Eu tenho azia pelo menos 4-5 vezes por semana, tomo Kompensan quase como quem come rebuçados (tou a exagerar, há dias em que tomo 3, outros passo sem nenhum).
Já tenho azia há muuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo, sendo que de uns tempos para cá tem ficado mais intensa, com o agravante de às vezes ter dores de estômago muito ligeiras.
A parte boa é que consigo controlar apenas com a alimentação, ou seja, se parar de tomar CAFÉ, evitar fritos e outras coisas gordurosas, a azia quase desaparece.
Eu sei que é estúpido, mas nunca fiz uma endoscopia. Agora vou fazê-la.
Questões:
1 - Posso ter algo grave? Já me disseram que no máximo devo ter uma úlcera. É verdade?
2 - O facto de ter andado tanto tempo sem tratar disto pode ser prejudicial, ou seja, pode causar doenças mais graves tipo tumores? (bate na madeira 3 vezes)... (esta já me disseram que não, que uma inflamação no estomago não vira nada maligno a não ser que dure muuuuuuuiiiitos anos , tipo 20 ou 30, e mesmo assim a maior parte não vira).... confirma-se???
3 - Tomar Kompensan em excesso faz mal para o que? Nas farmácias já me disseram montes de coisas... alguns dizem que não faz mal desde que não se tome muitos seguidos por um período de tempo prolongado. Outros dizem que faz mal de qualquer maneira, mas ninguém me explica: FAZ MAL A QUÊ? Obs: Com a minha modesta experiência, concluo que o Kompensan, como tem alumínio, deve fazer mal aos rins. Estarei certo??
4 - É "normal" ter azia com tanta intensidade, ou seja, quase todos os dias? Eu penso que sim, porque a minha mãe sofreu deste problema quase 30 anos, uma vez que no tempo dela os recursos eram muito escassos. Depois, fez um tratamento e agora toma Omeprazol todos os dias.
Obrigado pela ajuda que possam dispensar.