TV Plasma - O tópico

Bem, já está na sala ! [:cool:](...)

Em DVD, e como o meu não faz upscalling nem tem saída HDMI, liguei por video componente, dado que o DVD faz saída de sinal em video progressivo.
Acho que a qualidade é bastante boa e ainda não é agora que o Blu-Ray se vai tornar imperativo.

(...)

Desculpa repescar este post.

Estou na mesma situação que tu. Tenho um leitor DVD Panasonic de 2006, que não faz upscaling (acho que reproduz a 625p). Tenho ligação por Vídeo progressivo (Component), com som surround 5.1 e as sessões de cinema que faço regularmente são bem porreiras!

Eu passei há uns meses por este processo de escolha de uma TV de alta definição. Andei para aí 1 mês a ler reviews, e ver diferentes modelos ao vivo, e a pedir opiniões quer nas lojas quer na net. Fiz um "estudo" bastante exaustivo das opções existentes no mercado, tendo tirado algumas conclusões, que genericamente não fogem muito ao que aqui foi dito, designadamente:
- Os Pioneer Kuro são do que melhor se faz em televisão. Melhor só indo para monitores profissionais de esúdio. Ponto final, parágrafo.
- Quando se fala em plasma de verdadeira qualidade estamos limitados à Pioneer e à Panasonic. Portanto, quando um adepto do Plasma estabelece uma comparação entre o Plasma e o LCD (genericamente), na verdade está a comparar as melhores marcas de Plasmas com todas as marcas de LCD. Acho esta comparação injusta. Se vamos pegar nos melhores Plasma, então também devemos compará-los com os LCD de gama média-alta e superior, e nunca com LCDs de 499 euros e afins.
Concordo quase plenamente contigo, excepto em dois pontos, pelo que sublinho o que foi dito pois já há algum tempo que também o venho escrevendo por aqui.
No meu caso, andei ano e meio nesse processo de escolha!
E também testei LCD's do melhor que havia, os de topo de gama da Philips, Sharp, Samsung, Sony... precisamente, porque, os de gama de entrada tinham muitas 'fragilidades'.

Não concordo com dois aspectos:
1.
Referes como vantagem do LCD a "Imagem mais sólida".
- Ora, a meu ver, e julgo que não estarei isolado, se há coisa que os plasmas têm de irrepreensivel é, precisamente, a solidez da imagem. E com isto refiro-me aos contrastes, a naturalidade das cores, à profundidade, às sombras...
Já o tenho dito por aí fora: se há coisa que me desagrada num LCD é a imagem ter um aspecto de "consola", e isto não tem nada de sólido: tudo é demasiado presente.
Desculpa, mas discordo completamente, portanto.
Importa dizer que o meu plasma é um Pioneer, pelo que, reconheço, condiciona a minha capacidade de análise.

2.
Referes que escolheste o LCD para fugir ao "cintilar típico do plasma".
Lamento, mas não sei o que isso possa ser...
Até ler a tua opinião, nunca tinha ouvido falar em tal coisa... nem lido em qualquer review...
Pela experiência que tenho, e pelos modelos de plasma que contactei, nunca me apercebi de qualquer cintilação, e sei o que isso é pelos ecrãs crt's, justamente.

Também o tenho dito: uma tecnologia não anula a outra, "as vantagens de uma são as desvantagens de outra", pelo que caberá a cada um escolher aquilo que se adequa melhor a sua sensibilidade (e carteira, obviamente).

Hoje em dia, já é difícil fazer uma compra que se venha a revelar errada. O nível de comparação já desceu ao nível do detalhe, pelo que a maioria das pessoas não se apercebe desta discussão.

Só não gosto que tomem a decisão baseada em pressupostos ou preconceitos errados.

Actualmente, existem LCD's muito interessantes. A evolução desta tecnologia foi intensa. Mas, o ponto de referência - o termo de comparação, aquele que regula o desafio - continua a ser o ecrã plasma! Ainda que a vantagem já só seja quase residual...

