Com o Punto a consumir tão pouco não vejo razões para trocares por um Diesel, ainda por cima mais antigo e provavelmente menos seguro...
Apesar da má fama, estes Fiat e os primeiros em termos de motor aliam excelente fiabilidade a excelente economia. Não tenho dúvidas que sejam
os melhores do seu tempo.
O seguro deverá ser semelhante, os consumos não farão diferença significativa porque ainda que o gasóleo seja mais barato provavelmente também consumirá mais.
A manutenção do Punto é substancialmente inferior em custo à de um Golf Diesel.
O Punto já tu conheces e o Golf pode vir com surpresas...
Enfim para mim seria claramente uma troca pouco inteligente e não me passaria sequer pela cabeça fazê-la. A menos que o Punto esteja com algum problema importante... Mas a consumir tão pouco e com tão poucos km...
Esse motor faz essa kilometragem 2x sem chatices [

]
Há casos em que há-que ponderar o nº de km a percorrer anualmente para ver se compensa ou não.
Para mim, este não é um deles... Duvido seriamente que, tendo em conta todos os custos de um carro e não apenas o combustível, poupes alguma coisa com a troca.
EDIT: Conheci um Punto mk1 1.2 que fez
450mil km. Depois avariou-lhe um simples injector e o dono não achou que valesse a pena trocar e vendeu...