Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Eu lembro-me dessa história... mas o que aqui não bate certo é que saí mais barato comprar 4 litros no continente, do que 4 litros ao PVP vindos de um bidão.

Dois motivos para essa diferença de preço, quantidade e ofertas.

O Continente quando compra óleo para a sua cadeia de Modelo/Continente, compra de uma vez uns milhares de litros que nem nos passam pela cabeça, logo, conseguem um preço excelente.

Na compra de embalagens de 200 litros trabalha-se com ofertas, o bidão até pode ficar mais caro, o que não te contaram, é que quando se compra um bidão é somado de oferta mais uns litros de óleo, por ex:, um amigo meu sempre que compra para a sua estação de serviço um bidão de 200 litros de óleo shell Helix Diesel Plus 10w-40, recebe de borla 2 embalagens de 20 litros do mesmo óleo, se ele dividisse o preço do bidão por 240 litros já o poderia vender mais barato que o Continente se ele assim o quisesse. Não o faz porque assim ganha mais dinheiro. Ainda bem que ele não o faz, porque assim sempre me vai dando um bidão de 20 litros de vez em quando, este é que é mesmo meu amigo [^]

A maioria das marcas de lubrificantes que pratica preços mais elevados trabalham com estas ofertas, evidentemente, ninguém das oficinas anda por aí a fazer propaganda disso, eles estão lá é para ganhar o mais possível, chulos...
A empresa fornecedora de óleos da estação de serviço do meu amigo também fornece vários hipermecados, o produto que fornece é igual para oficinas e para as grandes superfícies, segundo ele, para entrarem nos hipers têm que praticar margens menores, de outra forma não consegue colocar lá os seus produtos, a concorrência nos hipers é feroz.

Se dentro do motor vai até ao 1 ano ou dois anos... até aos dois anos deve manter-se bem na embalagem. Mas é apenas uma suposição minha.

citação:Originalmente colocada por Vehicle

Depois de aberta uma embalagem de óleo, pode-se guardar bastante tempo ou o óleo degrada-se rapidamente?

É tramado quando um carro leva 5 litros de óleo e só se vende em embalagens de 4 litros ou 1 litro. [xx(] E uma garrafa de litro sai muito mais cara [xx(]

Boas jeff, ja vi que mais logo deves vir aqui aturar o pessoal!! Por isso vou aproveitar.
Tou a fazer intençoes de ir a espanha no proximo fim de semana e aproveitar para trazer umas "litrosas" a um bom preço.

Sendo assim elaborei uma pequena lista de varios oleos, pois vou trazer para mim e para alguns amigos (se mais alguem kiser aproveitar...).
Quero pedir-te o favor de dares uma olhadela e veres se estao por ordem da tua preferencia (qualidade), se devo riscar algum da lista e se devo acrescentar algum. Já agora é tudo para motores diesel. Esta lista foi elaborada baseada nas tuas respostas ao longo deste topico (será que fiz asneira?)

Que respeite a norma 505.01
Cepsa tdi synt
BP visco special V
Castrol softec

5W40
Cepsa mega synthetic
Castrol txt softec
BP visco 7000 sport
Mobil 1

10W40
Cepsa synth
BP 5000
Castrol
Shell Helix plus

15W40
Cepsa tdi-gti
Castrol protection

Ja agora sabes quais vou encontrar em espanha no feuvert?

citação:Originalmente colocada por tulicreme

Viva jeff, antes de mais agradeço este serviço publico que estás a prestar.

E como sou um pouco abusadoiro, vou-te pedir 3 conselhos:

1 Clio I 1.2 de 1990 com 229kkm e faz 90% cidade, com uma condução calma. Tenho-lhe mudado o óleo anualmente e colocado um FINA (só sei a marca) 15W40. O carro não queima óleo, mas tem o retentor da cambota roto. Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

1 Megane 1.5 dCi80 com 12kkm (ainda óleo de origem que deverá ser trocado aos 15kkm) que faz sobretudo cidade. Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

1 Kangoo D65 de 2003 que faz cerca de 70kkm anuais sobretudo em AE
Qual o melhor óleo e intervalos de mudança?

Desde já obrigado pelas respostas, e continuação do bom serviço publico :)
Boas.
Clio - 15W40 das marcas que eu aconselho para 7500 kms, preferencialmente o Cepsa Tdi-Gti.

