Tuning, qual a vossa opinião???

Quais outros ?
Países

Então para que servem as leis, comparas isso com a marginalidade, acho que até aqui ninguém referiu isso, portanto vocês próprios se consideram marginais, não entendo porquê, quando passo o limite de velocidade não me considero um marginal, mas sei que estou a infringir a lei.

Vocês? Não vejo aqui grupinhos, o meu carro até está stock - tirando um filtro de ar de espuma. As leis servem para pouco, servem para limitar um mercado gigantesco, um mercado de entrada mais fácil para pequenas empresas, um mercado que teve um boom gigantesco nos últimos anos e que por cá não conseguimos aproveitar para nada. Ou não colocas a possibilidade das Leis estarem desajustadas da realidade, e até mesmo erradas? A minha opinião é que infelizmente neste caso estão e não é pouco! Parecem-me feitas sem pensar no panorama global e com base no pressuposto errado de que só as marcas é que fabricam material "plug&play". Fazer projectos de engenharia para meter jantes com um offset diferente?

Sabes o custo, demora e complexidade que é homologar um veículo para circular na estrada ? Penso que não senão não falavas assim.

[:D] Eu não quero hoomlogar um veiculo para andar na estrada, quero poder usar peças sem serem da marca no meu veiculo! Será crime? Cá em Portugal é, e não faz qualquer tipo de sentido!

E sabes que há assim uns quantos Paises que até tem processos bem definidos para fazer estas homologações?

EDIT: Esqueci-me de dizer, já passei várias vezes o limite de velocidade num carro que pagou impostos e alimentado com combustivel que também pagou impostos, e não sou nenhum marginal.

Ainda bem.

EDIT 2: Com leis destas ? devias era de ir a outros países e ver o que realmente são leis. Aqui ainda estamos muito livres, dai termos a taxa de acidentes que temos, claro que não por culpa dos tuners, mas por culpa de todos, somos os que pior conduzem na Europa (os dos piores) talvez por culpa das leis tão desleixadas.

Ou então não.

Sabes o custo, demora e complexidade que é homologar um veículo para circular na estrada ? Penso que não senão não falavas assim.

O argumento favorito de quem não sabe, realmente, de como as coisas se passam. Quando este argumento salta para a discussão dá-me vontade de explicar tudo desde o início, mas essa vontade passa-me logo, visto que é tempo perdido.

Sim, até podem estar desajustadas, não entendo até que ponto, das que conheço definem na segurança do carro, logo acho que estão bem feitas, isto porque o fabricante que desenhou, construiu, testou e finalmente o homologou sabe realmente onde se pode mexer na segurança do carro, além de proteger o próprio fabricante.

????

Eu falei de veículo novo de raiz.

Exacto, não entendo como esse argumento pode ser válido quando se fala em modificar, com peças avaliadas e atestadas por autoridades internacionais que, por conicidência (ou não) não são reconhecidas no nosso país relativamente a este tipo de peças. Para outras já contam, mas para peças automóveis que "alterem as características originais do vaículo" já não... Estranho!

Exacto, não entendo como esse argumento pode ser válido quando se fala em modificar, com peças avaliadas e atestadas por autoridades internacionais que, por conicidência (ou não) não são reconhecidas no nosso país relativamente a este tipo de peças. Para outras já contam, mas para peças automóveis que "alterem as características originais do vaículo" já não... Estranho!

Não entendi, quais as que são reconhecidas em Portugal e as que não são.

Sim, até podem estar desajustadas, não entendo até que ponto, das que conheço definem na segurança do carro, logo acho que estão bem feitas, isto porque o fabricante que desenhou, construiu, testou e finalmente o homologou sabe realmente onde se pode mexer na segurança do carro, além de proteger o próprio fabricante.

Mas só os fabricantes automóveis é que são responsáveis no meio disto tudo?

Então e o fabricante das peças não tem responsabilidade sobre o que fabricam/vendem? Os mecânicos não tem que ter responsabilidade sobre o trabalho que fazem?

