Tudo sobre o Documento Único Automóvel - DUA

Provavelmente chegaram à conclusão que o nº de registos não tem real importância uma vez que um carro com apenas um proprietário podia aparecer p. ex. com 3 registos.

Pessoal, já alguém sabe o que significa o número a seguir à matricula?

É um dígito de controlo.

Documento Único Automóvel

Documento Único Automóvel

Boas pessoal

Preciso da vossa ajuda.

O meu problema é o seguinte:

Acabei de receber pelos CTT o Documento Único Automóvel do meu carro novo, só que no respectivo documento onde vem a dimensão das jantes, está 205/50 R17 para a frente e para a retaguarda.
Acontece que o carro veio com as jantes/pneus 235/40 R18, de origem, não foi um extra que tivesse pedido, faz parte do modelo na versão sport.
E agora deixo ficar assim ou tenho de alterar o documento. E se for para alterar, quem paga os custos disso e onde é que é feito ? :sh)

obrigado

Boas pessoal

Preciso da vossa ajuda.

O meu problema é o seguinte:

Acabei de receber pelos CTT o Documento Único Automóvel do meu carro novo, só que no respectivo documento onde vem a dimensão das jantes, está 205/50 R17 para a frente e para a retaguarda.
Acontece que o carro veio com as jantes/pneus 235/40 R18, de origem, não foi um extra que tivesse pedido, faz parte do modelo na versão sport.
E agora deixo ficar assim ou tenho de alterar o documento. E se for para alterar, quem paga os custos disso e onde é que é feito ? :sh)

obrigado

Se o DUA não for alterado arriscas-te a ser multado. A polícia não é obrigada a saber ou a acreditar que o carro veio com pneus e jantes diferentes do que vem no DUA.

Contacta o concessionário. Pode tratar-se de um erro na homologação da viatura em Portugal e ou eles ou o importador é que têm que corrigir a situação.

Última edição:
Por acaso, quando encomendei o carro, fiz exactamente essa pergunta ao vendedor. Se o Doc único vinha com as 3 medidas (17", 18" e 19") já que eram as disponíveis, pela VW, para esse modelo. Resposta dele:

"...quando vier o documento, se não tiver as medidas certas de jantes e pneus, venha cá e tratamos disso. Não estamos aqui só para vender..."

Conclusão, faço do meu conselho as palavras dele. Vai lá e reclama porque não é só vender...

Falas para o stand e eles que resolvam isso. Pagam e enviam um novo.

Andares com isso assim só te vais lixar é tu.

Mas isso não tem ai as anotações especiais? Ou vêm os outros tamanhos de jantes?

Dúvida - mudança de registo de propriedade

Dúvida - mudança de registo de propriedade

Boas

Suponha-mos que vendi um carro e que o comprador tratou hoje da mudança de registo.

Quantos dias demorará em média até o carro não aparecer no meu nome no site das finanças?

Obrigado

boas
alguem me pode explicar isto???
comprei um carro de servico em outubro, carro tem matricula de setembro e segundo me disse o vendedor" estamos a abrir um excepcao, pois carro so pode ser vendido depois de 6de janeiro"...comprei carro em ALD e pedi urgencia no documento unico, pois queria fazer uma viagem pela europa com veiculo...ate hoje ainda nada do documento...meu pai comprou carro novo a 6 de dezembro e ja recebeu documento...alguem me pode explicar se isto sera normal??

boas
alguem me pode explicar isto???
comprei um carro de servico em outubro, carro tem matricula de setembro e segundo me disse o vendedor" estamos a abrir um excepcao, pois carro so pode ser vendido depois de 6de janeiro"...comprei carro em ALD e pedi urgencia no documento unico, pois queria fazer uma viagem pela europa com veiculo...ate hoje ainda nada do documento...meu pai comprou carro novo a 6 de dezembro e ja recebeu documento...alguem me pode explicar se isto sera normal??

O carro de serviço, para ser considerado carro de serviço e ser possível fazer um desconto maior, tem que cumprir as políticas definidas pelo importador. E neste caso a política indicava que o carro apenas poderia ser vendido a partir de 6 de Janeiro. Assim sendo o carro só pode ser averbado em teu nome (ou da financeira) a partir dessa data. Como foi vendido antes da data definida pelo importador o averbamento teve que ficar em stand-by.

Agora, e uma vez que já passou o dia 6 de Janeiro o que podes fazer é entrar em contacto com o stand e pressioná-los para que o averbamento seja feito o mais rapidamente possível, uma vez que, sem DUA, a viatura não pode circular fora do país.

