Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

Ola a Todos!
Tenho um renault clio 1.2 1999 (90000 km), qual o oleo aconselhado para este motor? a ultima mudança de oleo foi á 19000 km atras(shell helix ultra), estara na altura de mudar de novo?
cumprimentos.

citação:Originalmente colocada por PFBI

Ola a Todos!
Tenho um renault clio 1.2 1999 (90000 km), qual o oleo aconselhado para este motor? a ultima mudança de oleo foi á 19000 km atras(shell helix ultra), estara na altura de mudar de novo?
cumprimentos.
Boas. Acho que já devias estar a fazer a mudança à algum tempo, pois nesse motor 19000 kms entre mudas é demasiado tempo. Mas vais dizer que estas a usar o Shell Helix Ultra, mas acredita que não deve fazer nem por sombras tanto km...
Mas se anda bem e andas satisfeito, continua a usar.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por PFBI

Ola a Todos!
cumprimentos.

Ah.. já leste com atenção...:D Ainda estás "na mesma"? ;)
Cumps

Olá Jeff.
Ainda bem que podemos contar com a tua opinião que vai além das questões da mera viscosidade dos oleos.
Por isso mesmo, estou com umas duvidas para o meu Seat Ibiza 1.9D de 1998. Cá vai:

Quando o comprei, ele vinha com 87000km , tinha Castrol 15w40 Protection e logo no verão simplesmente mamou 1 litro em 2000km. Mesmo nao vendo nenhum fumo azul, fiquei abismado.

Mudei depois para Norauto 10W40 ( para diesel ) e aos 3500km lá se foi um litro. fiz acrescentos até aos 10000km e basicamente a cada 3500 ia 1 litro.

Desta vez, decidi colocar Mobil S 10w40. Por agora ainda estou no inicio, por isso nao posso dizer muito do seu comportamento em termos de consumo.

A que se possa dever este consumo? Eu faço geralmente estrada a nao mais do que 90/100km/h... e nao faço acelarações bruscas, nem nada do género. Não vejo fumo azul, nem sinto falta de força de maneira nenhuma no carro.

A nível de poder de limpeza e lubrificação para este motor, o óleo *serve* ou pode-se mesmo dizer que é aconselhado?
Em caso negativo, qual poderá ser um bom substituto para minimizar o consumo e proteger/limpar bem o motor.

Obrigado pela atenção.

:)

citação:Originalmente colocada por Delta1300

Olá Jeff.
Ainda bem que podemos contar com a tua opinião que vai além das questões da mera viscosidade dos oleos.
Por isso mesmo, estou com umas duvidas para o meu Seat Ibiza 1.9D de 1998. Cá vai:

Quando o comprei, ele vinha com 87000km , tinha Castrol 15w40 Protection e logo no verão simplesmente mamou 1 litro em 2000km. Mesmo nao vendo nenhum fumo azul, fiquei abismado.

Mudei depois para Norauto 10W40 ( para diesel ) e aos 3500km lá se foi um litro. fiz acrescentos até aos 10000km e basicamente a cada 3500 ia 1 litro.

Desta vez, decidi colocar Mobil S 10w40. Por agora ainda estou no inicio, por isso nao posso dizer muito do seu comportamento em termos de consumo.

A que se possa dever este consumo? Eu faço geralmente estrada a nao mais do que 90/100km/h... e nao faço acelarações bruscas, nem nada do género. Não vejo fumo azul, nem sinto falta de força de maneira nenhuma no carro.

A nível de poder de limpeza e lubrificação para este motor, o óleo *serve* ou pode-se mesmo dizer que é aconselhado?
Em caso negativo, qual poderá ser um bom substituto para minimizar o consumo e proteger/limpar bem o motor.

Obrigado pela atenção.

:)
Boas. Quando o compras-te o oleo já devia ter uns bons kms rodados, se calhar mais do que te disseram, pois esse oleo é um bom oleo, sendo mesmo aconselhado para reduções de consumos. É normal que um oleo com bastantes kms desapareça mais rapidamente. Depois os acrescentos são sinais de boa saude do motor (embora sem exageros nas necessidades de acrescentos), pois nesse motor é mesmo normal um consumo de 200 mlts em cada 1000 kms, por vezes um pouco mais, dependendo do estado geral do motor e kms. Ora para esse mesmo motor deve-se utilizar um bom 15W40 e não um 10W40, dai vem o consumo de um litro a cada 3500 kms de esse oleo semi-sintectico, assim aos dez mil kms (que deve ser quando fazes a mudança) já "bebeu" aproximadamente 3 litros, fazem por ele mesmo a mudança quase automatica, mas isso não é muito salutar para a vida util do motor pois quer dizer que passa demasiado oleo para a camara de combustão. Muda antes para um bom 15W40 que te reduza e muito o consumo e mudas de 7500 em 7500. O motor fica muito melhor protegido e tem uma melhor detergencia.
um abraço.

Obrigado pela resposta.
Esqueci-me de dizer que o oleo que vinha com o carro tinha sido mudado ha sensivelmente 200km.
Daí ter ficado receoso.

