Eu passei há uns meses por este processo de escolha de uma TV de alta definição. Andei para aí 1 mês a ler reviews, e ver diferentes modelos ao vivo, e a pedir opiniões quer nas lojas quer na net. Fiz um "estudo" bastante exaustivo das opções existentes no mercado, tendo tirado algumas conclusões, que genericamente não fogem muito ao que aqui foi dito, designadamente:
- Os Pioneer Kuro são do que melhor se faz em televisão. Melhor só indo para monitores profissionais de esúdio. Ponto final, parágrafo.
- Quando se fala em plasma de verdadeira qualidade estamos limitados à Pioneer e à Panasonic. Portanto, quando um adepto do Plasma estabelece uma comparação entre o Plasma e o LCD (genericamente), na verdade está a comparar as melhores marcas de Plasmas com todas as marcas de LCD. Acho esta comparação injusta. Se vamos pegar nos melhores Plasma, então também devemos compará-los com os LCD de gama média-alta e superior, e nunca com LCDs de 499 euros e afins.
Concordo quase plenamente contigo, excepto em dois pontos, pelo que sublinho o que foi dito pois já há algum tempo que também o venho escrevendo por aqui.
No meu caso, andei ano e meio nesse processo de escolha!
E também testei LCD's do melhor que havia, os de topo de gama da Philips, Sharp, Samsung, Sony... precisamente, porque, os de gama de entrada tinham muitas 'fragilidades'.
Não concordo com dois aspectos:
1.
Referes como vantagem do LCD a "Imagem mais sólida".
- Ora, a meu ver, e julgo que não estarei isolado, se há coisa que os plasmas têm de irrepreensivel é, precisamente, a solidez da imagem. E com isto refiro-me aos contrastes, a naturalidade das cores, à profundidade, às sombras...
Já o tenho dito por aí fora: se há coisa que me desagrada num LCD é a imagem ter um aspecto de "consola", e isto não tem nada de sólido: tudo é demasiado presente.
Desculpa, mas discordo completamente, portanto.
Importa dizer que o meu plasma é um Pioneer, pelo que, reconheço, condiciona a minha capacidade de análise.
2.
Referes que escolheste o LCD para fugir ao "cintilar típico do plasma".
Lamento, mas não sei o que isso possa ser...
Até ler a tua opinião, nunca tinha ouvido falar em tal coisa... nem lido em qualquer review...
Pela experiência que tenho, e pelos modelos de plasma que contactei, nunca me apercebi de qualquer cintilação, e sei o que isso é pelos ecrãs crt's, justamente.
Também o tenho dito: uma tecnologia não anula a outra, "as vantagens de uma são as desvantagens de outra", pelo que caberá a cada um escolher aquilo que se adequa melhor a sua sensibilidade (e carteira, obviamente).
Hoje em dia, já é difícil fazer uma compra que se venha a revelar errada. O nível de comparação já desceu ao nível do detalhe, pelo que a maioria das pessoas não se apercebe desta discussão.
Só não gosto que tomem a decisão baseada em pressupostos ou preconceitos errados.
Actualmente, existem LCD's muito interessantes. A evolução desta tecnologia foi intensa. Mas, o ponto de referência - o termo de comparação, aquele que regula o desafio - continua a ser o ecrã plasma! Ainda que a vantagem já só seja quase residual...
Mas a Panasonic pegou na estafeta da Pioneer. E vem melhorando os seus produtos. Não deixa de ser curioso haver um aumento dos adeptos da tecnologia plasma, resolvidos que estão os grandes óbices deste tipo de ecrãs e afastados os receios no consumidor: o burn-in e o consumo exagerado.