Travagens de emergencia - como se comportam?

um exemplo de uma travagem de emergencia que tive de fazer...

Um amigo meu comprou um C2 VTS e eu estava a testar o carro. Ja era noite e vinha a abrir numa zona nao habitacional, ate que logo a seguir a uma curva que fiz algo perto do limite, aparece um cota a atravessar a rua numa passadeira que eu nunca tinha reparado que existia:(. Eu vinha em 3a na altura, so sei que travei bem a fundo, e nao houve tempo de reduzir nem nada. Felizmente o carro travava bem e o cota era agil, pois saltou logo para a outra faixa de rodagem, se bem que o C2 parou prai a 2m antes da passadeira.
Mas foi verdadeiramente uma travagem de emergencia, e fiquei surpreendido com os meus reflexos em travar a fundo mas nao dar aquele chuto no travao de modo a que o abs entrasse (pois em seco creio que isso aumenta a distancia de travagem, ou estou errado?).

Correu bem, mas nunca mais fiz essa curva a abrir, fosse que hora fosse.[xx(]

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

um exemplo de uma travagem de emergencia que tive de fazer...

Um amigo meu comprou um C2 VTS e eu estava a testar o carro. Ja era noite e vinha a abrir numa zona nao habitacional, ate que logo a seguir a uma curva que fiz algo perto do limite, aparece um cota a atravessar a rua numa passadeira que eu nunca tinha reparado que existia:(. Eu vinha em 3a na altura, so sei que travei bem a fundo, e nao houve tempo de reduzir nem nada. Felizmente o carro travava bem e o cota era agil, pois saltou logo para a outra faixa de rodagem, se bem que o C2 parou prai a 2m antes da passadeira.
Mas foi verdadeiramente uma travagem de emergencia, e fiquei surpreendido com os meus reflexos em travar a fundo mas nao dar aquele chuto no travao de modo a que o abs entrasse (pois em seco creio que isso aumenta a distancia de travagem, ou estou errado?).

Correu bem, mas nunca mais fiz essa curva a abrir, fosse que hora fosse.[xx(]

citação:(pois em seco creio que isso aumenta a distancia de travagem, ou estou errado?).

Não estás errado, está comprovado;)

Ah?!!??

o q é q andas.t a fumar?! nao foram folhas de cha pois nao?!?

Só precisas de me mostrar 1(um) unico manual onde diga isso...

nunca li nenhum q disse.s que se tinha de deixar o carro engatado!!!

pois... ja retiras.t o q tinhas escrito..

e isso de alongar ou nao as distancias.. .

é comparado com a "travagem perfeita" sem bloquear... coisa q ele em caso de emergencia nao pode fazer.. talvez 1% dos condutores possam fazer uma travagem perfeita sem abs numa sitaçao extrema de emergencia, mas os outros 99%, é melhor q carregem a fundo, pois vao fazer melhor q o q iriam fzer ao serem comedidos

citação:Originalmente colocada por paparazzi_

Nao me venham dizer que numa travagem de emergencia tem tempo de reduçoes..isso é uma travagem forte.. Nao é preciso velocidade para uma travagem de emergencia, basta o virar de uma esquina, e alguem a atravessar sem sem passadeira, e deparamos rapidamente com aquela situaçao! Ai sim, ja me aconteceu e activou o ABS!

Se for uma travagem de emergencia a 50m/h realmente é dificil haver tempo para reduçoes... mas e uma travagem a 120km/h? Demoras uns segundos largos a parar. Achas que não há tempo para reduções?

citação:Originalmente colocada por telmauto

citação:Originalmente colocada por RedHeart

Embora já tenho feito 2 ou 3 travagens de (semi)emergência, só considero que travei realmente de emergência uma vez (ao pé dessas, todas as outras travagens que fiz ao longo da minha vida foram simples brincadeiras).

