Toyota Auris

O carro chama-me tanta atenção que consegui reparar na zona da Renault [:)]

big_toyota_auris_ge_04.jpg

n deixa d ser engraçado a imagem no chao do elemento qimico da TP: 47Ag (prata), de acordo com a cor do carro

Last edited:
Já experimentei o carro e não achei nada de especial.

Embora nas fotos de apresentação parecesse imponente, a estética é banalissima e mais próxima de um coreano que propriamente de um europeu - o Cee´d está mais bem conseguido.

Os materiais deviam envergonhar qualquer japonoca - o Golf V de 2003, aquele das rebarbas, está a anos-luz daquilo - é impressionante a qualidade de alguns plásticos do tablier e o travão de mão veio claramente dos chineses - mal acabado, num plástico no mínimo horroroso.

O motor é engraçado para um 1.4, mas acusa o peso do carro - o Corolla era mais ágil nas recuperações, embora tenha que dar o desconto do carro ter 800km. O que experimentei tinha caixa auto sequencial, da qual gostei bastante.
Consumos, vi instantaneos de 20 mas no fim esqeuci-me de ver a média.

Em termos de espaço e conforto é bonzinho - suspensões equilibradas, com balanceamento entre conforto e comportamento tipicamente japones. Em termos de espaço pareceu-me mediano, mas como não sou muito exigente - desde que eu caiba, os outros que se acotovelem - não estive a reparar nos pormenores.

Em comportamento gostei, boa direcção - directinha e precisa, com bom feeling - e em curva pareceu muito neutral sem ser excessivamente subvirador.

Agora, lamento mas o Golf V com mais 4 anos de mercado continua à frente - ainda por cima a ficar mais barato...
Talvez mude de ideia com o 2.2 177cv, mas na base da gama o 1.9TDi 105cv continua a dar bigodes a estes motores miniaturizados.
Tive pena de não experimentar o 2.0, mas não estavam disponiveis.

Contudo, o Auris 1.4 mete o Astra 1.3 no chinelo.

Preço: 26.000 o Sol, com preço inferior em 2000€ e equipamento semelhante ao Golf Trendline Pack.
Em preço liquido de descontos (face à última ronda de preços na VW em Janeiro - 27.500 chave na mão), a diferença fica nos 1.500€ e garanto que compensa o Golf.

Já o Cee´d pode dar a volta a muita gente, mas esse ainda não experimentei.
Se estiver ao nível do Toyota (para melhor, parece-me) por menos 2.000€, só teremos que "encaixar" o problema da retoma, onde os concorrentes o batem aos pontos.

Mas está animado, o segmento...

Já experimentei o carro e não achei nada de especial.

Embora nas fotos de apresentação parecesse imponente, a estética é banalissima e mais próxima de um coreano que propriamente de um europeu - o Cee´d está mais bem conseguido.

Os materiais deviam envergonhar qualquer japonoca - o Golf V de 2003, aquele das rebarbas, está a anos-luz daquilo - é impressionante a qualidade de alguns plásticos do tablier e o travão de mão veio claramente dos chineses - mal acabado, num plástico no mínimo horroroso.

O motor é engraçado para um 1.4, mas acusa o peso do carro - o Corolla era mais ágil nas recuperações, embora tenha que dar o desconto do carro ter 800km. O que experimentei tinha caixa auto sequencial, da qual gostei bastante.
Consumos, vi instantaneos de 20 mas no fim esqeuci-me de ver a média.

Em termos de espaço e conforto é bonzinho - suspensões equilibradas, com balanceamento entre conforto e comportamento tipicamente japones. Em termos de espaço pareceu-me mediano, mas como não sou muito exigente - desde que eu caiba, os outros que se acotovelem - não estive a reparar nos pormenores.

Em comportamento gostei, boa direcção - directinha e precisa, com bom feeling - e em curva pareceu muito neutral sem ser excessivamente subvirador.

Agora, lamento mas o Golf V com mais 4 anos de mercado continua à frente - ainda por cima a ficar mais barato...
Talvez mude de ideia com o 2.2 177cv, mas na base da gama o 1.9TDi 105cv continua a dar bigodes a estes motores miniaturizados.
Tive pena de não experimentar o 2.0, mas não estavam disponiveis.

Contudo, o Auris 1.4 mete o Astra 1.3 no chinelo.

