UBER é uma Alternativa Credível?

O lobby taxiste venceu mais uma vez.

É pena. Podia ser que com a Uber a qualidade do serviço prestado melhorasse.

Enfim ...

porque os carros tinham suspensões e ar condicionado.

o nephilim nunca ia permitir isso[:)]

Ainda hoje olhei para uma praça de Taxis em que apenas um não era de mil novecentos e carqueja! :sh) E tenho eu de pagar para andar numa lata com 20 anos ?

Ainda hoje olhei para uma praça de Taxis em que apenas um não era de mil novecentos e carqueja! :sh) E tenho eu de pagar para andar numa lata com 20 anos ?
Em que localidade?
eu, por acaso, tenho visto muitos taxis novos e cada vez menos velhos.
No aeroporto do Porto, quase todos os taxis são recentes.
Nao me lembro de ver um taxi mais antigo que 2000.
ok, em Lisboa andei num taxi Mercedes de 2000 com quase 900000km, mas tirando a folga nos casquilhos da suspensão, ainda estava num estado muito bom.

Como já disse e repito outros lados, só apoia este tipo de medidas quem não trabalha ou quem gosta de o fazer à margem da lei.

Hoje em dia há muitas profissões com legislação restrita e com custos mais ou menos elevados para o seu exercíco.
A profissão de taxista não é diferente e como tal não posso estar de acordo quando alguém pode pegar num carro, sem qualquer tipo de regra imposta por decreto e sem qualquer tipo de custo acrescido obrigatório para o exercício da profissão....e praticar.

É completamente desleal para quem tem de s€guir os tramites legais da profissão. Além do mais pelo que vejo na televisão...as facturas eram miragem.

Como já disse e repito outros lados, só apoia este tipo de medidas quem não trabalha ou quem gosta de o fazer à margem da lei.

Hoje em dia há muitas profissões com legislação restrita e com custos mais ou menos elevados para o seu exercíco.
A profissão de taxista não é diferente e como tal não posso estar de acordo quando alguém pode pegar num carro, sem qualquer tipo de regra imposta por decreto e sem qualquer tipo de custo acrescido obrigatório para o exercício da profissão....e praticar.

É completamente desleal para quem tem de s€guir os tramites legais da profissão. Além do mais pelo que vejo na televisão...as facturas eram miragem.

Por acaso a minha opinião também vai nesse sentido. Então depois de ter visto a reportagem na rtp1 há umas semanas atrás ainda fiquei mais elucidado.
Tudo aquilo parece ser muito "fácil" e ao mesmo tempo estranho e meio "clandestino". A jornalista que fez a reportagem ainda agora está à espera da factura do serviço :rolleyes:

Só muito raramente ando de táxi mas penso que se a uber queria prestar aquele serviço, então penso que o básico seria informarem-se acerca da legislação do país.

Em que localidade?
eu, por acaso, tenho visto muitos taxis novos e cada vez menos velhos.
No aeroporto do Porto, quase todos os taxis são recentes.
Nao me lembro de ver um taxi mais antigo que 2000.
ok, em Lisboa andei num taxi Mercedes de 2000 com quase 900000km, mas tirando a folga nos casquilhos da suspensão, ainda estava num estado muito bom.

Castelo de Paiva.
É um meio pequeno. [;)]

Ainda no outro dia passou uma reportagem sobre este serviço, com duas corridas do e para o mesmo local, entre táxi e Uber, e a diferença favorável ao novo serviço era de alguns euros (creio não chegar a 5€).

Mas a sensação com que fiquei disto é o que tens descrito no teu post.
O taxista se calhar também teria melhores táxis se não pagasse uma data de impostos, se calhar descontos para a SS e afins aos funcionários e, eventualmente daria, um preço melhor ou mais baixo, se não tivesse tarifas fixas e preços por tempo/km a contabilizar.

É bom para o consumidor e confortável, claro, se calhar os taxistas deviam pensar numa plataforma semelhante para desenvolver a sua atividade, num smartphone sem ser necessário saber números de telefone, agora parece-me no mínimo violar toda e qualquer regra de concorrência um serviço como estava a ser prestado, pois, é, sem dúvida, um serviço de transporte com motorista, tal como qualquer táxi - resta saber se "público".

O responsável da uber em Portugal diz-se surpreendido. Até parece que é o primeiro país em que têm problemas... Espanha, França, Alemanha...

UBER é ilegal em Portugal e noutros países porque o transporte de pessoas e de mercadorias é regulamentado por lei e normas , este serviço não pode operar sem regras nem leis como iria ser o caso . Imaginem agora poder-se prestar serviços de qualquer area só com uma simples aplicação só porque sim . Cada area de negócio tem leis e normas mau seria não haver . Daqui a pouco tinhamos a UBER a prestar serviços de tudo , transporte , comida , medicamentos , segurança , policia , relax , etc . Em Portugal existe leis não pode haver uns iluminados que chegavam aqui e isto tornava-se a republica das bananas .
E quais são essas extraordinárias regras necessárias para um condutor dar uma boleia a alguém?

Carro com ipo, carta de condução, um bom seguro, e actividade aberta para faturar. O que falta aqui?

O responsável da uber em Portugal diz-se surpreendido. Até parece que é o primeiro país em que têm problemas... Espanha, França, Alemanha...

Isso não é verdade. Na Espanha, França e Alemanha a Uber, por lei, também está proibida de operar.

EDIT: E foi mesmo isso que disseste [:D], li na diagonal o teu post.

Last edited:
Perdem os consumidores.

Que cobertura te faculta a UBER, em termos legais, em caso de acidente, ou noutro caso de contencioso? Em Portugal não tens legislação que envolva esse contexto.

Já num táxi, que tem de obedecer e cumprir a legislaçao...

Não, não perdem. Só ganham.

Europa sempre no cu da inovação.... depois admiram-se com o ressurgimento económico dos EUA face ao atraso da Europa.

Mais um dia triste para Portugal.

Que cobertura te faculta a UBER, em termos legais, em caso de acidente, ou noutro caso de contencioso? Em Portugal não tens legislação que envolva esse contexto.

Já num táxi, que tem de obedecer e cumprir a legislaçao...

Não, não perdem. Só ganham.
E que seguro é esse que um táxi tem é que um comum mortal não pode ter?

Back