UBER é uma Alternativa Credível?

Concordo em absoluto.

Estes novos serviços, como a Uber ou como os tão polémicos Tuk-Tuk só aparecem porque o serviço tradicional de táxi é fraco para um segmento cada vez maior de pessoas.

Ainda há muito carro muito velho, ainda há muito motorista sem cuidados básicos de higiene, ainda há muito motorista que nem Português correto sabe falar, quanto mais línguas estrangeiras, ainda há muito motorista que não sabe falar da história do país ou da cidade.
E assim se têm aberto hipóteses a outros negócios...

Por isso, e como dizia anteriormente, é preciso ir reinventando o negócio.

Pode ser que um destes dias te transporte e possas ter uma boa experiência.
;-)

Este negócio pode não ir funcionando em todo o lado. Mas a verdade é que é um primeiro senão derradeiro aviso aos taxistas do nosso país de que o negócio pode estar em perigo e têm que se melhorar reinventar.
Não percebo porque é este um negócio diferente de tantos outros para merecer tanto proteccionismo, tal só vai continuar, até que alguém se lembre de cobrar uma taxa ao serviço e aí já as entidades oficiais não querem saber. A própria atitude da Uber enviar emails para autoridades oficiais a informar que váo começar actividade visa apenas obter publicidade gratuita através do conflito. Se é mau para os taxistas é, mas há muitos outros negócios que foram afectados ou exterminados por outros e ninguém se preocupou.

O simulador dá-me um preço mais alto 2€ do que normalmente pago. Que é o trajecto de minha casa (matosinhos) ao aeroporto .

Pode ser que um destes dias te transporte e possas ter uma boa experiência.

Quem sabe se já não andei contigo... Mas se me pedes 25€ para o Holliday ali em Sacavém ou Prior Velho ou que é aquilo... eu tiro mesmo a carta de profissional e compro o A6!

Pá... eu quero mesmo é o A6... [:D]

Mas deixemo-nos de offtopics! Essa coisa da Uber é utilizada em muitos países. Começou nos USA e está espalhado na Europa. Como é que um serviço de boleias pode ser não-legal se eu posso dar boleia a qq pessoa de qq ponto do mundo para qq outro ponto do mundo sem mesmo estar colectado?

Já referi o Bla-bla... mas posso indicar muitos outros, embora menos conhecidos e eficientes. É que o Bla-bla funcemina, por experiência própria. Quem me impede de dar boleia ao meu vizinho e que ele me pague a bica ou um almoço ou 3?

Quem me impede que o meu vizinho me empreste 456 mil euros para eu comprar um monte no Alentejo? Ou 65 milhões?

A mim dá-me sempre um preço ligeiramente mais acessível.
Sinceramente o que espero é que este desafio faça melhorar o serviço de taxi, quem anda muito sabe que a qualidade é demasiado variável.

O simulador dá-me um preço mais alto 2€ do que normalmente pago. Que é o trajecto de minha casa (matosinhos) ao aeroporto .

É a lei do mercado! Optas pelo melhor para ti!

Eu até tenho um vizinho com 3 táxis! Achas que ele me engana?

São é todos 190D... mas ele nunca fez cara feia se eu o contratava (para outras pessoas) para as 3h ou 5h da manhã! E além disso até temos uma bela relação de amizade... eu dou-lhe 3 sardinhas assadas e ele retribui com vinho branco (não verde!) de Ailjó ou uma compota de marmelo daquelas que nem que revirem Portugal se consegue encontrar melhor! [:D]

Leis de mercado!

Pelas simulações que tenho feito dá sensivelmente o mesmo.

A grande vantagem aqui é que só por me registar ganho 10€ e por cada amigo que registo no Uber ganho outros 10€.
Ando de táxi de borla...

Quando acabar este saldo de bónus tenho a outra ENORME vantagem: não ter que me preocupar se tenho dinheiro comigo na altura.
Chego ao destino e o valor é cobrado no cartão de crédito.