Mas a Panasonic pegou na estafeta da Pioneer. E vem melhorando os seus produtos. Não deixa de ser curioso haver um aumento dos adeptos da tecnologia plasma, resolvidos que estão os grandes óbices deste tipo de ecrãs e afastados os receios no consumidor: o burn-in e o consumo exagerado.

Muito se tem falado por aqui, na qualidade dos televisores Panasonic. De facto, tenho um CRT da marca há já cerca de 10 anos, com cinescópio Quintrix, e só posso dizer maravilhas. Penso no entanto, ter chegado a hora de investir num plasma, pois sou um apreciador de "cinema" (em casa) e as condições de visualização, face ao que o mercado nos oferece, começam a ficar algo limitadas (até porque tenho investidos cerca de €1500 num bom sistema de som 5.1). Após uma pesquisa (pouco aprofundada) no "mundo" dos plasmas, constatei que existem modelos na casa dos €600 / €700 que seria o investimento possível para esta altura. Isolei o seguinte modelo: PANASONIC TH-42PX8E. (€600)
O que eu pergunto é se será de facto um modelo fiável, recente, e já com alguma qualidade?
Desde já os meus agradecimentos. [;)]

Concordo quase plenamente contigo, excepto em dois pontos, pelo que sublinho o que foi dito pois já há algum tempo que também o venho escrevendo por aqui.
No meu caso, andei ano e meio nesse processo de escolha!
E também testei LCD's do melhor que havia, os de topo de gama da Philips, Sharp, Samsung, Sony... precisamente, porque, os de gama de entrada tinham muitas 'fragilidades'.

Não concordo com dois aspectos:
1.
Referes como vantagem do LCD a "Imagem mais sólida".
- Ora, a meu ver, e julgo que não estarei isolado, se há coisa que os plasmas têm de irrepreensivel é, precisamente, a solidez da imagem. E com isto refiro-me aos contrastes, a naturalidade das cores, à profundidade, às sombras...
Já o tenho dito por aí fora: se há coisa que me desagrada num LCD é a imagem ter um aspecto de "consola", e isto não tem nada de sólido: tudo é demasiado presente.
Desculpa, mas discordo completamente, portanto.
Importa dizer que o meu plasma é um Pioneer, pelo que, reconheço, condiciona a minha capacidade de análise.

2.
Referes que escolheste o LCD para fugir ao "cintilar típico do plasma".
Lamento, mas não sei o que isso possa ser...
Até ler a tua opinião, nunca tinha ouvido falar em tal coisa... nem lido em qualquer review...
Pela experiência que tenho, e pelos modelos de plasma que contactei, nunca me apercebi de qualquer cintilação, e sei o que isso é pelos ecrãs crt's, justamente.
...

Vejo que não me expliquei bem porque separaste 2 pontos que são na realidade o mesmo. Quando falo em solidez refiro-me ao efeito contrário à cintilação. Refiro apenas a questão da estabilidade da fonte de luz, e não outras questões como o contraste, profundidade, etc. Isto é, o LCD apresenta uma imagem menos sujeita a oscilações de luz do que o Plasma. Por exemplo, se estiveres a olhar para uma imagem estática, a do LCD parece sempre mais permanente, quase como se fosse uma foto impressa em papel. A do Plasma, contudo, parece estar constantemente a tremelicar.
O que me leva à questão da cintilação. É um fenómeno que está presente em todos os plasmas porque deriva directamente da tecnologia do fósforo, que "acende" através de descargas eléctricas. Ora, como a persistência do fósforo é muito curta e ele tende logo a "apagar-se" (daí a vantagem dos Plasmas terem arrasto nulo), é necessário estar constantemente a excitar o fósforo com descargas eléctricas, resultando daí a tal cintilação. Este fenómeno é perfeitamente visível por qualquer pessoa. Então se puseres um LCD lado a lado com um Plasma a passar as mesmas imagens, nota-se com toda a clareza. Ora, muita gente não se sente incomodada com isto, sendo um efeito pefeitamente tolerável. Eu, infelizmente, noto-o bastante e passadas 1 ou 2 horas a olhar para um plasma tenho tendência a ficar com a vista cansada. Além disso, como a TV ia ficar a apenas 2,5m de distância do sofá, pior seria, porque quanto mais perto estamos de um plasma mais agressivo é este efeito.
Este fenómeno é perfeitamente natural e está mais que documentado pela Net fora. Vê por exemplo no Tomshardware: Major Disadvantages - Review Tom's Hardware : LCD Or Plasma - What's Your Pleasure? Understanding Modern Flat-Panel TV Technologies onde destaco os seguintes parágrafos:

