Troca de carro serviço

A palete de cores do GLC é curiosa (pela negativa).
Por um lado considero que para um veículo de >75k tem poucas cores disponíveis, por outro lado, parece que andaram a escolher as piores tonalidades que podiam ter arranjado para o modelo. [:D]

Na minha opinião, o azul e verde deste modelo não encaixam com a linguagem estética do mesmo. O próprio cinza prata não acho que o favoreça, considerando as linhas algo "grosseiras". O vermelho, se não for bordeux ou mais acerejado, é sempre uma cor ingrata a longo prazo e principalmente em modelos de gamas mais executivas.

Se tivesse que escolher, seria inevitavelmente entre o Preto, Cinza Rato ou o Cinza "mate" (o tal dos 2900€).

Fazendo um aparte, acho curioso quando criticam a palete de cores da Tesla (claramente curta, básica e otimizada para a poupança de custos), mas depois vemos marcas premium, como a Mercedes, com uma palete pobre e desinspirada. Mas há outras marcas que atualmente sofrem com o mesmo problema, a Volkswagen, por exemplo. Escolher atualmente uma cor para o Tiguan ou Passat, não é fácil.

Falaram do Tonale há uns posts atrás, que está longe de ser um produto homogéneo ou bom em tudo. Mas se há coisa que ele tem de fantástico, são as cores. Quase todas elas são lindíssimas e ficam como uma luva no modelo! O verde é, efetivamente, fantástico. Seria a minha escolha nesse Alfa!

Agora imagina que este GLC é um verdadeiro Best seller da MB

Pessoalmente acho que o prata encaixa bem! O preto estou um pouco cansado da cor (ou falta da mesma). Só resta o azul…

O GLC não convenceu pela estética, mas antes pela tecnologia, equipamento e condução (conforto sublime)

Agora imagina que este GLC é um verdadeiro Best seller da MB

Pessoalmente acho que o prata encaixa bem! O preto estou um pouco cansado da cor (ou falta da mesma). Só resta o azul…

O GLC não convenceu pela estética, mas antes pela tecnologia, equipamento e condução (conforto sublime)

Eu sei que é! :) É um modelo com imensa procura, mesmo em usado, os valores residuais são elevados.
Um GLC usado, para o mesmo ano/versão, é consideravelmente mais caro que o Classe E Station, sendo que os PVP novos são semelhantes.

É como eu digo, as cores disponíveis deixam o consumidor de "pés e mãos atados", mas claro, depende dos gostos.
O azul eu gostaria se fosse uma versão mais escura ou tonalidade mais fechada, nesta versão mais aberta, não aprecio.

Se quisesse uma cor mais escura e para fugir ao preto iria para o cinza graphite, caso contrário o Cinza Alpine pela novidade e para nem ser branco, nem cinza prata.[:D]
Gosto dos cromados nos Mercedes e dos contrastes com as cores escuras. O GLC, em particular, tem bastantes, só o pack Night elimina isso (do qual não sou apreciador, por regra).

A parte mais difícil da escolha já fizeste, o resto é gosto pessoal. [;)]

O teu primo tem um GLC em cinzento graphite e parece-me que fica melhor que o prata (que acabei de ver). Também tinha acabado de ver um GLE num verde muito escuro que gostei bastante.

Aqui dá para ver em prata (está igual à minha configuração) e o efeito capot transparente (câmeras 360°)

https://youtu.be/LUrgPi5kFNc?si=rGMGtvGTxWHAxszg

Às vezes os comentários do YT saem-se bem: "El coche espectacular, pero a ese conductor le das un Fiat panda y hace lo mismo. Gran piloto." [:)]

Mas tinha ali umas atravessadelas que devem ter sido bem medidas para não mandarem o GLC para a sucata ...

Video muito porreiro, numa vertente off road! [:cool:]
Bom era conseguir vir com aqueles faróis led frontais, dá logo outro aspecto. [:p]

digital light são + 1.600€, penso eu.
Têm pinta, é verdade, mas experimentei os "high performance" de série e são muito bons (também trazem máximos automáticos), não achei que valessem a pena o upgrade. Preferi o som Burmester 3D, esse sim faz bastante diferença para o mediano sistema de série.

digital light são + 1.600€, penso eu.
Têm pinta, é verdade, mas experimentei os "high performance" de série e são muito bons (também trazem máximos automáticos), não achei que valessem a pena o upgrade. Preferi o som Burmester 3D, esse sim faz bastante diferença para o mediano sistema de série.

O "estilo" é sem dúvida mais aprimorado, já acontecia na anterior geração de modelos caracterizada pelos "pontos" de led, consoante a gama.
Mas não se resume a isso.

