UBER é uma Alternativa Credível?

Segundo a Rádio Renascença, a proibição é provisória:

Proibição do Uber em Portugal é "provisória", diz Governo - Renascença

Enfim, ainda vão ocorrer muitos capitulos ...

Este é capaz de ser o sector que mais necessita de liberalização de preços e do fomento da concorrencia. Independentemente se há Uber's ou não há Uber's não faz sentido nenhum um cliente pagar o mesmo por circular num carro velho e sujo ou num carro bom e novo. Idem para a aparencia e cordialidade de quem aparece para efectuar o transporte.

Representante da UBER Portugal disse:
No dia 28 de Abril soubemos, através da comunicação social, que terá sido tomada uma decisão legal que poderá levar à suspensão da operação da Uber em Portugal.

Até ao momento não recebemos qualquer notificação por parte dos tribunais pelo que esta notícia, a confirmar-se, é surpreendente. Estranhamos também que nenhum responsável da Uber tenha sido ouvido antes de ser tomada uma decisão como esta.
Em Portugal, operamos exclusivamente com parceiros licenciados de acordo com a legislação em vigor. Caso recebamos alguma notifição, examiná-la-emos de forma a perceber quais os fundamentos que terão levado a esta decisão, e quais as consequências para a nossa operação.A Comissão Europeia já tornou claro que os estados membros devem respeitar os princípios da proporcionalidade, da não-discriminação e da liberdade de estabelecimento.Estamos empenhados em trazer escolha a Portugal. Queremos garantir que residentes e visitantes das cidades portuguesas têm acesso a uma alternativa de transporte segura, conveniente e económica.

Gostaríamos também de agradecer todo o apoio que temos vindo a receber nas últimas horas.
Obrigado!Equipa Uber Portugal

Eles ainda não sabem de nada a não ser o que saiu na comunicação social...

se são assim tão profissionais, então que cumpram as mesmas regras que os outros são obrigados a cumprir.

Se leres bem os meus comentários, nunca meti de lado a parte legal da "coisa". Agora que continuamos muito mal servidos com a nossa classe taxista, não tenho grandes dúvidas, quer em termos de atendimento, quer em termos do parque rolante.

Basta passar ali um bocado ao pé dos artistas do aeroporto para se tirar uma boa amostra.

O que muita gente não percebe é que a Uber liga empresas Portuguesas de transporte privado como por exemplo a tours2portugal que estão completamente legais. Muitas vezes nem usam os carros da Uber e usam os da própria empresa,como já me aconteceu. Ou seja a única coisa que estão a usar é o telefone que os liga entre os passageiros,isso é a Uber.

O Uber não é um serviço de táxis, por muita dor de coto que isso dê a muito taxista.

Querem proibir aquilo? Vão ter que proibir também os hotéis de terem um shuttle que levam os hóspedes ao centro da cidade, ao aeroporto ou à praia, as agências de viagens que vão buscar pessoas ao aeroporto para levar ao hotel, aquelas empresas que vendem passeios aventura em jipe na serra de não sei onde, os serviços de limusine que a TVI usa nas galas, etc.

Tudo isso se faz com ligeiros de passageiros de 5 a 9 lugares, tudo isso é comercial e muitas vezes combinado na internet. Há regras para transportar comercialmente passageiros em veículos ligeiros de passageiros? Muito bem! Aposto que a Uber está disposta a cumpri-las. Mais, acredito que a Uber confia que as empresas que subcontrata para prestar o serviço cumprem essas regras. É isso que a Uber e essas empresas afirmam e não vejo motivos para duvidar. Por isso é que em Portugal o que há é o Uber X e Black e não o Uber Pop. Mas as regras que o Uber vai acabar por cumprir são essas e não as dum serviço de táxi.

Não é por ter uma app mobile que aquilo deixa de ser um serviço de táxi, mas também não é por ter uma app mobile que aquilo passa a ser um serviço de táxi. Depois as pessoas decidirão se gostam mais do serviço de táxi (com preços regulados, universalidade de serviço, acesso a faixas BUS e praças de táxi, etc), ou se gostam mais daquilo (com preços desregulados e variáveis com o tempo e a hora do dia, com os condutores a poderem recusar-se a servir determinadas zonas, etc).

