentemente de raças. Portanto até agora tudo confere com o que eu defendo, não sabe que raça quer, adopte num canil.

Outro requisito muito definido num animal: o nível de energia, se são barulhentos.... - A maioria das pessoas nem sabe o que é o nível de energia, e barulhentos todos podem ser, há uma ou outra raça mais vocal, mas ladrar todos ladram.

Esses são um dos tipos de requisitos que podem levar as pessoas a procurar raça X ou Y. Mesmo dentro de tamanhos existem particularidades que têm de ser estudadas.... Tipo um caniche toy numa será um boa opção para quem quer ter um cão pouco barulhento.

80% das pessoas escolhe o cão pelo aspecto físico, e isso para mim não devia ser o único factor de selecção.

Texuga, explica lá às pessoas porque é que tu tens cães de raça. Ah, e porque é que já gastaste pipas de massa com alguns deles. Só para então entendermos quem tem legitimidade para comprar um cão e não ir ao canil...

Se há todos os tamanhos, se todos ladram, se choram, se abanam a calda e se 80% escolhem pelo físico, então porquê comprar?
E mais, desses 80% que falas aposto que é uma minoria que vai a um canil e dado que avaliam pelo físico quem lhes garante que não encontram mais bonito? Lá está, o amigo tem, ou viram na novela, ou os famosos têm...

Depois vem outra questão, ao longo do tempo ter cães de raça só por ter, não poderá alterar as suas particularidades? Ficando um cão "comum"?

Texuga, explica lá às pessoas porque é que tu tens cães de raça. Ah, e porque é que já gastaste pipas de massa com alguns deles. Só para então entendermos quem tem legitimidade para comprar um cão e não ir ao canil...

Outra vez??

(...) tenho porque amo de paixão esta raça, o seu temperamento, a morfologia, o carácter, tudo, esta para mim é a raça perfeita, (...)

Gastei porque podia, porque quis, porque não devo contas a ninguém e porque queria um cão DAQUELE determinado Criador, porque segui o trabalho dele durante 10 anos antes de comprar o cão, porque durante muitos anos mantive o contacto com ele a fim de perceber melhor o trabalho dele, porque surgiu a oportunidade de ficar com um cachorro da criação dele filho de um pai fenomenal, italiano, e sim o criador foi a Itália com a cadela para a cruzar, e a cadela era também fenomenal, portanto só podiam sair dali cachorros com um temperamento brutal, com um porte magnífico, com a morfologia que eu acho ideal e perfeita para a raça, e por isso comprei o cão dos meus sonhos.

Vê lá tu que antes de lhe comprar o cão, anos antes, ele ofereceu-me uma cadela da criação dele que ele resgatou de maus tratos, recuperou-a e respirou de alívio quando me ofereci para ficar com ela, cadela essa que ainda hoje vive comigo e já conta com quase 11 anos, estou com ela desde os 4... Esse criador interesseiro negociante de cães que até os recupera de maus tratos e oferece à troca de nada... que crime terrível....

Legitimidade todos têm, necessidade e saber o que estão a comprar é que não, por isso é que compram o "lulu" tão lindo e fofinho e depois têm um cão problemático porque não sabiam o que vinha dali e que até é característica da raça. Ou pior que isso é achar que se pode ter o mesmo lulu a um décimo do preço no OLX, e aí sim, estão a comprar problemas graves, não só comportamentais mas também morfológicos e principalmente de saúde.

Texuga nem sei porque continuas a perder tempo com a NaoInteressa. Ela não vai ou não quer perceber

Quanto a uma coisa que ela referiu esclareço... Não tenho nenhum amigo criador. Conheço pessoalmente 5 criadores mas nenhum os considero amigos mas tenho uma consideração e admiração pelo trabalho de 3 deles. Um dos que conheço é um vigarista e um outro já foi um grande criador mas agora é um criadeiro.

E sim... Há criadores conscientes e que se preocupam com os cães que vendem, para onde vão e tentam ao máximo acompanhar os cachorros depois de saírem das mãos deles. Um dos criadores que conheço já roeu a corda na venda de cães quando se apercebeu que quem queria comprar o cachorro talvez não fosse um bom destino para o cão.

Texuga nem sei porque continuas a perder tempo com a NaoInteressa. Ela não vai ou não quer perceber

Quanto a uma coisa que ela referiu esclareço... Não tenho nenhum amigo criador. Conheço pessoalmente 5 criadores mas nenhum os considero amigos mas tenho uma consideração e admiração pelo trabalho de 3 deles. Um dos que conheço é um vigarista e um outro já foi um grande criador mas agora é um criadeiro.

E sim... Há criadores conscientes e que se preocupam com os cães que vendem, para onde vão e tentam ao máximo acompanhar os cachorros depois de saírem das mãos deles. Um dos criadores que conheço já roeu a corda na venda de cães quando se apercebeu que quem queria comprar o cachorro talvez não fosse um bom destino para o cão.

Ui, isso acontece tantas vezes....

Uma breve história:

A minha primeira São Bernardo que eu comprei em 2001, foi comprada a um Criador, que já não o é, que me contou um episódio bem caricato: havia um potencial comprador que estava interessado num cachorro, e o Criador, às páginas tantas e pelo decorrer da conversa, perguntou-lhe assim: "Você sabe que isto são cães com muita força, você tem já uma corrente bem forte para o prender?" ao qual ele responde: "Tenho sim, já lá pus um arame e tudo e tenho uma corrente grossa, ela aguenta, não rebenta assim às primeiras..." Et voilá, tá feito o despiste mais básico de todos...

Eu comprei a bulldog e tenho levado com essas bocas da compra.
Queria especificamente um bulldog francês e não um qualquer, porque para isso tinha ido ao olx e comprava um por 300 euros a um "criador".
Sei a proveniência da minha cadela, os pais, os avós, etc.
E o mais importante, conheço os criadores há muitos anos e sei com o que posso contar.

Acho louvável quem adopta animais e se não procurasse especificamente esta raça, provavelmente era o que teria feito.

Eu comprei a bulldog e tenho levado com essas bocas da compra.
Queria especificamente um bulldog francês e não um qualquer, porque para isso tinha ido ao olx e comprava um por 300 euros a um "criador".
Sei a proveniência da minha cadela, os pais, os avós, etc.
E o mais importante, conheço os criadores há muitos anos e sei com o que posso contar.

Acho louvável quem adopta animais e se não procurasse especificamente esta raça, provavelmente era o que teria feito.
E é assim que as coisas devem ser vistas.
Quando me criticam por causa da Labradora fico nas horas. Depois acontece como uma Sra com que me cruzei há umas 2 semanas que tinha comprado um Labrador a um "criadeiro" e... o cão tem diaplasia da anca e do cotovelo. Tudo porque não se acautelou em comprar a um bom criador

Back