Travagens de emergencia - como se comportam?

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

citação:Originalmente colocada por JGTB

Convém é definir bem o que é uma travagem de emergência. Numa verdadeira travagem de emergência, duvido muito que alguém tenha tempo para reduzir.

Eu considero travagem de emergencia aquelas que acabam por te provocar um susto, seja o carro que vai a frente que sem o preveres trava a fundo, ou carros acidentados perto de ti, ou um obstaculo imprevisto.

Acho que a imprevisibilidade sera o maior factor para se considerar travagem de emergencia.

Ainda no domingo aconteceu-me uma destas...numa estrada que tem casas de um lado e de outro, já era de noite e aquilo era uma curva, mas que não era lá muito curva passe a redundância. lol

Ia em 3ª talvez a uns 50 km/h, quando saem dois cães de um terreno ao lado a brincarem....sinceramente já nem me lembro se pus o pé na embraiagem, sei que travei forte e as rodas bloquearam mas o carro não derrapou quase nada...Foi só mais o susto...mas atrás vinha um Taxi que por acaso não vinha perto, mas o gajo também travou para não me bater.

Um gajo aqui fora diz, "eu tinha feito isto e aquilo", mas o que é certo é que quando nos surge uma situação que não estamos nada à espera agimos por instinto....e o instinto foi pata a fundo no travão.;)

Votei "travei com força bloqueando as rodas".

No link que coloco no fim, foi testada a distãncia de travagem numa mota (sem ABS) em 3 situações (embraiagem, reduzindo, não reduzindo mas mantendo a embraigem quieta).
Embora alguns condutores justificassem o uso da embraigem e das reduções como alguns aqui do forum a conclusão foi clara (pág. 9) - É melhor carregar na embraigem.
Nos carros a diferença ainda deve ser mais significativa para além do ABS.
Depois ainda existe o facto que numa emergência mais vale ter duas mão no volante do que uma no volante e outra na manete da caixa....
O link:
http://www.msf-usa.org/imsc/proceed...ormanceEvaluationsofVariousBrakingSystems.pdf

Travagem de emergência ?????????

Infelizmente já tive que fazer algumas, numas tive êxito noutras não[xx(]

Nas que tive êxito, só ficou o coração a bater mais acelarado, as mãos humidas e á boa maneira portuguesa, tive sorte , desta escapei;)

Quando não tive êxito, resultou em chapa batida, e á boa maneira portuguesa, podia ser pior;)

E as intermédias, em que fui bem sucedido na travagem e o de trás, não teve êxito na travagem[:p]

O êxito e o fracasso de uma travagem de emergência, tão perto e tão longe da carteira[}:)]

Outra situação:
Travei com força, deitei uma abaixo, fiz ponta-tacão, acelerando para aumentar o vácuo da admissão de forma a ter mais depressão no servo-freio, auxiliei com o travão de mão para baixar a traseira e assim dar mais pressão ao compensador de travagem, aliviei de seguida o pedal momentâneamente para evitar o bloqueio das rodas da frente, para fazer o efeito manual do ABS, desviei-me do Zé Nabo que se meteu à frente, continuando a ler os papeis que levava na mão esquerda a segurar o volante e continuei a falar ao telemóvel entalado contra o ombro.
Agora a sério, já não me lembro de fazer travagens de emergência porque apesar de andar bastante depressa, regulo a velocidade por forma a ter tempo de para no espaço livre e visível prevendo sempre as todas as manobras perigosas possíveis dos outros condutores.

Na moto já tive em algumas situações de aperto, tal como no carro. Como a moto tem um poder de travagem maior que um carro trava muito mais depressa e portanto para acompanhar com a caixa torna-se muito complicado. Eu nessas situções acabo por carregar na embraiagem porque sinto a caixa "atrofiar" toda e não consigo reduzir proporcionalmente à velocidade que estou a perder. Isto é, carregar na embraiagem, reduzir, largar embraiagem, voltar a carregar na embraiagem, reduzir, largar embraiagem em poucos segundos é praticamente impossível (a não ser que se metam directas mas não sei se será muito boa ideia).

Já me esquecia do travão da roda de trás mas esse nessas situações pouco faz porque um gajo está quase a fazer o pino e a aderência na roda de trás é quase nula.

Nao me venham dizer que numa travagem de emergencia tem tempo de reduçoes..isso é uma travagem forte.. Nao é preciso velocidade para uma travagem de emergencia, basta o virar de uma esquina, e alguem a atravessar sem sem passadeira, e deparamos rapidamente com aquela situaçao! Ai sim, ja me aconteceu e activou o ABS!

Travei com forca e usei a caixa para ajudar, umas vezes a fazer actuar o ABS, outras nem por isso (ou por não ser necessário ou por não o ter).

Uma coisa que aprendi foi a travar rapido sem bloquear as rodas.

Foi só preciso bater a primeira vez, tinha ainda 1 mês de carta.

Ja me safei de alguns toques porque sei travar no limite sem bloquear as rodas...

Agora tenho ABS com EBD, não ha nada a fazer, é travar rapido e deixar o ABS actuar...

Sem ABS recorro à caixa e tento evitar o bloqueio das rodas, mas já houve uma vez ou outra que deixei bloquear. Por vezes temos apenas milésimas de segundo para reagir e não há milagres...[xx(] Com ABS, é pedal da embraiagem e do travão a fundo, com força e manter as duas mãos no volante para deixar actuar. Ligar os quatro piscas também é boa ideia, se nos lembrarmos...

