" Tu conduzes como um imbecil "

Não permite que se vá a 120. Há maior fatura de respeito que essa?

Mas que estupidez, quem é que falou em 120 na EN?
Não raras vezes pouco passo dos 90 e por vezes nem isso.

Ah, outra coisa, quem vai devagarinho e se desvia nem que seja mt ligeiramente por mim já tem agradecimento garantido.

Se todos tivermos 1 pouco de paciência n custa nd, agora fingir que n há mais ng na estrada n faz sentido.

Não, não tenho capacidade para perceber porque razão ir num estrada nacional a 60 km/h é falta de respeito.
Malditos tractores agricolas, motocultivadores, Casais Boss e afins...

Não existe velocidade minima, portanto não há muito a fazer.

Chateia-me os que escolhem acelerar nos sitios onde é permitido ultrapassar. Isso sim é falta de respeito e necessidade de ver sangue.
Quando conduzo o "camião" e apanho alguém a pisar quando os começo a ultrapassar, a ultrapassagem acaba logo ali. Está ao lado? ganhe tomates e deixe bater como tanto deseja, ainda por cima a culpa é minha
Facilitar quando é possível facilitar não faz mal nenhum, mas a maior parte não faz ideia do que está a fazer. "facilitam" atirando-se para a berma ao calhas, haja cruzamentos ou não, e regressam à faixa (com suposta prioridade) quando lhes dá mais jeito. Não só não têm prioridade, como a berma não é uma faixa de rodagem normal.
Conseguem ainda meter-se nas situações mais hilariantes quando encontram ciclistas ou peões na berma! Só não batem mais porque acreditam na outra em cima da azinheira [:D]

Há que fazer tudo sempre de forma moderada.
Nao peço a ng que se mande para a berma, tal como eu n faço quando me ultrapassam, mas devio ligeiramente se possivel, pa carros e motas.

Sim, partilho da tua opinião
Eu geralmente faço assim: se vejo que ele quer pressionar para eu acelerar mais,ainda reduzo a velocidade 🤣

Então e que dizer de aqueles que fazem uma reta enorme atrás de um gajo, quando a reta se aproxima do final é que decidem ultrapassar 🤣
Ahh, caraças

A 1ª frase: mt bom, sem dúvida. Não basta alguém ser parvo e colar a traseira que tu ainda picas mais.
mais valia ignorares, pois ainda acabas por estar a gerar mais atitudes erradas, eu acho.

Sim é normal, falta de capacidade para aceitar opiniões contrárias, comum a mta gente.[;)]

É uma falta de respeito irem a empatar a 60 km/h num EN, porque sua excelência que quer ir a 120, mas não quer pagar a AE.

Tu é que pelos vistos, não respeitas aqueles que não conduzem como tu queres.

Last edited:
É uma falta de respeito irem a empatar a 60 km/h num EN, porque sua excelência que quer ir a 120, mas não quer pagar a AE.

Tu é que pelos vistos, não respeitas aqueles que não conduzem como tu queres.

1- eu não quero ir a 120 na EN
2-não é pagar, é QUERER mesmo ir pela EN
3- respeito, porque não faço nada na estrada que os desrespeite. Ultrapasso em segurança como se nada fosse, como manda a lei e o bom senso, e se tiver de esperar, espero, com a devida distância de segurança.

Vá, tens mais algo a dizer além de não perceber outros pontos de vista?

Olha que eu percebo bem o vosso de ir a 60 em boas condições ou 70 na AE não seja desrespeitar, apenas não concordo.
Não consta que eu seja nenhum ser especial para compreender isso, ou seja, opiniões que em nada afectam a vida dos outros.

Last edited:
Não, não tenho capacidade para perceber porque razão ir num estrada nacional a 60 km/h é falta de respeito.
Malditos tractores agricolas, motocultivadores, Casais Boss e afins...

Eu falei-te em DIVERSAS situações em que é perfeitamente aceitável, obviamente inclui tractores, carrinhas de caixa aberta, bicicletas, papa-reformas, etc.
Mas não era nada disso que eu me referia mas tudo bem, já expliquei, se não queres perceber, paciência.

Inclusive aliás carros e condutores " normais " ou seja sem qq aparente limitação, mas podem ter 1 aviso de falta de ar nos pneus, limitação no motor, desconforto do condutor, etc etc etc.
Esses obviamente eu não considero falta de respeito, e como é evidente, nunca sei que casos são, nem preciso de saber, já que n prejudico ng.

