Twingo[update]-300€ e duas semanas depois está ok!

ManymilesR

Banido
Boas,

Como algujs já devem ter lido algures coloquei de parte a compra de carro novo e vou dar arranjar a avaria do meu twingo.
É um twingo de 1995 1.2 55cv e anda a consumir uma média de 8/9 lts 100km...quando não chega aos 10!![:0]
O que eu gostava é que me ajudassem a ter uma ideia de qual o problemaq que poderá estar na origem destes consumos, isto é, eu sei que poderá a ser a sonda lambda, mas não poderá ser outra coisa? tipo catalisador, escape, etc?
Um gajo vao à renault e querem um balurdio só para meter o carro na máquina!
P.S. - O carro não passava na inspecão por causa dos gases muito altos, mas o inspector tapou os olhos!![8)]

Já me ia esquecendo, nos ultimos dois dias, após 7 horas parado à chuva e frio o carro teve dificuldades a pegar e pegou assim tipo a "enrolar", não sei explicar bem...como se pegasse em 3 cilindros ou assim! MAs se ficar na garagem isso não me tem acontecido!! poderá ser o mesmo problema?
E às vezes quando para num semáforo ou assim o carro parece que quer ir abaixo, mas não vai!! Poderá ser a sonda? [8]

Obrigado pela ajuda!;)

Abraço

Última edição:
Velas, Cabos de velas, injector (ou carburador) entupido, sonda lambda, escape.... E por aí fora... Porque é que não tentas uma oficina não oficial? Há já muitas casas que têm máquinas de diagnóstico... Bosch car service, Precision, etc, etc...

compra mas é um toyota!:D

agora sério: como já te disse tive um de 1998 mas já era o de 60cv.
pouco antes de o vender ele tinha pouco rendimento e gastava muito. tinha um problema na bomba de gasolina e um cilindro não funcionava.
no teu caso como o motor é diferente talvez seja outra coisa... talvez esteja apenas desafinado. Tenta levá-lo à maquina.
penso que custar a pegar a frio seja normal nesses notores

Penso ke uma limpeza no carburador será suficiente para o teu carro trabalhar mais linearmente, ao trabalhar mais linearmente penso ke deixará de consumir mais gasosa

Um Abraço

Os carros de pouca potência acabam por ser sempre um pouco gastadores se uma pessoa puxar mais por eles. Um amigo tem um 106 1.1 e faz muitas vezes 11L...

Mas no teu caso, deve haver mesmo um problema qq. Uma afinação para começar não lhe faz mal.

Esse motor nunca foi poupado. Tem por base o velhinho motor 1237cm3 do Supercinco...

Tive um modelo dessa geração (1239cm3) à minha disposição durante um mês, e as médias minimas rondavam os 8.5l/100km.

Sugiro uma revisão ao caburador electrónico (mais conhecido como sistema SPI - single point injector) e um filtro de gasolina novo.

Além disso deverás colocar uma sonda lambda capaz (Beru ou NGK)e umas velas NGK adequadas ao motor (BP6ESZ).

Uma revisão completa ao carro ajudava. (Filtros, velas, oleo)

E verificar cabos e encaixes das velas, podes ter problemas ai por causa da humidade.

Para tirar teimas, planea uma viagem no fim de semana, que envolva cerca de 100Km em estrada aberta. E então faz a média, e já vez se o carro está a consumir muito ou não. Um Twingo, a uma média de 90Km/h não deve gastar mais de 6 L/100.

Já viste as velas?

Filtro da gasolina?
;)

ar156ob4.gif

A não ser que andes sempre na a apertar com ele, esses consumos são elevados. Mesmo R19 1.4, que eu já considero um bocado gastador em cidade, não costuma passar os 9l/100 km.
Quando a sonda e o catalizador berraram, as médias subiram cerca de 0,6/0,7l/100 km.

Many, esse motor nunca foi prodigioso em consumos...
é o velhinho de arvores de cames lateral....

Gasta tanto como a minha T4.

Vê:

Pressão pneus
Filtro ar
Faz uma limpeza ao sistema de injeçcão?
Mudaste o escape ou catalizador?
Muda de marca de combustivel.

Abraço

Isso é fácil de resolver, muito fácil. Algures no tubo da gasolina instalas uma torneira e regulas a passagem do líquido à tua maneira...

[}:)][}:)][}:)]

Vê lá o que fazes porque estou a reinar!!! :D

Agora a sério! Vai a uma oficina que não seja da Renault e primeiro que verifiquem o que se passa ligando o carro à máquina. Pode ser de muita coisa e estar aqui a dizer o que pode ser é dificil. O diagnóstico da máquina dirá o que é ou mais facilmente o que poderá ser. Não vale apena estar aqui a dizer pode ser disto ou daquilo. Pode ser de muita coisa!

citação:Originalmente colocada por BrunoD

Esse motor nunca foi poupado. Tem por base o velhinho motor 1237cm3 do Supercinco...

Tive um modelo dessa geração (1239cm3) à minha disposição durante um mês, e as médias minimas rondavam os 8.5l/100km.

Sugiro uma revisão ao caburador electrónico</u> (mais conhecido como sistema SPI - single point injector) e um filtro de gasolina novo.

Além disso deverás colocar uma sonda lambda capaz (Beru ou NGK)e umas velas NGK adequadas ao motor (BP6ESZ).
Caro, é só para esclarecer que não existem caburadores electrónicos.

Eu percebi o que quiseste dizer com isso do carburador electrónico mais conhecido como um sistema SPI. Tu querias era dizer injecção</u> electrónica em vez de carburador</u> electrónico. No início da década de 90, os motores que tinham alimentação a carburador, devido a imposições legais ambientais, os contrutores foram obrigados a usar sistemas de electrónicos de alimentação. Para não serem obrigados a alterar completamente os motores já existentes, os contrutores adaptaram a esses um sistema de injecção electrónica que substituisse o antigo carburador. Esse sistema de injecção era o SPI. Para os motores concebidos de raíz, adoptaram sistemas de injecção electrónica do tipo MPI (Multi Point Injection, ou Multi-Port Fuel Injection ou Sequential fuel Injection, ou... há mais designações, é como quiserem chamar :D) ;)

http://auto.howstuffworks.com/fuel-injection1.htm

O carburador é um órgão mecânico e não electrónico e mesmo esses há muito deixaram de existir para dar lugar a sistemas de injecção electrónica (desde o princípio da década de 90 que se utilizam em todos os veículos novos). Dentro dos sistemas de injecção electrónica, há os que são monoponto (um injector numa ante-câmara no colector de admissão) e os que são multiponto (um injector por cada cilindro posicionados na câmara de combustão). Se falhei em algum sítio, não exitem a apontar-me o dedo. ;)

Não leves a mal a explicação. Com todo o respeito. Se tomares isto como uma crítica, esta é construtiva/educativa e não destrutiva. Não nascemos ensinados e quem sabe pode esclarecer. Para a próxima já sabes. ;)

Espero ter ajudado!

Faço também um pedido de desculpas ao autor do tópico por fugir um pouco ao assunto do mesmo. [xx(]

Boas,

O meu carro é bem tratado, tem as revisões feitas sempre a "tempo e horas" e ainda há pico tempo lhe mudei as velas, os filtros todos e o õleo...não deve ser daí!!!

Só tenho medo de mudar a sonda lambda e depois não ser isso...aquilo ainda é caro!!;)

Voltar
Superior