Megane- 5W40 para 25000 kms.

Kangoo- 15W40 para 6000 kms.

Um abraço.

citação:Originalmente colocada por malaquias

Olá a todos!:)
Saudações caro Jeff!
Tenho uma vito 108d que rolou muito bem durante 18000 km com o ELF Diesel Turbo 10w40, mas penso estar na altura... e segui o teu conselho e adquiri o cepsa diesel turbo 15w40, para qts km poderei contar com ele!? obrigado!
Faz 20000 kms e se ainda o consumo não for muito (menos de 1/2 entre o maximo e o minimo) vai até aos 25000 kms. Acima só testando, mas este oleo vai até aos 45000 kms.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Vehicle

Porque é que duas marcas diferentes (castrol e cepsa) recomendam para o mesmo motor óleos completamente diferentes a nivel de viscosidade por exemplo?

http://www.pneuvita.pt/acessorios/lubrificantes/tabela_castrol.htm

http://cepsa.com/productos/pages/guia_lubricacion-pt.htm
O nivel de viscosidade não é de perto nem de longe a indicação de um bom oleo. Os aditivos são extremamente importantes e estes é que conferem uma serie de caracteristicas ao oleo. Como eu já varias vezes disse a Cepsa está muito avançada ao nivel dos lubrificantes e conseguem excelentes oleos de base mineral capazes de envergonhar alguns ditos sintecticos presentes no mercado. No caso da Cepsa e da Castrol são marcas com excelentes resultados no mercado. Quanto às recomendações cada marcas com base no formulado e nos intervalos preconizados para cada modelo, apresentão o seu melhor produto que nem sempre têm a mesma viscosidade, o que não quer dizer que um é melhor e o outro pior. Tambem existem muitos erros nas tabelas de aplicação. Ex: Renault Clio 1.2 de 1992 com um 5W40...
É melhor seguir pelos manuais dos constructores.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por ChegalhaVara

Jeef o meu C-Max 1.6TDCI, levou agora o Cepsa Star Mega Synthetic 5W30 aos 40Kkm, estive a ler no site da cepsa e, aquilo diz la que o oleo aguenta 50Kkm ou 2 anos, é mm assim? Se for so mudo o oleo daqui a 2 anos...:P
Mas isso depende do motor. Nesse o aconselhado no mesmo site da Cepsa é:
Intervalos de Mudança do Óleo

Motor

Milhas Máx. 12000
Km Máx. 20000
Meses Máx. 12

Deves cumprir estes intervalos minimamente +1000-1000...
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por RomiSport

Jeff se não for incómodo, é possivel saber se o oleo que estou a usar é o correcto? Tou a por Castrol Txt 10W40 no Mitsubishi Carisma 1.8 16v de 1998. Ele tem touches hidraulicas e ouvi dizer que um oleo fino nao é o mais aconselhavel.. De vez em quando, mais quando está ao ralentim oiço um ligeiro matraquear que nao consigo precisar se é das touches ou não, embora o rendimento do carro esteja impecavel. É preferivel por o Cepsa 15W40, ou posso por algum aditivo visto que pus o Castrol ha prai 1000 km.