A7, sentido Arco de Baúlhe -> Fafe, descida enorme de Fafe, noite, +/- 150km/h, médios (porque vinham carros de frente), vulto repentino no meio da estrada (que mais tarde vim a identificar como uma raposa), guinada para a direita, contra guinada para a esquerda, carro virado aos rails centrais, CALCAR O TRAVÃO COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ, tentar com o volante compensar a driftagem com o volante (carro sem ABS), carro lentamente a fazer pião (apesar de terem sido uns instantes, pareceram uma eternidade), pneus da frente quadrados (um deles rebentou) e os de trás todos alargados/queimados.

Epá, se fosse uma vitela de Fafe ainda valia a pena queimar tanto pneu, agora uma raposa...;):D:D:D

Assim meti 4 pneus (os que queimaram só tinham 8.000km F1 GSD3 [8][:I]), senão tinha de meter uma frente nova ao carro! Acho que compensou ;)

Demorei muito tempo até conseguir criar o reflexo de travar forte mas com redução a acompanhar...
Acho que demorei quase 5 anos de carta até o conseguir.
Hoje em dia já consigo ter o sangue frio necessário para travar e reduzir em situações de emergência.

Isto com muita prática também.

ok.. vai a uma estrada descampada, e faz umas travagens e compara os "beneficios" de usar a caixa..

vais estar distraido da tua ocupaçao principal, q é procurar um bocado de estrada onde nao batas em ninguem..

com abs toda antiga teoria de nao blokear as rodas e esquecida..com ABS deve-se carregar imediatamente com a maior força que se consiga..

a maior peripecia que me aconteceu.. foi ter de travar a fundo no carro da empresa peugout 1.4 hdi.. o carro activar o abs, volante virado e o carro a seguir em frente pois estava o piso humido..ao contrario de todos os instinctos mandarem continuar a travar, nao sei como reduzi pra 2ª e voltei acelarar e o carro la se desviou da ribanceira..

cumps

A 1a coisa k faxo normalmente é procurar espaço para alongar a travagem... espaço para n bater ou ate um sitio melhor para bater.
Dps dependendo do piso travo cm mais ou menos violencia... se tiver seco uso toda a força no travao mais a caixa e o ABS ajuda e bem... estando molhado piso cm menso violencia evintando mais a entrada do ABS mas se for a velociades ja baixas deixo o ABS fazer o seu trabalho.Mesmo em seco a velocidades baixas n xego a usar a caixa pois é tao rapido k n compensa.

Corsa: Lembras te dos testes k fizemos aos meus travoes? 100-0 ? Nnc usei a caixa ... mas tb n me parece k de tempo LOL

Cumps

Numa situaçao de susto ou perigo eminente as reduçoes e a ponta tacão ficam todas na teoria... pelo menos comigo, uso isso quando tenho de forçar uma travagem mas de forma controlada.. . de reto é pe no fundo e esperar que pare...

Já tive muitas e com tentativas várias e resultados vários também. A única conclusão a que chego é que está tudo dependente de quanto tempo e espaço/possibilidades se tem. Em emergência, mesmo emergência, só travo. Se bloquear, bloqueia, se não bloquear, não bloqueia. Não há tempo para mais, não há hipótese de mais nada. Consoante as situações variam e há mais tempo ou espaço, há mais coisas a fazer, seja parar de travar, seja aliviar só para desviar um pouco, seja parar mesmo de travar e acelerar ou desviar, etc.
Por exemplo, a ultima "emergência que tive", foi quando um gajo decidiu mudar de faixa, para onde eu estava. Quando travei, vi que isso não ia resultar, então a solução foi acelerar e desviar.
Mas a resposta directa ao tópico - travagem de emergência - é travão a fundo. É a primeira reação.

até hj nc bati .....

cada caso é um caso ...

e lá por andarmos depressa não quer dizer que nao se prevejam as possiveis ocorrências.....:)

já tive grandes sustos, não de carros mas com ligeiras de mercadorias e pesadas.... especialmente na entrada de telheiras para o N/S, eu venho na faixa da direita e um espanhol que está a entrar manda-se logo para a faixa do meio .... nao digo à velocidade que ia para não me chamarem mentiroso nem digo que levantei os rodados... senão ainda pedem a fotografia... [:p]

posso dizer que o ajudante queria que lhe atravessa-se a camioneta à frente para lhe partir a boca toda.... :D

Voltar
Superior