Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Boas Paulo,

Consegui o Castrol TXT 5w40 a 62€ a embalagem de 4Lts no StandBarata, isto com 36% de desconto. Consegui porque a empresa onde o meu pai trabalha tem la ficha de cliente e fazem desconto a eles.

Mesmo sem ficha deves conseguir desconto, nao deve é ser de 36%!

Boa tarde aos dois,

Marco, obrigado pela informação. Esse óleo é mesmo caro! Mesmo com desconto. E o pior é que não se vê essa referência nas prateleiras dos hipermercados. No Continente têm um óleo muito bom (julgo eu, tenho de pôr a questão ao jeff) que é o CASTROL Fórmula RS 0W40 a um preço de 38 euros (4 litros).

Superfast, esse BP Visco 7000 Sport 5W40 arranja-se no Continente a 47 euros a embalagem de 4 litros. Quanto aos B12 ainda estou à espera, a fábrica não tinha para entrega imediata. Lá para o dia 21 deste mês já devem estar cá.

Obrigado Jeff, até à data não tenho nada a apontar, pois foi o concessionário que pagou a revisão dos 15.000, uma vez que comprei o carro com 14100km, e isso foi implicito na venda. Mas que o óleo é 505.01 da Castrol isso tenho a certeza, já vi os bidons na oficina, e a identificação era bem legível.
De futuro irei ver, mas como sempre usei Shell Helix Ultra no meu anterior A3 tdi (90cv), não sei se deva voltar à Shell, até porque o concessionário me permite que seja eu a levar o óleo. Quais são os óleos equivalentes no mercado, ficando na mesmoa com uma boa protecção do motor?
De futuro logo verei quanto é que o concessionário cobra por cada litro de óleo....

Um abraço
LB

citação:Originalmente colocada por MiguelCarromeu

Jeff, desculpa voltar a chatear,mas o que pensas do Elf Turbodiesel 10w40? É apropriado para o TDi 110?
É um lubrificante interessante, mas neste momento não tenho perto de mim dados. Se cumpre a norma serve.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por MiguelCarromeu

O que achas? O Elf consegue ser um substituto razoável? É que o Cepsa custa o dobro... [xx(]

Um abraço
Miguel

O dobro do preço, para os mesmos litros? Estranho.

Como é que conseguiu aceder a essa ficha técnica? É que na raiz (http://www.lubadmin.com) pedem uma autenticação.

Acho que esse Elf tem excelentes propriedades.

citação:Originalmente colocada por vitor_rocha

O dobro do preço, para os mesmos litros? Estranho.

Como é que conseguiu aceder a essa ficha técnica? É que na raiz (http://www.lubadmin.com) pedem uma autenticação.

Acho que esse Elf tem excelentes propriedades.

O dobro para os mesmos litros não! O dobro para menos 1 litro! (67€) O Elf tem 5 lt e o Cepsa 4! Costumava trazer 5 e na estação de serviço ainda tinham desses mas já eram velhos. Só consegui achar óleo desse na estação de serviço do Restelo. Quanto ao Elf custou-me 35€ na Norauto. Contudo, por desleixo meu, não comprei em Espanha (a minha mulher é de Estremoz e costumo ir frequentemente a Badajoz). Lá o Elf custa 25€ e penso que também vendem este Cepsa a cerca de 40€. Da próxima não me escapa. Para quem usa Shell Helix, o Diesel Plus custa cerca de 24€ (era o que usava antes) e o Ultra cerca de 40€. Isto no Feuvert, que é um centro automóvel tipo Norauto que fica no Carrefour de Badajoz.

Quanto ao link Vitor, tente ir por aqui:

http://www.lubadmin.com/upload/produit/FichePDF/lang_1/1014.pdf

...e depois escolha o tipo de lubrificante que pretende.
Um abraço e obrigado pela opinião.
Miguel

Ok.

Qaunto ao link eu percebi que cortando o ultimo caminho se chegava a uma lista de PDFs, mas claro está implicava abrir todos para saber de que óleos se tratavam.

Abraço.

Miguel, esta a comparar um 100% sintetico com um semi-sintetico.

Eu uso o Elf, e é um dos poucos que respeita a norma B4, mas sinceramente não sei até que ponto isso é importante.

Já agora...

Aqui já se falou que mudar de um oleo mais espesso para um mais fino não é aconselhável. E então andar a mudar de marca mas mantendo o tipo de óleo, há algum problema?

E a qualidade superior dos oleos Star da Cepsa que o jeff afirma, é só para o star syn 5w40 ou também para a restante gama?

Por acaso pensei que a comparação fosse com o 10w-40 da Cepsa. Abri o link do Elf e pensei que o outro fosse o equivalente...
Portanto a diferença de preço é natural. Mesmo assim o preço do Cepsa está exagerado.

Abraço.

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Miguel, esta a comparar um 100% sintetico com um semi-sintetico.

Eu uso o Elf, e é um dos poucos que respeita a norma B4, mas sinceramente não sei até que ponto isso é importante.

Sim, claro. Eu sei. Mas a qualidade dos óleos não se mede (e penso que o Jeff me dará razão) pela viscosidade. E eu não vou mudar o óleo de 10w40 para 5w40. É que descobri que o concessionário me andava a meter Repsol 15w40. Ora apesar de cumprir a norma VW 505.00 é um óleo mineral e como tal deve ser substítuido de 5000 em 5000 km. Daí, e seguindo o conselho do Jeff, vou colocar primeiro um 10w40 e ver o resultado. Se o motor se der bem com ele, a seguir passo para o 5w40.

citação:Originalmente colocada por vitor_rocha

Por acaso pensei que a comparação fosse com o 10w-40 da Cepsa. Abri o link do Elf e pensei que o outro fosse o equivalente...
Portanto a diferença de preço é natural. Mesmo assim o preço do Cepsa está exagerado.

Abraço.

Não, aquele link da Cepsa é o tal 5w40 Mega. A diferença de preço é exagerada se tivermos em conta que, por exemplo, os concorrentes andam na casa dos 50€ (Shell, BP, etc.)

Uma vez que este tópico é tão elucidativo quanto às propriedades e uso dos óleos (que tantas dúvidas nos suscitam, pedia aos moderadores (ou ao autor) que alterasse o título do mesmo e o tornasse 'sticky' (género 'Usos e propriedades dos óleos'). É que a pesquisa, para quem quer procurar algo sobre o assunto, torna-se muito complicado com o actual título do mesmo.
Cumps
Miguel Carromeu

Voltar
Superior