Troca contador eletricidade

Autox

New member
Boas,

Tenho neste momento um contador trifásico com potência contratada 3,45 kVA.
Basta ter ligado 3 eletrodomésticos que ele vai abaixo.
Em conversa recente com um amigo meu eletricista, ele sugeriu-me mudar para um monofásico de 6,9kVA que até iria pagar menos e o contador aguentava mais.

O que acham?

Tens de pedir ao comercializador que te reduza a potência com alteração para instalação monofásica.

Last edited:
é assunto que não domino muito, mas nada te impede de aumentar a potencia contratada independentemente de usares um contador mono ou tri, pelos vistos não tens é potencia contratada para alimentar em simultâneo 3 aparelhos que o mais certo é serem daqueles que até puxam mais pelo sistema.

que eu saiba o preço da eletricidade é exactamente o mesmo independentemente do tipo de contador.

aqui tens um simulador para veres qual a potência que mais se adequa às tuas necessidades familiares.

https://www.fatura-amiga.pt/a-potencia-contratada/

https://poupaenergia.pt/potencia-contratada/

em relação a valores variam consoante a escolha do plano de de energia (se associas gás ou não), a zona do pais e o tipo de tarifa...pesquisa os simuladores dos operadores...

https://www.edp.pt/particulares/energia/tarifarios/

https://casa.galp.pt/ajuda/precos-f...is-sao-os-precos-das-energias-e-servicos-galp

Pelo que percebi, tens 10.35 no total (3.45*3) e pretendes reduzir para 6.90 mono.

Em algumas situações, o facto de a potência ser fornecida apenas numa fase pode resolver o problema e ficarás a pagar menos porque o comercializador cobra o total da potência cobrada, independentemente de ser instalação monofásica ou trifásica.

Boas,

Tenho neste momento um contador trifásico com potência contratada 3,45 kVA.
Basta ter ligado 3 eletrodomésticos que ele vai abaixo.
Em conversa recente com um amigo meu eletricista, ele sugeriu-me mudar para um monofásico de 6,9kVA que até iria pagar menos e o contador aguentava mais.

O que acham?

6.9 vais pagar mais na fatura na rubrica da potência contratada

eu tenho 4.6 e são 4 adultos em casa, tenho todos os electrodomésticos normais e raramente vai abaixo

vais pagar mais aos chulos da EDP porquê ?

6.9 vais pagar mais na fatura na rubrica da potência contratada

eu tenho 4.6 e são 4 adultos em casa, tenho todos os electrodomésticos normais e raramente vai abaixo

vais pagar mais aos chulos da EDP porquê ?

Depende do que seja electrico em casa.

Tenho 3.45 para 2 adultos. O unico cuidado que tenho que ter é se o forno estiver ligado, náo posso ligar mais nada que consuma muito.

Mas esquentandor e forno são a gás.

tenho fogão, placa de indução, micro-ondas, frigorífico, uma tv fullhd de 55", mais 3 TVs mais pequenas, playstation, às vezes ligo aquecedores

ou seja, tenho o comum

claro que às vezes vai abaixo, mas é raro, controla-se muito bem

Tenho 3.45 para 2 adultos. O unico cuidado que tenho que ter é se o forno estiver ligado, náo posso ligar mais nada que consuma muito.

Mas esquentandor e forno são a gás.

[:D] As gralhas (acho eu) são lixadas.

Quanto ao OP, suponho que seja mesmo 3*3,45, ou seja 15 amperes por fase. Logo, basta ter dois aparelhos potentes (máquinas de lavar, fogão, forno, chaleira, aquecedor, ...) na mesma fase e ter o azar de estarem a bombar no máximo ao mesmo tempo para disparar o controlador de ponta.

Ainda, a eventual troca de instalação tem de ser realizada por um eletricista à tua conta e terá de ser o distribuidor (e não o comercializador) a proceder depois à troca do contador e alteração da ligação de alimentação.

A alteração da instalação em casa pode ser simples, especialmente se for uma instalação relativamente recente. Pode passar apenas pela alteração de um equipamento e a religação de alguns fios no quadro. Mas, mesmo assim, o que recomendo é que consultes um profissional com qualificação caso pretendas alterar alguma coisa.

Last edited:
O inconveniente do trifásico é que a potencia contratada é dividida pelas três fases. E basta que uma fase esgote para que o quadro "dispare", ainda que as outras duas fases estejam sem qualquer consumo.

Por isso é preciso ser muito cuidadoso na distribuição dos electrodomésticos/tomadas/iluminação pelas três fases.

Pela minha experiência para potencias contratadas até aos 6,9KVA o trifásico não compensa, dá menos problemas ter 30 amperes numa única do que o mesmo distribuído por três fases (10 amperes por fase).

Para potencias mais elevadas, aí sim, o trifásico faz sentido. 17,25KVA (3*30A) por exemplo só são possíveis em trifásico.

