Tuning, qual a vossa opinião???

Há coisas bem feitas, cujo resultado fica interessante.

Mas o que mais se vê é tentativas medonhas de tornar os carros super-vistosos. E esse tuning abomino.

Mas se pensarem um bocadinho, o que é um kit-M, S-line e kit AMG senão tuning oficial?

61716.jpg

Tirem-lhe o logo na lateral e siga...

Última edição:
Há aqui uma questão que ainda não foi colocada parece-me. A questão do tuning para carros que realmente precisam dos "apetrechos" aerodinâmicos, tudo bem... Agora o que se vê muito em Portugal são carros que nem 100cv têm e aquilo parece uma nave espacial. Nada como agradar às Cindys, Sheilas e Joyces (sem ofensa caso haja algum caso aqui). Como já aqui foi referido, haja bom senso. [;)]

Nem mais.

Aposto que o Civic que apresentaste na 1.ª foto passaria de certeza na nossa inspecção! (eventualmente teria problemas ao nível da côr exterior a não ser que no livrete dissesse "laranja e/ou outra")

Já os exemplos de baixo...

O mais lindo é carros que de look exterior que pouco diferem dos modelos originais (dou o exemplo do meu amigo do Fiesta) que as unicas coisas diferentes do exterior são as jantes, farois lexus, angel eyes e embaladeiras. Passou na IPO com o carro como está... passado 2 dias, foi multado pela policia por ter... "acessorios ilegais".

Pode parecer estupido, mas ocorreu mesmo.

Eis algo que é proibido de circular cá, porem na Inglaterra pode circular: http://www.tuning.online.pt/cartuning/corsa-turbo.php

Eu disse que acho os carros com tuning rascas e mantenho a opinião, se tu te consideras rasca, isso é lá contigo

Que horror!

Isso também não!

Há tuning (o discreto), há xuning (o exagerado/descabido), há o street racing (parvoíce total)... não metas tudo no mesmo saco!

Eu estou à procura de um jpg que tenho, com uma suposta "lista" que tem quais os itens permitidos e os proibidos em termos de modificação automóvel. Alguns artigos da lista são perfeitamente descabidos, mas na sua maioria até fazem sentido e ainda assim permitem muita alteração aos carros.

EDIT: Aqui está ele!

Lista-Alteracoes-IPO.jpg

Última edição:
Boas. Pelos vistos estás a misturar as coisas.
Se formos a ver 90% dos carros tuning não entram em corridas de rua mas sim em provas de arranque (nas concentrações) ou em corridas (em autodromos ou em circuitos preparados).
O verdadeiro tunner tem amor ao carro e gasta centenas para não dizer milhares de euros no carro e o carro só sai há rua para ir a exposições ou para dar um passeio ao domingo.

Amor ao carro?? Milhares de euros??
A maior parte deles são gajos que só querem aparecer. Compram uma cangalha velha, metem-lhe aquelas mredas todas pra dar um ar Racing pra enganar os labregos la do bairro.
Geralmente vê-se tuning mais extremo em carros que não valem um xavo. Não tou a dizer que não haja prai um F430 todo tuning. Qualquer labrego com dinheiro até faz tuning a mulher e aos filhos, mas é muito raro...

Eu acho que, bom gosto ou não, dento de certas normas, cada podia ter o carro ao seu gosto. Isto de proibir é uma tanga que só mesmo em Portugal.
Fazer uma ou outra alteração no carro pra melhorar o aspecto ou a performance, porque não!?! Mas seja-mos sinceros. Quando se fala em Tuning a primeira coisa que vem a cabeça de todos, é o Peugeot 206 com o body kit, xeio de apendices e neon, farois angel eyes, escape do traseiro da mae e por ai adiante.
Bons carros precisam de pouco ou nada, porque o resto já vem de fabrica.

Eu nao concordo com o nitrofurano! O tal de tunig PODE passar nao so pelo refinamento da componente dinâmica, mas tambem por tentar fazer o carro mais agradável á vista, bem como aumentar o seu conforto/comodidade.

Tentar colocar um carro com um look mais agressivo e desportivo, porque nao pode ser considerado tuning?

Eu dou-te exemplos muito simples. Por exemplo o citroen C4.
Ainda ha bem pouco tempo saiu a versao especial "by loeb" com a motorização HDi de 110cv, igualzinha a tantos outros que por aí circulam, e a unica diferença era estetica...

Tu dizes: Ah e tal, mas isso é de fabrica, é diferente.

E eu respondo-te: Como é que a fabrica pode disponibilizar esse tipo de "kits" estecticos sem ser "tuning", e se for feito numa casa que nao a de origem do carro já o é?
Ou entao, se isso nao é tuning, é o que? O que lhe chamas?

Que fique bem claro que acho esses exageros que aí se vêm e que aqui neste topico ja foram postados (como aquele colt com os farois do A3) autenticas ABERRAÇÕES (e perdoe-me quem até acha bonito, mas eu tinha vergonha de andar montado numa coisa daquelas. Antes um fiat marbella que aquilo), mas nao é pelo facto de achar aquilo uma piroseira que passo a defender que continue a sua proibição!

para finalizar, deixo aqui um bom exemplo daquilo que, para mim, é o tuning ideal, quer a nivel mecanico quer a nivel estectico!

http://www.youtube.com/watch?v=n1_mcEwv14U

cumps
Eu tive o cuidado de frisar que aquela era a definição de tuning, no meu entender.

Para mim só há tuning quando se fazem as coisas com um propósito de melhorar as performances e dinâmica do carro.

Se metes travões de maior diâmetro e uma bomba central maior é tuning, porque melhoraste a capacidade de travagem do carro e isso traz benefícios na dinâmica.

Se metes um kit PSS9 da Bilstein e ficas com o carro rebaixado é tuning, porque mudaste a taragem e afinação da suspensão, baixaste o centro de gravidade do carro e com isso tudo ganhaste em aderência em curva e nas reacções mais saudáveis do carro.

Se metes um lip em carbono desenhado por um preparador da marca que tem saídas para orientar o ar fresco para os travões e te redirecciona o fluxo de ar de modo a ganhares algum downforce é tuning, porque em resistência à fadiga na travagem e em estabilidade a alta velocidade.

Agora, se metes um aileron do tamanho de um estendal feito em fibra com um desenho giro mas ineficaz aerodinamicamente não é tuning, porque não acrescentaste nada em termos de aerodinâmica.

Se metes uma panela de escape que faz barulho e mantêns o resto da linha de escape original não é tuning, porque não ganhaste nada em performances.

etc

O que quero dizer é que só podes dizer "isto é tuning" quando há uma justificação, num contexto de melhoria de performances e dinâmica, para as modificações que fizeste.

Esse exemplo do C4 "by Loeb", para mim, não é tuning. É marketing.

Estavamos no ano de 1990 qdo pela primeira vez ouvi falar de tuning!
A minha reacção foi: "a telefonia de la de casa diz isso num dos botões!"

Já nessa revista se falava dos kits de marca(nissan, bmw e rs), nas casas especializadas (delta, zender ou amg) e nas pequenas transformações q cada um fazia, estávamos em pleno tempo de ailerons e TA feitos À posteriori.
Meus caros, cada um faz o q gosta.

fiesta10.jpg

nao sou adepto do tuning, mas neste caso compensou, pois nao pecou naquilo que o tuning mais peca que é o exagero[:p]

pah aqui estão-se a espalhar ao comprido ao dizer que este carro tem tuning, o que vejo aqui é um restauro integral da máquina, o que não é de origem é as jantes e molas que deve ser muito dificil encontrar mesmo na toyota.

Voltar
Superior