" Tu conduzes como um imbecil "

As luzes diurnas era suposto melhorar a segurança, mas acho que só veio piorar. O Número de pessoas que circula sem luzes tem aumentado imenso porque tem os LEDs ligados, e aquilo de noite encandeia visto de frente, e claro, na parte de trás não há luz nenhuma.

Ou começa a ser obrigatório farois automáticos em todos os carros com DRLs ou não sei

Eu acho que o problema é o painel de instrumentos estar iluminado.

Ao vê-lo iluminado, depreendem que têm as luzes acesas.

Penso eu de que.

As luzes diurnas era suposto melhorar a segurança, mas acho que só veio piorar. O Número de pessoas que circula sem luzes tem aumentado imenso porque tem os LEDs ligados, e aquilo de noite encandeia visto de frente, e claro, na parte de trás não há luz nenhuma.

Ou começa a ser obrigatório farois automáticos em todos os carros com DRLs ou não sei
Se quem conduzir passar a ter uma muito ligeira noção do que está escrito no CE e uma muito ligeira noção do que é estar a conduzir, chega perfeitamente para baixarmos para menos de metade os acidentes que vão havendo por aí. Uma coisa muito ligeira mesmo, para não incomodar muito que a malta tem mais que fazer.

Já estamos naquele nível em que um cego bêbado e ainda com a agulha espetada no braço, mas sem o desejo de entalar o próximo e demonstrar a sua superioridade, conduz muito melhor que o condutor típico que anda por aí.

Da outra vez la tive de aturar mais 1 vez a senhora que, ai jesus, nunca passa dos 40, e em rectas da estrada regional lá atinge os 50 ou 60.....

É doentio.
Mas sobretudo, porque, eu só lhe pedia isto, naquele dia:

- era de noite e pf que acenda os medios
- que não demore 20 seg a arrancar num cruzamento deserto
- que não vá constantemente a dar toque de travão por causa de moscas imaginárias ( e nao, eu n ia perto dela, a uns bons metros )
- que não faça as curvas com o twingo da mesma forma que se fosse um camião TIR.

Mas nos radares ela safa-se, e ainda fica bem nas estatisticas.

1000x um estafeta apressado.

eu não falei em DRL. antes fosse um carro recente que as tivesse! sempre via-se alguma coisa de frente. agora nem de frente nem de trás. já apanhei mais 2 em via rápida às 7h45m. a um deles dei sinais de 4 piscas, desliguei as luzes, voltei a ligar e mais 4 piscas. ele, de oculinhos e careca, já com uns 45 ou 50 anos, entretanto passou por mim pela direita e riu-se. [8b] :sh)

continua tudo parvo. hoje um velho nem olha ao mudar de estrada. prioridade não era com ele. lá tive que travar.

depois uma tipa numa rotunda não olha sequer. priopridade não é com ela também.

entretanto outra rotunda ao chegar a casa e nada, o tipo que vinha ali nem olha sequer. devia ser o dia de não olhar para as rotundas. [8b]

Tão mas olhem lá ( e acho que ja aqui foi falado ):

Tão agora a moda é apitar só porque sim, quando por ex um carro está à espera de alguém?

Porra nos anos 80 ou 90 é que nao havia telemoveis.
Agora em séc XXI ?

Mas parece que ficou pior agora...

Inclusive à noite em urbanizações.
E depois n é 1 toque de buzina, são 2 ou 3 constantemente....

Eu acho que o problema é o painel de instrumentos estar iluminado.

Ao vê-lo iluminado, depreendem que têm as luzes acesas.

Penso eu de que.

Vejo muito isso nos Clio, mas porra as pessoas não veem que aquilo à frente não tem quase iluminação nenhuma ( que as DRL mal iluminam).

Vejo muito isso nos Clio, mas porra as pessoas não veem que aquilo à frente não tem quase iluminação nenhuma ( que as DRL mal iluminam).

Algumas só acordam pa vida quando entram em estada mal iluminadas ou mesmo escuras.

Mas qual dar conta......a malta vai a dormir....

O importante é irem muuuuuuuito devagarinho...

Tão mas olhem lá ( e acho que ja aqui foi falado ):

Tão agora a moda é apitar só porque sim, quando por ex um carro está à espera de alguém?

Porra nos anos 80 ou 90 é que nao havia telemoveis.
Agora em séc XXI ?

Mas parece que ficou pior agora...

Inclusive à noite em urbanizações.
E depois n é 1 toque de buzina, são 2 ou 3 constantemente....

Sim, parece que virou moda.

Houve um aqui que fez isso à 1 da manhã.

Tao mas pk renault?
Os outros carros tb n iluminam o painel?

E ja agr o meu carro de pobre, dacia, ja tem sensores de luz.

Um burguês Clio nao tem?

Se calhar até têm, não sei, risquei a Renault desde 2009.

Basta veres, quanto pessoal com ''premium'', com ligações para o telemóvel, e anda com o dito no ouvido.

Os Renault mantem o painel sempre iluminado, quer esteja ou não as luzes ligadas.

Isso de ter sensor, mas pode ter a posição 0 e se andar nela não acendem as luzes.

Os Renault mantem o painel sempre iluminado, quer esteja ou não as luzes ligadas.

Isso de ter sensor, mas pode ter a posição 0 e se andar nela não acendem as luzes.

Nepia.
O " 0 " acende minimos.

Pelo menos o meu n permite reduzir alem disso.

Mas de qq forma isso do painel aceso não é comum a todos ou praticamente todos os carros actualmente ou desde há meia duzia de anos?

Deve ser a mesma malta que quando está dentro das rotundas é que pára de repente, para dar passagem a quem está de fora. Ainda não há muito tempo ia dando uma passa assim. Enfim...
Enquanto não houver fiscalização a sério as estradas não vão deixar de ser a selva que são

Last edited:
Nepia.
O " 0 " acende minimos.

Pelo menos o meu n permite reduzir alem disso.

Mas de qq forma isso do painel aceso não é comum a todos ou praticamente todos os carros actualmente ou desde há meia duzia de anos?

Acho que depende muito de carro para carro, ainda. No meu antigo alfa 156 de 2000, o painel estava sempre ligado. O 166, tb de 2000 só acendia quando ligava as luzes. Tanto a atual alfa 159 de 2008 como o Mito de 2018, quando tem as luzes desligadas tem iluminado apenas os ponteiros.

hoje mal saio de casa apanho a primeira rotunda... passa um, passam dois, meto-me e lá vinha o terceiro que parecia que nao queria parar e quase que me batia na traseira. viu-se mesmo que fez um frete por que parar, pois eram 7h15m e ainda estava tudo escuro como breu e só vinha eu. abrandei ao máximo a ver se me batia, mas não tive esse azar. dei-lhe com os 4 piscas e depois de duas centenas de metros apoanhámos uma reta com 300mts ou mais e parecia que o tipo ganhou asas. dei 90 e ele a dar-lhe bem também! [:D] [8b]

curiosamente, era um clio de 2020.

Back