Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

Boas Jeff, preciso da tua opiniao pa uma amigo.
Tem um Golf 1.9D 1994 cm +/-250mil kms , o carro veio um pouco mal tratado e n se sabe k oleo se usou! A ideia é agora meter o melhor oleo k akele motor pode levar , nem k beba um pouco no inicio.

Espero a tua ajuda. ;)

Cumps

P.S. Jeff , tens de montar uma linha telefonica pa ganhares umas coroas LOL
Boas. Nesse motor não há duvidas: 15W40! As marcas são as do costume.
Um abraço.

15w40 N é 100% sintetico pois n? Deve se mudar de qts em qts kms?

Thanks

Cumps

Boas Jeff, preciso da tua opiniao pa uma amigo.
Tem um Golf 1.9D 1994 cm +/-250mil kms , o carro veio um pouco mal tratado e n se sabe k oleo se usou! A ideia é agora meter o melhor oleo k akele motor pode levar , nem k beba um pouco no inicio.

Espero a tua ajuda. ;)

Cumps

P.S. Jeff , tens de montar uma linha telefonica pa ganhares umas coroas LOL
Boas. Nesse motor não há duvidas: 15W40! As marcas são as do costume.
Um abraço.

15w40 N é 100% sintetico pois n? Deve se mudar de qts em qts kms?

Thanks

Cumps
São oleos de base mineral mas os que eu aconselho são bastante sintecticos (aditivados).
Deve-se mudar entre os 5000 e os 7500 kms.
Um abraço.

Hi Jeff.

Não querendo abusar da extrema e sábia disponibilidade demonstrada...
Conselho para Chrysler Voyager 2.5 CRD (2001, ~100.000Km, revisões de 20.000, AE, "puxadinhos")?
Tanto quanto sei, na marca colocam BP 10W40. Qual não sei (3000, 5000 ?). Até à data sem perdas assinaláveis (< 0.3l a cada revisão - uma vez até "teve" que aguentar 28.000 e a vareta não passou de meio (ie 0.5l)! Sem fumos... Sempre bom arranque a frio... )

Vale a pena mudar para 7000 Sport 5W40 ?
Na Cepsa aconselha-se o Star Mega Synth 5W40. Será preferível?
E o Shell Helix Ultra 5W40?

Como curiosidade (fora do ambito desta thread) revisão sim, revisão não, o concessionário factura 6.5l (a 14.52€/litro !!!) apesar de no manual se referir um máximo de 6l (com mudança de filtro). Isto ao longo de 5 revisões, em 2 viaturas. Alguma explicação para além da óbvia?

Já agora e para um Citroen Xantia 2.0 de 1993 (gasolina, com 160.000)?
Para revisões de 15.000?

Imensamente agradecido

RAC

citação:Originalmente colocada por rac

Hi Jeff.

Conselho para Chrysler Voyager 2.5 CRD (2001, ~100.000Km, revisões de 20.000, AE, "puxadinhos")?
Tanto quanto sei, na marca colocam BP 10W40. Qual não sei (3000, 5000 ?). Até à data sem perdas assinaláveis (< 0.3l a cada revisão - uma vez até "teve" que aguentar 28.000 e a vareta não passou de meio (ie 0.5l)! Sem fumos... Sempre bom arranque a frio... )

Como curiosidade (fora do ambito desta thread) revisão sim, revisão não, o concessionário factura 6.5l (a 14.52€/litro !!!) apesar de no manual se referir um máximo de 6l (com mudança de filtro). Isto ao longo de 5 revisões, em 2 viaturas. Alguma explicação para além da óbvia?

Já agora e para um Citroen Xantia 2.0 de 1993 (gasolina, com 160.000)?
Para revisões de 15.000?

Imensamente agradecido

RAC
Nem deves mudar, mas o oleo utilizado deve ser o 5W40, para esse preço! É dificil de entender o porque desse valor, provavelmente o 0,5 é para o almoço do chefe da oficina...:D O Cepsa é um pouco melhor... O Shell não...
Para o Xantia um bom 10W40 para esses 15 mil.
Um abraço.

Hi Jeff.

