Ultrapassagem (Conceito)

já usei uma tática fixe: em vez de ultrapassar pela direita circulei a par com o carro que ia no meio, a ver se o homem acelerava, mas ficamos a par aí um Km ou mais até que acabei por ultrapassar mesmo, podia tornar-se perigoso continuarmos naquilo:sh)

Toda a gente sabe que, com poucas excepções, as ultrapassagens devem ser efectuadas pela esquerda.

O que é necessário entender é o conceito de ultrapassagem.

Acredito que um dia vão entender que quando conduzem numa das vias duma AE, se seguirem sempre em frente sem mudar de via poderão passar ao lado doutras viaturas, mas isso não é ultrapassar é passar ao lado doutras viaturas que seguem noutras vias paralelas.

A partir do momento que há um artigo que diz:

Nos casos previstos no n.º 2 do artigo 14.º, no artigo 14.º-A e no artigo 15.º, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente que os de outra não é considerado ultrapassagem para os efeitos previstos no presente Código.

Deduz-se que fora dos casos previstos por aqueles artigos, o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente é de facto ultrapassagem.

Digo isto apenas por uma questão de lógica. Se o facto de os veículos de uma fila circularem mais rapidamente nunca fosse considerado ultrapassagem, não faria sentido dizerem "nos casos previstos por...".

Concordo que ultrapassagem se refere ao acto de passar à frente.

Quando se ultrapassa pela direita em AE devia dar direito a multa ao ultrapassado, uma vez que certamente não vai tão à direita quanto podia/devia.

São esses xoninhas, esses e os que querem limites ainda mais baixos, ou mais controlo, que são um perigo na estrada.

Nem mais. Enquanto não começarem a cair multas pesadas para quem se mete a pastar na esquerda, isto não anda para a frente..

Pergunta:

Se as vias nas autoestradas fossem separadas por traços contínuos, os veículos circulando a velocidades diferentes estariam a ultrapassarem-se uns aos outros?

Se a minha avó tivesse rodas era uma bicicleta velha...

Se's...

Se uma auto estrada fosse assim certamente não teria o mesmo objectivo que as auto estradas têm da maneira como são!

O que é necessário entender é o conceito de ultrapassagem.

Eu já nem faço quote às outras barbaridades que disseste e desde já até te peço desculpa se te ofende que eu diga que disseste barbaridades, pois na minha humilde opinião, deverias de ir para uma escola de condução aprender o código novamente.

Agora quanto ao conceito de ultrapassagem, eu pergunto: na seguinte imagem ninguém ultrapassa ninguém?

111.jpg

A que a tua lógica (ou falta dela) nos diz é que o indivíduo que parte em primeiro, vai chegar em primeiro visto que no teu entender o conceito de ultrapassagem não é aplicado em casos como o da imagem. É que convenhámos que eles têm uma linha contínua, portanto, nem sei porque é que os outros 7 vão para lá correr se sabem que logo desde a partida já vão perder pois partem atrás do primeiro.

Contudo, aconselho-te vivamente a ires buscar um dicionário e leres a definição de ultrapassagem. Eu sempre aprendi que uma ultrapassagem consiste em determinado corpo dirigir mais rápido que outro que se desloque na mesma direcção e sentido. Posto isto, é aplicar o código em cima e este apenas vai abranger excepções, tal como ter uma faixa de rodagem com 4 vias de trânsito, sendo que as 2 da esquerda permanecem em seguir em frente e as 2 da direita vão mudar de sentido para a direita.

Acho incrível como após tanta gente tentar explicar inclusivé com artigos do código da estrada e do IMTT e, ainda assim, seres capaz de dizer que está tudo mal e tu é que tens razão.

Quando eu era miúdo, se um aluno não aprendia era porque o aluno era burro.

Actualmente, se a percentagem de alunos burros for elevada pode ser o professor considerado incompetente se não souber transmitir a mensagem.

Em alguns tópicos deste Road-book, tentei elucidar alguns membros de que em AE não há ultrapassagens, tendo inclusive fornecido um link para um acórdão do STJ onde o coletivo se pronunciou nesse sentido.

Criei este tópico porque me pareceu que com um tópico dedicado seria mais fácil passar a mensagem.

