Já experimentei o carro e não achei nada de especial.
Embora nas fotos de apresentação parecesse imponente, a estética é banalissima e mais próxima de um coreano que propriamente de um europeu - o Cee´d está mais bem conseguido.
Os materiais deviam envergonhar qualquer japonoca - o Golf V de 2003, aquele das rebarbas, está a anos-luz daquilo - é impressionante a qualidade de alguns plásticos do tablier e o travão de mão veio claramente dos chineses - mal acabado, num plástico no mínimo horroroso.
O motor é engraçado para um 1.4, mas acusa o peso do carro - o Corolla era mais ágil nas recuperações, embora tenha que dar o desconto do carro ter 800km. O que experimentei tinha caixa auto sequencial, da qual gostei bastante.
Consumos, vi instantaneos de 20 mas no fim esqeuci-me de ver a média.
Em termos de espaço e conforto é bonzinho - suspensões equilibradas, com balanceamento entre conforto e comportamento tipicamente japones. Em termos de espaço pareceu-me mediano, mas como não sou muito exigente - desde que eu caiba, os outros que se acotovelem - não estive a reparar nos pormenores.
Em comportamento gostei, boa direcção - directinha e precisa, com bom feeling - e em curva pareceu muito neutral sem ser excessivamente subvirador.
Agora, lamento mas o Golf V com mais 4 anos de mercado continua à frente - ainda por cima a ficar mais barato...
Talvez mude de ideia com o 2.2 177cv, mas na base da gama o 1.9TDi 105cv continua a dar bigodes a estes motores miniaturizados.
Tive pena de não experimentar o 2.0, mas não estavam disponiveis.
Contudo, o Auris 1.4 mete o Astra 1.3 no chinelo.
Preço: 26.000 o Sol, com preço inferior em 2000€ e equipamento semelhante ao Golf Trendline Pack.
Em preço liquido de descontos (face à última ronda de preços na VW em Janeiro - 27.500 chave na mão), a diferença fica nos 1.500€ e garanto que compensa o Golf.
Já o Cee´d pode dar a volta a muita gente, mas esse ainda não experimentei.
Se estiver ao nível do Toyota (para melhor, parece-me) por menos 2.000€, só teremos que "encaixar" o problema da retoma, onde os concorrentes o batem aos pontos.
Mas está animado, o segmento...