Tudo sobre o Documento Único Automóvel - DUA

Recebi da financeira o documento para pedir a extinção de reserva da minha viatura.

Ao fazer isso no IMT, a viatura fica com um novo registo(proprietário)? Ou seja, conta mais um registo ou é só anulada a reserva e fica só com um registo, neste caso, em meu nome?

Penso que está respondido em cima, mas agora já não vem no DUA o número de registos tal como vinha no título de registo de propriedade?

Recebi da financeira o documento para pedir a extinção de reserva da minha viatura.

Ao fazer isso no IMT, a viatura fica com um novo registo(proprietário)? Ou seja, conta mais um registo ou é só anulada a reserva e fica só com um registo, neste caso, em meu nome?

Penso que está respondido em cima, mas agora já não vem no DUA o número de registos tal como vinha no título de registo de propriedade?

Não, no DUA não vem o número do registo de antigos proprietários. [;)]

O que, diga-se de passagem, era das informações mais inúteis visto que raramente correspondia à realidade.

Boas,

Um esclarecimento: recebi da financeira um documento para pedir a extinção da reserva de propriedade do meu carro, no entanto, com tanta coisa (trabalho, vida pessoal, etc, etc) deixei passar os tais 60 dias... aliás talvez até já tenha passado 1 ano e picos... [8b]

O custo para a "transferência de propriedade" (neste caso é a extinção da reserva da financeira) é o mesmo de um registo "normal", ou seja, os tais 65€? Qual é o custo da multa por ter passado, largamente, os 60 dias?

Cumprimentos

Boas, tenho uma duvida... Comprei há 2 semanas uma Megane 2 de 2004... Como conhecimentos de mecânica são poucos, comprei a pensar que seria uma 1.5 dci de 105CV, ontem levei ao meu mecanico que me garantiu que é 1.9 dci de 120CV, o problema é que no DUA está registada como 1.5 dci... Convem dizer que a carrinha foi importada em 2008 de Espanha, então a minha questão é se poderei ter problemas quando levar a mesma à inspeção daqui a 3 meses.... Que consequências poderei sofrer das entidades policiais, ao verificarem que está trocado... E como poderão ter feito uma troca destas no DUA? Terá sido aquando da legalização em Portugal??

Boas, tenho uma duvida... Comprei há 2 semanas uma Megane 2 de 2004... Como conhecimentos de mecânica são poucos, comprei a pensar que seria uma 1.5 dci de 105CV, ontem levei ao meu mecanico que me garantiu que é 1.9 dci de 120CV, o problema é que no DUA está registada como 1.5 dci... Convem dizer que a carrinha foi importada em 2008 de Espanha, então a minha questão é se poderei ter problemas quando levar a mesma à inspeção daqui a 3 meses.... Que consequências poderei sofrer das entidades policiais, ao verificarem que está trocado... E como poderão ter feito uma troca destas no DUA? Terá sido aquando da legalização em Portugal??

Ui... está aí uma boa "salada"...:sh):sh)
Podes ter graves problemas e o carro, provavelmente, até será apreendido, uma vez que poderá haver aí uma "falsificação"!!

De certeza que o motor é o 1.9 e não o 1.5?!
Já falaste com o anterior proprietário (parto do principio que seja um particular, certo)?!
Como o numero do chassis (VIN) dá para saber ao certo qual é o motor que equipa esse carro!

É melhor tratares disso quanto antes![;)]

Obrigado pela pronta resposta.... eh pá o mecânico trabalha há mais de 15 anos na Renault, e além disso todas as 1.9 que vejo à venda na net têm exactamente os mesmos interiores e cx de velocidades com marcha atrás como se põe a 6a... na 1.5 poe se a marcha atrás como se põe a 1a... e onde poderei investigar isso do VIN? Já agora, no DUA onde encontro o numero do motor? Será "homologação nacional"? e no motor onde o encontro? Muito Obrigado de qualquer das formas...

Boas,

Mudei o proprietário de um veículo que estava em nome do meu Pai para o meu através do site Automóvel Online.

Tudo isto foi feito com o cartão do cidadão de ambas as partes e pago no momento.

Passado 2 dias uteis (hoje), recebo esta informação da conservatória:

O pedido de registo automóvel número XXXX/2014 foi actualizado para o estado Correctivo, dando origem ao(s) Suprimento(s) número(s) XXX

Motivo: Veiculo XX-XX-XX - PEDIDO PROMOVIDO COM CARTÃO DE CIDADÃO: Deverá enviar para esta Conservatórias dos Registos Comercial e de Automoveis de Coimbra, sita na Av Fernão de Magalhães , Edificio Mondego rc 14 a 18 , 3000-001 Coimbra., os originais do REQUERIMENTO / CONTRATO de registo automovel comprovativo do ato pedido. Não deve pagar o valor de 10 euros do Suprimento. CRACoimbra 20.05.2014 - O Ajudante XX

O documento que eles me estarão a pedir será este?

1BVyW7c.png

Amanhã já vou ligar para lá mas se entretanto me conseguissem esclarecer assim levava já os documentos prontos para enviar via CTT.

Obrigado [;)]

Realmente a nossa típica burocracia é de ir às lágrimas.

Lá liguei para a conservatória onde me indicam que o documento que precisam é exactamente o documento que supostamente todo este processo via internet substituiu. Isto é, o documento de compra e venda assinada pelo vendedor e comprador.

Então para que raio se usam os cartões de cidadão com os respectivos certificados e PIN? [8b][8b]

Pessoal... Onde é que posso ver o número de títulares que o meu automovel já teve?? Eu não percebo um c*r*lh* do que vem no DUA!![8b][8b][8b][8b][8b]

Boa noite.

Por volta de 13/14 de Julho pedi a alteração de morada do DUA numa conservatória. Disseram-me que demoraria cerca de 10 dias a chegar. Já estamos em Agosto e nada.
É normal nesta época do ano?

No mesmo dia pedi nova carta de condução pelo mesmo motivo e passado uma semana já a tinha. [:D]

Voltar
Superior