TiZeDasCoives
New member
2.5 a 2.7, dependendo do preço apôs verão.
Não há €uros para o Boxster S.
Não há €uros para o Boxster S.
Qual foi a informação?
É que eu também ando indeciso entre um Boxster e um S2000...:sh)
Decidi revisitar este tópico porque a par de ter tido algumas experiências com os boxster também tenho andado com o S2000 e tenho agora algumas ideias que (julgo) serem mais concretas.
Uma coisa é certa, se tivesse comprador de um carro destes hoje iria ter alguma dificuldade em decidir, embora tenha uma certa inclinação para um deles.
Do Boxster gosto particularmente do grip do carro.
Analisando as coisas de uma forma correcta, devo dizer que os boxster onde tenho andado têm jantes 18 com pneus 255, ao contrário dos 235 em jante 16 do S2000 (primeira versão).
Para ajudar ainda mais o Porsche, o boxster tem controlo de tracção - algo que os primeiros S2000 também não tinham.
Esta combinação cria logo uma maior confiança no Porsche, onde os limites em curva surgem claramente depois. Onde a traseira do S2000 começa a querer ganhar vida própria, o Porsche continua colado ao chão e com muito mais para dar.
A sensação que dá é que o Porsche tem de ser provocado para a traseira sair do sítio, e no S2000 é facílimo (até demais) de o soltar.
Outro ponto em que considero que o Porsche está melhor é ao nível da capota. No S2000 o barulho do vento surge a velocidades inferiores e mesmo devagar parece isolar melhor o ruído exterior, pelo que talvez faça sentido pensar na pouca experiência da Honda a fazer descapotáveis (por comparação com a Porsche).
Estes são os pontos onde considero o Porsche superior (ou até bastante superior em alguns aspectos) ao Honda.
Entrando nos pontos onde não consigo dizer que um é melhor do que o outro, passo a falar do motor.
Eu não sou um fã das altas rpm de um modo geral, e daí gostar imenso da condução dos diesel para carros de dia-a-dia, carros com boa relação performance / conforto.
Por esta lógica deveria ser óbvio a escolha do Porsche...
...mas não é !
Num carro com características desportivas o barulho é uma parte importante da equação, e se o Porsche cativa pelo 6 cilindros o S2000 cativa pelos 240cv a gritarem (9000 rpm) à volta do carro. É uma questão de gostos.
O S2000 já conheço há 9 anos logo não é surpresa nenhuma, mas dos Porsche esperava uma resposta diferente. No caso do 2.5 nota-se que o andamento máximo dele é inferior ao S2000. Os cavalos não enganam aqui.
Mesmo o Boxster S 3.2 não tem exactamente a linearidade que eu estava à espera, ou seja, se pisarmos a fundo numa 2ª ou 3ª nota-se bem que há uma rotação onde dá um esticão.
Eu tinha a ideia (e essa seria a minha preferência) de que seria perfeitamente linear, num crescendo de potência a acompanhar a rotação, sem um ponto definido a partir do qual o motor muda.
No caso do 2.5 não me apercebi desse ponto de viragem (mas não o conduzi), mas no Boxster S é evidente. Ou seja, apesar de ser substancialmente mais forte em baixas do que o S2000 (3.2 vs 2.0), para andar a sério também necessita de estar na rotação ideal, e isso faz com que haja para os meus gostos um empate em termos de preferência mecânica, até porque as 9000 rpm do S2000 acompanhadas de um andamento vigoroso aumentam e de que maneira a adrenalina sentida - que é uma componente deste tipo de carros.
Falando agora do que gosto mais no S2000:
-Os comandos gerais são muito mais confortáveis. A embraiagem dos Porsche exige que se tenha tido uma refeição substancial antes de os conduzir, enquanto o S2000 tem a leveza típica da marca, um pouco menos refinada do que num civic de forma a transmitir mais sensação. A caixa do S2000 também me parece mais agradável, com um feeling mecânico mas um curso extremamente pequeno e leve.