Então e no caso de a marca homologar o carro com a suspensão x, e ter uma suspensão y vendida via peças que rebaixa o carro em 20mm. Quando é que foi feito o processo de homologação para garantir ao estado Português que a peça não prejudica a segurança?

E se um conhecido fabricante de peças, que por acaso até é fornecedor da marca, vender a mesma peça com a marca própria, porque é que não posso usar essa? Porque altera as características originais da viatura, mas a da marca também altera e não é ilegal. :confused:

Não entendi, quais as que são reconhecidas em Portugal e as que não são.

A mesma autoridade, em Portugal, é reconhecida para atestar a qualidade e aplicabilidade de peças variadas. No entanto quando se fala de peças de modificação automóvel já não interessa para nada. Eu sei que entidade não é lei, mas é uma incongruência de todo o tamanho da parte da nossa legislação.

Meus caros, o que importa é que é proibido e pronto, eu também não concordo que o primeiro ministro ganhe mais que eu, no entanto as leis dizem que tenho de contentar com aquilo que ganho e pronto.

O que está aqui em questão não é o conteúdo da lei, mas a aplicação das que existem, e neste caso estou 100% de acordo com ela. Se não concordam com elas procurem meios ao alcance para as fazer alterar.

Lá porque em outros países seja legal isto ou aquilo não quer dizer que estejam correctos....

....

Para dar um exemplo temos o árduo processo de engenharia que é homologar uma medida de pneu. Temos um carro com as medidas x,y e z em vários modelos diferentes. Ora um gajo tem o azar de o livrete só ter a medida x, se quiser usar a y tem que ir arrotar 75€ para um carimbo! Ao mais alto nível.

Alguém quer utilizar uma suspensão desportiva ligeiramente diferente no carro, tem que fazer um projecto de engenharia? Faz sentido essa responsabilidade ser do consumidor? Faz sentido cada um ter que homologar a peça x para o carro y, quando podia perfeitamente ser o fabricante da peça a homologar para todos os carros y? Claro que não! Faz muito mais sentido poder apreender todos os carros que circulem com "alterações às caracteristicas originais". Oops, mudei o radio, posso ter o carro apreendido?

...

1º a questão dos pneus é uma falsa questão. As marcas disponibilizam uma declaração com os pneus que podem ser homolgados na viatura, e dentro dessa lista são todos aceites. A dificuldade aqui é o pagamento, tanto da declaração como do novo DUA, não é necessário mais nada.
Agora se pretendes medidas estranhas, aí sim vais ter problemas.

Aqui faço a ponte para o segundo ponto.

2º As marcas elaboram os carros e fazem testes de acordo com certas especificações. A alteração desses elementos podem levar a cabo alterações ao nível do comportamento da viatura, que poderá ou não por em risco a circulação na via pública (questão diferente dos carros de corrida e mesmo aqui tem que estar dentro de certas regras).
Salvo erro em Espanha ou nos States, tu podes alterar completamente um veículo 4x4, desde que tudo devidamente homolgado e visto por algúem que perceba...

Isso de cada um meter o que acha que é melhor, tem muito que se lhe diga, quando era puto também alterava a minha BMX, até que um dia partiu-se um pedal que lá meti (também era universal, mas afinal moeu a rosca) e bati com o nariz no chão...

1º a questão dos pneus é uma falsa questão. As marcas disponibilizam uma declaração com os pneus que podem ser homolgados na viatura, e dentro dessa lista são todos aceites. A dificuldade aqui é o pagamento, tanto da declaração como do novo DUA, não é necessário mais nada.
Agora se pretendes medidas estranhas, aí sim vais ter problemas.

Aqui faço a ponte para o segundo ponto.

2º As marcas elaboram os carros e fazem testes de acordo com certas especificações. A alteração desses elementos podem levar a cabo alterações ao nível do comportamento da viatura, que poderá ou não por em risco a circulação na via pública (questão diferente dos carros de corrida e mesmo aqui tem que estar dentro de certas regras).
Salvo erro em Espanha ou nos States, tu podes alterar completamente um veículo 4x4, desde que tudo devidamente homolgado e visto por algúem que perceba...