Em erlação a 15w40, alguma sugestão? Li uns comentarios teus acerca do Cepsa 15w40 GTI TDI. Que tal este ou outro da cepsa?
Esse GTI TDI 15w40 éo mesmo que o oleo Kraftt 15w40 GTI TDI ?

Sinceramente, que recomendarias para o meu motor seat 1.9D?

Obrigado.

Obrigado pela resposta.
Esqueci-me de dizer que o oleo que vinha com o carro tinha sido mudado ha sensivelmente 200km.
Daí ter ficado receoso.

Em erlação a 15w40, alguma sugestão? Li uns comentarios teus acerca dos Cepsa. Que tal?
Eu normalmente aconselho o Cepsa Tdi-Gti 15W40 pois é um mineral bastante completo e equilibrado. Agora existem outras boas opções tais como o Bp Visco Diesel ou mesmo esse Castrol Protection. Acho estranho existir um consumo acentuado com este Castrol, será que o oleo era mesmo o Protection? Não seria o Tection ou mesmo outro qualquer "tirado" de um bidão duvidoso?...
Mas no mercado há muita coisa.
Um abraço.

Jeff, essa palavra "tection" parece-me aquilo q estava escrito no papelinho que vinha na altura em q foi mudado.
Por favor, revê o meu anterior post, porque foi actualizado no momento q respondeste.

Para a proxima, vou entao para o Cepsa. Onde se vende?

Obg.

Obrigado pela resposta.
Daí ter ficado receoso.

Em erlação a 15w40, alguma sugestão? Li uns comentarios teus acerca do Cepsa 15w40 GTI TDI. Que tal este ou outro da cepsa?
Esse GTI TDI 15w40 éo mesmo que o oleo Kraftt 15w40 GTI TDI ?

Sinceramente, que recomendarias para o meu motor seat 1.9D?

Obrigado.
Editas-te quando estava a responder. O Kraft Gti-tdi é produzido pela Cepsa (a Kraft pertenceu ao dominio Cepsa) mas não está tão evoluido ao nivel de aditivos de controlo. É uma especie de versão anterior, sendo mais indicado para veiculos até 1995. Mas mal não faz... pode é não fazer tudo aquilo que lhe seria pedido, mas cumpre.
Eu optaria pelo Cepsa Tdi-Gti mas se arranja-se o Bp ou Castrol mais baratos (Diferença de mais de 10€) talvez tenta-se...
Um abraço.

Jeff, essa palavra "tection" parece-me aquilo q estava escrito no papelinho que vinha na altura em q foi mudado.
Por favor, revê o meu anterior post, porque foi actualizado no momento q respondeste.

Para a proxima, vou entao para o Cepsa. Onde se vende?

Obg.
Onde se vende não sei, mas normalmente é nos Postos de abastecimento, em casas de peças, oficinas, acho que em Lisboa o grupo Sorel (Opel e outras...), no Norte acho que já vi nos Hipers E.Leclerc.

Significa isso então que o BP ou Castrol 15w40 também servem? Estão ao mesmo nivel do Cepsa 15w40 a nível de aditivos?
Do Castrol fizeram agora um para motores com +100.000km e ha sempre o GTX3 15w40 ou o Protection 15W40.

Em relação ao Mobil S 10w40 que estou a usar. Devo continuar, mesmo q continue a consumir oleo ou passo logo q possivel para um mineral?

Obg

Significa isso então que o BP ou Castrol 15w40 também servem? Estão ao mesmo nivel do Cepsa 15w40 a nível de aditivos?
Do Castrol fizeram agora um para motores com +100.000km e ha sempre o GTX3 15w40 ou o Protection 15W40.

Em relação ao Mobil S 10w40 que estou a usar. Devo continuar, mesmo q continue a consumir oleo ou passo logo q possivel para um mineral?

Obg
O Castrol Protection está ao mesmo nivel do Cepsa embora com caracteristicas um pouco diferentes, o Bp é um pouco inferior pois não tem uma composição de aditivos tão equilibrada.
Eu mudava já na proxima muda para o Cepsa e fazia 7500 kms entre mudas.
Um abraço.

Ok, e caso nao consiga arranjar o Cepsa...

- Kraftt 15w40 GTI TDI (acho que nao tem lá a norma vw)
- Castrol GTX3 15W40
- Castrol protection 15W50
- Mobil 15W40

Qual o substituto mais à altura?

Obrigado

Ok, e caso nao consiga arranjar o Cepsa...

- Kraftt 15w40 GTI TDI (acho que nao tem lá a norma vw)
- Castrol GTX3 15W40
- Castrol protection 15W50
- Mobil 15W40

Qual o substituto mais à altura?

Obrigado
Desses é o Castrol Protection 15W40 e não 15W50 (Esse é o XL).
O GTX3 já só é produzido para os Hipers, pois já está ultrapassado. O Mobil SuperM 15W40 é muito fraquinho. Resta o Kraft... mas acho bem melhor o Bp Visco Diesel que estes ultimos (Mobil,Kraft,Gtx3).
Um abraço.

Voltar
Superior