Agora não ser que queiram matar todo o transporte ligeiro de passageiros só para benefício dos taxistas, aquilo duma maneira ou de outra há-de ser legal. E a não ser que a procura por aquilo deixe de existir, se não for o Uber é outra coisa qualquer.

Última edição:
E aí o preço aumenta... E não deve ser pouco! Isto porque é caro ter alvarás, descontar, tirar cursos de motorista, etc. Enquanto tenho a minha mãe, por exemplo, com um estabelecimento aberto a pagar contribuições autárquicas, licenças para isto e aquilo, a descontar 30% do que ganha, andam estes a transportar pessoas a troco de esmolas e, sendo esse um serviço, não existe contribuição nenhuma da parte dele para o desenvolvimento do país.

Mas pronto, o problema da Uber são os taxistas que se vestem mal e que têm carros de 1990.

Se o taxista for devidamente licenciado, o que o impede de usar o Uber ou outra app do género para encontrar clientes?

E aí o preço aumenta... E não deve ser pouco! Isto porque é caro ter alvarás, descontar, tirar cursos de motorista, etc. Enquanto tenho a minha mãe, por exemplo, com um estabelecimento aberto a pagar contribuições autárquicas, licenças para isto e aquilo, a descontar 30% do que ganha, andam estes a transportar pessoas a troco de esmolas e, sendo esse um serviço, não existe contribuição nenhuma da parte dele para o desenvolvimento do país.

Mas pronto, o problema da Uber são os taxistas que se vestem mal e que têm carros de 1990.

Diz-me uma coisa: a tua mãe tem a loja limpa e apresentável? É cordial com os clientes? Não tenta enganar os clientes, quer com os produtos vendidos, quer com o troco do pagamento
Se a resposta a isto tudo for sim então parabéns. É o desejável para quem vai gastar dinheiro a consumir. Se pelo contrário, não fizer nada disto então algo vai mal e não é pelo facto de pagar os seus impostos que a torna mais profissional e com mais propensão para o negócio e um bom atendimento.

Não me chateia que o carro seja antigo; já me chateia mais pagar a mesma tarifa para andar num táxi velho, todo estoirado e javardo e num recente e limpo.
Não me chateia que o taxista não saiba combinar a roupa; já me chateia se for rude e mal educado comigo sem motivo para tal;

Percebes onde quero chegar? Por vezes quando tens o monopólio de uma actividade tendes a descurar o cliente pois sabes que se ele tiver necessidade vai ter de recorrer a ti obrigatoriamente. Quando há outras opções és obrigada a melhorar senão desapareces. E o que fazia falta a muitos destes senhores era um "reality check".

Diz-me uma coisa: a tua mãe tem a loja limpa e apresentável? É cordial com os clientes? Não tenta enganar os clientes, quer com os produtos vendidos, quer com o troco do pagamento
Se a resposta a isto tudo for sim então parabéns. É o desejável para quem vai gastar dinheiro a consumir. Se pelo contrário, não fizer nada disto então algo vai mal e não é pelo facto de pagar os seus impostos que a torna mais profissional e com mais propensão para o negócio e um bom atendimento.

Não me chateia que o carro seja antigo; já me chateia mais pagar a mesma tarifa para andar num táxi velho, todo estoirado e javardo e num recente e limpo.
Não me chateia que o taxista não saiba combinar a roupa; já me chateia se for rude e mal educado comigo sem motivo para tal;

Percebes onde quero chegar? Por vezes quando tens o monopólio de uma actividade tendes a descurar o cliente pois sabes que se ele tiver necessidade vai ter de recorrer a ti obrigatoriamente. Quando há outras opções és obrigada a melhorar senão desapareces. E o que fazia falta a muitos destes senhores era um "reality check".

Não gostas de taxi então anda de bicicleta, autocarros, comboio ou tuk tuk.

Eu sou a favor da Uber, nunca a iria usar tão cedo porque não me faz falta, mas no entanto quero que exista de forma justa para todos. Que descontem, paguem impostos, passem recibos, tenham alvarás e tudo mais. O resto é conversa e snobismo...

