" Tu conduzes como um imbecil "

Pior é os que não sabem que ao mudar de direcção, independentemente de haver passadeira ou não, são obrigados a deixar passar o peão. Regras básicas do CE.

Pior é os que não sabem que ao mudar de direcção, independentemente de haver passadeira ou não, são obrigados a deixar passar o peão. Regras básicas do CE.

Yap, mas já nem falo nessa situação...

Tantas apitadelas que já levei por parar para deixar passar o peão

Eu, como peão, já levei buzinadela estando com o verde, por isso nada me espanta.

Há uns dias, passei num entroncamento com sinal de STOP na parte de cima do "T", para quem vem da esquerda. Eu vinha do lado da perna do "T", para virar à direita.
Abro o pisca, e quando vou quase a virar, aparece um carro da esquerda sempre a andar, atravessando-se à minha frente. Dou três toques na buzina, o gajo olha pelo espelho e faz-me sinal que eu não tinha aberto o pisca!

Então se ele vem da minha esquerda, como consegue ver se eu tenho o pisca da direita ligado? E como depois de virar a estrada é recta, o pisca desligou-se sozinho, logo já não ia ligado.
E mais, independentemente de eu ir virar à direita ou à esquerda, ele é que tem o STOP, por isso não serve de desculpa. Fiquei fulo, e ele continuou o seu caminho, todo cheio de razão.

Na Terça, vinha a conduzir e fui ultrapassado. No local onde fui ultrapassado, haviam carros estacionados na berma do lado direito que ocupavam parte da via. Por isso tive de me chegar mais para o meio da estrada.
Como ia a transportar carga, ia mais devagar e tive tempo de abrandar para deixar que o carro terminasse a ultrapassagem.
Se não tivesse tempo e espaço, era preferível embater nos carros estacionados ou bater no carro que me ia a ultrapassar? Provocava um mau acidente ao bater no carro, mas se fosse bater nos que estavam parados, o outro continuava a andar e acho que o acidente também seria em parte por culpa dele, ou não? Já que devemos facilitar a ultrapassagem, mas não abrandar (teoricamente).

Retirado do Facebook:

18582006_1397104023669510_6857942924657189524_n.jpg

Era dar-lhe com o aparelho na cabeça até partir [8b]

É inacreditavel hoje em dia, se pararmos num semaforo ou no transito, a quantidade de gente de cabeça em baixo a mexer nos telefones. É isso e a quantidade absurda de gente que ainda se vê com o telefone ao ouvido, mesmo nos carros modernos.

Tirar fotos em filas e posts dentro do transito quando se está parado, "não tem mal" é o que vou ouvindo... Depois é toques que atrapalham o transito todo, arranques tardios que levam a que só passe 3 carros num verde em vez de 10 e isto vai irritar quem fica atrás, que juntando ao stress do transito, leva a mais comportamentos agressivos e por aí fora.

Last edited:
Tantas apitadelas que já levei por parar para deixar passar o peão

Quando tirei a carta, o meu instructor, um gajo novo e gozão, andava sempre com uma chibatinha na mão. Levei duas vezes com a mesma.

A primeira foi precisamente por não ter dado prioridade a um peão ao fazer uma mudança de direcção. A segunda foi por não ter feito uma mudança de direcção a 90º (isto é, aquela mania que alguns têm de 'cortar a curva' invadindo assim a faixa contrária).

Nunca mais me esqueci. Bendita chibatinha. :)

Quando tirei a carta, o meu instructor, um gajo novo e gozão, andava sempre com uma chibatinha na mão. Levei duas vezes com a mesma.

A primeira foi precisamente por não ter dado prioridade a um peão ao fazer uma mudança de direcção. A segunda foi por não ter feito uma mudança de direcção a 90º (isto é, aquela mania que alguns têm de 'cortar a curva' invadindo assim a faixa contrária).