E acho que tive sucesso porque:

Considerando que este portal tem quase 4000 membros ativos;

Se considerarmos que apenas 10/20% lêem e comentam no Road-book, haverá centenas de membros a comentar;

Uma vez que poucos comentadores mostraram não entender o conceito, ele terá sido entendido por uma grande percentagem dos frequentadores deste portal.

Assim sendo, com uma tão baixa percentagem de membros a não entenderem considero que a culpa não é minha.

Infelizmente, há sempre alguém que não tem capacidades para lá chegar, embora admita que a falha possa ser minha por não conseguir explicar-me melhor.

Quando eu era miúdo, se um aluno não aprendia era porque o aluno era burro.

Actualmente, se a percentagem de alunos burros for elevada pode ser o professor considerado incompetente se não souber transmitir a mensagem.

[:)][:)][:)][:)][:)]

Estás a dizer que somos todos burros e tu és inteligente, ou melhor que estamos todos errados e tu estás certo e ainda para mais deram te mais que uma informação que prova que tu estas errado!

Codigos à parte,vamos lá ver o que se entende por ultrapassagem em bom português:

Relativo ao ato de um veículo passar à frente de outro que circule no mesmo sentido; ação de um veículo passar à frente de qualquer obstáculo que surja no seu caminho.

Fonte: http://www.lexico.pt/ultrapassagem/

Capta o que está a negrito e sublinhado na citação...

Faz lá este exercício mental

Uma Auto-estrada tem 2 faixas de rodagem (uma faixa de rodagem para cada sentido), um separador físico que as divide e no mínimo duas vias de trânsito para cada faixa.

Imagina que eu circulo numa auto-estrada com três vias de trânsito, e me situo na via de trânsito da direita. À minha frente, na via de trânsito do meio, tenho um veículo a circular mais lentamente que eu, vamos ambos no mesmo sentido, se eu passar pela direita do mesmo o que é que eu estou a efectuar? E se passar pela esquerda?

Faz este exercício mental e diz me alguma coisa.

IMPORTANTE:
Isto é para ser lido em português de Portugal
É para interpretado em Português, se for necessário utilizar o Dicionário da Língua Oficial Portuguesa, caso não o tiver pode ser encontrado uma versão online.
É para ser pensado como uma pessoa normal
A resposta também deve ser dada em Português.

já usei uma tática fixe: em vez de ultrapassar pela direita circulei a par com o carro que ia no meio, a ver se o homem acelerava, mas ficamos a par aí um Km ou mais até que acabei por ultrapassar mesmo, podia tornar-se perigoso continuarmos naquilo:sh)

Ou esperar até à saída em que o utente da faixa da esquerda quer sair e não o deixar sair...

É que nem com instrutores de condução a opinar e a mostrar a Lei ele lá vai......o melhor é criar um CE próprio! :sh)

A história do silent1 achar que todos estão mal faz-me lembrar os velhos que andam em contra-mão e os outros estão todos mal, ele é que vai no sentido certo! [:)]

A história do silent1 achar que todos estão mal faz-me lembrar os velhos que andam em contra-mão e os outros estão todos mal, ele é que vai no sentido certo! [:)]

Olhe que não! Olhe que não!

A maioria concorda comigo, tu é que vais em contramão.[:D]

[:)][:)][:)][:)][:)]

Estás a dizer que somos todos burros e tu és inteligente, ou melhor que estamos todos errados e tu estás certo e ainda para mais deram te mais que uma informação que prova que tu estas errado!

Codigos à parte,vamos lá ver o que se entende por ultrapassagem em bom português:

Fonte: http://www.lexico.pt/ultrapassagem/

Uma Auto-estrada tem 2 faixas de rodagem (uma faixa de rodagem para cada sentido), um separador físico que as divide e no mínimo duas vias de trânsito para cada faixa.

Imagina que eu circulo numa auto-estrada com três vias de trânsito, e me situo na via de trânsito da direita. À minha frente, na via de trânsito do meio, tenho um veículo a circular mais lentamente que eu, vamos ambos no mesmo sentido, se eu passar pela direita do mesmo o que é que eu estou a efectuar? E se passar pela esquerda?