"O IMT esclareceu que “o transporte público em veículos ligeiros de passageiros só é permitido através do “transporte em táxi”, que se rege pelo Decreto-Lei n.º 251/98, de 11 de agosto, com sucessivas alterações, e que determina, no artigo 15.º, os tipos de serviços de transporte em táxi que podem ser prestados, devendo os prestadores estar devidamente autorizados (alvará da empresa, emitido pelo IMT, I.P., e licenças dos veículos, emitidas pelos municípios). O regime de preços está fixado em legislação especial (Decreto-Lei n.º 297/92, de 31 de dezembro), que estipula que os respetivos preços sejam fixados por convenção, estando em vigor a que foi assinada em 27.12.2012” entre a DGAE, e as associações representativas do Sector do Táxi."

Há muita corja na atividade de taxi, como acontece em muitas outras. Mas também há muita gente a ganhar a vida honestamente...

Estou solidário contigo no que diz respeito aos verdadeiros roubos que se fazem a alguns passageiros. Enquanto motorista de taxi, não me revejo nesses comportamentos e considero que prejudicam a imagem geral da atividade em Portugal.

Felizmente que os trabalhadores honestos e competentes têm cada vez mais mercado. Até porque vai sendo necessário ir reinventando o negócio.
Ganhar bom dinheiro, SIM. Mas sempre honestamente!

Um cliente satisfeito volta sempre e gratifica bastante bem.

Sabes, para mim o calcanhar de aquiles dos taxis é que uma pessoa paga exactamente o mesmo quer apareça um Mercedes classe E novo ou um Peugeot 405 a precisar urgentemente de reforma. Também podem aparecer dois Mercedes lindos por fora e um vir completamente limpo e outro completamente imundo. Há de tudo...

É um problema: Os carros na praça portuguesa são todos muito diferentes uns dos outros. Por exemplo em Londres ou em Bucareste são todos extremamente iguais.

Infelizmente quando uma pessoa sai de um avião ou comboio e precisa de apanhar um taxi existe uma politica de entendimento entre taxistas, que eu discordo, e que é mais ou menos isto: "é o colega que está primeiro. Não pode escolher o carro, ó chefe tem de ser o que lhe calhar na fila"

Enfim :( ...

Mas posso contar um episódio de excepção a esta regra: Uma vez saí na gare oriente com vários colegas e precisavamos de dois carros. Para minha surpresa estavam na praça dois Mercedes pretos e eu perguntei se nos levavam. E eles disseram: "aqui na fila não, mas se quiser ligue-nos para o telémovel e vamos buscar-vos adiante, assim ninguem chateia". Dito e feito! Se pago, pelo menos que possa exigir o melhor carro que surge na praça! Só é pena isto não ser regra porque assim o mercado seria muito mais eficiente.

Engraçado, o simulador também me dá preços mais caros do Aeroporto de Pedras Rubras para a baixa do Porto [:D] Que "concorrência"!

Já agora o Uber passa factura ? porque eu quando ando de taxi depois tenho de apresentar o valor na empresa para ser reembolsado.

Basicamente ... penso que o veiculo terá de ser de 5 lugares ...

Eles até dão um telemovel aos motoristas

chiça tantas dúvidas... vou tentar responder a algumas como utilizador do uber e conhecendo minimamente a empresa e o modelo de negócio

1 - Primeiro há que explicar o que é o uber.
Em portugal neste momento há dois serviços. o uber black e o uberX. A diferença entre ambos é apenas a tipologia de carros (uber black usa mercedes classe S e similares, uberX usa modelos do segmento C) e o preço em que o black é cerca de 2x a 3x mais caro. Ambos usam condutores profissionais e carros detidos por empresas de prestação de serviços. Nunca é o uber que vos transporta (segundo a argumentação deles) mas eles são os intermediários para vos ajudar a encontrar o prestador de serviço.

2 - Começo pelo elefante na sala: é legal?
É altamente discutível esta. Na minha opinião é provavelmente ilegal no modelo actual. Ou melhor, o uber em si não é ilegal... mas é ilegal que os condutores que vos apanhem vos transportem. Dito isto, o airbnb (nesta perspectiva) também é ilegal porque não podes alugar a tua casa assim sem mais nem menos. Por isso a minha conclusão é que sim é ilegal, mas não vejo nenhuma razão para ser ilegal no futuro. Não vejo que haja um risco significativo para o consumidor neste modelo. O taxi é um monopólio que apenas prejudica o consumidor e deveria acabar.

