" Tu conduzes como um imbecil "

Mudas de direcção, automaticamente estás obrigado a ceder prioridade. Não sou eu que o digo, mas o CE. Pelo que deverás sempre redobrar cuidados na realização da manobra. Vocês esquecem-se deste princípio básico. [:D] [;)]
Estás no gozo comigo?:confused:

Então se te estou a dizer que não disso se trata, para quê bater na mesma tecla?

Estás no gozo comigo?:confused:

Então se te estou a dizer que não disso se trata, para quê bater na mesma tecla?

A perda de prioridade serve precisamente para salvaguardar a segurança de quem já circula na via onde o automobilista vai entrar quando muda de direcção, seja peão ou veículo.

A existência de uma passadeira apenas cria mais uma barreira de segurança, ao tornar-se um ponto de passagem mais visível. Será sempre o ponto de passagem preferencial e obrigatório para um peão mas não é o único e nem sempre existente.

A perda de prioridade serve precisamente para salvaguardar a segurança de quem já circula na via onde o automobilista vai entrar quando muda de direcção, seja peão ou veículo.

A existência de uma passadeira apenas cria mais uma barreira de segurança, ao tornar-se um ponto de passagem mais visível. Será sempre o ponto de passagem preferencial e obrigatório para um peão mas não é o único e nem sempre existente.

Certo, mas teimas em perceber que o que se trata aqui é de exisitir e estar mesmo em cima da rotunda... podia estar uns 10m mais afastado, pra impedir que caso seja necessário parar, não atrapalha a circulação na rotunda...

Aliás, a rotunda que me queixo tem 5 saídas. Em 4 delas devem caber 3 carros entre a passadeira e a rotunda. Na 5ª, cabe um e mal...

"Ah, mas deves antever isso e deixar espaço"... está bem, está...

Onde não há passadeira pintada, não há muito a dizer. Aqui a questão foi levantada quando existe. Ora se se deram ao trabalho e à despesa de pintar uma passadeira podiam fazê-lo mais afastada, só isso. Haveria certamente um efeito dissuador de passar tão junto à intersecção. E isto, acho, que ganhávamos todos.

Onde não há passadeira pintada, não há muito a dizer. Aqui a questão foi levantada quando existe. Ora se se deram ao trabalho e à despesa de pintar uma passadeira podiam fazê-lo mais afastada, só isso. Haveria certamente um efeito dissuador de passar tão junto à intersecção. E isto, acho, que ganhávamos todos.

O que tem de existir é mais bom senso e perceberem que uma rotunda é uma ferramenta útil para distribuir tráfego e para redução de velocidade. Colocar uma passadeira mais afastada, apenas vai dar mais espaço de travagem às bestas que teimam em andar distraídos ou com demasiada pressa.

O que tem de existir é mais bom senso e perceberem que uma rotunda é uma ferramenta útil para distribuir tráfego e para redução de velocidade. Colocar uma passadeira mais afastada, apenas vai dar mais espaço de travagem às bestas que teimam em andar distraídos ou com demasiada pressa.

em parte tens razão mas, ir concentrado nos veículos que circulam na rotunda (especialmente com múltiplas vias) e ao mesmo tempo olhar para ver se alguém se prepara para atravessar a passadeira, é informação a mais para processar num muito curto espaço de tempo

Bom senso tem sempre que existir, em tudo.

em parte tens razão mas, ir concentrado nos veículos que circulam na rotunda (especialmente com múltiplas vias) e ao mesmo tempo olhar para ver se alguém se prepara para atravessar a passadeira, é informação a mais para processar num muito curto espaço de tempo

Se é, é retirar a carta ao indivíduo. [;)]

Pareces um pouco extremista, não?

Independentemente disso, o que estamos aqui a apregoar, é apenas algo que iria diminuir as paragens dentro da rotunda e com isso causar menos embaraço no trânsito das mesmas.

Não estamos a dizer que não se tenha que ter atenção a mudar de via, nem que ia ser uma solução milagrosa que evitaria o trânsito, mas parece-me que vais continuar a não ver isso...

Negas a tua própria humanidade? :)

Nunca viste o video do gorila a passear no meio dos jogadores de bola? E, no fim, ninguém reparou nele porque lhes tinham pedido para contar quantas vezes os jogadores passavam a bola uns aos outros...

CRIL, hora de ponta (regresso a casa), via do meio ocupada a 60 kms/h aos "esses", ultrapasso, e vejo um senhor de meia-idade com olhos no telemóvel que tinha na mão direita ao lado do volante. É bem.

Hoje numa rotunda de 2 vias, ia eu na via da esquerda para chegar à minha saída e vejo um c@b**o que passa por duas saídas sempre na via da direita e ultrapassa-me (pela direita) quando eu ia tomar a direita para sair, fazendo com que eu tivesse que travar e quase parar no meio da rotunda para ele sair.

Apito-lhe uma vez, nem foi nada exagerado, para aí um segundo. O gajo travou a fundo (ele já estava à minha frente já depois da saída) e depois quando eu travei a fundo atrás dele ele voltou a acelerar e voltou logo a seguir a travar a fundo, abriu a janela e começou a mandar-me insultos daqueles potentes!
Se não tivesse com a família no carro tinha ido "conversar" com ele mas lá fiquei calado e segui.

Normalmente não desejo mal a ninguém, mas há algumas pessoas neste mundo que se levassem com um frigorífico (americano) na cabeça não se perdia muito.