Isso de cada um meter o que acha que é melhor, tem muito que se lhe diga, quando era puto também alterava a minha BMX, até que um dia partiu-se um pedal que lá meti (também era universal, mas afinal moeu a rosca) e bati com o nariz no chão...

As marcas nem sempre disponibilizam essas listas, e se um amigo tem pneus x/y/z homologados, como é que é possível que outro vá homologar e não consiga? Há incongruências grandes.

As marcas fazem os carros e elaboram os testes, os fabricantes de peças elaboram as peças e fazem os testes nos carros que vão modificar. Qual é mesmo a diferença?

Então se pegarmos na suspensão x, desenhada para o carro y, não podemos ter um processo de homologação global? Tem que ser homologada aplicação a aplicação porque?

Meus caros, o que importa é que é proibido e pronto, eu também não concordo que o primeiro ministro ganhe mais que eu, no entanto as leis dizem que tenho de contentar com aquilo que ganho e pronto.

O que está aqui em questão não é o conteúdo da lei, mas a aplicação das que existem, e neste caso estou 100% de acordo com ela. Se não concordam com elas procurem meios ao alcance para as fazer alterar.

Lá porque em outros países seja legal isto ou aquilo não quer dizer que estejam correctos....

E é isso mesmo que tem sido feito, ou pelo menos tentado.
No entanto deixar as coisas como estão rende bem mais para os nossos governantes. Muitas multas de 250€ mais quase 100€ da IPO B é um lucro fácil que não pode ser posto de parte.
O que se defende é uma revisão da lei ou, pelo menos, a elaboração do célebre anexo ao Código da Estrada em que supostamente se regulam as alterações aos veículos. Código da estrada esse que já existe há uns anos mas cujo anexo nunca apareceu. Mas infelizmente mesmo que esse anexo um dia apareça vai ser mais uma maneira de arranjar tachos e apenas manobras de diversão, como aconteceu com as películas que foi tudo menos uma vitória para quem queria vê-las aprovadas.

EDIT: Incrível como após a minha participação neste tópico vi a minha reputação descer de 8 para 0 com vermelho... Se não concordam com o que afirmo digam aqui e não ajam à socapa...

Última edição:
  • Gosto
Reações: foo
E é isso mesmo que tem sido feito, ou pelo menos tentado.
No entanto deixar as coisas como estão rende bem mais para os nossos governantes. Muitas multas de 250€ mais quase 100€ da IPO B é um lucro fácil que não pode ser posto de parte.
O que se defende é uma revisão da lei ou, pelo menos, a elaboração do célebre anexo ao Código da Estrada em que supostamente se regulam as alterações aos veículos. Código da estrada esse que já existe há uns anos mas cujo anexo nunca apareceu. Mas infelizmente mesmo que esse anexo um dia apareça vai ser mais uma maneira de arranjar tachos e apenas manobras de diversão, como aconteceu com as películas que foi tudo menos uma vitória para quem queria vê-las aprovadas.

EDIT: Incrível como após a minha participação neste tópico vi a minha reputação descer de 8 para 0 com vermelho... Se não concordam com o que afirmo digam aqui e não ajam à socapa...

Não concordo que seja uma medida para tirar ganhos, o estado ganhava muito mais em IVA da venda livre desses artigos do que assim, se isso fosse assim o que não faltam é carros para multar, o mesmo acontece noutras situações como velocidades, estacionamentos e outras cenas, o que não falta é incumprimentos possíveis de multa e só não multam mais porque não querem e fecham os olhos a muita coisa.

Quanto a tua reputação a descer juro que não tenho nada a ver com isso, até acho muito boa a tua participação aqui.

Não concordo que seja uma medida para tirar ganhos, o estado ganhava muito mais em IVA da venda livre desses artigos do que assim, se isso fosse assim o que não faltam é carros para multar, o mesmo acontece noutras situações como velocidades, estacionamentos e outras cenas, o que não falta é incumprimentos possíveis de multa e só não multam mais porque não querem e fecham os olhos a muita coisa.