"While the technology results in a uniform image when the viewer is far enough from the panel, it causes visual discomfort at close distances. It's generally accepted that the human eye isn't capable of distinguishing flickering if the frequency is above about 85 Hz, but that's not exactly true. In fact, the eye is perfectly capable of doing so, but the brain can't "render" the images that fast. Consequently, an image at 85 Hz can cause eye fatigue without the viewer even being aware of the flickering.
That's unfortunately the case with plasma pixels. The flickering can be a cause of discomfort if you're too close to the panel. So, the image on a plasma display is bigger, but you have to be that much farther away from it. Consequently, the immersion experience is no more intense."

Basta googlar por "plasma flickering" para encontrar muita informação sobre isto. Para ser sincero foi este o grande factor que me levou a escolher o LCD. Ok, também poupei cerca de 750 euros (estive para compar um plasma Kuro), mas admito perfeitamente que por outro lado fiquei a perder numa data de factores importantes, alguns deles de grande relevancia como já referiste acima (contraste, gradação de pretos e cinzas, etc).

Muito se tem falado por aqui, na qualidade dos televisores Panasonic. De facto, tenho um CRT da marca há já cerca de 10 anos, com cinescópio Quintrix, e só posso dizer maravilhas. Penso no entanto, ter chegado a hora de investir num plasma, pois sou um apreciador de "cinema" (em casa) e as condições de visualização, face ao que o mercado nos oferece, começam a ficar algo limitadas (até porque tenho investidos cerca de €1500 num bom sistema de som 5.1). Após uma pesquisa (pouco aprofundada) no "mundo" dos plasmas, constatei que existem modelos na casa dos €600 / €700 que seria o investimento possível para esta altura. Isolei o seguinte modelo: PANASONIC TH-42PX8E. (€600)
O que eu pergunto é se será de facto um modelo fiável, recente, e já com alguma qualidade?

A minha é uma TH42PX7E e podes ver fotos da minha tv algures pela pagina 45 [;)]

Na altura era com ligacao SCART e powerbox da TvCabo... e ainda na fase de rodagem [:cool:]

Há esse modelo mas o modelo "a seguir", o meu TH-42PX80 (a diferença está no "oito" para o "oitenta") é ligeiramente melhor. Tem entrada VGA (para ligar um PC) e leitor de cartões SD, ausentes no modelo que referiste.

Falta saber se irás dar uso a isso. Eu pensei bastante no assunto, e cheguei à conclusão que precisaria mais da entrada VGA e do leitor de cartões SD do que o Full HD ( o televisor é HD ready).

Plasmas FullHD são muito caros para mim... e não iria tirar partido disso até comprar um leitor Blu-Ray... o que duvido muito que faça nos próximos anos.

Presumo que sejam identicas portanto :confused:
(desde já obrigado por teres respondido) [;)]

Pelo que li na altura parece-me que este era o modelo francês equipadado aos equipamentos TH42PV7F que era o modelo de entrada da gama [;)]

(Se leres para trás para as referidas paginas, penso que isso foi explicado na altura..)