Hoje numa rotunda de 2 vias, ia eu na via da esquerda para chegar à minha saída e vejo um c@b**o que passa por duas saídas sempre na via da direita e ultrapassa-me (pela direita) quando eu ia tomar a direita para sair, fazendo com que eu tivesse que travar e quase parar no meio da rotunda para ele sair.

Apito-lhe uma vez, nem foi nada exagerado, para aí um segundo. O gajo travou a fundo (ele já estava à minha frente já depois da saída) e depois quando eu travei a fundo atrás dele ele voltou a acelerar e voltou logo a seguir a travar a fundo, abriu a janela e começou a mandar-me insultos daqueles potentes!
Se não tivesse com a família no carro tinha ido "conversar" com ele mas lá fiquei calado e segui.

Normalmente não desejo mal a ninguém, mas há algumas pessoas neste mundo que se levassem com um frigorífico (americano) na cabeça não se perdia muito.
Por acaso é uma ***** andar com a família no carro...

Ontem, AE com 3 vias, via da direita em fila para a saída, +-500m.
Nisto aparece um Avensis cinza em marcha lenta na via do meio a fazer pisca para a direita a tentar entrar na fila, forçando um pesado e todos os outros carros atrás dele a travar para não se enfaixarem na traseira dele.
Mais à frente o Avensis lá encontra uma 'frincha' e fica na diagonal entre as duas vias até acabar por entrar na fila.

Só um pequeno pormenor a referir, acho que o Avensis tinha umas riscas verdes e as letras GNR também a verde na lateral...:sh)

Como sempre disse, a estupidez da existência das rotunda permite-me, sem qualquer penalização à luz da legislação, andar lá na via mais à esquerda uma tarde inteira e decidir quando me der na gana sair!
Obviamente que ligando o intermitente da direita até sair da rotundazinha e parando à saída da mesma se existirem peões (quer haja passadeira, quer não)!

Hoje de manhã apanhei um grunho na estrada.
Devia estar com pressa o menino, na Av. Cidade do Porto em Braga, primeiro tenta ultrapassar-me pela direita através de um espaço destinado à paragem de transportes públicos, mas desistiu a meio.
Depois uns metros à frente conseguiu ultrapassar... Pela vida da direita, que era reservada a BUS, isto quando eu estava prestes a entrar numa rotunda e a sair na primeira saída.

grunho.jpg

Boas,
Hoje ia a subir para casa, depois do trabalho. Não me apetecia pôr com reduções e quês porque foi um dia cansativo no trabalho e então ia a subir a 40km/h em segunda. Quando pelo retrovisor vejo um motoqueiro a subir com uma velocidade superior à minha e como nunca me custou nada facilitar e como faço sempre encosto-me mais à direita (sempre em andamento) para a mota ter mais espaço para me ultrapassar sem ter de se jogar para a faixa contrária. Tudo bem até aqui. Até ao momento em que o motoqueiro quando chega ao pé do meu carro abranda e começa a abanar a cabeça de maneira desiludida e depois acelera e vai embora. Ora, não percebi o que fiz de mal... Não posso fazer o que fiz? Sempre o fiz e não tinha ideia que não se podia fazer...

Ora era de noite e ia com os médios acesos, esta manobra penso não ser preciso sinalizar por isso não pode reclamar de não ter usado os piscas, nunca uso o telemóvel enquanto conduzo, até tenho suporte para o colocar para usar em mãos livres. Preocupo-me imenso com a minha condução e isto deixou-me a pensar...

Last edited:
No caso do motoqueiro não sei, mas eu por acaso também odeio apanhar carros lentos nas subidas.

Como tenho um carro pouco potente não me posso dar a esse luxo. Normalmente tenho de apanhar balanço e manter uma velocidade elevada para a mudança aguentar.

Depois apanho um carro "potente" lento e lá tenho de deixar o carro morrer e gastar uma data de combustível a fazer a subida numa mudança reduzida. :(

No caso do motoqueiro não sei, mas eu por acaso também odeio apanhar carros lentos nas subidas.

Como tenho um carro pouco potente não me posso dar a esse luxo. Normalmente tenho de apanhar balanço e manter uma velocidade elevada para a mudança aguentar.

Depois apanho um carro "potente" lento e lá tenho de deixar o carro morrer e gastar uma data de combustível a fazer a subida numa mudança reduzida. :(
Pois percebo, o meu também não é muito potente e é chato quando apanho algum lento a subir, mas era de noite e não vinha ninguém atrás de mim sem ser a mota, e mesmo assim facilitei a manobra de ultrapassagem dele.

No caso da mota, era potente e o motoqueiro não era muito "pesado" por isso penso que a mota aguentava bem a subida, tanto que 2 segundos depois de acelerar nunca mais o vi.

Ainda não percebi o que fiz mal...

Pois percebo, o meu também não é muito potente e é chato quando apanho algum lento a subir, mas era de noite e não vinha ninguém atrás de mim sem ser a mota, e mesmo assim facilitei a manobra de ultrapassagem dele.

No caso da mota, era potente e o motoqueiro não era muito "pesado" por isso penso que a mota aguentava bem a subida, tanto que 2 segundos depois de acelerar nunca mais o vi.

Ainda não percebi o que fiz mal...

Provavelmente estaria a agradecer (pelo menos é o que faço) e tu confundiste os sinais. Mas, se o gajo não te agradeceu, agradeço-te eu por ele. São tão raros os automobilistas que facilitam a vida a quem anda de mota que é sempre de aplaudir. apr:)

Back