Abraço

PS: So mais uma coisa, onde é que se pode comprar lubrificantes da Cepsa na zona da margem Sul, ou Lisboa?
Antes de mais desculpa por não te ter respondido antes. A aplicação do Castrol Txt 10W40 nesse motor é aceitavel para um intervalo de 10000 kms, embora a indicação que tenho é que o indicado é um bom 15W40 como o Cepsa e outros. É capaz de melhorar a lubrificação das touches a frio, embora o Castrol não comprometa. Aditivos para oleo não! Nesses touches acabavas tendo problemas. Quando for a altura da mudança, eu mudava para o 15W40, não antes pois não está a fazer mal esse Castrol Txt.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por megane1.6

boas

Jeff tenho um megane coupe 1.6e 8v de 1996..
a minha duvida é a seguinte
tenho algumas alteraçoes mecanicas, algo simples e;
tenho usado o Total quartz 10w40 e posteriormente o Total quartz 5w40
com o 5w40 noto o carro muito mais solto a frio, mas consome ligeiramente uma nadita oleo... enquanto que com o 10w40 isso nunca se tinha verificado.
qual achas o recomendado para este tipo de motor?
o que achas do Total Racing 10w50??
é melhor que os citados anteriormente?
sera recomendavel para o meu carro?
abraço
Boas. Para uma utilização quotidiana um bom 10W40 como esse ou outros desde que com qualidade, chega e sobra para esse 8V. É normal o 5W40 ter um comportamento ligeiramente melhor a frio, mas esse consumo se for normal até é um bom sinal. Se andar muito tempo em altas Rpm usar um bom 5W40 mas com intervalos mais reduzidos (10000).
O Total Racing 10W50 é um oleo para pista não para se usar no dia a dia e que tem funções de lubrificação inadequadas para esse motor, logo não é melhor para essa função.
Um abraço.

Bom dia,

Estive ontem à conversa com um mecânico de confiança, amigo pessoal e após me dar uma lavagem cerebral de que bastaria eu usar o 10w40 e não o 5w40 e tal.. dinheiro para o lixo e tal..., disse-me com toda a confiança que os óleos vendidos em hipers são todos óleos reciclados e por isso é que são muito mais baratos que os óleos das oficinas. Baseou-se em conversas com vendedores de óleo (só podia...) e com a experiência pessoal, pois já viu muitos carters cheios de uma pasta derivada do óleo de má qualidade que era comprado em hipers.

Tive a ver os preços do óleo Total em bidão de 200L e ficava a 12,95 cada litro.
O BP 7000 comprado no continente, fica a 10€/litro (no mínimo) em embalagens de 4L.

No Total ainda tem os 40% de desconto que será o lucro dele (penso eu), por isso o preço final deverá ser os 12,95€. Sendo assim, como é possível o óleo em bidão ficar mais caro que o óleo em embalagem? Haverá algum fundamento na história dos hipers? O mito é plausível? :D

Já agora... ele tinha para lá óleo IADA... isto é o quê? :)
Boas amigo. Então o homem lá te fez uma lavagem cerebral ?!!!
Lê isto: os oleos nos hipers não são reciclados! Podem ser apenas aqueles que não pertençam a nenhuma Petrolifera. Mas em Portugal nunca vi reciclado. Os vendedores de oleo normalmente (há excepções) não percebem patavina do que dizem, apenas dizem o que o cliente quer ouvir. Quanto aos carters com pasta devesse realmente à má qualidade do lubrificante que provoca a saturação do oleo em pasta.
Esse preço do oleo Total é PVP (mesmo com o desconto), mas ninguem o compra a esse preço.:D
Fixa isto: o oleo em bidão fica sempre mais barato que em 4LTs, só se não souberem comprar...
Linda historia para acabares em beleza:
Ele tinha lá IADA...:D:D:D Esse fica de certeza mais barato que os oleos dos hipers![}:)]
Um abraço.

Eu lembro-me dessa história... mas o que aqui não bate certo é que saí mais barato comprar 4 litros no continente, do que 4 litros ao PVP vindos de um bidão.
Isso é normal, pois no Continente é posto já com o desconto incluido na prateleira e o preço do Bidão é PVP. Por exemplo o preço do Bp Visco 7000 5W40 por litro ronda os 23€*4Litros=92€+Iva e compras num hiper por 40€... Daqui tira as tuas conclusões...

citação:Originalmente colocada por JCR

Dois motivos para essa diferença de preço, quantidade e ofertas.

