" Tu conduzes como um imbecil "

Eu gosto de carros modernos apesar de não usar todas as mariquices sem duvida.
Mariquices em tom de reinação claro hehe.

Ontem experimentei ligar o cruise control que já tinha testado há uns bons anos...e mais uma vez, desliguei logo aquela porcaria....carregar em botõezinhos para manter a velocidade, devo tar num aviao oh caraças [:D]

Vocês têm que se adaptar ou deixar de guiar. É que daqui a uns anos, estes vão ser ums chassos e os outros ja nem existirão. Não sejam botas de elástico.

Vocês têm que se adaptar ou deixar de guiar. É que daqui a uns anos, estes vão ser ums chassos e os outros ja nem existirão. Não sejam botas de elástico.

É desta que eu compro um clássico. Descapotável, de preferência, atendendo à minha idade, para parecer um pouco menos imbecil ao volante. [:D]

Adaptar a quê ? A não ligar o cruise control ? [:D]

Não estamos a falar de querer um carro sem ABS pah [:p]

Há muitos anos que andava só com chaços e sempre me dei bem. Este ano comprei um carro novo, cheio dessas m*rdices, e pareço um verdadeiro nabo.

Aquilo apita por todos os lados, só não apitou no outro dia em que estava um poste de candeeiro no ângulo morto, que me custou uma bela raspadela.

Tem tanta tecnologia que até se atrapalha, já consegui andar para a frente com a câmara de marcha atrás ligada [:D]

Odeio aquilo, estou mesmo arrependido de ter trocado de carro. Conduzir estes carros novos não é para mim, aquilo tem tecnologia a mais, que nunca utilizo, e complicou as 3 ou 4 funções básicas que uso.

O travão de mão elétrico é outra bela caca.

Acho que vou ter de comprar outro chaço para mim [:D]e deixar o carro para os filhos que são desta época da condução assistida por todos os lados e mais alguns.

É por essas e por outras que eu digo que se quiserem quantidade, comprem o último modelo posto no mercado, mas se quiserem qualidade, comprem um carro antigo [:cool:]
É como dizes e muito bem, os carros de hoje em dia têm todo o tipo de mariquices. É tudo muito bonito, tudo XPTO, mas às vezes em vez de ajudarem, atrapalham ainda mais. E isto já para não falar da manutenção, que não é qualquer oficina que tem habilidade para isso. Está tudo feito para que as manutenções sejam feitas cada vez mais nas marcas, e como sabem, as manutenções nas marcas levam-nos o cu e as calças :sh)

Last edited:
Há muitos anos que andava só com chaços e sempre me dei bem. Este ano comprei um carro novo, cheio dessas m*rdices, e pareço um verdadeiro nabo.

Aquilo apita por todos os lados, só não apitou no outro dia em que estava um poste de candeeiro no ângulo morto, que me custou uma bela raspadela.

Tem tanta tecnologia que até se atrapalha, já consegui andar para a frente com a câmara de marcha atrás ligada [:D]

Odeio aquilo, estou mesmo arrependido de ter trocado de carro. Conduzir estes carros novos não é para mim, aquilo tem tecnologia a mais, que nunca utilizo, e complicou as 3 ou 4 funções básicas que uso.

O travão de mão elétrico é outra bela caca.

Acho que vou ter de comprar outro chaço para mim [:D]e deixar o carro para os filhos que são desta época da condução assistida por todos os lados e mais alguns.

Faz um favor a ti mesmo e aos demais, enteega a carta e compra o passe social ou anda de Uber.

Culpar o carro... [:)]

Então e naqueles acidentes provocados por esses carros que conduzem sozinhos? Quem é o culpado?
Pois...

Nenhum carro conduz sozinho, por isso o culpado é o condutor.

Então esses tais carros autónomos são o quê mesmo? :confused:
Pronto, está bem que ainda não estão a ser produzidos em série (pelo menos que eu saiba), mas a verdade é que já há relatos de acidentes com esses ditos carros, inclusive com mortos

Bem, que gostem de carros velhos, ok, eu também gosto de alguns, para estarem guardados e dar uma volta ao fds.

Mas desvalorizar as vantagens de determinados equipamentos e até culpar os carros pelos acidentes? Por favor...