Nunca mais me esqueci. Bendita chibatinha. :)

Ando a precisar de pintar a frente do carro e acho que vai ser assim que a vou arranjar, com os preguiças que fazem mudanças de direcção na diagonal :rolleyes:

Na Terça, vinha a conduzir e fui ultrapassado. No local onde fui ultrapassado, haviam carros estacionados na berma do lado direito que ocupavam parte da via. Por isso tive de me chegar mais para o meio da estrada.
Como ia a transportar carga, ia mais devagar e tive tempo de abrandar para deixar que o carro terminasse a ultrapassagem.
Se não tivesse tempo e espaço, era preferível embater nos carros estacionados ou bater no carro que me ia a ultrapassar? Provocava um mau acidente ao bater no carro, mas se fosse bater nos que estavam parados, o outro continuava a andar e acho que o acidente também seria em parte por culpa dele, ou não? Já que devemos facilitar a ultrapassagem, mas não abrandar (teoricamente).

Se já estavas a ser ultrapassado, quer batesses no veículo parado, quer batesses no veículo que te estava a ultrapassar, terias sempre 100% de culpa, não sei onde está a dúvida...

Era preferivel abrandares (ou até parar) e mudares para a via da esquerda após cederes passagem a quem já nela circulava.

A culpa seria sempre só tua.

A segunda foi por não ter feito uma mudança de direcção a 90º (isto é, aquela mania que alguns têm de 'cortar a curva' invadindo assim a faixa contrária).

E aprendeste?

Há gente burra que pensa que leva um atrelado e faz uma voltinha estupida para fora, que na realidade, ainda torna a viragem ainda mais apertada, ora repara:

Fb9Paoa.png

mas quem ultrapassa não têm responsabilidades ??

um gajo vai na via e depois porque há um que faz uma manobra de ultrapassagem quase que é obrigado a parar para deixar passar ???

a ultrapassagem não é uma manobra que se têm que se fazer com os devidos cuidados ???

um gajo vai na via e depois porque há um que faz uma manobra de ultrapassagem quase que é obrigado a parar para deixar passar ???

a ultrapassagem não é uma manobra que se têm que se fazer com os devidos cuidados ???

Imagina que em vez de serem carros estacionados era um veiculo lento.

Achas que podes iniciar uma ultrapassagem quando já estás a ser ultrapassado?

Obviamente que não. Terias de abrandar e passar quando a via da esquerda estivesse livre.

Eu ia dizer para dar um chega-para-lá no que te ia a ultrapassar, e depois encostar aos estacionados que é para aprenderem, mas depois de ler os comentários, vou abster-me disso...

Vamos supor que em vez de estares a ser ultrapassado, vinha um veículo em sentido contrário. Também não paravas e batias-lhe de frente?

Ou se fosses na autoestrada e apanhasses um camião à frente. Também te mandavas para a via da esquerda sem ver se já estavas a ser ultrapassado?

Para todos os efeitos, nestes 3 cenários aplica-se exactamente a mesma regra, se tens de mudar de via perdes prioridade. Ponto.

O veículo que estava a ultrapassar só tem de se preocupar com obstáculos na via dele (isto é, trânsito que venha de frente por exemplo). Ou seja, se o veículo parado estivesse do "lado dele", aí sim ele é que tinha de abrandar...

Last edited:
E aprendeste?

Há gente burra que pensa que leva um atrelado e faz uma voltinha estupida para fora, que na realidade, ainda torna a viragem ainda mais apertada, ora repara:

Aprendi sim senhor, faço sempre mudanças de direcção no angulo mais recto possivel (sem essa curvinha para fora idiota). Aliás, quem faz esse género de coisa deve ser o mesmo tipo de energúmeno que mete o carro em contra-mão para fazer curvas 'mais à larga', mesmo quando não há visibilidade nenhuma nem qualquer necessidade de o fazer. Depois admiram-se quando chocam de frente.

Back