Troca de Patrol GR

Acho o falado Volvo XC90 uma opção equilibrada e interessante e passo a explicar porquê:

Em meados da década passada foi durante alguns anos o campeão de vendas do seu segmento (seg E dos SUVs) era espaçoso, confortável, bem equipado, podia ter 7 lugares, tinha um motor nobre, económico e fiável de 5 cilindros e tinha um posicionamento comercial que o tornava um pouco mais barato que os seus principais concorrentes.

O XC90 com o D5 de 185 cv (antes foi de 163 cv) competia com Q7, X5, ML, Touareg, etc. todos 6 cilindros e 3 litros e o motor ligeiramente mais pequeno do XC90 permitia-lhe sem perder muito em termos de andamento e nobreza, ser mais económico e mais barato.

Cheguei a ponderar comprar um há alguns anos (acabei por optar por um X5) e parece-me encaixar bem no que se pretende, as principais desvantagens são uma pele muito macia e fantástica em nova que se quebra e estraga um bocado com o tempo e um comportamento TT que cumpre apenas os mínimos.
Caro V7,

Tenho uma quinta e em poucas ocasiões tenho de me deslocar no interior da mesma. Aqui o Patrol Gr está como peixe na água. Atenção: é terra, com uma pequena vala, o suficiente para um ligeiro ou SUV menos habilitado não estar à altura. Por este motivo, parece-me que o XC90 possa não estar à altura.
Por outro lado gosto de pequenos passeios por estradas de terra batida e algumas incursões off-road light, situações em que, friso novamente, o Patrol Gr "está em casa". Arrisco-me até a dizer que está melhor nesse elemento do que em asfalto... Atenção que o Y60, apesar dos 22 anos, tem um comportamento em estrada muito, muito são: curva bem com confiança e pode circular perfeitamente a 130/140 com estabilidade absoluta.
Volto ao início do tópico: Troca de Patrol GR por jipe (semelhante em termos de aptidões) com 5 portas e segurança passiva actualizada. Se no meio disto vier melhor motor (entenda-se mais económico e mais potência) tanto melhor. O budget "psicológico são os 15 K€.
Opções ainda em cima da mesa: Pajero
1-3.2 DID de 2000 com 138000 Km por 11000 €
2-GrandCherokee 3.0 V6 CRD de 2005 com 108000 Km por 17500 €

Toyota Land Cruiser.

Se optares por "Jipes" Europeus ou Americanos conta com uma manutenção muito dispendiosa e problemas irritantes.

Última edição:
Recomendo este modelo:

land_cruiser_g203a.jpg

Última edição:
Contrariamente ao até aqui exposto conheço um caso de um Mitsubishi Pajero 3,2 comprado novo que deu inúmeros problemas.

V7,

Sabe ao certo se os problemas foram isolados (naquela unidade)?

Não me apetece nada sair do meu Patrol GR, que desde que bem tratado é imune a quase tudo... (pouquíssima electrónica!) e ir cair num cancro! Para isso já me basta um Alfa 156 que tive em tempos, safa!

V7 e nferrari,

agradeço a ambos a tentativa de ajuda.

Acabei de ver o jipe que compraria, caso não houvesse restrição de €:

http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Mercedes-Benz/G-350/P8387443/

Como o Euromilhas não caiu para este lado, tenho que ficar por opções mais "contidas".

Esse G é estupidamente caro como existem outros que já pedem mais com 20 anos do que custaram novos.
Ter 3 bloqueios num jipe, ESP, controlo de tração, bom cruzamento de eixos e a aerodinâmica de um tijolo por uma pequena parcela desse valor tens um wrangler. Este G é apenas um porta estandarte da marca e um bater de pé pois na prática não vale aquilo que custa e isto sou eu a falar que até gostava de ter um mesmo dos mais velhotes tipo w463 300 GE [:D]
Uma coisa é comprar por gosto de ter um jipe outra é por necessidade e se essa necessidade é relativa diria que existem muitas opções que te poderão satisfazer. Na prática se calhar nunca usaste o bloqueio traseiro do GR digo eu...a questão é andares com um poderio todo atrás quando hoje em dia meia dúzia de chips fazem a mesma coisa.
Quando se pensa em GR pensa-se nisto https://www.youtube.com/watch?v=Q-XfzKc0RsA
Contudo muitos proprietários utilizam-nos em passeios fora de estrada ao lado de Dusters, etc.

Um Freelander 2 já faz muita coisa off road, este tem muitos kms mas é uma questão de procurares outros.
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/Land-Rover/Freelander/P8366953/

Como eu sempre digo tudo depende da necessidade e expectativa que se tem para o carro e claro o plafond disponível, se bem que este último item é mais que suficiente para chegar a uma grande panóplia de modelos muito diferentes entre si.

Última edição:
TerranoII,

Para ser franco sou daqueles que não consegue entender a "pica" de andar com um carro no meio de montanhas de lama e valas intransponíveis até a pé... aceito que haja quem goste, mas não é o meu perfil.
Penso que o Pajero que eu já coloquei o link continua a ser aquilo que serve melhor a minha procura: 5 portas, jipe 4 x 4 para quando for preciso, capacidade de carga (para ir de férias com a tropa) 7 lugares (na eventualidade de levar os sogros na mesma camionete), motor com potência qb e consumos qb.
Vou vê-lo na próxima semana e caso faça negócio logo coloco o Patrol à venda.