Quanto a tua reputação a descer juro que não tenho nada a ver com isso, até acho muito boa a tua participação aqui.

Também acho que sim, se permitissem o uso das peças livremente o mercado iria crescer de sobremaneira, com todos os benefícios que daí viessem mas não encontro outra justificação para o que se passa. Apesar de tudo as peças de modificações vendem muito bem (com iva claro) e depois ainda vão buscar mais umas multinhas.

Concluindo, é tudo muito estranho e sem justificação congruente e plausível, o que só acentua mais a revolta que se faz sentir por quem gosta de ter um carro a seu gosto.

Fui há uns meses a uma concentração tuning com o meu filho, nunca tinha assistido a tal evento, e confesso que estava muito curioso, pois normalmente os eventos que costumamos assistir são mais virados para a competição e desporto automóvel, como sou um amante de automóveis entendi que deveria também ir ver como era esta coisa das concentrações tuning que tanta gente segue apaixonadamente.
Vi alguns carros com alterações muito bem feitas e com gosto, umas mais discretas outras nem tanto, algumas alteraçoes mecanicas feitas por quem realmente sabe naquilo que está a mexer, no entanto a maioria dos carros presentes faziam me lembrar aqueles camioes do Pasquitão em que os seus condutores disputam o lugar pela decoração mais garrida e espalhafatosa.http://www.pakistanphotos.co.uk/
Escapes monstruosos, sistemas de som que recorriam a geradores externos para aguentarem a potencia, luzes em tudo quanto era sitio.
Não sei se o tuning existente no nosso pais será todo deste nível, mas sinceramente não é esta visão que tenho do "automóvel", assim como também haverá quem não ache piada nenhuma a ralis ou a provas de circuito.

Infelizmente esse é aquele tuning que mais se vê, mas já vi bom tuning por cá também. Até agora só fui a uma concentração de tuning e fiquei horrorizado com o comportamento da maior parte das pessoas, num universo de quase mil carros consegui ver cerca de 2 dezenas de carros que realmente pertenciam à classe do tuning.

As marcas nem sempre disponibilizam essas listas, e se um amigo tem pneus x/y/z homologados, como é que é possível que outro vá homologar e não consiga? Há incongruências grandes.

As marcas fazem os carros e elaboram os testes, os fabricantes de peças elaboram as peças e fazem os testes nos carros que vão modificar. Qual é mesmo a diferença?

Então se pegarmos na suspensão x, desenhada para o carro y, não podemos ter um processo de homologação global? Tem que ser homologada aplicação a aplicação porque?

Quanto aos pneus posso dar-te o exemplo que conheço por causa dos 4x4, e aí na marca do meu, fazes o pedido, é enviada a declaração e fazes a alteração. Por norma a marca não te dá todos, tu é que fazes o pedido das medidas que pretendes e eles aceitam as possíveis.

Os fabricantes de peças testam todos os modelos de veículos onde pode ter aplicação? (muitas vezes vejo aplicar material porque "é igual" ao do outro modelo e de origem serve um no outro).

Quanto a essa parte final não te sei responder, mas também não disse o sistema era perfeito, bem longe disso.

Agora há que jogar com as regras existentes, por muito díficil, burocrático ou dispendioso, não podem dizer que não é possível colocar o carro legal.
Dou novamente dois exemplos, o Audi TT e BMW S3 que até apareceram num programa do Unas, em que o TT é de uma sra. e que afirma estar todo legal (e sei que anda na via pública e está estacionado na mesma - moro ao pé) sem problemas?
Serão os únicos no país que conseguiram?

(se calhar torraram uns milhares de €€ tanto a alterar como a legalizar, o que o resto não quer fazer.......)

Última edição:
Esse exemplo dos clássicos TT e o BMW fez-me lembrar outro caso caricato: os carros importados, modificados, obviamente importados de países onde isso é permitido, chegam cá e são automaticamente legalizados, estejam como estiverem. E esta hem?:sh)

Voltar
Superior