Tuning, qual a vossa opinião???

eu prefiro as coisas como estao

so sou adepto de alterar medidas de pneus, e rebaixamentos justos....detesto "inventar" no motor e em aspectos como travoes.

as medidas de jantes sao possiveis leglizar...
os rebaixamento q dou aos carros nao sao exagerados, como disse sao justos e passam completamente despercebidos...logo no momento em q esta a situaçao nao sou nada prejudicado :D

de resto...todas as alteraçoes q faço, é tudo com peças da marca....do mesmo modelo...mas de versoes superiores...desportivas.

o meu clio
p1065979mzc6.jpg

e um clio de origem
p2527043mlb5.jpg

prefiro o meu como esta :D e esta legal

Meu, passa pelo clioteam..
Acho que te irias dar bem por la[;)]
cumps,,,

nao acho...e nao roça

Não roça com 5 pessoas mais carga? Em AE a 120 por exemplo?

Eu ja tive o meu punto com -3cm e na A8 com 5 pessoas mais carga que sacrificio...resultado...molas de origem + bilstein B4...e o conforto volto :D

Btw...tens essas 17 homologadas? E esse rebaixamento também não está legal...;)

Eu ja tive o meu punto com -3cm e na A8 com 5 pessoas mais carga que sacrificio...resultado...molas de origem + bilstein B4...e o conforto volto :D

Isto é tudo muito relativo, num carro pode roçar no outro já não com o mesmo nivél de rebaixamento em ambos.
Basta mudar o offset da jante, ou meter um pneu demasiado largo, ou mesmo pela própria construção do carro e das suas cavas de rodas, é tudo relativo, posso-te dizer que tenho o meu clio rebaixado 6cm á frente e 5 atrás e ele não roça em lado nenhum faças o que fizeres...(suspensão KW v2)[;)]

É óbvio que está desmasiado rebaixado, mas é arte e a arte não se critica.
O tuning não é estético, fazem-se pequenas alterações estéticas mas aqueles carros que aparecem nas concentrações supostamente "tuning", esses sim regra geral não percebem nada de automóveis.
O tuning é essencialmente mecânico, quer a nivél dinâmico quer de motor, uma pessoa pode não querer mexer num motor para ir para a vdg, mas sim para tirar melhor partido dele, pelo gozo que dá maximizar as performances de um certo motor e ver a sua evolução através das várias modificações que lhe são inseridas.
Eu por exemplo no meu projecto, comecei tratar de um problema no chassis, depois aproveitei e meti logo umas suspensões reguláveis de qualidade, meti umas jantes maiores para a estética sima, mas porque também garantem maior estabilidade e aderência em seco e logo transmitem uma sensação de maior segurança, os pneus de baixo perfil que transmitem um feeling maior à direcção.
Na travagem pouco mexi porque o clio de origem trava muito bem e só depois de tudo isto é que parti para o motor para acompanhar o desempenho do chassis, uma admissão e uma panela final ambas específicas e voilá sem matar ninguém sem nunca ter corrido na VDG nem andar em picos sem ser meros comparativos com amigos esporadicamente tenho um carro tuning que quem anda nele adora e que está longe de causar perigo a quem quer que seja pelas alterações que tem.

Por exemplo...ao teres mexido no tamanho da jante pioraste a performance a nivel de travagem....ficaste a precisar de mais metros para travar :)

Por outro lado suponho que esse clio ainda n tenha ABS...se tivesse ao mudares a jante também estarias a diminuir a sua eficácia...;)

Por exemplo...ao teres mexido no tamanho da jante pioraste a performance a nivel de travagem....ficaste a precisar de mais metros para travar :)