Nem deves mudar, mas o oleo utilizado deve ser o 5W40, para esse preço! É dificil de entender o porque desse valor, provavelmente o 0,5 é para o almoço do chefe da oficina...:D O Cepsa é um pouco melhor... O Shell não...
Para o Xantia um bom 10W40 para esses 15 mil.
Um abraço.

Nope... Garantidamente 10W40! Até vem na factura (embora não diga exactamente qual). Por isso (entre outras...) é que estamos fartos de ser "patos"![8]

Sabendo então que é o 10W40: mantemos? Qual: o 5000?
Ou o Cepsa 5W40?
Desculpa a insistência.

Quanto aos 0.5, já confrontei o Gerente ... disse que ia ver ... mas que deve ser erro do manual! Como é que é possível? Estes tipos não existem...! Ainda por cima temos outros casos de clara sobre-facturação!

Um abraço e "muchas gracias amigo"!
[^]

RAC

Rac, então não estão a utilizar o oleo que deviam usar... Eu,como a carrinha já tem 100000 kms já está habituada ao 10W40, não mudava para o 5W40 se bem que se experimentava para ver se o oleo desaparecia ou não... Se não comia oleo, ficava com o 5W40. Se optares pelo 10W40 usa o Bp Visco 5000 ou o Cepsa Star Synth.
As mangueiras deles é que devem estar a debitar oleo a mais... para o preço que cobram!!!!!! Por um 10W40 é um exagero completo!
Um abraço.

Jeff, expectacular contribuição!!

Acabo de adquirir um A6 2.0TDI e como já trabalhei numa concessão automóvel, tenho algumas reservas em relação ao facto de em 100% dos casos as marcas respeitarem sempre os óleos recomendados pelas marcas.
Para esta viatura, qual na tua opinião o melhor óleo (25% em cidade/75% em AE) utilizando o sistema Long Life? Qual o consumo razoável de óleo neste veiculo?

Alguém tem alguma opinião formada acerca dos Flow Monza 10W40 e Turini 5W40? A um amigo meu colocaram o 5W40 (num Opel Frontera Sport) e eu confesso a minha total ignorância sobre a Flow.

Já agora, a outro nível, no concessionário Chrysler garantem-me que sempre usaram óleo de travões DOT-4 e que o DOT-3 "já não se usa" (!?), apesar de no manual e no site da Cepsa, por ex, referir que o 3 é o aconselhado, podendo o 4 ou o 4+ ser usado em alternativa. Algum comentário "avalisado"?

Agradecido antecipadamente,

RAC

Curiosamente e para completar a questão anterior (DOT 3 vs 4), parece que 3 engenheiros da DaimlerChrysler (DC), no "BIG3 (GM, Ford e DC) Brake Symposium 2002", em Detroit, afirmaram que :

"Chrysler uses DOT 3 brake fluid. Chrysler uses DOW 1000 fluid which exceeds DOT 3 requirements (It's a DOT3.550). The EPDM seal compounds are very compatible with the DOW DOT 3 fluid. Others may cause squeaks due to difference in lubricity characteristics.

Why not DOT4? Because DOT 4 absorbs moisture at a faster rate then DOT 3."

humm...

RAC

citação:Originalmente colocada por Jô

Jeff, expectacular contribuição!!

Acabo de adquirir um A6 2.0TDI e como já trabalhei numa concessão automóvel, tenho algumas reservas em relação ao facto de em 100% dos casos as marcas respeitarem sempre os óleos recomendados pelas marcas.
Para esta viatura, qual na tua opinião o melhor óleo (25% em cidade/75% em AE) utilizando o sistema Long Life? Qual o consumo razoável de óleo neste veiculo?
Boas. Boa escolha de viatura (eu tenho um 1.9 e um 2.5):). Tens razão quanto as concessões...[xx(]
O melhor oleo é um 0W30 com caracteristicas de economia de combustivel, sei que o da Bp é bom mas não me estou a lembrar da referencia e o Cepsa STAR ECO SYNTHETIC 0W-30. Têm de ter aprovação Vag 506.01. No inicio o motor vai beber um pouco por cada 3000 kms, mas aos 10000 kms já vai melhorar bastante. O consumo de oleo normal deve rondar o 1 litro por cada 15000 a 25000 kms, dependendo do tipo de condução e percurso.
Um abraço.

