" Tu conduzes como um imbecil "

Por acaso acho mesmo que a circulação em rotundas é um caso de estudo. Se há 30 anos havia poucas, de lá para cá começaram a multiplicar-se em catadupa e mesmo assim é o que se vê nos dias de hoje. É a rara a semana em que não veja situações típicas de quem não sabe conduzir em rotundas.

Na sexta-feira estou para entrar numa, e estamos 3 carros parados lado a lado para preencher 3 vias dentro da rotunda. Seria de pensar que cada um seguisse pela via correspondente (o da esquerda para a via de dentro da rotunda, eu no meio, para a via do meio e o da direita para a via de saída) só que não. Arrancamos e oiço buzinar, olho pelo espelho e o tipo que estava do meu lado esquerdo e que devia ir para a via de dentro, quase que me limpou a lateral, ficou parado na rotunda a buzinar-me, uma vez que queria ir para a via onde eu estava. Nem fiz caso.

Ontem foi a minha vez de ver um dos tem retângulo mágico, passar a entrada da rotunda para entrar na saída. Devia ter entrado onde está aquele carro, mas não passou a árvore e siga .
​​​​​​Esta situação por acaso é numa localidade com pouco trânsito gostava de ver se viesse um corretamente.

​​​​​​

Isso não é uma rotunda.[;)]

Quem quer seguir em frente para a zona onde passa a empedrado e um único sentido de tráfego, não tem de contornar o ''jardim'' onde está a árvore.

Mas o TVDE teve sorte de não vir ninguém por onde ele entrou, visto ser uma via de sentido único contrário ao que ele seguiu.

Por acaso acho mesmo que a circulação em rotundas é um caso de estudo. Se há 30 anos havia poucas, de lá para cá começaram a multiplicar-se em catadupa e mesmo assim é o que se vê nos dias de hoje. É a rara a semana em que não veja situações típicas de quem não sabe conduzir em rotundas.

Na sexta-feira estou para entrar numa, e estamos 3 carros parados lado a lado para preencher 3 vias dentro da rotunda. Seria de pensar que cada um seguisse pela via correspondente (o da esquerda para a via de dentro da rotunda, eu no meio, para a via do meio e o da direita para a via de saída) só que não. Arrancamos e oiço buzinar, olho pelo espelho e o tipo que estava do meu lado esquerdo e que devia ir para a via de dentro, quase que me limpou a lateral, ficou parado na rotunda a buzinar-me, uma vez que queria ir para a via onde eu estava. Nem fiz caso.

Esse até foi um 2 em 1. Para além de não saber circular em rotundas, não sabe que quem quer mudar de via ou de direcção perde prioridade. Portanto, só tinha 2 hipóteses: ou metia-se atempadamente na via pretendida, ou então já que não o fez, só tinha de se aguentar à bomboca, que foi o que acabou por acontecer.

Esse até foi um 2 em 1. Para além de não saber circular em rotundas, não sabe que quem quer mudar de via ou de direcção perde prioridade. Portanto, só tinha 2 hipóteses: ou metia-se atempadamente na via pretendida, ou então já que não o fez, só tinha de se aguentar à bomboca, que foi o que acabou por acontecer.

Eu acho que o que ia na cabeça daquele(a) condutor(a) é que a entrada na rotunda seria para a "minha via".

Já que aparentemente anda-se a falar de rotundas, também passei por uma situação há dias.

Estão a ver aqueles imbecis que entram nas rotundas assim sem mais nem menos? Há dias aconteceu completamente o oposto, ou seja, um tosco que circulava na rotunda e trava de repente para dar passagem a outro que estava à espera para entrar. Fosse eu um "cheira-cus" e tinha-me enfiado na traseira dele, e mesmo assim...

Isso não é uma rotunda.[;)]

Quem quer seguir em frente para a zona onde passa a empedrado e um único sentido de tráfego, não tem de contornar o ''jardim'' onde está a árvore.

Mas o TVDE teve sorte de não vir ninguém por onde ele entrou, visto ser uma via de sentido único contrário ao que ele seguiu.

Mencionei rotunda por não arranjar outra palavra mais explícita.

as rotundas têm um propósito conhecido e funcionam. está comprovado. Infelizmente, para cumprirem o seu propósito e funcionarem, precisam de estar bem planeadas, bem feitas e serem necessárias. Mesmo necessárias, não apenas para fazer figura, pôr estatuas e dar faturação ao amigo.
Para se avaliar se são necessárias, é preciso avaliar o trafego. Isso demora, tem custos, e há pouca gente com competências para o fazer bem. O amigo raramente é um deles, apesar de apresentar um relatório todo bonito.

