" Tu conduzes como um imbecil "

Não entendo o que faz as pessoas às vezes não ajudar no trânsito.

Hoje fui o caminho todo a ouvir a Smooth FM, porque tinha prometido a mim mesmo que não me ia irritar com questiúnculas de trânsito, ainda assim consegui irritar-me com alguém. Até pessoas que se calhar pela idade e possivelmente educação, não deviam tomar certas atitudes.

Queria trocar de via, havia espaço, tinha o sinal aberto. Bastava que quem viesse atrás abrandasse ligeiramente, para dar um pouco de espaço para eu entrar. Não, ficou igual e o tonto com sinal aberto à espera que lhe fosse dado um pouco espaço. Depois ficou muito incomodado a fazer-me sinais de luzes.

Por qualquer razão não me queria deixar entrar. Depois era até eu ficar parado numa qualquer fila para uma saída, aí dificilmente tinha uma oportunidade sem criar constrangimentos de trânsito.

Eu não ando sempre em Lisboa, mas em situações de trânsito mais intenso. Não custa nada facilitar as manobras ao outro, até para tornar o trânsito mais fluido.

Last edited:
Eu não ando sempre em Lisboa, mas em situações de trânsito mais intenso. Não custa nada facilitar as manobras ao outro, até para tornar o trânsito mais fluido.

A fluidez do trânsito não interessa, dar espaço aos outros é dar parte fraca.

Passo várias vezes por semana num cruzamento sem semáforo, sendo que pretendo virar à esquerda. Venho da direita sem triângulo ou stop portanto em teoria tenho prioridade, mas como os outros estão na rua "principal" não lhes passa pela cabeça ceder a passagem... já não me chateio com isso.

Agora o que me chateia é que logo a seguir há um semáforo e como seria de esperar forma fila. Os iluminados fazem tudo para bloquear o cruzamento em vez de dar um espaço para poder virar. Praticamente todas as vezes que lá passo tenho de forçar a entrada para não ficar bloqueado.

Quando calho de ficar bloqueado, mal o semáforo muda frequentemente quem vem atrás encosta-se logo ao carro da frente para não deixar passar. Tenho novamente que forçar a entrada para não ficar lá à espera até ao semáforo mudar de novo...

Como é claro evito sempre, mas se um dia calho de dar um toque ali tenho curiosidade em qual será o argumento da outra parte.

Andar no trânsito em Lisboa é o mais próximo de vivenciar uma prisão norte americana que se tem.

É necessário mostrar-se duro para ter o respeito dos outros pares.

Eu costumo dizer que é parecido com o mundo animal, é preciso mostrar superioridade sobre os restantes para ser o líder da matilha.

Quando aparece outro alfa, ou se presta vassalagem ou ocorre um confronto para decidir quem é o novo líder.

À volta tens as espécies oportunistas (entregas de comida e fura-filas), sempre prontos para tirar vantagem (as hienas das cidades).

Só não sei se é preciso marcar o território com urina como fazem algumas espécies 🤣

Oeiras há uns dias, chego a uma passadeira rodeado de mais 5, uma senhora uns metros à minha frente entra na passadeira, e a carrinha dos CTT abranda para a deixar passar, meto eu e mais um o pé à passadeira e ora bem, ainda nem está a senhora no passeio do outro lado e o zézinho arranca a fundo; obviamente estamos nós com a lateral da carrinha literalmente a uns 15 cm da cara mesmo a jeito para levar com uma roda nos pés...
levou um soquete na traseira da carrinha e ainda ficou a barafustar parado depois da passadeira...suponho que lhe passou a pressa [8b]

Eu sempre assumi a culpa dos carros que atropelei na passadeira com as biqueiras de aço, mas a policia discordou de mim.

Hoje uma senhora um grande punto abrandou para uma passadeira, o pessoal começou a passar porque ela claramente estava a abrandar e quase a parar. só quando já estavam a atravessar é que perceberam que ela estava à procura de lugar. Se os viu, foi sem querer, porque não parou, não tentou parar, não fez por parar. a uns fogosos 5km/h, deu um toque numa velhota e não acertou em mais porque apressaram o passo.

Continuou a sua vida brava e encostou em frente a 2 lugares vazios uns 20 metros mais à frente. Saiu do carro e foi à sua vida.

Felizmente a senhora não se aleijou, mas o GP vai precisar de 5 vidros novos. Ela tinha o terço no espelho, portanto só pode ter sido obra de deus. Se correr bem, a santa tranquilidade diz-lhe que não tem QIV [:D]

Hoje, um TVDE, para variar, ia na via da esquerda, mas apercebe-se que o sentido que pretendia, era pela via mais à direita.

Trava a fundo, obrigando quem vinha atrás a travar também, e toca de começar a virar para a direita, sem pisca, ficando completamente atravessado sobre a raia e junto à baia de sinalização.

Lisboa - Google Maps

Tenho apanhado vários condutores que circulam apenas com os Leds de presença, maioritariamente Renaults e Peugeots. Se em zonas com boa iluminação até se desculpa que não se apercebam, agora em AE ou nacionais sem qualquer iluminação a não ser a dos carros envolventes, já eleva isto a um nível digno deste tópico.

Isto é o habitual, como bem sabemos e relatamos neste tópico. Nada de novo, portanto. Faz-me ainda mais confusão não ligarem a sinais de faróis de nevoeiro traseiro, sinais de luzes, buzinadelas e gestos a indicar as luzes. Nada funciona com estas alminhas que não vêm um boi à frente e vão-se guiando pelas luzes traseiras dos outros carros, mesmo quando estão a 100mts de distância. É um fenómeno.