Considerando a utilização diária, trabalho, compras, escolas, atividades, etc, e não o ir para uma estrada de serra gozar o carro (quantos vão? pois...), há lá coisa melhor do que determinados gadgets?

Keyless? que maravilha, especialmente para quem entra e sai muitas vezes do carro...até me esqueço que aquilo tem uma chave....

Sensores de estacionamento e câmera de marcha-atrás? quer maravilha, então em determinados lugares apertados, e para quem estima o que é seu e dos outros, e nem um encosto dá...

Travão de mão-elétrico? Há lá coisa melhor e mais prática? Ainda estou para saber o que é que puxar uma alavanca mecânica auxilia na segurança e conforto...

Assistente em subidas? Tenho carta há 30 anos e nunca me fez falta, mas se lá está e ajuda, tornando a condução bem mais confortável, vou dizer que é mau?

ACC? Finalmente comecei a usar o CC com mais frequência.

Assistente á travagem de emergência? Ainda hoje no Eixo N/S (caditonunon e Luis Capelo, fica em Lisboa, e foi na zona de Campolide), uma desaceleração mais brusca do trânsito á minha frente e, apesar de estar atento, lá o gajo me deu um cheirinho. Se eu por acaso estivesse distraído, tinha-me evitado uma traseirada.

Na Europa não existem carros autónomos a circular, que eu saiba (excluindo eventuais protótipos).

Sim, também foi o que pensei (fiz um acrescento no meu post anterior antes de ver a tua resposta).
Em todo o caso, quem será o culpado num acidente destes?
Mas há mais: Qualquer gajo mal intencionado que tenha conhecimentos suficientes pode perfeitamente tomar o controlo dum carro desses para praticar o mal

Bem, que gostem de carros velhos, ok, eu também gosto de alguns, para estarem guardados e dar uma volta ao fds.

Permite-me discordar. Os carros são feitos para andar, para serem usados, e não para estarem na garagem a acumular pó e teias de aranha. Já diz o velho provérbio que "ferros que não são usados, gasta-os a ferrugem" [:p]

Mas desvalorizar as vantagens de determinados equipamentos e até culpar os carros pelos acidentes? Por favor...

Considerando a utilização diária, trabalho, compras, escolas, atividades, etc, e não o ir para uma estrada de serra gozar o carro (quantos vão? pois...), há lá coisa melhor do que determinados gadgets?

Keyless? que maravilha, especialmente para quem entra e sai muitas vezes do carro...até me esqueço que aquilo tem uma chave....

Sensores de estacionamento e câmera de marcha-atrás? quer maravilha, então em determinados lugares apertados, e para quem estima o que é seu e dos outros, e nem um encosto dá...

Travão de mão-elétrico? Há lá coisa melhor e mais prática? Ainda estou para saber o que é que puxar uma alavanca mecânica auxilia na segurança e conforto...

Assistente em subidas? Tenho carta há 30 anos e nunca me fez falta, mas se lá está e ajuda, tornando a condução bem mais confortável, vou dizer que é mau?

Assistente á travagem de emergência? Ainda hoje no Eixo N/S (caditonunon e Luis Capelo, fica em Lisboa, e foi na zona de Campolide), uma desaceleração mais brusca do trânsito á minha frente e, apesar de estar atento, lá o gajo me deu um cheirinho. Se eu por acaso estivesse distraído, tinha-me evitado uma traseirada.

A parte do Keyless é muito bonita e uma maravilha, de facto. Também o é para os ladrões. Qualquer ladrão com habilidade suficiente só precisa de um smartphone para gamar um carro desses.

A parte dos travões, vou contar uma história engraçada (que não tem graça nenhuma) mas verídica. Quando a empresa onde o meu pai trabalha foi adquirida pelo actual dono, ele renovou a frota com Mercedes Arocs. Aquilo é tudo XPTO, com sensores disto, sensores daqulo, sensores de assado. Moral da história: Estavam os camiões ao serviço há umas 2 ou 3 semanas, tiveram os gajos da Mercedes de ir lá à empresa alterar o software a todas as viaturas, e porquê? Porque os camiões, ao entrarem na A1 no Carregado, bloqueavam de repente, porque o software considerava aqueles viadutos como obstáculos.