Curiosamente e para completar a questão anterior (DOT 3 vs 4), parece que 3 engenheiros da DaimlerChrysler (DC), no "BIG3 (GM, Ford e DC) Brake Symposium 2002", em Detroit, afirmaram que :

"Chrysler uses DOT 3 brake fluid. Chrysler uses DOW 1000 fluid which exceeds DOT 3 requirements (It's a DOT3.550). The EPDM seal compounds are very compatible with the DOW DOT 3 fluid. Others may cause squeaks due to difference in lubricity characteristics.

Why not DOT4? Because DOT 4 absorbs moisture at a faster rate then DOT 3."

humm...

RAC
Boas Rac. É um facto que a taxa de aborção de humidade no Dot-4 é maior, pois é mais "liquido" e dissolve-se mais depressa. Mas isso não quer dizer que nesse veiculo não possa ser usado um dot-4, pois duvido que os vedantes não aguentem com este oleo mais fino mesmo que a quente a diferença seja grande. Os sistemas "dot-4" vieram trazer uma evolução na duração e qualidade do liquido do sistema de travagem, sendo que o sistema é mais estanque em relação à humidade.
Quanto aos oleos Flow nunca ouvi falar...

Já que falaram em óleos de travões ;)

É recomendado mudar o óleo dos travões nos peugeot aos dois anos ou 60k. Já na renault é aos 4 anos ou 120k. Mas ainda não conheci ninguem que realmente mudasse o oleo dos travões e ate agora ninguem teve problemas. Inclusive nao mudaram esse oleo na revisao do meu carro e supostamente deveriam ter mudado.

É mesmo necessário existir esta preocupação com este óleo?
E o da caixa de velocidades? É até estoirar ou também existem prazos?

Obrigado desde já ;)

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Já que falaram em óleos de travões ;)

É recomendado mudar o óleo dos travões nos peugeot aos dois anos ou 60k. Já na renault é aos 4 anos ou 120k. Mas ainda não conheci ninguem que realmente mudasse o oleo dos travões e ate agora ninguem teve problemas. Inclusive nao mudaram esse oleo na revisao do meu carro e supostamente deveriam ter mudado.

É mesmo necessário existir esta preocupação com este óleo?
E o da caixa de velocidades? É até estoirar ou também existem prazos?

Obrigado desde já ;)
Boas. O oleo de travões deve ser trocado mas é um oleo de longa duração e por isso têm essa longevidade. O sistema de travagem vai perdendo eficacia e cada vez menos o oleo resiste às temperaturas sentindo-se o pedal muito esponjoso. Outro problema é quando banha tambem a embraiagem em conjunto, que faz aumentar o ruido de travagem nos discos. Só troco o oleo se sentir a falta de poder de travagem e chiar metalico na travagem. Na caixa de velocidades tambem é raro fazer-se a mudança do oleo, só mesmo quando há algum problema, problema esse que na maioria das vezes surgiu porque não se mudou o oleo... A falta de lubrificação é a causa de 90% das avarias nas caixas.
Um abraço.

Essa das caixas... :) Não se muda, mas se há problema, com muita probabilidade a causa deve-se ao facto de não se ter mudado! É bom... :)

Quanto aos travões... vou mudar aos 60k só para não ficar na consciência... é que se for pelo chiar, isso é o dia a dia num 307. De qualquer modo, na Norauto por 15€ tenho o serviço completo.

Gracias ;)

No manual de instruções do Toyota D-4D 90 cv, recomendam, em jeito de destaque, o BP Visco 5000, que é um 10W-40...mas mais à frente falam em 0W-30 ou 10W-30...afinal, qual é o mais apropriado?

citação:Originalmente colocada por ebay

No manual de instruções do Toyota D-4D 90 cv, recomendam, em jeito de destaque, o BP Visco 5000, que é um 10W-40...mas mais à frente falam em 0W-30 ou 10W-30...afinal, qual é o mais apropriado?
É o 10W40. Esse Bp Visco 5000 é uma boa escolha.

Agradecendo a rapidez de resposta, entre o BP 5000 e o BP 3000 Diesel ( ambos 10W40), qual deles aguenta melhor mudanças a 15 mil km.?

Voltar
Superior