Não estou a apontar o dedo a ninguém, e não é só de agora, mas acho piada às diferenças de "reações" a andar acima do limite em incumprimento e abaixo do limite em cumprimento...

1- eu não quero ir a 120 na EN
2-não é pagar, é não querer mesmo ir pela EN
3- respeito, porque não faço nada na estrada que os desrespeite. Ultrapasso em segurança como se nada fosse, como manda a lei e o bom senso, e se tiver de esperar, espero, com a devida distância de segurança.

Vá, tens mais algo a dizer além de não perceber outros pontos de vista?

Olha que eu percebo bem o vosso de ir a 60 em boas condições ou 70 na AE não seja desrespeitar, apenas não concordo.
Não consta que eu seja nenhum ser especial para compreender isso, ou seja, opiniões que em nada afectam a vida dos outros.

2 - Então não vás.[;)]

3 - Se estás a criticar quem vai a 60 na EN, em cumprimento, está a faltar ao respeito a essas pessoas, só porque não estão a conduzir da maneira que ti queres.

Então, estou no meu direito de achar isso em determinadas situações.
E vocês pensam o contrário, ok, é normal, não temos que concordar com tudo.

No fundo tenho é mais pena dos pesados, que se vêm gregos pa ultrapassar. Fora quando isso não vai criando filas.

Não estou a apontar o dedo a ninguém, e não é só de agora, mas acho piada às diferenças de "reações" a andar acima do limite em incumprimento e abaixo do limite em cumprimento...

Não forçosamente, se alguém , nas condições ideais que mencionei, vai a 70, eu acho pouco mas pronto. A 60 já acho algo absurdo e, 80 é mais que normal.

Ainda agora vinha ali a gramar com 1 tipa que ia a circular em localidade a 10 km/h ( 12 de velocimetro marcava o meu ), e o limite é 40, epah, nao quer ir a 40 vá a 30 já que n está ng na rua e é boa visibilidade, mas 10?
Tudo bem, pouco importa se empena o trânsito, não existe mais ng na estrada né.

Nao tou a comparar directamente as situações, apenas a dar mais 1 exemplo.

2 - Então não vás.[;)]

3 - Se estás a criticar quem vai a 60 na EN, em cumprimento, está a faltar ao respeito a essas pessoas, só porque não estão a conduzir da maneira que ti queres.

UPS, enganei-me.

É QUERER ir pela EN, vou editar o post.

Não gosto de AE.

Ainda em relação às EN's, é frequente ter que abrandar até quase parar por não ser seguro continuar, tal a distância que o de trás guarda para o meu carro.

Não interessa a que velocidade vou, ás vezes até vou acima do limite e mesmo assim aparece alguém a colar-se.

Quando digo "colar-se", já nem sequer falo da distância de segurança mal medida. Estou a falar de casos em que já só se vê o vidro e dá para opinar sobre o cheiro do desodorizante ou a qualidade do autorádio apesar de ambos irem de janelas fechadas.

é garantido que o acelerador do meu carro deixa de trabalhar até ser seguro continuar. Tem pressa? epah... se guardar meio metro eu já só chamo nomes e pode seguir a sua vida!! MEIO METRO, A 80 ou 90!!!! eu sei, estou a pedir demais para o tipico superheroi nacional

Quem anda colado também anda sempre "descentrado" do da frente e com 2 rodas em cima do traço. Particularmente divertido quando, no sentido oposto, aparece um amigo a fazer exactamente a mesma coisa [:D]

Ainda em relação às EN's, é frequente ter que abrandar até quase parar por não ser seguro continuar, tal a distância que o de trás guarda para o meu carro.

Não interessa a que velocidade vou, ás vezes até vou acima do limite e mesmo assim aparece alguém a colar-se.

Quando digo "colar-se", já nem sequer falo da distância de segurança mal medida. Estou a falar de casos em que já só se vê o vidro e dá para opinar sobre o cheiro do desodorizante ou a qualidade do autorádio apesar de ambos irem de janelas fechadas.