Permite-me discordar. Os carros são feitos para andar, para serem usados, e não para estarem na garagem a acumular pó e teias de aranha. Já diz o velho provérbio que "ferros que não são usados, gasta-os a ferrugem" [:p]

Ok, eu reformulo, estava a falar de carros clássicos, e não de charutos velhos. [:p]

A parte do Keyless é muito bonita e uma maravilha, de facto. Também o é para os ladrões. Qualquer ladrão com habilidade suficiente só precisa de um smartphone para gamar um carro desses.

Tenho carros com keyless há 14 anos, e nunca me desapareceu nenhum. E se desaparecer, tenho sempre seguro de DP, com cobertura de FR. [:p]

A parte dos travões, vou contar uma história engraçada (que não tem graça nenhuma) mas verídica. Quando a empresa onde o meu pai trabalha foi adquirida pelo actual dono, ele renovou a frota com Mercedes Arocs. Aquilo é tudo XPTO, com sensores disto, sensores daqulo, sensores de assado. Moral da história: Estavam os camiões ao serviço há umas 2 ou 3 semanas, tiveram os gajos da Mercedes de ir lá à empresa alterar o software a todas as viaturas, e porquê? Porque os camiões, ao entrarem na A1 no Carregado, bloqueavam de repente, porque o software considerava aqueles viadutos como obstáculos.

Pode-se então considerar que todos os Arocs bloqueiam quando entram na A1 no nó do carregado, ou que a Mercedes desativou esse software em todos os Arocs no mundo? Claro que não, são pequenas afinações, que até podem ter ocorrido apenas nesse caso.

A maior parte dos BMW gamados não tem a função "keyless" e basta um smartphone. [:D]

Para mim, é talvez o melhor equipamento de conforto, entrar sair e ligar e desligar o carro sem ter de tocar na chave. E se o carro tem travão de parque elétrico e automático, ui... É só ligar e arrancar.

Quanto aos Aroc, todos os pesados são desde há uns tempos obrigados a ter sensor de proximidade, que em primeiro caso alerta o condutor e em última instância imobiliza o veículo. E pode estar ou não associado ao regulador de velocidade, ao GPS (orografia e limites de velocidade, por exemplo) e até à caixa de velocidades, remetendo o condutor a um papel de supervisão.

Acontece que o sistema pode requerer afinações e ajustes ou simplesmente estar bem configurado pelo utilizador da máquina.

Os condutores tiveram formação do modelo Aroc ou foi do tipo, "toma lá e deserrasca-te"? Pois...

Também já me ajudou uma vez.

Mas nunca vos aconteceu o assistente de travagem de emergência travar antes de tempo?

Já me aconteceu várias vezes.

No outro dia, um gajo meteu-se à frente à patrão, estava a travar já progressivo e o carro travou a fundo primeiro.[:D]

Isso e o fazer de conta que trava e avisos na Ponte 25 de Abril.

As oscilações na via mais à esquerda devido ao piso de ferro devem ser o motivo.

Ok, eu reformulo, estava a falar de carros clássicos, e não de charutos velhos. [:p]

Pois, mas todo e qualquer carro clássico ou mesmo histórico antes de o ser, por uma altura na vida é um charuto velho [:p].
Mas isso não invalida nada aquilo que disse. E já que um gajo tem despesas, que usufrua ao máximo do clássico, ou do histórico, ou do charuto velho, ou o que quiseres chamar [:p].
Mas atenção, isto sou eu [;)]. Quando o meu carrito se tornar um clássico (embora esteja consciente de que nunca será um histórico), que já falta pouco, vou continuar a usufruir dele como sempre fiz desde que o tenho, desde há 11 anos. Mas repito, isto sou eu. Cada qual faz aquilo que lhe vier à gana [;)]

Tenho carros com keyless há 14 anos, e nunca me desapareceu nenhum. E se desaparecer, tenho sempre seguro de DP, com cobertura de FR. [:p]

E ainda bem que isso nunca aconteceu. Mas o meu ponto é que é muito mais fácil fanar um carro keyless do que um convencional... pelo menos sem causar danos pois tudo o que é preciso é um PC ou um Smartphone. E habilidade para isso, evidentemente [:p].
Quanto a esse seguro de DP, o que andas tu a fazer, seu maroto [:p]?...
[:D][:)]

Pode-se então considerar que todos os Arocs bloqueiam quando entram na A1 no nó do carregado, ou que a Mercedes desativou esse software em todos os Arocs no mundo? Claro que não, são pequenas afinações, que até podem ter ocorrido apenas nesse caso.