Preço: 26.000 o Sol, com preço inferior em 2000€ e equipamento semelhante ao Golf Trendline Pack.
Em preço liquido de descontos (face à última ronda de preços na VW em Janeiro - 27.500 chave na mão), a diferença fica nos 1.500€ e garanto que compensa o Golf.

Já o Cee´d pode dar a volta a muita gente, mas esse ainda não experimentei.
Se estiver ao nível do Toyota (para melhor, parece-me) por menos 2.000€, só teremos que "encaixar" o problema da retoma, onde os concorrentes o batem aos pontos.

Mas está animado, o segmento...

Pumba...

Ora bem, estive até à pouco a ver o TVTurbo (eu sei que não é nenhuma referência mas para entreter serve), e o programa foi inteiramente dedicado à reportagem do salão automóvel, passaram em revistas as várias marcas entre as quais a Toyota onde o destaque foi para o novo Auris.
Disseram apenas duas ou três frases sobre o carro enquanto mostravam imagens dele, e o que retive foi que, segundo palavras deles, "infelizmente a qualidade dos materiais interiores está longe do que de melhor se faz na concorrência"...
Muito pouco animador...

Cumprimentos

É estranho pois o Corolla até tinha uns materiais e acabamentos bastante bons. Dos melhores no segmento quanto a mim.

Ora bem, estive até à pouco a ver o TVTurbo (eu sei que não é nenhuma referência mas para entreter serve), e o programa foi inteiramente dedicado à reportagem do salão automóvel, passaram em revistas as várias marcas entre as quais a Toyota onde o destaque foi para o novo Auris.
Disseram apenas duas ou três frases sobre o carro enquanto mostravam imagens dele, e o que retive foi que, segundo palavras deles, "infelizmente a qualidade dos materiais interiores está longe do que de melhor se faz na concorrência"...
Muito pouco animador...

Cumprimentos

Pois, tambem e vi e tambem registei essa frase!

Epá, não quis lançar nenhuma bomba! :sh)

Não vi o TVTurbo, mas o responsável pelo carro que testei deu-me indicação que aqueles carros estavam a ser rodados (por eles e por clientes que faziam o TD) para irem para a comunicação social ser testados, já com alguns kms.
Resumindo: só para a semana é que os vão cheirar.
O TD também tinha por objectivo recolher informação s/ a receptividade do carro, e não deram importancia nenhuma à propensão directa para a compra - ninguem assinou contratos na hora, como é costume.

E garanto que vão malhar forte e feio nos materiais. É impressionante o retrocesso.
O carro tinha 800km e a tampa do porta-luvas já fazia barulho, para alem de folgas e desalinhamentos de montagem.
É uma idiotice entregar carros assim à Com.Social, mas eles lá sabem.

A gozar ainda perguntei se tinha sido montado em Sochaux e se tinham enganado nalgum código Citroen, mas ele respondeu-me que o carro vinha mesmo do Japão, embora os veículos comercializados em Portugal sejam produzidos em Derbyshire, Inglaterra.

Sinceramente, fiquei com a impressão que está mais próximo de um Morris Marina que de um Corolla e por isso não dei muito crédito à origem japonesa daquela unidade.

Um carro vale pelo conjunto. Por isso qdo uma parte dele sofre um grande retrocesso o todo ressente-se. Foi assim o q aconteceu com o Golf. Caro e mais fraco de interiores q o anterior.

Além do mais qdo uma marca refere q fez melhor q o anterior e na prática há partes piores algo está mal, mto mal.

Mas vamos esperar para ver.

E o resto do carro, na sua globalidade?

Se formos por aí é impossível um carro ser o melhor em tudo, os Toyota sempre foram famosos pela fiabilidade e qualidade, tal comos as marcas francesas são famosas pelo conforto, as italianas pelo design, as alemãs pela robustez e por aí fora.
Se uma das características mais gabadas do Corolla era a qualidade, e no Auris esta regrediu, e assumindo que o carro não será o melhor do segmento em conforto, nem em comportamento, nem em performance, nem em design, nem em equipamento... por este andar o carro será apenas e só mais um no mercado e passará anónimo, o que não deve fazer parte dos planos da Toyota se o objectivo for vender...
Um carro não basta ser mediano em tudo, convém ser realmente bom em alguma coisa, tem de se destacar dos restantes em algo... nem que seja no preço!

Cumps.

Back