IMPORTANTE:
É para interpretado em Português, se for necessário utilizar o Dicionário da Língua Oficial Portuguesa, caso não o tiver pode ser encontrado uma versão online.

Está aqui uma muito boa explicação para que qualquer pessoa perceba onde se quis chegar. Se mesmo com esta informação explicada ao pormenor e já mastigada não se compreende, então o caso é ainda mais grave.

Agora aquela tentativa de psicologia inversa, isso é como eu abrir um post e dizer "circular é pela esquerda" e depois apenas aparecem 50 utilizadores a contradizer-me, isso significa que como 3896 utilizadores viram o post e 50 discordaram, 3846 concordam comigo. [:D]

Mas pronto, acho que foi tudo bem explicado e até me agradou ler os comentários, pois pelos vistos há muita gente que sabe o código correctamente embora - e isto sem fonte alguma - eu afirme que são uma minoria face aos "encontros" que vou tendo na estrada.

neumon[:)][:)][:)][:)][:)]

Em termos de QI, desde o cérebro de ervilha da pita até ao comummente considerado o expoente máximo em inteligência de Alfred Einstein existe um vasto leque de níveis de inteligência, campo em que todos nós somos diferentes uns dos outros.

Não estou a dizer que eu estou certo e todos os restantes errados, estou a dizer que eu estou certo e alguns poucos estão errados.

Entre esses poucos estás obviamente incluído, mas não amofines por não conseguires lá chegar. Afinal não estás sozinho. Aliás, poderás criar uma 2.ª liga (Os que não têm capacidade para lá chegar), e assim já tens parceiros para jogar a bisca e deixares outros assuntos para quem tem capacidade para lá chegar.

Em relação a terem-me dado
mais que uma informação que prova que eu estou errado, eu dei várias informações que eu estou certo.

Não ponhas os Códigos à parte, inclui-os e diz-me onde no CE diz que em AE há ultrapassagens. Tens aqui a subsecção IV que trata do trânsito nas autoestradas e vias equiparadas para te ajudar.