Não sei, objetivamente, as diferenças atuais entre os Mercedes led high performance (base) e o digital light.
Na geração anterior, os Multibeam (que era a tecnologia mais avançada disponível) mudavam bastante a perspetiva da iluminação. No fundo eram ao que vulgarmente se chama de "led matrix" em que os led são dinâmicos e conseguem projetar luz individualmente. Projetam e otimizam o feixe de luz de forma dinâmica consoante as curvas, faixas, sinais de trânsito, nevoeiro etc.

Calculo que o digital light funcione na mesma lógica mas seja um sistema ainda melhor e mais avançado.

Relativamente ao som, só conheço o sistema Burmester Surround base (W213) e confesso que não acho nada de especial. O 3D, mesmo sendo o base, já deve ser um bocadinho melhor.

Quem quiser conhecer as versões todas que existem, aproveito para deixar aqui um link:
https://www.burmester.de/en/automotive/mercedes-benz-soundsystem/

Last edited:
O "estilo" é sem dúvida mais aprimorado, já acontecia na anterior geração de modelos caracterizada pelos "pontos" de led, consoante a gama.
Mas não se resume a isso.

Não sei, objetivamente, as diferenças atuais entre os Mercedes led high performance (base) e o digital light.
Na geração anterior, os Multibeam (que era a tecnologia mais avançada disponível) mudavam bastante a perspetiva da iluminação. No fundo eram ao que vulgarmente se chama de "led matrix" em que os led são dinâmicos e conseguem projetar luz individualmente. Projetam e otimizam o feixe de luz de forma dinâmica consoante as curvas, faixas, sinais de trânsito, nevoeiro etc.

Calculo que o digital light funcione na mesma lógica mas seja um sistema ainda melhor e mais avançado.

Relativamente ao som, só conheço o sistema Burmester Surround base (W213) e confesso que não acho nada de especial. O 3D, mesmo sendo o base, já deve ser um bocadinho melhor.

Quem quiser conhecer as versões todas que existem, aproveito para deixar aqui um link:
https://www.burmester.de/en/automotive/mercedes-benz-soundsystem/

O Burmester Surround 3D não é o base, é opcional (1.250€).

Não escrevi que o extra Digital Light se resumia ao estilo, foi em resposta ao teu post anterior.
Podes ler aqui em detalhe o que consiste:
https://www.mercedes-benz.pt/passen...light/funcoes-de-assistencia-da-digital-light

O que acho é que os faroís High Performance de série, são ótimos e não senti necessidade em fazer o upgrade, ao contrário do sistema de som de série que é apenas sofrível.

Já tive um carro com led matrix e gostei, em Maio tb usei esse equipamento num carro de aluguer, mas quando se tem de fazer escolhas preferi o som, se o orçamemto esticasse os farois seriam o extra que se seguia.

Não escrevi que o extra Digital Light se resumia ao estilo, foi em resposta ao teu post anterior.
https://www.mercedes-benz.pt/passen...light/funcoes-de-assistencia-da-digital-light

O que acho é que os faroís High Performance de série, são ótimos e não senti necessidade em fazer o upgrade, ao contrário do sistema de som de série que é apenas sofrível.

Já tive um carro com led matrix e gostei, em Maio tb usei esse equipamento num carro de aluguer, mas quando se tem de fazer escolhas preferi o som, se o orçamemto esticasse os farois seriam o extra que se seguia.

Eu sei. O que eu quis dizer é que o 3D Burmester disponivel no GLC é o "base" dentro da gama 3D da Burmester, mas que mesmo assim já deve ser melhor que a versão que eu conheço que ainda é inferior a esse, penso eu.
Se vires o link que coloquei verificas que existe o Burmester 3D Surround Sound System e o Burmester Hight-End 3D Surround Sound System. No GLC está disponível o primeiro.

Relativamente aos faróis, agradeço a partilha do link! Já tem a questão de projetar os sinais de trânsito com as luzes, está brutal!
É uma grande evolução face ao Multibeam! [br:)]

Eu sei. O que eu quis dizer é que o 3D Burmester disponivel no GLC é o "base" dentro da gama 3D da Burmester, mas que mesmo assim já deve ser melhor que a versão que eu conheço que ainda é inferior a esse, penso eu.
Se vires o link que coloquei verificas que existe o Burmester 3D Surround Sound System e o Burmester Hight-End 3D Surround Sound System. No GLC está disponível o primeiro.

