UBER é uma Alternativa Credível?

Sinceramente não percebo porque é que a Uber é que é a parte penalizada nesta questão... a Uber não faz transporte de ninguém, nem serviço de taxi. Se algo pode estar mal, no meu entender, são as empresas parceiras, que supostamente estão licenciadas para o transporte de passageiros com motorista e podem na realidade não o estar. A Uber é apenas uma plataforma "intermediária".

se o serviço de taxi fosse bom a questão nem se punha....

E pronto, acho que esta frase diz tudo!

São os senhores pseudo-profissionais que prestam um serviço de trampa na generalidade das vezes. Também temos bons exemplos, mas são tão poucos.

Quanto ás questões legais, eu entendo e concebo que tenham de jogar pelas mesmas regras, agora a questão do profissionalismo não tem nada a ver com isto e aqui a generalidade dos taxistas está a léguas de distância. Desde ficarem lixados com distâncias curtas, a darem voltas maiores, a tentarem enrolar o troco, eu sei lá ...

MrsX se é apenas a plataforma, alguma coisa está mal, porque na reportagem da RTP o motorista dizia que não podia passar fatura, p.e..
Teria que ser através da "aplicação". [;)]

Depende da perspectiva... Estou certo que para o gajo que tivesse de pagar licenças e impostos o lixado para ele ainda seria antes do mais o custo de ter de pagar licenças e impostos.

Há quem ainda não perceba os custos brutais que o cumprimento das inúmeras obrigações legais acarreta.

Eu entendo isso tudo e tens razão no que dizes mas o profissionalismo e o saber estar nada têm a ver com questões legais.

Quer dizer que não posso dar boleia a amigos e cobrar, para partilharmos despesas? Lol

Outra treta linda é o facto dos motoristas de táxi terem de fazer formação para ter CAP. Mas não andamos todos na mesma estrada? Qual a justificação para isso? Então qualquer pessoa que tire a carta com meia dúzia de aulas e tenha três filhos bebés a transportar atrás é tranquilo, mas para levar adultos atrás tem de fazer formação. Ridículo.

A questão da idade dos táxis e estado é outra. Já andei em táxis que jasus. Entao são tão profissionais e não fazem uma inspecção tipo b todos os meses?

Ja agora que direitos têm os utentes dos táxis? Posso escolher o táxi? Posso regatear preço?

O que a Uber faz é arranjar amigos para partilhar despesas?:confused::sh)

Eu entendo isso tudo e tens razão no que dizes mas o profissionalismo e o saber estar nada têm a ver com questões legais.

Se calhar é uma questão de expetativa para mim: táxi e motorista limpos, se disser bom dia/boa tarde, for cordial a pedir a morada e não falar mais até ao destino, é excelente.

MrsX se é apenas a plataforma, alguma coisa está mal, porque na reportagem da RTP o motorista dizia que não podia passar fatura, p.e..

Imagina p. ex. a Planeo... compro um passeio de barco no Tejo... pago à Planeo (que no fundo é apenas um portal de descontos) e é esta que me passa a factura. Mas quem presta o serviço é uma outra entidade que, supostamente, tem licença para operar no Rio Tejo. Não vejo grandes diferenças.

Se a entidade afinal não tem a licença para operar é ela que deve ser proibida de o fazer.

A app se nao permite a introducao do NIF do cliente nao está consoante a lei portuguesa, portanto nao deve funcionar em Portugal.

Estive agora a pensar e a ver os recibos do Hailo que tenho, se o taxista estiver registado (com actividade aberta), pode passar factura sem problema. O recibo da app é só mesmo um indicativo daquilo que se pagou.

Última edição:
Sinceramente não percebo porque é que a Uber é que é a parte penalizada nesta questão... a Uber não faz transporte de ninguém, nem serviço de taxi. Se algo pode estar mal, no meu entender, são as empresas parceiras, que supostamente estão licenciadas para o transporte de passageiros com motorista e podem na realidade não o estar. A Uber é apenas uma plataforma "intermediária".

Quais empresas parceiras?

Acho que não sabes bem como funciona o conceito.

Ganhou-se tempo?

Vingou foi o direito a concorrência leal! No futuro termos ou não um serviço nos moldes da uber cumprindo todos os requisitos legais não entra na discussão....rapidamente todos os outros mudam como em qualquer outra área de negocio :)

Não disse o contrário. A Lei é para cumprir. Mas o mercado é o mercado e um negócio tão maduro com o do taxi corre o risco de apodrecer se não souber interpretar o que está a acontecer...

Lembraste o que aconteceu quando começaram a aparecer os taxis de 7 e 9 lugares?

se são assim tão profissionais, então que cumpram as mesmas regras que os outros são obrigados a cumprir.

E aí o preço aumenta... E não deve ser pouco! Isto porque é caro ter alvarás, descontar, tirar cursos de motorista, etc. Enquanto tenho a minha mãe, por exemplo, com um estabelecimento aberto a pagar contribuições autárquicas, licenças para isto e aquilo, a descontar 30% do que ganha, andam estes a transportar pessoas a troco de esmolas e, sendo esse um serviço, não existe contribuição nenhuma da parte dele para o desenvolvimento do país.

Mas pronto, o problema da Uber são os taxistas que se vestem mal e que têm carros de 1990.

Última edição:
Voltar
Superior