[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="bgcolor: #ffffff"][TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="class: txt_11_b_l, colspan: 3"]SUBSECÇÃO IV
Trânsito nas autoestradas e vias equiparadas[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: txt_base_b_l"] Artigo 72.º
Autoestradas
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]1 - Nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido o trânsito de peões, animais, veículos de tração animal, velocípedes, ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, quadriciclos, veículos agrícolas, comboios turísticos, bem como de veículos ou conjuntos de veículos insuscetíveis de atingir em patamar velocidade superior a 60 km/h ou aos quais tenha sido fixada velocidade máxima igual ou inferior àquele valor.
2 - Nas autoestradas e respetivos acessos, quando devidamente sinalizados, é proibido:
a) Circular sem utilizar as luzes regulamentares, nos termos deste Código;
b) Parar ou estacionar, ainda que fora das faixas de rodagem, salvo nos locais especialmente destinados a esse fim;
c) Inverter o sentido de marcha;
d) Fazer marcha atrás;
e) Transpor os separadores de trânsito ou as aberturas neles existentes.
3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 e nas alíneas a) e b) do n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600, salvo se se tratar de paragem ou estacionamento na faixa de rodagem, caso em que a coima é de (euro) 250 a (euro) 1250.
4 - Quem circular em sentido oposto ao legalmente estabelecido ou infringir o disposto nas alíneas c) a e) do n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 500 a (euro) 2500, se sanção mais grave não for aplicável por força de outra disposição legal.[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, bgcolor: #ffffff"] Contém as alterações dos seguintes diplomas:
- DL n.º 2/98, de 03/01
- DL n.º 265-A/2001, de 28/09
- DL n.º 44/2005, de 23/02
[/TD]
[TD="class: txt_base_n_l, bgcolor: #ffffff"] Consultar versões anteriores deste artigo:
-1ª versão: DL n.º 114/94, de 03/05
-2ª versão: DL n.º 2/98, de 03/01
-3ª versão: DL n.º 265-A/2001, de 28/09
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="bgcolor: #ffffff, colspan: 2"][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="colspan: 2"][/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TR]
[TD="class: txt_base_b_l"] Artigo 73.º
Entrada e saída das autoestradas
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]1 - A entrada e saída das autoestradas faz-se unicamente pelos acessos a tal fim destinados.
2 - Se existir uma via de aceleração, o condutor que pretender entrar na autoestrada deve utilizá-la, regulando a sua velocidade por forma a tomar a via de trânsito adjacente sem perigo ou embaraço para os veículos que nela transitem.
3 - O condutor que pretender sair de uma autoestrada deve ocupar com a necessária antecedência a via de trânsito mais à direita e, se existir via de abrandamento, entrar nela logo que possível.
4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 250 a (euro) 1250.[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, bgcolor: #ffffff"] Contém as alterações dos seguintes diplomas:
- DL n.º 2/98, de 03/01
- DL n.º 44/2005, de 23/02
[/TD]
[TD="class: txt_base_n_l, bgcolor: #ffffff"] Consultar versões anteriores deste artigo:
-3ª versão: DL n.º 265-A/2001, de 28/09
[/TD]
[/TR]
[TR]
[/TR]
[TR]
[/TR]
[/TABLE]
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TR]
[TD="class: txt_base_b_l"] Artigo 74.º
Trânsito de veículos pesados de mercadorias ou conjuntos de veículos
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]1 - Nas autoestradas ou troços de autoestradas com três ou mais vias de trânsito afetas ao mesmo sentido, os condutores de veículos pesados de mercadorias ou conjuntos de veículos cujo comprimento exceda 7 m só podem utilizar as duas vias de trânsito mais à direita.
2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.[/TD]
[/TR]
[TR]
- DL n.º 2/98, de 03/01
[/TD]
[/TD]
[/TR]
[TR]
[/TR]
[TR]
[/TR]
[/TABLE]
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TR]
[TD="class: txt_base_b_l"] Artigo 75.º
Vias reservadas a automóveis e motociclos
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[TR]
[TD="class: txt_base_n_l, colspan: 4"]É aplicável o disposto na presente subsecção ao trânsito em vias reservadas a automóveis e motociclos.[/TD]
[/TR]
[TR]
- DL n.º 2/98, de 03/01
[/TD]
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Ultrapassagem relevante para o CE:refere-se a manobra executada por condutor que seguindo em faixa de rodagem com uma via em cada sentido, necessita mudar de direcção para a via de sentido contrário, dando a sua direita ao outro condutor, regressando à via original logo que tenha condições de segurança adequadas. Em AE apenas muda de via no mesmo sentido.

Tenta tu fazer um exercício mental, quer do que já disse quer do que continuarei a dizer.
Sei que dói fazer esse tipo de exercício, por isso sugiro-te que tomes uns kgs de Ginseng, pode ser que valha a pena e consigas subir de nível na capacidade cognitiva.

Também te sugiro que, caso conheças alguém a quem reconheças capacidade de raciocínio, e lhe peças ajuda no esclarecimento desta questão. Mas tem cuidado, por vezes as aparências iludem, vê por exemplo os padres, bispos, cardeais e até o papa, que são cultas e parecem capazes de raciocinar com lógica e afinal acreditam na existência de um espírito capaz de criar mundos.

apr:)apr:)apr:)

Imagina que eu circulo numa auto-estrada com três vias de trânsito, e me situo na via de trânsito da direita. À minha frente, na via de trânsito do meio, tenho um veículo a circular mais lentamente que eu, vamos ambos no mesmo sentido, se eu passar pela direita do mesmo o que é que eu estou a efectuar?
Estás a efectuar uma passagem pela direita.
E se passar pela esquerda?
Estás a efectuar uma passagem pela esquerda.

Não sei se posso, já se me acabou o Ginseng.

IMPORTANTE:

Um destes dias colocarei aqui umas questões que têm a com literacia. Apreciarei a tua participação "esclarecida".

Só tenho uma coisa a dizer: troll.

A minha participação neste tópico está assim finalizada, boa sorte aos restantes. [:cool:]

Estás a fazer o que se chama, atirar areia para os olhos...

Nesse post gigante escreveste 0 (ZERO), não justificaste nada, limitaste te a colocar um excerto do código que em nada "resolve"/prova a tua teoria.

Diz me lá, onde é que uma ultrapassagem para ter tal designação tem de se circular em sentido contrário

Back