Urgente Defeito Grave No Motor Dos C4

Mas que grande quantidade de treta...

Mas desde quando é que o turbo desliga??? Mas que balde de tanga!!! Os sr.s das empresas q fazem os testes de potencia sao impecáveis e tudo e tudo e tudo, pq sao prestáveis, fazem bons testes, e depois dizem..."bem, isto tá abaixo do declarado pela marca, *****i *****ó, com uma reprogramação que nós fazemos isto vai ao lugar e ainda ganha uns cavalitos!"

O turbo desliga...já vale a pena...semi-atmosférico...LOL!

Mas que grande quantidade de treta...

Mas desde quando é que o turbo desliga??? Mas que balde de tanga!!! Os sr.s das empresas q fazem os testes de potencia sao impecáveis e tudo e tudo e tudo, pq sao prestáveis, fazem bons testes, e depois dizem..."bem, isto tá abaixo do declarado pela marca, *****i *****ó, com uma reprogramação que nós fazemos isto vai ao lugar e ainda ganha uns cavalitos!"

O turbo desliga...já vale a pena...semi-atmosférico...LOL!

Leste as páginas todas?[;)]

Na minha opinião isso é perfeitamente normal.

Vosses todos têm que meter uma coisa na cabeça, e talvez muitos de vos que tem carros turbo diesel, notam que o carro de manha ou á noitinha em epocas de calor intenso (verão ), verificam que o carro parece que desenvolve melhor, ou que tem mais força.

Durante o dia de intenso calor, a perda de potencia nota-se mais devido ao proprio ar que está quente. Até na propria admissão a mistura de ar combustivel é dificiente, o combustivel quando entra no motor imaginem a que temperaturas já deve estar, acredito que muito desse combustivel injectado se evapore, não dando a potencia ao motor que realmente tem.
E como todos os nossos queridos podais de acelerador são electricos, muitas das vezes a propria injecção pensa que esta a enjectar determinado combustivel para o motor e não está, porque se evapora pelo caminho ;)

Isso do grupo PSA ter motores que debitam menos cavalos que está estipulado de fabrica, penso que maior parte de vós já sabiam isso.

Todas as criticas construtivas são bem vindas

Abraço :)

E isto acontence em todos oas carros acreditem, idependentemente de qualquer marca.

Que confusão...

Mas então o IC está bem posicionado e recebe bem o ar exterior?
Sempre pensei que essa pá encaminhasse o ar para o IC de maneira a refrigerá-lo melhor. De maneira que os modelos que a tinham, não apresentavam problemas ao nível da potência, ao contrário dos outros.

E outra coisa ando a reparar o que se diz que o IC "fornece ar fresco", no DB criado pelo K2000 também encontrei informações nesse sentido... Mas o IC não faz é a permutação entre o ar admitido, pós turbo, com o ar (mais frio) do exterior? No C4 não é assim?

O IC está bem colocado e recebe ar suficiente para fazer arrefecer o ar que entretanto tinha sido admitido e comprimido.
O problema é que sem pá, o ar a admitir era "escasso" se assim se pode falar. Com a pá o ar a admitir e a passar pelo filtro é em maior quantidade.

Eu também tenho um amigo dum primo do irmão da cunhada do viinho de um amigo meu que tem um C4, foi fazer um teste de potência e o carro só deu 50cv e a Citroën também o ameaçou que se ele divulgasse isto eles iam imediatamente bloquear a função "Dança" no C4 dele e ele nunca mais ia dançar! :D

epah bloquear a dança e que nao [:)]

mas isto acho que e normal, qualquer carro no verao aquece mais, se aquece as peças dilatao e o carro nao vai produzir tanta potencia

agora ficar com um carro com 110cv e no verao com 83cv para mim nao e nada, agora ter um carro com 68cv e ficar com 30cv a puxar 1500kg queria ver[:D]

Na minha opinião isso é perfeitamente normal.

Vosses todos têm que meter uma coisa na cabeça, e talvez muitos de vos que tem carros turbo diesel, notam que o carro de manha ou á noitinha em epocas de calor intenso (verão ), verificam que o carro parece que desenvolve melhor, ou que tem mais força.

Durante o dia de intenso calor, a perda de potencia nota-se mais devido ao proprio ar que está quente. Até na propria admissão a mistura de ar combustivel é dificiente, o combustivel quando entra no motor imaginem a que temperaturas já deve estar, acredito que muito desse combustivel injectado se evapore, não dando a potencia ao motor que realmente tem.
E como todos os nossos queridos podais de acelerador são electricos, muitas das vezes a propria injecção pensa que esta a enjectar determinado combustivel para o motor e não está, porque se evapora pelo caminho ;)

Isso do grupo PSA ter motores que debitam menos cavalos que está estipulado de fabrica, penso que maior parte de vós já sabiam isso.

Todas as criticas construtivas são bem vindas

Abraço :)

E isto acontence em todos oas carros acreditem, idependentemente de qualquer marca.

Não considero esta situação perfeitamente normal. Até porque existem modelos C4 com o mesmo motor (HDI 110CV) que não apresentam esta deficiência. Portanto, normal é que não é!

Com temperaturas mais baixas realmente acontece um melhor rendimento do motor. E tal é devido a uma maior concentração de oxigénio na atmosfera. Tal é válido para todos os automóveis.

Como é que o gasóleo se evapora num circuito fechado?
Todos os carros de injecção possuem circuitos de retorno do gasóleo em excesso.

Todos os nossos pedais de acelerador são electrónicos?
Acredito que só para aí 1% dos carros tal aconteça, são os chamados fly-by-wire.

:confused: :confused: :confused:

Desde quando?
Quais os modelos?
Fontes credíveis de tal informação?