Relativamente aos faróis, agradeço a partilha do link! Já tem a questão de projetar os sinais de trânsito com as luzes, está brutal!
É uma grande evolução face ao Multibeam! [br:)]

Só para baralhar um bocadinho, o sistema de som base do GLC é Burmester, mas sem ser surround 3D 😂😂

O link que colocas remete para a anterior geração do GLC

Em termos de faróis fiquei um pouco desiludido com os faróis matrix do 530e, achei os base do GLC mais potentes, são pormenores que só conduzindo.
Mas gostei mais da qualidade dos ecrãs do BMW e do grafismo, ainda que a navegação nos menus menos intuitiva que a Mercedes.

Last edited:
Só para baralhar um bocadinho, o sistema de som base do GLC é Burmester, mas sem ser surround 3D 😂😂

O link que colocas remete para a anterior geração do GLC

Em termos de faróis fiquei um pouco desiludido com os faróis matrix do 530e, achei os base do GLC mais potentes, são pormenores que só conduzindo.
Mas gostei mais da qualidade dos ecrãs do BMW e do grafismo, ainda que a navegação nos menus menos intuitiva que a Mercedes.

Tens razão. Já não percebo nada. [:D]
Eu estava com ideia que era o 3D porque no configurador li "Sistema de Som Surround Burmester® - Sistema de som surround 3D com 15 altifalantes e 710 watts de potência do sistema​". E essas características de acordo com o site é o tal 3D base.

O link que coloquei, supostamente, tem todas as versões audio existentes quando selecionas o separador Automotive > Mercedes (desde o base ao 4D). Depois se escolheres o GLC em concreto não está atualizado, é verdade.

Mas não é relevante, adiante... [:D]:sh)​

Porque é que não adquires os faróis do teu bolso?

Obviamente havendo a possibilidade.

Tenho acompanhado várias atribuições de carros de serviço (embora sobretudo comprados pela empresa) e tenho visto vários casos em que o utilizador paga um extra (ou upgrade de motor, ou de linha de equipamento, ou extras).

Não me choca, porque o carro acaba por ficar de “graça” e por um valor simbólico, face ao custo de um carro, acaba por melhorar a experiência durante o período de utilização.

Digo isto porque os faróis Digital Light são mesmo muito bons.

Porque é que não adquires os faróis do teu bolso?

Obviamente havendo a possibilidade.

Tenho acompanhado várias atribuições de carros de serviço (embora sobretudo comprados pela empresa) e tenho visto vários casos em que o utilizador paga um extra (ou upgrade de motor, ou de linha de equipamento, ou extras).

Não me choca, porque o carro acaba por ficar de “graça” e por um valor simbólico, face ao custo de um carro, acaba por melhorar a experiência durante o período de utilização.

Digo isto porque os faróis Digital Light são mesmo muito bons.

Sinceramente nunca iria pagar do meu dinheiro para um carro de serviço.
Há colegas meus com pior plafond que o meu e melhores carros, pagam a diferença.
Para mim não funciona, imagina que saio 6meses depois de vir o carro…
Tenho carros de serviço há 20 anos e nunca gastei 1 cêntimo.

Respeito outras opiniões mas a minha é mesmo firme.

Honestamente acho os faróis um pouco overrated , preferi colocar outros extras

Sinceramente nunca iria pagar do meu dinheiro para um carro de serviço.
Há colegas meus com pior plafond que o meu e melhores carros, pagam a diferença.
Para mim não funciona, imagina que saio 6meses depois de vir o carro…
Tenho carros de serviço há 20 anos e nunca gastei 1 cêntimo.

Respeito outras opiniões mas a minha é mesmo firme.

Honestamente acho os faróis um pouco overrated , preferi colocar outros extras

Percebo o ponto e respeito.

Mas noto que na venda de um carro comprado por particular, se ao fim de 6 meses o venderes (para fazer o paralelismo com o exemplo que deste de sair da empresa ao final desse tempo) o custo da desvalorização é várias vezes superior ao preço pago por um upgrade inferior a 2000€ como referi.

Percebo que pagar algo que não é nosso possa parecer a fundo perdido, mas o custo da desvalorização não é de somenos.

Percebo o ponto e respeito.

Mas noto que na venda de um carro comprado por particular, se ao fim de 6 meses o venderes (para fazer o paralelismo com o exemplo que deste de sair da empresa ao final desse tempo) o custo da desvalorização é várias vezes superior ao preço pago por um upgrade inferior a 2000€ como referi.

Percebo que pagar algo que não é nosso possa parecer a fundo perdido, mas o custo da desvalorização não é de somenos.

E há sempre a possibilidade de sair da empresa antes do fim do contrato

já agora que cor escolhiam? Só posso escolher as que custam 1.000€ as outras estão fora de budget

Para mim seria sem duvida o "cinzento verde". Já vi vários GLC e Classe E com essa cor e ficam muito bonitos. E conseguem ser bonitos saindo do mainstream.

Boa escolha. Eu fui dos que apontei para GLC em vez da Série 5

Back