Monofásico quer dizer que um cabo da companhia é ligado ao contador, trifásico quer dizer que três cabos da companhia são ligados ao contador.

Em trifásico pode até avariar uma fase enquanto as outras duas continuam a funcionar. Tudo o que estiver ligado à fase avariada fica sem funcionar, o que estiver nas outras duas fases continua a funcionar. São três circuitos absolutamente independentes.

Last edited:
Bem amigos,

Obrigado desde já pelos vossos pareceres.

Não quero reduzir a potência! Ela já está no mínimo (3,45)!
O que me disseram é que ao mudar para um contador monofásico de 6,9 ficaria a pagar igual ou até menos e não iria abaixo com tanta frequência.

[:D] As gralhas (acho eu) são lixadas.

Quanto ao OP, suponho que seja mesmo 3*3,45, ou seja 15 amperes por fase. Logo, basta ter dois aparelhos potentes (máquinas de lavar, fogão, forno, chaleira, aquecedor, ...) na mesma fase e ter o azar de estarem a bombar no máximo ao mesmo tempo para disparar o controlador de ponta.

Ainda, a eventual troca de instalação tem de ser realizada por um eletricista à tua conta e terá de ser o distribuidor (e não o comercializador) a proceder depois à troca do contador e alteração da ligação de alimentação.

A alteração da instalação em casa pode ser simples, especialmente se for uma instalação relativamente recente. Pode passar apenas pela alteração de um equipamento e a religação de alguns fios no quadro. Mas, mesmo assim, o que recomendo é que consultes um profissional com qualificação caso pretendas alterar alguma coisa.

É sempre o distribuidor que vai ao local. No caso de existir alteração de potência, o cliente tem de solicitar isso ao comercializador (que manda lá o distribuidor), se não existir alteração de potência e for somente alteração de fases, o cliente pode pedir na mesma ao comercializador ou ir directamente ao distribuidor que lhe agenda uma intervenção para alterar as fases.

Bem amigos,

Obrigado desde já pelos vossos pareceres.

Não quero reduzir a potência! Ela já está no mínimo (3,45)!
O que me disseram é que ao mudar para um contador monofásico de 6,9 ficaria a pagar igual ou até menos e não iria abaixo com tanta frequência.
O que se paga é a potência contratada, é indiferente ser mono ou trifásico. 5 amperes por fase num trifásico custa o mesmo que 15 amperes em monofásico. Ambas correspondem a uma potência contratada de 3,45KVA.

O que se paga é a potência contratada, é indiferente ser mono ou trifásico. 5 amperes por fase num trifásico custa o mesmo que 15 amperes em monofásico. Ambas correspondem a uma potência contratada de 3,45KVA.
Então qual é a melhor solução para evitar o quadro ir abaixo, sem ter de pagar mais?
Ter só uma fase?
O meu comercializados é a Endesa e estiva a ver, se mudar para 4,6kVA pago cerca de 2€/mês a mais. Também não é por aí. A questão é se essa potência fará diferença suficiente em relação a 3,45

Então qual é a melhor solução para evitar o quadro ir abaixo, sem ter de pagar mais?
Ter só uma fase?
O meu comercializados é a Endesa e estiva a ver, se mudar para 4,6kVA pago cerca de 2€/mês a mais. Também não é por aí. A questão é se essa potência fará diferença suficiente em relação a 3,45
Se tens trifásico, a melhor solução será passar para monofásico, mantendo a potencia contratada.

Mesmo com 4,6 KVA o que faz sentido é monofásico. Trifásico só para potencias muito mais altas, da ordem dos 13,8 kva pelo menos.

edit: Por exemplo na minha casa a instalação está homologada para ir até aos 10,35 em monófásico. Em trifásico penso que o limite para aquele local em concreto sejam os 20,7KVA.

Last edited:
Ter só uma fase?

Eu tenho os 4,6kVa, com tudo eléctrico (placa, apoio aos painéis solares no inverno) e é raro o quadro ir abaixo, acontece 2/3 vezes por ano por distração no inverno.

Chega bem, e é bem mais pratico que o trifásico, o balanceamento das fases é muito complicado.

se mudares para monofasico, provalvemente tens de chamar o electrecista para "adaptar" o quadro.

Ok vou ver se o que lá está é mono (deve ser).
Só pode ser monofásico. Trifásico só a partir de 6.9.

Acho que podes estar a confundir o facto de teres 3 leituras no contador(tri-horário) com o trifásico.
O contador pode ser tri-horário e sendo uma tarifa simples pagas sempre o mesmo valor, mas com essa potência, em termos de fase, só pode ser monofásico.

Já estou a ficar confuso
O que eu quis dizer mais acima (entretanto editei o post) é que o atual contador deve ser trifásico, por ir tantas vezes abaixo pode não estar a gerir bem as fases.
Portanto, o meu primeiro passo seria mudar para monofásico, uma vez que parece ser supostamente mais estável.
Se não resolver, se calhar subo a potência para 4,6kVA.

Back