Só para actualizar, o C4 do meu sócio já tá com 25000kms e já levou um turbo ao abrigo da garantia ( ele chegou à citroen e queixou-se e os gajos disseram logo q era o turbo e que o substituiam ao abrigo da garantia e q não era o 1º a dar esse problema) mas agora com o turbo novo o carro tá anémico, o meu sócio anda mesmo esmorecido :-((
Mais uma coisa, akilo mama pneus como se não houvesse amanhã, em 20000 kms foram os da frente e agora tem uns Continental Sport qq coisa q em 5000 kms já se nota bem o desgaste, acho q não fazem mais 10000 kms :-S

Possuo um C3 VTR 110 HDI, com esse motor.
Desde que o adquiri, há menos de ano e meio e cerca de 50000 Km, que ando a tentar que me seja resolvido problema idêntico ao relatado.

Até aos 25º, o carro até anda, mas nada de evidenciar os 110CV que paguei. Isto sabe-se comparando, em condições reais de utilização, as acelerações e recuperações com outros carros cujas potências são conhecidas.

Acima dos 30º, a maior parte dos dias de verão, o carro, simplesmente, não puxa. Arranque a subir, atrás de um Focus com o mesmo motor e mais uns Kgs valentes: o Focus foi mesmo embora. Pior foi o Clio comercial, da geração anterior, que queria andar e o meu VTR de 110 CV (foi assim que a Citroen mo vendeu) ia a empatar.

A verdade é que, a maior parte do tempo, incluindo uma boa parte do Inverno - o problema não é só temperatura - o carro não anda. Não o levei a um banco, mas por comparação, parece haver momentos que tem uns 100-110 CV e outros em que parece não ter 80 CV. Não sei se os atinge em algum momento, mas a rotação custa a subir e as ultrapassagens são quase sempre interditas.
Os consumos, condução mista, andam na casa dos 6.5. Este depósito vai com média de 7.5.

Tive, antes, um C3 1.4 HDI 16V 90CV. Era mais rápido em AE e gastava um bom bocado menos. Deu uma média global de 5.4 em 120.000Km e andava sempre a abrir.

Não venham com teorias dos capots e dos bancos de potência. A malta que se queixa, conduz os carros e sabe se há ou não há problemas.

Cumprimentos ao forum

PedroP

Viva Pedro.

Tenho um C4 e esse problema não se tem manifestado. Faço cerca de 4500/5000kms mês por diversas vias e em diversas condições climatéricas e não senti nada de anormal, pelo menos da forma evidente que relatas.

De qualquer forma, penso que a comparação com outros carros com potências idênticas, ou até com o mesmo motor, não é muito viável pois um carro não é só motor. Existem peso, aerodinâmica, dimensões de roda e, mais importante, relações de caixa diferentes, pelo que com o mesmo motor dois carros diferentes podem ter comportamentos bem distintos. Posso dar o exemplo do 1.4 Hdi, que acho bem mais agradável de conduzir no meu 307 do que no meu anterior C3..........e esta hein?[:D]

Bem, mas acho que acima de tudo deves expor o caso a um concessionário oficial e solicitar que sejam efectuados testes e, caso sejam detectados problemas, ser encontrada solução para os mesmos.

Cumprimentos

Olá Vanquish
O carro já foi reprogramado, limpo e sei lá mais o quê. O problema é que não fica resolvido.
As comparações no post anterior são ilustrativas, se bem que reais.
Tenho paixão por carros e conheço um pouco de tecnologia. Sei que devo esperar alguma perda de potência com o calor, por efeito da expansão do ar e consequente baixa da riqueza por volume. Mas uma degradação clara das performances acima dos 25º ou dos 10 mns de esforço (relativo - leia-se andar depressa) não é aceitável de forma nenhuma. Tenho umas centenas de milhares de Kms em vários carros em diversas condições. Sei o que é normal e estas variações de rendimento não são normais.

A tua postura cautelosa e a apelar à ponderação é saudável neste forum. Continua.

Obrigado

Cumprimentos ao forum

PedroP

Motor 1.6 hdi (com pá e sem pá)

Motor 1.6 hdi (com pá e sem pá)

Boas pessoal

sei que já passou por aqui algo sobre isso mas fartei-me de pesquisar e ja nao consegui encontar nada sobre este assunto.

lembro-me que nesse topico se debatia o facto de os citroen c4 1.6hdi aquando epoca de verao o pessoal dizia que o carro que nao desenvolvia nem andava nada e que masi parecia um motor atmosferico, e lembro-me de alguem ter falo que algumas das versoes nao tinham saido do stand com um respiro de ar que vinha desde cima do motor e que aspirava o ar mais fresco.

nao sei se era bem assim, mas tambem nao consigo encontrar nada sobre isso, alguem confirma ou alguem se lembra desta situação ja aqui debatido.

cumprimentos.

Última edição:
agora ja nao me recordo se seria no modelo c4 1.6hdi ou se isto se passava no 307 1.6hdi recordo-me garantidamente que era sobre o motor 1.6hdi.

Houve por aqui uns users com C4 1.6 HDI 110CV a queixarem-se disso, que fizeram os testes e o carro no verão só debitava pouco mais de 90cv ou até abaixo disso, mas dados muito concretos já não me lembro e nem sei como ficou a situação na altura.

Houve por aqui uns users com C4 1.6 HDI 110CV a queixarem-se disso, que fizeram os testes e o carro no verão só debitava pouco mais de 90cv ou até abaixo disso, mas dados muito concretos já não me lembro e nem sei como ficou a situação na altura.

pois eu recordo-me disso, e ate me lembro que no fim a situação ficou resolvida, mas ja nao me recordo, penso ser que era devido a uma pá que aspira ar fresco da frente do carro, mas ja nao sei ao certo.

Voltar
Superior