Tenho apanhado vários condutores que circulam apenas com os Leds de presença, maioritariamente Renaults e Peugeots. Se em zonas com boa iluminação até se desculpa que não se apercebam, agora em AE ou nacionais sem qualquer iluminação a não ser a dos carros envolventes, já eleva isto a um nível digno deste tópico.

Isto é o habitual, como bem sabemos e relatamos neste tópico. Nada de novo, portanto. Faz-me ainda mais confusão não ligarem a sinais de faróis de nevoeiro traseiro, sinais de luzes, buzinadelas e gestos a indicar as luzes. Nada funciona com estas alminhas que não vêm um boi à frente e vão-se guiando pelas luzes traseiras dos outros carros, mesmo quando estão a 100mts de distância. É um fenómeno.

Vejo mais Renault. Nos ultimo dias, um Captur, um Clio e sem ser Renault vi um Jeep Renegade.

Isso de dar sinais de luzes e afins, a policia que trate disso.

Vejo mais Renault. Nos ultimo dias, um Captur, um Clio e sem ser Renault vi um Jeep Renegade.

Isso de dar sinais de luzes e afins, a policia que trate disso.

É uma questão de gerir o risco. Eu lembro-me sempre que andam comigo na estrada e posso ter um acidente por causa disto. Em túneis é mesmo muito perigoso, especialmente aqueles que nem luzes de presença têm, ou quando têm apenas aquelas "luzinhas" tipo mínimos. É mais por aqui, mas o sucesso é praticamente nulo. São mesmo muito poucos aqueles que percebem o alerta.

Ontem, e já não é a primeira vez, vejo as bicicletas da Ubereats à noite, sem luzes, nem qualquer colete reflector. Um tipo de tem o azar de levar um gajo destes à frente é uma chatice. Ainda por cima aparecem do meio do nada, passeios, passadeiras, o diabo a 7.

Podes esperar sentado. [:)]

Estava a ser sarcástico, é daquelas coisas que fui aprendendo a filtrar.
Se me tivesses perguntado há 10 anos, eu dizia que tinha feito de tudo para alertar a pessoa.
Agora? Agora não vou arriscar qualquer tipo de interacção que dê azo a más experiencias.

Hoje, ia na via da esquerda do IC19 em ultrapassagens ao que iam na via central, e quando começo a chegar à primeira máquina do radar de VM, desacelero, não travo, para depois manter os 80.

Assim que passo a primeira máquina, vem um apressado a mandar sinais de luzes ao fundo, oh meu amigo, estás á vontade, assim que pude, desviei para a via central.

E lá foi ele todo contente a dar gás.

O pessoal com Teslas no fórum não me leve a mal. Mas hoje aprendi que o novo carro que serve como compensação é o Tesla.

Andava um nas estradas circundantes de Lisboa a saltar filas só para mostrar ao banco de trás o poder de aceleração da máquina. Ainda se cruzou à minha frente vindo de lado nenhum, sem pisca. Por pouco não lhe bati.

Não queria estar a criticar, mas a meia-idade é mesmo uma fase complicada.

Depois outra na saída da ponte Vasco da Gama para a A33. Apareceram os fura-filas em peso, era o pessoal "a vir a 200" e a meter-se na fila à ultima da hora, passando à frente a quem já lá estava. A mim calhou uma carrinha de caixa-aberta das obras ou parecido. Quis ver até onde ia, se eu não o deixasse entrar dava-me uma pintura nova à lateral da viatura de uma ponta à outra.

Se fosse um ainda entendia que se podia ter enganado, mas aquilo era sistémico. E de certeza que fazem todos os dias o mesmo.

Ganhou o prémio de maior javardo da estrada.

Andar em Lisboa é complicado, mas acho que ainda onde há pior má educação é mesmo na margem sul. Admito que possa ser controverso, mas ali é mesmo à descarada.

E a partir mais ou menos de Moscavide também já sei o que a casa gasta, mas a margem sul ainda consegue ser pior.

Last edited:
Pinhalnovenses e malta que mora nos arredores metem-me nojo!

Pode-se passar pelo radar da EN 252 (lado norte da localidade) a 70 Km/h e a maior parte dos idiotas reduz bruscamente para os 50 e até menos... [8b]

Algumas centenas de kms em autoestrada neste fim-de-semana, deu para perceber que o síndrome da via do meio está muito forte, nada de novo.

Mas há sempre alguém que surpreende. Final da A3 junto á VCI, sigo em direção ao Freixo. São 4 vias, sendo que para o meu destino posso usar as duas da esquerda.

Vou na via mais à esquerda possível atrás de outro carro que vai a ultrapassar, e depois umas centenas de metros à espera que ele passe à direita, onde já não estava ninguém.

Quando vi que isso não ia acontecer, passei uma via para a direita e levantei o pé, ficando atrás e à direita do carro. Uns 100 metros depois ele levanta o pé também e começa a inclinar o carro para a direita, dá sinal de pisca já com metade do carro na minha via e mal fica completamente à minha frente, pés ao travão para ver se podia cruzar mais 2 vias à última da hora

Tudo isto porque se apercebeu que queria mesmo era ir tudo para à direita, à ultima da hora. Algo deste tipo:

Sem título.png

Se fosse alguém à direita, provavelmente parava à minha frente à espera para passar...

Back