Se acontecia em todo o mundo, confesso que desconheço. Mas os primeiros 10 Arocs que vieram para esta empresa em 2016, todos eles tinham esse problema na A1. Já estes últimos 3 que vieram recentemente, até ver ainda não deram problemas nesse aspecto. Sendo que da frota de antes do reinado do actual dono, só ficaram lá 3 MAN TGX de 2011, 2 Volvo FM7 de 2001 e um Volvo FL10 de 1996 (que foi todo restauradinho) que nunca deram problemas de maior. Voltando às primeiras Arocs da empresa, felizmente nunca aconteceu nenhum acidente. Mas e se porventura o bloqueio repentino das rodas tivesse provocado um acidente, como seria? Ok, se levassem uma passa por trás teoricamente o culpado seria quem bate, mas e na prática? E se provocasse um despiste?
Tudo isto para dizer que este tipo de tecnologias por mais bonitas que sejam, não é tudo rosas. Há que colocar todos os cenários possíveis, tanto para o bem como para o mal. Se um acidente for provocado por falha mecânica ou humana é relativamente fácil, mas e se a falha for tecnológica, como é que vai provar que não foi falha humana? Como é que se descalça essa bota?

Sempre defendi que as tecnologias devem ser feitas para auxiliar o ser humano, e não para o substituir. Mais do que isso, defendo que é o ser humano quem deve controlar a máquina, e não o contrário. Mas a tendência está a ser o oposto, e isso só dá azo a teorias de conspiração de que as máquinas vão dominar-nos um dia. Aliás, até já abriram um tópico neste fórum sobre isso mesmo.

Last edited:
A maior parte dos BMW gamados não tem a função "keyless" e basta um smartphone. [:D]

Para mim, é talvez o melhor equipamento de conforto, entrar sair e ligar e desligar o carro sem ter de tocar na chave. E se o carro tem travão de parque elétrico e automático, ui... É só ligar e arrancar.

Quanto aos Aroc, todos os pesados são desde há uns tempos obrigados a ter sensor de proximidade, que em primeiro caso alerta o condutor e em última instância imobiliza o veículo. E pode estar ou não associado ao regulador de velocidade, ao GPS (orografia e limites de velocidade, por exemplo) e até à caixa de velocidades, remetendo o condutor a um papel de supervisão.

Acontece que o sistema pode requerer afinações e ajustes ou simplesmente estar bem configurado pelo utilizador da máquina.

Os condutores tiveram formação do modelo Aroc ou foi do tipo, "toma lá e deserrasca-te"? Pois...

Não. Antes dos camiões entrarem definitivamente ao serviço, andaram lá os tipos da Mercedes a dar formação aos motoristas.
Agora confesso que não sei dizer se é assim com toda a gente, ou se é só para quem tem a frota por leasing e com aqueles contratos de manutenção, como é o caso. Só os camiões que já lá estavam, as MAN e as Volvo é que são totalmente da empresa.
Uma coisa é certa: De todos os Mercedes Arocs que já vi a circular nas estradas, nunca vi nenhum motorista a praticar condução como aquela que a Mercedes impinge (por causa do tal contrato de manutenção) à empresa onde trabalha o meu cota. Os motoristas desta empresa praticam uma condução em que praticamente não usam os travões, só usam a caixa e o travão de escape. É que usam tão pouco os travões que mesmo as primeiras Arocs, que já têm 500000 km, nunca mudaram as pastilhas. Mas em contrapartida já levaram diferenciais, pelas razões mais óbvias.

Mas isto já é off-topic. Vou tentar não abusar

Last edited:
Sim, também foi o que pensei (fiz um acrescento no meu post anterior antes de ver a tua resposta).
Em todo o caso, quem será o culpado num acidente destes?
Mas há mais: Qualquer gajo mal intencionado que tenha conhecimentos suficientes pode perfeitamente tomar o controlo dum carro desses para praticar o mal

É sempre o condutor. Seja 100% autónomo ou não.

"Qualquer gajo mal intencionado que tenha conhecimentos suficientes" - isto não é assim tão simples. Não vai ser o zé da esquina que vai conseguir hackar um carro.

Back