Embora já tenho feito 2 ou 3 travagens de (semi)emergência, só considero que travei realmente de emergência uma vez (ao pé dessas, todas as outras travagens que fiz ao longo da minha vida foram simples brincadeiras).

A7, sentido Arco de Baúlhe -> Fafe, descida enorme de Fafe, noite, +/- 150km/h, médios (porque vinham carros de frente), vulto repentino no meio da estrada (que mais tarde vim a identificar como uma raposa), guinada para a direita, contra guinada para a esquerda, carro virado aos rails centrais, CALCAR O TRAVÃO COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ, tentar com o volante compensar a driftagem com o volante (carro sem ABS), carro lentamente a fazer pião (apesar de terem sido uns instantes, pareceram uma eternidade), pneus da frente quadrados (um deles rebentou) e os de trás todos alargados/queimados.

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Embora já tenho feito 2 ou 3 travagens de (semi)emergência, só considero que travei realmente de emergência uma vez (ao pé dessas, todas as outras travagens que fiz ao longo da minha vida foram simples brincadeiras).

A7, sentido Arco de Baúlhe -> Fafe, descida enorme de Fafe, noite, +/- 150km/h, médios (porque vinham carros de frente), vulto repentino no meio da estrada (que mais tarde vim a identificar como uma raposa), guinada para a direita, contra guinada para a esquerda, carro virado aos rails centrais, CALCAR O TRAVÃO COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ, tentar com o volante compensar a driftagem com o volante (carro sem ABS), carro lentamente a fazer pião (apesar de terem sido uns instantes, pareceram uma eternidade), pneus da frente quadrados (um deles rebentou) e os de trás todos alargados/queimados.

Epá, se fosse uma vitela de Fafe ainda valia a pena queimar tanto pneu, agora uma raposa...;):D:D:D

citação:Originalmente colocada por paparazzi_

Nao me venham dizer que numa travagem de emergencia tem tempo de reduçoes..isso é uma travagem forte.. Nao é preciso velocidade para uma travagem de emergencia, basta o virar de uma esquina, e alguem a atravessar sem sem passadeira, e deparamos rapidamente com aquela situaçao! Ai sim, ja me aconteceu e activou o ABS!

Exactamente! Se é uma situação de colisão eminente só temos tempo de pisar o pedal do travão e o carro pára.

em emergencias, com e sem abs a embraiagem fica sempre no fundo..

nos carros dos ultimos 10-15 anos os carros ja têm pressao suficiente para a travagem com o motor ao ralenti.. coisa q nao acontece, qdo bloqueiam as rodas e o motor para.. e tb confirmado pelo estudo q colocaram aqui... embora fosse sobre motos..

com abs nao tem q saber.. é embraiagem a fundo, e pedal de travao a fundo com abs a funcionar..

sem abs, faço como aprendi no curso da crm.. uma primeira travagem a fundo q pode bloquear as rodas, e depois aliviar ate q desbloqueem.. qdo isso acontece, fico com o pe ai parado, pois se elas conseguiram desbloquear com a pressao de travagem q estou a execer, nao vao voltar a bloquear qdo tiver de fazer uma manobra para me desviar do obstaculo...

esqueçam la isso de bombear o pedal, q nao ha tempo para iss em travagens de emergencia..

desta forma fazem uma travagem q nao sera a mais curta, mas fica bem perto da perfeita, e têm "a certeza" q ao virar o volante o carro vai seguir a ordem, nao bloqueando as rodas e seguindo em frente..

Bombear o pedal? Só se as borrachas da bomba estiverem gastas, mas travagens de emergência c/ sucata, masi vale sair 5 minutos mais cedo de casa...

citação:Originalmente colocada por mario_renato

em emergencias, com e sem abs a embraiagem fica sempre no fundo..

nos carros dos ultimos 10-15 anos os carros ja têm pressao suficiente para a travagem com o motor ao ralenti.. coisa q nao acontece, qdo bloqueiam as rodas e o motor para.. e tb confirmado pelo estudo q colocaram aqui... embora fosse sobre motos..

com abs nao tem q saber.. é embraiagem a fundo, e pedal de travao a fundo com abs a funcionar..

sem abs, faço como aprendi no curso da crm.. uma primeira travagem a fundo q pode bloquear as rodas, e depois aliviar ate q desbloqueem.. qdo isso acontece, fico com o pe ai parado, pois se elas conseguiram desbloquear com a pressao de travagem q estou a execer, nao vao voltar a bloquear qdo tiver de fazer uma manobra para me desviar do obstaculo...

esqueçam la isso de bombear o pedal, q nao ha tempo para iss em travagens de emergencia..

desta forma fazem uma travagem q nao sera a mais curta, mas fica bem perto da perfeita, e têm "a certeza" q ao virar o volante o carro vai seguir a ordem, nao bloqueando as rodas e seguindo em frente..

É isso mesmo que tb me ensinaram no curso da CRM. Onde o fizeste, em Palmela ou em Guilhabreu?

citação:Originalmente colocada por telmauto

Bombear o pedal? Só se as borrachas da bomba estiverem gastas, mas travagens de emergência c/ sucata, masi vale sair 5 minutos mais cedo de casa...

Não tem a ver com o ir mais cedo...os imprevistos acontecem sempre não é por ires mais cedo ou mais tarde, penso eu claro.;)
Claro que se uma pessoa for depressa, há mais probabilidade de fazer porcaria...[|)]

Voltar
Superior