Agora esse modelo que estas interessado poderá ser uma evolução (as vezes basta terem apenas mais uma entrada HDMI para a referência ser diferente) da que eu comprei e digo-te que estou bastante satisfeito com a qualidade do produto que comprei [:cool:]

Essa tambem é somente HD Ready, certo? Eu na altura optei por não comprar FHD porque não queria dar a diferença de dinheiro que pediam na altura [;)]

Após uma pesquisa (pouco aprofundada) no "mundo" dos plasmas, constatei que existem modelos na casa dos €600 / €700 que seria o investimento possível para esta altura. Isolei o seguinte modelo: PANASONIC TH-42PX8E. (€600)

Compra o PAnasonic TH-42PX10 por 700 euros no mediamarkt.

Aproveita a promoção. Fica por 720 com entrega.

Se não arranjares em Almada arranja-se por 760 euros ou 785 euros com 1 cabo HDMI audioquest + entrega em todo o país.

O Modelo PX10 deveria ler-se PX100 :D. É a evolução do PX80.

Diferenças? Contraste de 30 000:1 contra 15 000:1.

Eu tenho 1 e digo-te por 700 euros, ou melhor 100 não vale a pena ir para o PX8E

Compra o PAnasonic TH-42PX10 por 700 euros no mediamarkt.

Aproveita a promoção. Fica por 720 com entrega.

Se não arranjares em Almada arranja-se por 760 euros ou 785 euros com 1 cabo HDMI audioquest + entrega em todo o país.

O Modelo PX10 deveria ler-se PX100 :D. É a evolução do PX80.

Diferenças? Contraste de 30 000:1 contra 15 000:1.

Eu tenho 1 e digo-te por 700 euros, ou melhor 100 não vale a pena ir para o PX8E

Muitíssimo obrigado Superfast, também tinha esse em referência, mas não sabia que era mais recente que o p80. Não sei se foi impresão minha, mas a Fnac não tem (teve) esse aparelho em promoção, a €499 recentemente?

Vejo que não me expliquei bem porque separaste 2 pontos que são na realidade o mesmo. Quando falo em solidez refiro-me ao efeito contrário à cintilação.
Penso que sim, houve insuficiente explicação ou aplicação de terminologia. O antónimo de cintilação seria 'permanência', ou luz constante.

Quanto à cintilação (flickering), reitero o que disse: até o teres referido, nunca havia dado conta, nem tampouco o site de referência das 'reviews' alguma vez o citou ou valorizou.

Talvez por isso ache insensato decidir a compra de um ecrã por causa deste factor (se é que ele existe, de facto). As duas tecnologias (lcd e plasma) têm inconvenientes muito mais impeditivos do que essa - suposta - cintilação.
O preço, como referiste, pode ser um forte decisor...

Não quero dizer que não exista, mas eu não noto cintilação alguma.
Mas também sei que a sensibilidade visual é distinta de pessoa para pessoa.

Há esse modelo mas o modelo "a seguir", o meu TH-42PX80 (a diferença está no "oito" para o "oitenta") é ligeiramente melhor. Tem entrada VGA (para ligar um PC) e leitor de cartões SD, ausentes no modelo que referiste.

Falta saber se irás dar uso a isso. Eu pensei bastante no assunto, e cheguei à conclusão que precisaria mais da entrada VGA e do leitor de cartões SD do que o Full HD ( o televisor é HD ready).

Plasmas FullHD são muito caros para mim... e não iria tirar partido disso até comprar um leitor Blu-Ray... o que duvido muito que faça nos próximos anos.

Pelo que me lembro, do TH-42PX8 para o TH-42PX80 o contrate tmabém é diferente sendo superior no TH-42PX80.

Quanto ao facto de não ser Full HD, mesmo com um leitor Blu-Ray só te apercebes do tal Full HD se estiveres muito perto da TV. A uma distancia de visualização normal só compensa ir para o Full HD se a TV for muito grande e esse muito grande é superior a 42''. Por isso ter ou não ter Full HD vai dar ao mesmo e poupa-se dinheiro (pelo menos era assim há um ano atrás, estou pro fora dos preço praticados actualmente).

nem tampouco o site de referência das 'reviews' alguma vez o citou ou valorizou.