é garantido que o acelerador do meu carro deixa de trabalhar até ser seguro continuar. Tem pressa? epah... se guardar meio metro eu já só chamo nomes e pode seguir a sua vida!! MEIO METRO, A 80 ou 90!!!! eu sei, estou a pedir demais para o tipico superheroi nacional

Quem anda colado também anda sempre "descentrado" do da frente e com 2 rodas em cima do traço. Particularmente divertido quando, no sentido oposto, aparece um amigo a fazer exactamente a mesma coisa [:D]

Isso é mt mau, aliás associo isso a malta sem juizo que nunca apanhou nenhum susto e por isso vão colados ao da frente.

E curiosamente muitos dos que fazem isso são dos que já vao pra lá dos limites.

Depois seguem a 120/140, epah, ok, força.

Há EN's boas mas mais que 120 nunca é boa prática e mesmo assim a margem pa erros é baixa.

Se apanham alguém a 60 numa EN, só tem que esperar e quando der para ultrapassar façam-no e vão à velocidade que quiserem. Ainda na outra semana fui ali uns 2kms em fila atras de um trator na N118 em zona de continuo e tive que aguentar.

Não existe velocidade minima, portanto não há muito a fazer.

Chateia-me os que escolhem acelerar nos sitios onde é permitido ultrapassar. Isso sim é falta de respeito e necessidade de ver sangue.
Quando conduzo o "camião" e apanho alguém a pisar quando os começo a ultrapassar, a ultrapassagem acaba logo ali. Está ao lado? ganhe tomates e deixe bater como tanto deseja, ainda por cima a culpa é minha
Facilitar quando é possível facilitar não faz mal nenhum, mas a maior parte não faz ideia do que está a fazer. "facilitam" atirando-se para a berma ao calhas, haja cruzamentos ou não, e regressam à faixa (com suposta prioridade) quando lhes dá mais jeito. Não só não têm prioridade, como a berma não é uma faixa de rodagem normal.
Conseguem ainda meter-se nas situações mais hilariantes quando encontram ciclistas ou peões na berma! Só não batem mais porque acreditam na outra em cima da azinheira [:D]

Tenho bastante receio de ultrapassar e também de ser ultrapassado.
Quando sou ultrapassado, normalmente tiro o pé do acelerador, para que a pessoa passe o mais rápido possível.
As poucas vezes que ultrapassei ciclistas, quadricíclos ou tractores, fico sempre com receio de mandar 1 poancada de lado na pessoa ou até de vir alguém de repente de frente.

Se apanham alguém a 60 numa EN, só tem que esperar e quando der para ultrapassar façam-no e vão à velocidade que quiserem. Ainda na outra semana fui ali uns 2kms em fila atras de um trator na N118 em zona de continuo e tive que aguentar.

se fores ver os posts vais ver que é precisamente isso k eu faço.

Eu sei que há mta gente que tá smp cheia de pressa em EN's e faz 30 por 1 linha e vai colada as traseiras etc mas n sou desses.
Pa isso mais valia ficar em casa.

Mas isso nao me stressa nada conforme expliquei.

Vejam o exemplo tipico dos papa reformas ou motorizadas, vão ali a 50/60, obvio, mas sempre que podem costumam desviar-se ligeiramente, pronto,tá mais que bom, porque raio haveriam eles de não facilitar nadinha?

Tenho bastante receio de ultrapassar e também de ser ultrapassado.
Quando sou ultrapassado, normalmente tiro o pé do acelerador, para que a pessoa passe o mais rápido possível.
As poucas vezes que ultrapassei ciclistas, quadricíclos ou tractores, fico sempre com receio de mandar 1 poancada de lado na pessoa ou até de vir alguém de repente de frente.

Fazes bem, eu tb costumo levantar o pé sobretudo se vir que são carros mais fraquitos a ultrapassar. E sempre que posso desvio ligeiramente.

Quanto ao resto, ao andares mais em EN vais ganhando mais experiência, sendo certo que a ultrapassagem é sempre uma manobra tendencialmente perigosa, todo o cuidado é pouco.

Fazes bem, eu tb costumo levantar o pé sobretudo se vir que são carros mais fraquitos a ultrapassar. E sempre que posso desvio ligeiramente.

Em AE parece que é comum fazer o contrário, acelerar para dificultar a ultrapassagem. Tenho apanhado vários assim. É parvoíce mesmo, sem carros lentos à frente que justifiquem esse comportamento.

Back