TerranoII,

Para ser franco sou daqueles que não consegue entender a "pica" de andar com um carro no meio de montanhas de lama e valas intransponíveis até a pé... aceito que haja quem goste, mas não é o meu perfil.
Penso que o Pajero que eu já coloquei o link continua a ser aquilo que serve melhor a minha procura: 5 portas, jipe 4 x 4 para quando for preciso, capacidade de carga (para ir de férias com a tropa) 7 lugares (na eventualidade de levar os sogros na mesma camionete), motor com potência qb e consumos qb.
Vou vê-lo na próxima semana e caso faça negócio logo coloco o Patrol à venda.

Acho que fazes bem, só tu poderás decidir pois temos de ter algum carinho pelas máquinas.
O mundo off road é muito mais que isso e existem um sem número de praticantes da modalidade que andam bem longe dessas dificuldades não deixando de efetuar muitos kms offroad talvez até mais que os puros e duros, mas lá está cada um é como cada qual.
Como eu sempre digo melhor mesmo é usufruir das máquinas.
Os jipes mais antigos e na grande maioria dos modelos são valores seguros mas não conseguem oferecer a comodidade de um suv mais recente.
Agora é mais fácil sentires mais confortável ao volante de um Gr a fazer estas brincadeiras
ag_15132.JPG

contudo existem n veículos mais recentes que passam nos mesmos sítios
ag_15138.JPG

ag_15140.JPG

joão,

gosto muito do teu patrol mas acho que o modelo seguinte também não lhe fica atrás :

o teu é igual a este ?

NISSANPatrolSWB-1002_6.jpg

eu acho este um pouco melhor em termos de condução e um dia vai aparecer um em bom estado e a bom preço.

NISSANPatrolSWB-3155_5.jpg

igual ao teu ou o modelo seguinte, tanto faz.

eu também gosto de fazer TT suave e sem grandes aventuras e qualquer um deles dá confiança para dar a volta ao mundo e em estradas sem asfalto [;)]

E porque não um Duster 4x4? A gasolina será que não os arranjas a esse preço? Foram vendidos Dusters 4x4 a gasolina?

Aquilo tem um excelente desempenho em TT. O sistema 4x4 do Duster é da Nissan. Aliás, o Duster é vendido em alguns mercado como Nissan Terrano.

Eu acho que um Outlander como já mostrei anteriormente dava conta do recado.
Um 2.0DID já é despachado, relativamente econômico e é espaçoso.
Encontram-se os 4x4 com 7/8 anos ou menos por 16 000€ com Km baixos e em bom estado.

joão,

gosto muito do teu patrol mas acho que o modelo seguinte também não lhe fica atrás :

o teu é igual a este ?

NISSANPatrolSWB-1002_6.jpg

eu acho este um pouco melhor em termos de condução e um dia vai aparecer um em bom estado e a bom preço.

NISSANPatrolSWB-3155_5.jpg

igual ao teu ou o modelo seguinte, tanto faz.

eu também gosto de fazer TT suave e sem grandes aventuras e qualquer um deles dá confiança para dar a volta ao mundo e em estradas sem asfalto [;)]

José Manuel o meu é o das fotos que eu coloquei, ou seja o mais quadrado (mais antigo, versão Y60).
Os Patrol são muito requisitados para transformações, de modo que encontrar um em estado original é cada vez mais difícil, um Special Edition (igual ao meu) é raríssimo! Atenção que tem 113000 Km. Faz uma pesquisa pelos canais de venda de automóveis e verás que é peça rara!
Já conduzi o Y61 (versão seguinte ao meu) e confesso que gosto mais da condução do meu. Nunca conduzi outros Jipes a não ser o Y60, e o que te posso dizer é que conduzes este Jipe como um carro ligeiro, apenas notas que tens mais peso e o motor podería ser mais forte (tem "apenas" 115 Cv), embora com a excelente cx, adequada ao motor, nem se note em demasia. Esta versão do Patrol (Y60) tem vias mais larags o que dá muita estabilidade ao carro: curva com muita confiança!!! e o acerto das suspensões é excelente: confortável e não deixa o Jipe adornar. Como não tem ajudas (segurança passiva), sobretudo em molhado requer muito mais cuidado.
Por tudo isto, se o Pajero que vou ver para a semana desiludir, o Gr vai continuar cá em casa.

E porque não um Duster 4x4? A gasolina será que não os arranjas a esse preço? Foram vendidos Dusters 4x4 a gasolina?

Aquilo tem um excelente desempenho em TT. O sistema 4x4 do Duster é da Nissan. Aliás, o Duster é vendido em alguns mercado como Nissan Terrano.
Fabulous,

Já foi colocada essa sugestão por outro user, mas confesso que sai fora daquilo que pretendo. Quero manter um 4 x 4 à séria, embora original.

Voltar
Superior