Não sei se o site é de referência ou não, mas tenho a lamentar o facto de só ter 3 testes de televisores Philips, e tudo modelos de 2007 :sh)
Bem que podiam testar as gamas baixas / médias mais recentes da Philips...

Cumprimentos

Curioso que tentei fazer uma pesquisa e não encontro o modelo PX10 (100) :confused:

Espero que saibas ingles:
http://www.hdtvtest.co.uk/news/panasonic-txp37x10-txp42x10-20090226137.htm

E podes pesquisar no site da panasonic Portugal.

É sempre o melhor.

Por último, qq serie Portuguesa sem 0 (da Panasonic Claro) tipo PY7, PX8 etc.

São os modelos do ano anterior remarcardos. Um PX8 é um PY70 (modelo 2007) remarcado.

Se fores ver os certames nunca existe modelos sem zeros.

O ideal é a serie G10 por 1050 euros, 5 anos de garantia, inovadora a nivel de consumo (metade).

Mas como o orçamento é 700 euros PX10.

Eu comprei a PX10 porque nao tenho blu-ray e aquilo é usado para TV e DVD.

HDTV Reviews

HDTV Reviews

Não sei se o site é de referência ou não, mas tenho a lamentar o facto de só ter 3 testes de televisores Philips, e tudo modelos de 2007 :sh)
Bem que podiam testar as gamas baixas / médias mais recentes da Philips...

Cumprimentos
Os modelos sujeitos a teste são votados pelos utilizadores inscritos no site. Quando há oportunidade para mais um teste, recebo um convite para participar na votação onde se listam cerca de uma dezena de modelos de televisão considerados 'de momento' no mercado, mas onde há espaço para inserir manualmente um qualquer outro que não exista na lista.

Compreendo a chamada de atenção para os Philips, também eu os tenho em boa conta. Mas os resultados dependem da maioria de intenções dos votantes... e da obtenção de um ecrã para análise (o site vive da carolice).
Também te digo que partilho da tua observação e que, coincidentemente, sempre votei para analisar os modelos Philips...
icon_smile_cool.gif

Digo que o site "HDTV Reviews" é de referência pois, como qualquer um pode constatar, a bateria de testes a que os ecrãs são sujeitos, a objectividade e a profundidade de análise tornam-no um caso ímpar na Web. Conheço vários sites de 'reviews' - que os posso partilhar - e nenhum é tão completo como aquele, nem sequer as revistas de especialidade investem tanto.

O site é financiado por donativos, pela oferta dos modelos para análise e pela venda posterior do ecrã devidamente calibrado.
Julgo ter lido em qualquer lado que a Philips, ou um representante, não costuma fornecer ecrãs.

O serviço é ainda mais completo pois fornecem informação para calibrar correctamente o ecrã, em algumas vezes recorrendo ao menú de serviço para melhor optimização (com a devida chamada de atenção para os riscos inerentes)

Cumprimentos.

Pelo que me lembro, do TH-42PX8 para o TH-42PX80 o contrate tmabém é diferente sendo superior no TH-42PX80.

Quanto ao facto de não ser Full HD, mesmo com um leitor Blu-Ray só te apercebes do tal Full HD se estiveres muito perto da TV. A uma distancia de visualização normal só compensa ir para o Full HD se a TV for muito grande e esse muito grande é superior a 42''. Por isso ter ou não ter Full HD vai dar ao mesmo e poupa-se dinheiro (pelo menos era assim há um ano atrás, estou pro fora dos preço praticados actualmente).

É o que ando a dizer há que tempos mas ai de ti se as "ovelhas Blu-ray" ouvirem! Vêm logo dizer que SÓ o Full HD é que é bom, etc. Do mesmo modo que se calhar dizem que "só andar de Mercedes Classe S / Audi A8 / BMW Série 7 é que é, tudo o resto não chega lá", e depois no dia-a-dia andam num carrito qualquer.

Voltar
Superior