Boas

Suponha-mos que vendi um carro e que o comprador tratou hoje da mudança de registo.

Quantos dias demorará em média até o carro não aparecer no meu nome no site das finanças?

Obrigado

Pelo que tenho visto, em média uma a duas semanas. A coisa até tem funcionado bem e o registo na conservatória e o registo nas finanças tem andado +/- a par.

pois
mas contracto que eu tinha era de comprar o carro e poder viajar nele, e todos dias ia ao stand e diziam que a culpa era da financeira, eu ligava para a financeira e a culpa era do stand...resumindo, vim na mesma para fora do pais e unica coisa que trouxe foi 1 papel com uma autorizacao do stand para sair do pais... pelo que me acabas-te de dizer, o vendedor kis è vender o carro...
obrigado pela ajuda...

pois
mas contracto que eu tinha era de comprar o carro e poder viajar nele, e todos dias ia ao stand e diziam que a culpa era da financeira, eu ligava para a financeira e a culpa era do stand...resumindo, vim na mesma para fora do pais e unica coisa que trouxe foi 1 papel com uma autorizacao do stand para sair do pais... pelo que me acabas-te de dizer, o vendedor kis è vender o carro...
obrigado pela ajuda...

Atenção que circulares no estrangeiro com essa declaração ou sem documentos é exactamente a mesma coisa.

Atenção que circulares no estrangeiro com essa declaração ou sem documentos é exactamente a mesma coisa.

eu sei disso, mas tive sorte na viagem, para ja tou a evitar pegar muitas vezes no carro... mas fui parado em espanha e viram o "documento" que levava e aceitaram,(ou como tava em portugues nao perceberam foi nada)lol
de momento tou na suica e aqui apertam muito na entrada do paìs e pa ja nao tou a ter problemas, mas se os tiver, a multa entrego-a em maos ao vendedor e ele que a pague, afinal carro ainda ta no nome deles, ate me darem o DUA...

eu sei disso, mas tive sorte na viagem, para ja tou a evitar pegar muitas vezes no carro... mas fui parado em espanha e viram o "documento" que levava e aceitaram,(ou como tava em portugues nao perceberam foi nada)lol
de momento tou na suica e aqui apertam muito na entrada do paìs e pa ja nao tou a ter problemas, mas se os tiver, a multa entrego-a em maos ao vendedor e ele que a pague, afinal carro ainda ta no nome deles, ate me darem o DUA...

[:D] Fia-te!!

Tens uma factura a comprovar que o carro não é deles. A decisão de sair do país foi exclusivamente tua. E se fores multado no estrangeiro julgo que tens que pagar na hora (salvo erro é o que acontece por cá).

[:D] Fia-te!!

Tens uma factura a comprovar que o carro não é deles. A decisão de sair do país foi exclusivamente tua. E se fores multado no estrangeiro julgo que tens que pagar na hora (salvo erro é o que acontece por cá).

eu sei...mas è axim, eu tenho vw, meu pai tem 1 e ker comprar outro, so ainda nao comprou pela minha situacao, meu sogro tambem tem 1 e ker trocar, tenho dois amigos na mesma situacao....e a mim nao me custa nada passar no stand todos dias e fazer la um "barulho" afugentando os clientes... nao resolve minha situacao, mas da maneira k o pais anda ja dà pa 1 comeco de "falencia", ou pa surgir despedimentos...

Preço registo STAND

Preço registo STAND

Um colega meu comprou um automóvel usado num stand..

O gajo do stand disse-lhe que pela net fazia o registo e que ele recebi a DUA em casa sem problemas, pelo que não teria de ter mais trabalho.

Mas o gajo está a pedir-lhe 50€ por isso, alguém sabe se o preço está correcto?

Um colega meu comprou um automóvel usado num stand..

O gajo do stand disse-lhe que pela net fazia o registo e que ele recebi a DUA em casa sem problemas, pelo que não teria de ter mais trabalho.

Mas o gajo está a pedir-lhe 50€ por isso, alguém sabe se o preço está correcto?

O gajo do stand tem o direito de pedir o que quiser pelo registo, não é obrigado a cobrar o valor exacto do mesmo. Para todos os efeitos está a prestar um serviço e pode cobrar por isso. Da mesma forma que um stand de veículos novos cobra 700€ ou mais pelas despesas de averbamento e transporte ou uma financeira, no fim do contrato cobra p. ex. 180€ para pôr o carro em teu nome. Achas que lhes custa mesmo isso??

Quanto ao registo em si, o registo de venda online fica por 13€.

Última edição:
Voltar
Superior