UBER é uma Alternativa Credível?

Boas a todos.

Venho pedir ajuda na sequência de uma cobrança indevida por excesso da Uber. Basicamente em vez dos 31€ que estavam na aplicação, a factura chegou com 42 €. Notar que foi em Paris.

Já fiz a reclamação na própria App, mas efectivamente não existe um espaço para este caso específico. Tive que usar o submenu "cobrança de taxa de espera" (essa é outra, mas foram 5 cts) e depois expliquei o sucedido. Nunca me tinha acontecido. Viajava com mais pessoas que fizeram o mesmo trajecto que eu e a cobrança foi a que estava na app.

Há mais alguma coisa que possa fazer, ou algum local onde reclamar? A reclamação tem 5 dias e nada de resposta, a não ser a automática a informar que ia ser analisada.

Dando o seguimento a isto, é passada uma semana, vou à App e tinham-nos atribuído 5cts de crédito pelo tempo de espera (o tal submenu que usei). Dá ideia que nem ligaram a mais nada. Voltei à carga e em 12 horas tinha resposta, onde perguntavam se tinha requerido alguma paragem extra ou desvio. Respondi que não e logo de seguida atribuíram um reembolso de 11€ no cartão de crédito. Resolvido. Quero acreditar que foi erro na hora de cobrar…

Nem por isso, só estamos mesmo a perguntar, porque queremos saber. Não é necessário estar tão na defensiva, é uma pergunta que advém da curiosidade.

O que torna a Farfetch uma empresa com um modelo de negócio duvidoso? Mandar bocas para o ar, para depois não haver qualquer fundamentação, contribui muito pouco.

De repente, lembrei-me até da Tesla, que só conseguiu o primeiro trimestre com lucro ao fim de 10 anos, e não teve muitos mais depois disso até hoje.

Já descobriste pq é que o modelo de negócio da Farfetch era - sempre foi - duvidoso ou nem por isso?

Falta um pouco de coragem para realmente resolver o problema, nao é?

Gostava de ver a opção para escolher só motoristas portugueses (ou pelo menos que falem português) também implementada que é tao legitima como a de escolher motoristas só mulheres.

Os meus pais utilizaram uber até há algum tempo atrás, recentemente deixaram de usar exactamente por não conseguirem comunicar com o motorista e de se queixaram que estão sempre a falar ao telemóvel.

Falta um pouco de coragem para realmente resolver o problema, nao é?

Gostava de ver a opção para escolher só motoristas portugueses (ou pelo menos que falem português) também implementada que é tao legitima como a de escolher motoristas só mulheres.

Os meus pais utilizaram uber até há algum tempo atrás, recentemente deixaram de usar exactamente por não conseguirem comunicar com o motorista e de se queixaram que estão sempre a falar ao telemóvel.

Em relação à língua, penso que já existe essa opção, quando pedes uma viagem e recebes os dados do motorista está lá indicado as línguas que ele fala.

Agora há pessoas que usam essa desculpa da "língua" porque não gostam de Indostânicos. Isso já é puro racismo e preconceito.

Aliás a maioria dos Indostânicos que apanho na Uber falam português.

Eu até falo em Inglês com eles porque me sai naturalmente mas eles respondem em português[:D]

Em relação à língua, penso que já existe essa opção, quando pedes uma viagem e recebes os dados do motorista está lá indicado as línguas que ele fala.

Agora há pessoas que usam essa desculpa da "língua" porque não gostam de Indostânicos. Isso já é puro racismo e preconceito.

Eu até falo em Inglês com eles porque me sai naturalmente mas eles respondem em português[:D]

Não sabia dessa opção, mas isso não significa cancelar a viagem e pagar algo?

Eles serão certamente um minoria dos utilizadores, mas efectivamente voltaram ao taxi tradicional. Fizeram a escolha com base nas experiências que tem tido ultimamente.

Seria interessante perceber o que é que levou a Uber a oferecer esse serviço.

Eu tenho-me esquecido de cancelar a viagem qdo me calha um desses artistas. Sou racista, não ! Simplesmente a maior parte das vezes que viajo num desses carros, os carros estão porcos, cheiram mal, falham o ponto de receção e estão pouco preocupados em te indentificar para te cobrarem a sobretaxa de atraso. Acho q são razões de sobra para os evitar. Quando apanho brasileiros, tugas e africanos raramente isso acontece.

Eu tenho-me esquecido de cancelar a viagem qdo me calha um desses artistas. Sou racista, não ! Simplesmente a maior parte das vezes que viajo num desses carros, os carros estão porcos, cheiram mal, falham o ponto de receção e estão pouco preocupados em te indentificar para te cobrarem a sobretaxa de atraso. Acho q são razões de sobra para os evitar. Quando apanho brasileiros, tugas e africanos raramente isso acontece.

Ou tu tens muito azar mesmo ou eu tenho muita sorte, eu em dezenas ou centenas de viagens com eles só tive uma experiência negativa, 1 única viagem e não foi nada de grave, o gajo um Indostânico numa Zafira apenas parecia um bocado desleixado e arrotou a meio da viagem, mas ele tinha uma nota baixa por isso estava tudo certo. Eu podia ter cancelado quando vi que tinha uma nota baixa.

De resto, as viagens com essa malta têm corrido sempre bem e curiosamente são sempre os mais simpáticos. Quase todos falam português mesmo que o mínimo, há muitos emigrantes portugueses que não falam o que eles falam na língua dos países onde vivem.

Tendencialmente, entre UBER e BOLT, qual o que consegue ter melhores preços?

Vai depender da zona e da hora do dia porque os preços são dinâmicos e dependem da procura. O truque é ter as duas e fazer simulação e escolher a mais barata naquele momento.

Já era um fenómeno recorrente mas este verão passou todos os limites o número de Ubers e bolts que vieram para o Algarve.

nao só não é justo para os que fazem o ano inteiro como criam bastante trânsito e problemas.

as licenças de uber tal como os táxis devia ter uma zona associada.

Já era um fenómeno recorrente mas este verão passou todos os limites o número de Ubers e bolts que vieram para o Algarve.

nao só não é justo para os que fazem o ano inteiro como criam bastante trânsito e problemas.

as licenças de uber tal como os táxis devia ter uma zona associada.

No Reino Unido existe esse limite, um Uber de Manchester não pode apanhar clientes em Londres e vice versa.

Mas repara, só há Ubers no Algarve porque há muitos turistas e sem os Ubers os turistas alugariam carros e iriam causa trânsito provavelmente muito mais porque não conhecem a região para além da maior probabilidade de acidentes.

Btw, já não ando de Uber há muito tempo, isto também existe em Portugal? Possibilidade de escolher uma mulher motorista?

p-Cwh-Xr7.jpg

Last edited:
Back