Por outro lado suponho que esse clio ainda n tenha ABS...se tivesse ao mudares a jante também estarias a diminuir a sua eficácia...;)
O problema é que isso não é assim tão linear e esses metros que perco são irrisórios, são tão irrisórios que se o pneu for melhor até posso é travar mais depressa, mas e quem te disse que meter uma jante maior é sinónimo de mais peso e logo perda de eficácia na travagem, se meteres umas jantes oz racing ultraleggera de 17 polegadas por troca com umas jantes normais de 15 polegadas ainda és capaz é de ter ganhos.
É mais um dos mitos que reinam por ai e uma das razões que em Portugal os inteligentes dos engenheiros dão pra não homologarem nada que não lhes cheire.[:D]
Outra coisa curiosa para deixar o pessoal a pensar é isto:
-então o que a marca aprova é seguro certo?Já que falamos em abs e tal, quantos de vocês depois de terem homolgado através da marca uma medida maior de jante, vão a uma oficina da marca para reprogramar a centralina do abs para a nova medida?![:D]
Até vos desafio a irem à Renault fazer isso, dizem logo que é impossivél de fazer, mas eu consigo fazer na Renault isso, estranho não é, no entanto quando os engenheiros e legisladores e políticos(estes últimos que na generalidade nem sabem quantos tempos tem um motor e quais são) e outros entendidos vêm falar de tuning, falam logo que não é seguro, mas quem são eles para falar se nem se dão ao trabalho de fazer estas alterações "necessárias"???
Para finalizar como gosto de deixar as coisas em pratos limpos, não é uma jante maior ou um abs sem ser reprogramado que vai fazer uma pessoa ter um acidente, a jante maior mesmo que mais pesada pouco vai influenciar a distancia de travagem por forma a deixar o carro inseguro, até porque depois temos que ver que os niveis de aderencia também aumentam e a coisa pode ser ela por ela, o que falta aqui é bom senso, bom senso que existe noutros países mas cá não.
Se querem mesmo segurança total vamos ter que mudar muita coisa, até em carros de origem, a começar pelas inspecções.
Ou ainda acreditam que um ax de 93 que é igual a um ax de 94 em tudo no chassis só pelo facto de ter vindo com palas e não as ter fica inseguro???[:)]

Última edição:
O tuning não é estético, fazem-se pequenas alterações estéticas mas aqueles carros que aparecem nas concentrações supostamente "tuning", esses sim regra geral não percebem nada de automóveis.
O problema é que por enquanto a maioria dos defensores do "tuning" são zés manéis e kátias vánessas [não querendo ofender eventuais utilizadores com os nomes José Manuel e Cátia Vanessa] que apenas pretendem um novo estendal na bagageira e umas jantes que valem mais que o chasso onde as vão pôr, ou seja não estão mesmo a defender o tuning, mas sim o xuning. Para essa gente, melhorias no "chassí" ou por baixo do "capôn" estão completamente fora de questão.
E isto está bastante patente no aspecto da maioria [por oposição a todas] das pessoas neste vídeo.

nem as 17 roçavam e eram 17x8 ET35 da RH...mas ja nao as tenho...nao estavam homolgadas, porque nao calhou na altura, ficava em 150€
tb tive umas 16x9 ET30 da Brock com pneus 215/40 e essas roçavam nos resguardos de plastico das cavas...na parte de dentro, mas alterei, e deixaram de roçar...

as q tenho montadas neste momento nao roçam em lado nenhum...nem com 5 nem com 6 nem com burros e malas no tejadilho.

Meu, passa pelo clioteam..
Acho que te irias dar bem por la[;)]
cumps,,,

ja por la andei, mas dada a arrogancia e falta de caracter de um dos moderadores, decidi deixar de frequentar o forum...quem ta mal mudasse...e eu mudei-me

Última edição:
Ao que parece a prostituição também emprega muita gente, por quê que não a legalizamos também?

e porque nao?

é a profissao mais antiga do mundo...o mais provavel é 99% da populaçao ja ter tido alguem na familia, seus antepassados q se prostituiram...

Última edição:
Ao que parece a prostituição também emprega muita gente, por quê que não a legalizamos também?

Não éramos os primeiros...

Quanto aos posts que dizem que o fabricante é que sabe tudo e o material aftermarket mata-nos mal saímos da garagem,pela primeira vez,com o carro fica a informação que existe uma entidade de seu nome TUV que atesta as peças não OEM.E os próprios fabricantes dessas peças não fazem as coisas às três pancadas.Lá fora as normas TUV são reconhecidas e,como tal,toda a peça que tenha o selo dessa entidade pode ser montada num carro.O nosso estado,como é bem mais esperto que os outros,não reconhece essas normas nas peças automóveis e vai enchendo os bolsos através dos vendedores que as importam e comercializam e criam empregos e através das multas que levamos.Para que raio hão-de legalizar o tuning??