Depois considero que o S2000 teria uma enorme vantagem se estivesse comprador de um, que é a manutenção.
O S2000 é um carro que do ponto de vista mecânico é perfeitamente banal. Abre-se o capôt e tem-se acesso facilitado a tudo o que é de manutenção normal, desde óleo, velas, filtros, etc. Qualquer mecânico lhe faz a manutenção normal, e nem tem componentes caros.
Leva um óleo sintético sem pedir especificações fora do vulgar (ao contrário de um TDI por exemplo) e tudo é simples.
Já no Porsche, o próprio modo de aceder ao motor complica logo tudo, e já não é qualquer mecânico / oficina que lhe mexe com a competência necessária.
Em termos de dia-a-dia talvez o Porsche tivesse algumas vantagens, nomeadamente andar com menos rotação e ter um comportamento mais previsível que não obriga a andar a pilotar em condução normal.
Acho que o S2000 puxa mais por quem vai ao volante, quer por andar frequentemente agarrado à caixa (não por falta de força mas para não andar com muita rotação), quer por ter um comportamento mais nervoso obrigando a mais atenção ao que se vai a fazer.
Mas no meu caso e atendendo a que seria um carro de fim-de-semana / carro desportivo, talvez preferisse o S2000, onde a facilidade de aceder à mecânica simples em muito contribui.
Em qualquer dos casos, é bom que alguém tenha a dúvida de escolher um destes dois carros, pois qualquer um deles é excelente, ainda que com conceitos que me parecem bastante diferentes.
Eu também acho que foi um bom post e também concordo no essencial.
Em relação à subida de rotação do Boxster S não fiquei no entanto com a mesma sensação que tu, ou seja pareceu-me bastante progressiva apesar de haver uma alteração (creio que por volta das 4.500 rpm) devido ao "varioCam" (o equivalente ao Vtec da honda) na sonoridade e na resposta.
Basicamente apesar de concordar com a análise a minha inclinação pende mais para o outro lado []
Nota que eu acho que a nível dinâmico o Porsche está de facto espectacular, e é sem qualquer sombra de dúvida o que mais me impressiona no boxster.
Aliás, já dei comigo a analisar o comparativo que deu há uns anos no Top Gear entre o Boxster, o Z3 e o S2000.
Particularmente no duelo Boxster / S2000 acho curioso que um carro menos potente tenha conseguido ser mais rápido em pista.
Se ele perde nas rectas tem de ganhar forçosamente nas curvas, e ainda que não tenha sido por uma margem gigantesca, não deixa de ser mais rápido em pista (e com os pneus de origem, que não são os 255 R18).
A nível de comportamento o Porsche claramente enche-me mais as medidas.
A minha leve preferência pelo S2000 tem muito que ver com razões racionais, tais como a manutenção - já que ainda assim consegue dar bastante gozo numa condução mais apurada (e eu sou um maçarico com o S2000).
Agora se me dissesses que me tinha saído num sorteio um carro destes com manutenção vitalícia incluida - que viesse de lá o Porsche em vez do S. []
será que dia 03 vais dar uma voltinha com o FilipeJ??[]
para reconsiderares a tua opinião do S...[]
será que dia 03 vais dar uma voltinha com o FilipeJ??[]
para reconsiderares a tua opinião do S...[]
será que dia 03 vais dar uma voltinha com o FilipeJ??[]
E o que achas do comportamento do Z4 vs s2000 vs boxster ?
A nível de motor não me espanta muito.
Fiquei bastante agradado com a resposta do 325i em que andámos. Atendendo a que não podia passar das 4000 rpm...
Ali senti a tal linearidade desde o ralenti.
...
Mas de facto eu prefiro um Boxster (mesmo dos mais fraquinhos) e se na equação considerarmos um dos actuais Boxster 987 2.7 ou um 986 S, então a coisa ainda se agudiza mais []