O Continente quando compra óleo para a sua cadeia de Modelo/Continente, compra de uma vez uns milhares de litros que nem nos passam pela cabeça, logo, conseguem um preço excelente.

Na compra de embalagens de 200 litros trabalha-se com ofertas, o bidão até pode ficar mais caro, o que não te contaram, é que quando se compra um bidão é somado de oferta mais uns litros de óleo, por ex:, um amigo meu sempre que compra para a sua estação de serviço um bidão de 200 litros de óleo shell Helix Diesel Plus 10w-40, recebe de borla 2 embalagens de 20 litros do mesmo óleo, se ele dividisse o preço do bidão por 240 litros já o poderia vender mais barato que o Continente se ele assim o quisesse. Não o faz porque assim ganha mais dinheiro. Ainda bem que ele não o faz, porque assim sempre me vai dando um bidão de 20 litros de vez em quando, este é que é mesmo meu amigo [^]

A maioria das marcas de lubrificantes que pratica preços mais elevados trabalham com estas ofertas, evidentemente, ninguém das oficinas anda por aí a fazer propaganda disso, eles estão lá é para ganhar o mais possível, chulos...
A empresa fornecedora de óleos da estação de serviço do meu amigo também fornece vários hipermecados, o produto que fornece é igual para oficinas e para as grandes superfícies, segundo ele, para entrarem nos hipers têm que praticar margens menores, de outra forma não consegue colocar lá os seus produtos, a concorrência nos hipers é feroz.
Boas. Como é que é? Agora na compra de 1 bidão oferecem latas? Isso é apenas uma politica comercial de forma a empurrar mais oleo, pois elas estão pagas. Quem faz isso não são as companhias petroliferas.

Os hipers ao contrario do que dizes normalmente estão vinculadas por contrato as companhias petroliferas nem sempre tendo o melhor preço do mercado, claro sempre com uma boa margem e um bom rapel, exigindo o direito de superficie (aluguer da prateleira). É raro o caso em que um distribuidor aceita fornecer um hiper, pois os prazos de pagamento são alargados. Era mais normal há alguns anos. Como os hipers apostam cada vez mais na marca propria têm mais interesse em trabalhar com uma petrolifera que lhes embale o produto.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Rodcar

Boas jeff, ja vi que mais logo deves vir aqui aturar o pessoal!! Por isso vou aproveitar.
Tou a fazer intençoes de ir a espanha no proximo fim de semana e aproveitar para trazer umas "litrosas" a um bom preço.

Sendo assim elaborei uma pequena lista de varios oleos, pois vou trazer para mim e para alguns amigos (se mais alguem kiser aproveitar...).
Quero pedir-te o favor de dares uma olhadela e veres se estao por ordem da tua preferencia (qualidade), se devo riscar algum da lista e se devo acrescentar algum. Já agora é tudo para motores diesel. Esta lista foi elaborada baseada nas tuas respostas ao longo deste topico (será que fiz asneira?)

Cepsa tdi synt
BP visco special V
Castrol softec

5W40
Cepsa mega synthetic
Castrol txt softec
BP visco 7000 sport
Mobil 1

10W40
Cepsa synth
BP 5000
Castrol TXT
Shell Helix plus Este não o recomendo.
15W40
Cepsa tdi-gti
Castrol protection

Deves encontrar quase todos. Boa viagem e depois coloca aqui os preços do que compraste.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por jeff
Boas amigo. Então o homem lá te fez uma lavagem cerebral ?!!!

Tentou... tentou... mas só me convenceu de que ele não percebia de óleos. O facto de só argumentar a favor do 10w40 (e contra o 5w40) com o clima em Portugal disse-me logo tudo. Apenas fiquei intrigado com a história dos preços.