3 - Passam factura?
Passam sim. Dá para pedir no site. Creio que neste momento o sistema tem um problema ao não permitir introduzir qual o numero de contribuinte que queres na factura, mas isso deve ser fácil de corrigir.

4 - É mais barato que o taxi?
O uberX na minha experiência custa mais ou menos o mesmo que um taxi. talvez ligeiramente mais. Noutros países é diferente, uma vez que os nossos taxis são baratos.

5 - Qual a vantagem sobre os taxis?
Para mim tem várias. A comodidade é brutal e por muito que digam que há outras apps para chamar taxis, não há nenhuma tão boa quanto a do uber. Além disso não tens de usar dinheiro absolutamente nenhum. Outra vantagem é a qualidade de serviço. Dado que podes pontuar o teu condutor e que os que têm pontuações más são excluídos do sistema, tens um poder elevado para penalizar os condutores mal encarados, os que conduzem mal, os que têm veículos sujos ou sem condições. Num taxi não consegues fazer isso.

6 - Qual o futuro?
Das duas uma ou vão matar o uber na Europa e continuamos sujeitos ao monopolio dos taxistas com carros velhos, sem condições e mal encarados ou têm de encontrar forma do sistema coexistir com o taxi tradicional. De notar que nem todos os taxistas estão assim nesta categoria, mas no modelo actual os bons taxistas não tÊm como se distinguir dos maus. Nos estados unidos, este vai ser o sistema do futuro. Por exemplo em nova york a aplicação uber permite tanto chamar um taxi tradicional como chamar um uber com condutor tradicional como chamar um uber com condutor privado em que basicamente alguem pode decidir conduzir o seu carro proprio durante algumas horas por dia. Isso sim parece-me fgenial

Mais barato que um Táxi? No site, a estimativa que fiz para um percurso que faço regularmente, em que uma media de táxi gasto 8-9€, no Uber, serviço mais barato, vai para os 20€.

Cá, apenas uso o Uber e o táxi em dois trajectos, que nunca diferem. Em qualquer deles, o Uber sai mais barato, ainda que a diferença seja bastante pequena. Andei muitos anos de táxi, e ainda algumas vezes, que fiquei a detestar tal classe, pela sua falta de profissionalismo.

Continuo a não entender o proteccionismo que lhes é atribuído.

Cá, apenas uso o Uber e o táxi em dois trajectos, que nunca diferem. Em qualquer deles, o Uber sai mais barato, ainda que a diferença seja bastante pequena. Andei muitos anos de táxi, e ainda algumas vezes, que fiquei a detestar tal classe, pela sua falta de profissionalismo.

Continuo a não entender o proteccionismo que lhes é atribuído.

O que a mim me custa a perceber, e mencionei antes, é o facto de neste negócio um carro velho e imundo e um carro a brilhar de novo estarem em igualdade de circunstancias numa praça: O cliente ao invés de escolher o carro que quer, tem de se sujeitar ao que está à espera à mais tempo por um passageiro.

Por acaso, como mencionei antes, foram os próprios taxistas que me ensinaram "truques" para contornar essa situação - mas não devia ser necessário qualquer truque: Uma pessoa numa praça deveria ter o livre direito de escolher o carro que queria. Ponto!

O que a mim me custa a perceber, e mencionei antes, é o facto de neste negócio um carro velho e imundo e um carro a brilhar de novo estarem em igualdade de circunstancias numa praça: O cliente ao invés de escolher o carro que quer, tem de se sujeitar ao que está à espera à mais tempo por um passageiro.

Por acaso, como mencionei antes, foram os próprios taxistas que me ensinaram "truques" para contornar essa situação - mas não devia ser necessário qualquer truque: Uma pessoa numa praça deveria ter o livre direito de escolher o carro que queria. Ponto!

O cliente é livre de escolher o carro que quiser! Há quem não veja isto com bons olhos, nomeadamente os profissionais que andam com carros velho e/ou banais.

Back