Ou ainda acreditam que um ax de 93 que é igual a um ax de 94 em tudo no chassis só pelo facto de ter vindo com palas e não as ter fica inseguro???[:)]

Isso é daquelas coisas que ninguém entende!
Um carro pode lá chegar a cair de podre...e passa..
Mas se for sem palas, ou sem agua nos esguichos leva logo anotação!! [8b]

Isso é daquelas coisas que ninguém entende!
Um carro pode lá chegar a cair de podre...e passa..
Mas se for sem palas, ou sem agua nos esguichos leva logo anotação!! [8b]

Porque sem palas, mandas mta àgua pro carro de trás, mas sem esguixos ñ consegues tirar aquelas moscas q se colam à tua traseira na AE [:)][:)]

Porque sem palas, mandas mta àgua pro carro de trás, mas sem esguixos ñ consegues tirar aquelas moscas q se colam à tua traseira na AE [:)][:)]

Haja bom senso!!
Os carros novos nenhum tem palas.
Há uma regra, que diz que a roda tem que estar 50% tapada. Ora no caso do Ax, por exemplo, este tinha para-choques em plástico e tapava mais de 50%! Há caros novos que tem mais que 50% de roda exposta.
Por ser estupida a lei foi abolida....
Em relação aos esguichos, ainda é pior... Se eles não funcionarem ainda estou como o outro. Agora, por estarem sem agua leva anotação?!
Nunca os vi a irem ver o nível de liquido refrigerante no radiador...
É implicar pelo mais fácil....

A lei obrigar as marcas aprovarem alterações foi claramente feita em cima da perna por alguem ignorante da realidaed! Então uma Peugeot, BMW, Mercedes e afins que eles próprios vendem material vão aprovar material da concorrência? [:D] Só se fossem parvos.

Como digo há montes de tempo, uma industria de milhões de €, que podia trazer muitos impostos para o estado, está a ser reprimida só porque algum salazarista não gosta de ver o carro do vizinho diferente.

Desde que não meta sem sombra de dúvida os outros utentes da via em perigo, até podiam fazer um carro cor de rosinha com um chifre de unicórnio, para mim é indiferente e devia ser tudo legal.

Imaginem dois carros com as mesmas características num percurso sinuoso, um com a suspensão de série e outro com uma suspensão mais dura e com um centro de gravidade mais baixo. Os tempos obtidos por este último serão muito melhores porque conseguirá obter velocidades mais elevadas em curva, e ao sair a mais velocidade dessas mesmas curvas vai conseguir atingir também velocidades mais elevadas nas rectas. Em situações de aceleração e travagem, uma suspensão mais desportiva ajuda a que as menores oscilações de chassis e transferências de massas, melhorem as performances ligeiramente nestas situações.

[:cool:] [:cool:]

Imaginem dois carros com as mesmas características num percurso sinuoso, um com a suspensão de série e outro com uma suspensão mais dura e com um centro de gravidade mais baixo. Os tempos obtidos por este último serão muito melhores porque conseguirá obter velocidades mais elevadas em curva, e ao sair a mais velocidade dessas mesmas curvas vai conseguir atingir também velocidades mais elevadas nas rectas. Em situações de aceleração e travagem, uma suspensão mais desportiva ajuda a que as menores oscilações de chassis e transferências de massas, melhorem as performances ligeiramente nestas situações.

[:cool:] [:cool:]

E isso interessa porque? Os carros são feitos para andar na via pública e o propósito da via pública não é fazer corridas. Enquanto o discurso do pessoal do tuning for esse, nunca vão (e a meu ver muito bem) conseguir o que querem.
Se queres "tempos mais melhores bons" e "velocidades mais melhores elevadas em curva", track day é a resposta para o teu problema.

Voltar
Superior