Cepsa tdi synt
BP visco special V
Castrol softec

5W40
Cepsa mega synthetic
Castrol txt softec
BP visco 7000 sport
Mobil 1

10W40
Cepsa synth
BP 5000
Castrol TXT
15W40
Cepsa tdi-gti
Castrol protection

Deves encontrar quase todos. Boa viagem e depois coloca aqui os preços do que compraste.
Um abraço.

Obrigado Jeff. Vou ver como andam por lá os preços se nao houver grande diferença entre as marcas vou optar pelos cepsa. Depois posto aqui os preços. Pode ser que ainda desenrasque alguem...

Ja agora gostava da tua opiniao neste caso:
Trata-se de um uno TD '94, neste momneto anda com um bp 7000 sport 5W-40 que ja sei que nao é indicado, curiosamente só ainda gastou 0,3lt em 8000kms!! Ainda assim (e pelo que aprendi ctg) sei que nao está a lubrificar correctamente o motor. Qual será a melhor opçao? 10W40 ou 15W40? Atendendo que o carro faz muitos percursos curtos (entenda-se com o motor frio) quantos kms poderá fazer com esse oleo?

10W40
Cepsa synth
BP 5000
Castrol TXT
15W40
Cepsa tdi-gti
Castrol protection

Um abraço.

Caro Jeff,

Fiquei curioso, qual a razão da não recomendação do agora semi-sintético Shell Helix Diesel Plus 10w40 (antes era semi-sintético 15w40?

Na empresa onde trabalho, é o óleo utilizado pelo concessionário local da Peugeot em alguns dos nossos carros dessa marca, curiosamente, nunca nenhum deles deu problemas de motor e alguns até já tem muitos milhares de Kms, mudam de óleo a cada 10k kms e o nível mantém-se quase no máximo ao fim dos 10K Kms, o mesmo se passa em um dos meus carros que é o único que utiliza esse óleo, é um Clio 1.9D de 1999 já com 160K kms que uso apenas ao fim de semana para as deslocações necessárias a um desporto que pratico , nunca deu problemas de motor e sempre uso esse óleo e faz os 10K kms com o nível quase sempre no máximo sem qualquer acréscimo.

Abraço

Boas RodCar. Com esses dados o normal é um 10W40 para intervalos de 10000kms. Mas se com esse 5W40 o consumo é de 0,3 Lts em 8000 kms, deves usar o motor pouco a altas rotações, logo podes continuar a usar esse oleo se o preço for agradavel, por uma questão de habituação.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por JCR

10W40
Cepsa synth
BP 5000
Castrol TXT
15W40
Cepsa tdi-gti
Castrol protection

Um abraço.

Caro Jeff,

Fiquei curioso, qual a razão da não recomendação do agora semi-sintético Shell Helix Diesel Plus 10w40 (antes era semi-sintético 15w40?

Na empresa onde trabalho, é o óleo utilizado pelo concessionário local da Peugeot em alguns dos nossos carros dessa marca, curiosamente, nunca nenhum deles deu problemas de motor e alguns até já tem muitos milhares de Kms, mudam de óleo a cada 10k kms e o nível mantém-se quase no máximo ao fim dos 10K Kms, o mesmo se passa em um dos meus carros que é o único que utiliza esse óleo, é um Clio 1.9D de 1999 já com 160K kms que uso apenas ao fim de semana para as deslocações necessárias a um desporto que pratico , nunca deu problemas de motor e sempre uso esse óleo e faz os 10K kms com o nível quase sempre no máximo sem qualquer acréscimo.

Abraço
Como já disse antes, eu não o recomendo pela falta de equilibrio de formula. Não é um oleo para todos os motores. Experimenta em alguns motores recentes com intervalos alargados e depois diz o que acontece ao oleo. Curiosamente a Peugeot não costuma utilizar o Shell...
Mas isto é a minha opinião. Se te sentes seguro quanto ao Shell usa com toda a confiança.
Um abraço.

Voltar
Superior