As leis foram feitas pelos bisavós dos planeadores e os condutores comportam-se como os trisnetos dos planeadores. Com ingredientes destes, só corre mal porque deus quer :sh)

Isto não há salvação possível. Nos últimos dias, não fosse eu um condutor acautelado, já tinha tido uns 2 ou 3 acidentes. Depois de ter contado o da rotunda que queria entrar na minha via, ontem um tipo a entrar na minha via, vindo do estacionamento de um Aldi com um STOP, vai de acelerar dentro do estacionamento para passar à minha frente. Até aqui, tudo tranquilo, não me afecta rigorosamente nada. Só que eu estava a circular numa faixa de 2 vias com uma rotunda logo a seguir a essa entrada do Aldi. E eu ia na direita, e estava um tipo parado para entrar na rotunda na via da esquerda. Eis que o apressado mete-se à minha frente e também queria ir para a esquerda. Como estava lá um carro, para e fica à minha frente a bloquear-me a passagem. Travões a fundo, a chover, ABS a funcionar (há muito que não o sentia) e não me enfaixei naquele tipo por sorte. E vinha devagar, se calhar a uns 30kms/h pela aproximação à rotunda. Mão na buzina até passar por ele (ou ela). Que parvoíce, só para passar à minha frente sem se aperceber do trânsito em redor.

Hoje estou a atravessar um cruzamento nas calmas e passa um tipo a acelerar vindo da esquerda e com um sinal de perda de prioridade. Este tinha-me limpo a frente toda, se eu viesse à mesma velocidade que ele. Eu pergunto como é que se abordam cruzamentos sem prioridade em velocidade excessiva e com um sinal de perda de prioridade? É só imbecis, não espanta nada a quantidade de acidentes que vemos todos os dias. É cada borrego que mete impressão.

Venho eu nas calmas na A33, na via da direita, sentido IC20/I3, a uns 100 km/h.

largos metros à frente, vindo do acesso da Moita, entra um táxi, que toma logo a via central.

Ao invés do habitual, quando cheguei perto dele, não mudei de via, para passar pela esquerda e mantive-me á mesma velocidade na via da direita.

Passei normalmente, vi que era do Montijo, e só junto da saída para a Aldeia Galega do Ribatejo, é que o profissional, tomou a via da direita.

Continuando para o IC3, quando a via da direita acaba e tem de ceder a prioridade, eu estava na esquerda, e já estava mesmo a topar o gajo que ia a pastar na via da direita, meter-se à cão à minha frente sem sinalizar e assim foi.

Os radares que instalaram na N119, deviam também fotografar os veículos que circulam de luzes apagadas, não respeitando o sinal D10.

Hoje estava eu a pé quando oiço uma buzina. Era uma ambulância dos bombeiros a buzinar a um carro que estava a parar numa passadeira. Quando a pessoa passou, o condutor o carro apontou para a mesma a dar indicação ao condutor da ambulância o porquê de ter parado. Levou mais uma buzinadela...o carro arranca e a ambulância vira para a rua que eu estava a atravessar na passadeira. Levei com uma tangente com as rodas a patinar. Tudo isto sem marcha de urgência assinalada até ao quartel que é logo ali. Teria sido "engraçado" ser atropelado por uma ambulância dos bombeiros à porta do quartel...

Este comportamento da ambulância lembrou-me um que presenciei há umas semanas.

Passava pouco das 20h, já era noite e o piso estava molhado. Vem uma ambulância em ritmo acelerado e rotativos ligados, mas sem sinal sonoro

A rua em causa tem uma curva que não tem visibilidade (mas consegue-se fazer a um ritmo elevado) e uma passadeira logo a seguir à curva (é o ideal). Estava uma pessoa a dirigir-se à passadeira, e por sorte ainda não tinha iniciado a travessia, pois a ambulância fez a curva mantendo o ritmo elevado e sem sinal sonoro.

Percebo que de noite quando há condições de visibilidade tenham apenas os rotativos ligados, mas à proximidade de uma passadeira não faz sentido passar em silêncio, por pouco não ganharam outro cliente...

Hoje estava eu a pé quando oiço uma buzina. Era uma ambulância dos bombeiros a buzinar a um carro que estava a parar numa passadeira. Quando a pessoa passou, o condutor o carro apontou para a mesma a dar indicação ao condutor da ambulância o porquê de ter parado. Levou mais uma buzinadela...o carro arranca e a ambulância vira para a rua que eu estava a atravessar na passadeira. Levei com uma tangente com as rodas a patinar. Tudo isto sem marcha de urgência assinalada até ao quartel que é logo ali. Teria sido "engraçado" ser atropelado por uma ambulância dos bombeiros à porta do quartel...

Se foi aqui na terra, ainda há tempos iam entrando pelo departamento de urbanismo dentro....:sh)

Venho eu nas calmas na A33, na via da direita, sentido IC20/I3, a uns 100 km/h.

largos metros à frente, vindo do acesso da Moita, entra um táxi, que toma logo a via central.

Ao invés do habitual, quando cheguei perto dele, não mudei de via, para passar pela esquerda e mantive-me á mesma velocidade na via da direita.

Passei normalmente, vi que era do Montijo, e só junto da saída para a Aldeia Galega do Ribatejo, é que o profissional, tomou a via da direita.

Continuando para o IC3, quando a via da direita acaba e tem de ceder a prioridade, eu estava na esquerda, e já estava mesmo a topar o gajo que ia a pastar na via da direita, meter-se à cão à minha frente sem sinalizar e assim foi.

Os radares que instalaram na N119, deviam também fotografar os veículos que circulam de luzes apagadas, não respeitando o sinal D10.

Há esse sinal de luzes na N119?

Back