PS: A má educação dos taxistas é igual à má educação de todas as pessoas que têm estabelecimentos abertos. E burros são eles que se prestarem um bom serviço até podem receber gorjeta... O problema, nesse aspecto, está mesmo nas pessoas. É o facto de... serem pessoas!

Última edição:
Se o taxista for devidamente licenciado, o que o impede de usar o Uber ou outra app do género para encontrar clientes?

Isso é outra coisa... Ainda assim existem outras entidades como a Teletaxis, Cooptaxis (que também pagam impostos) que não iam gostar da ideia. Desde que a Uber também seja legal, tudo na boínha, é para onde durmo melhor.

Eu sou a favor da Uber, nunca a iria usar tão cedo porque não me faz falta, mas no entanto quero que exista de forma justa para todos. Que descontem, paguem impostos, passem recibos, tenham alvarás e tudo mais. O resto é conversa e snobismo...

Muito disto, sem dúvida.[;)]

Isso é outra coisa... Ainda assim existem outras entidades como a Teletaxis, Cooptaxis (que também pagam impostos) que não iam gostar da ideia. Desde que a Uber também seja legal, tudo na boínha, é para onde durmo melhor.

Lá por existirem outras entidades em Portugal nao quer dizer que nao possa haver concorrencia de outros países. Quem nunca encomendou nada de uma loja no estrangeiro?

Ando de táxi quando não posso recorrer ao metro/comboio. Muitas vezes não tem a ver com uma questão de escolha pois ela não existe. É mesmo uma necessidade.
Posso depreender pelas tuas palavras que és a favor dos monopólios. O que interessa é mamar a bucha e calar. Tá certo. Mas olha, a qualidade de serviço prestado só melhora quando existe concorrência.

Gostei desta parte, especialmente do snobismo. Portanto, querer um serviço melhor é snobismo. Tá certo .... se a ti não te custa gastar dinheiro e ser mal atendido, a mim já me faz uma certa confusão. É que custa-me a ganhar.

PS: A má educação dos taxistas é igual à má educação de todas as pessoas que têm estabelecimentos abertos. E burros são eles que se prestarem um bom serviço até podem receber gorjeta... O problema, nesse aspecto, está mesmo nas pessoas. É o facto de... serem pessoas!

Mas se não houver razões para mudar de atitude (concorrência e afins) nunca mudarão!

Daquilo que tenho lido, parece-me que tenho sido um grande privilegiado no que toca aos taxistas.

Nunca tive uma razão de queixa em qualquer parte do país - apesar de não ser um utilizador assíduo, admito.

Quanto ao resto... é óbvio que será concorrência desleal quem estiver a operar sem estar licenciado. Aliás o licenciamento por cá, seja do que for, é bem complexo.

Daquilo que tenho lido, parece-me que tenho sido um grande privilegiado no que toca aos taxistas.

Nunca tive uma razão de queixa em qualquer parte do país - apesar de não ser um utilizador assíduo, admito.

Quanto ao resto... é óbvio que será concorrência desleal quem estiver a operar sem estar licenciado. Aliás o licenciamento por cá, seja do que for, é bem complexo.

Não estás a ver bem o assunto.

Ponto 1 - Qualquer serviço que envolva a utilização de uma APP, muito mais que comodidade, é sinal de status e modernidade.

Ponto 2 - Andar de táxi é para provincianos quando vão à cidade. Fica mal, pronto.

Ponto 3 - É do conhecimento geral que todos os taxistas portugueses, pelo menos, andam de palito no canto da boca, coçam a micose enquanto conduzem, tiram macacos do nariz com a unha que deixaram crescer no dedo mindinho e cheiram mal.

mais uma vez o estado a meter-se onde não deve.

o transporte de pessoas deveria ser completamente desregulamentado.

tea party FTW.
Pessoa chegada aeroporto: Quero ir para Expo sff
Transporte desregulamentado: Sim Sra!
Chegados ao destino...
Pessoa: Quanto é?
Transporte desregulamentado: 100€!
Pessoa: Como!?!? Não é possível!!
Transporte desregulamentado: é possível sim Sra que o meu carro tem umas jantes especiais e portanto cobro essas tarifas! E se não pagar chamo a polícia!

Voltar
Superior