Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por ebay

Agradecendo a rapidez de resposta, entre o BP 5000 e o BP 3000 Diesel ( ambos 10W40), qual deles aguenta melhor mudanças a 15 mil km.?
O 5000 é o unico 10W40 da Bp a aguentar os 15000 kms.

Obrigado!
Também já percebi que, não só é dispendioso, como só encontrei embalagens de 4 lts e só em areas de serviço da BP....como preciso de pouco mais de meio litro ( é para repôr níveis..) a coisa vai ficar cara!

o meu 307 leva 4,3 litros. Na ultima muda mudei (oleo+filtro) para o bp 7000 e também só há embalagens de 4 litros, mas esses 4 foram suficientes para deixar o oleo no máximo e não necessitei ainda de fazer acrescentos após 7000km.

Será que não compensa comprar num hipermecado o 3000 e mudar aos 10mil? esse 3000 já o vi no continente a 25€, mas na norauto está a 35€. Agora não sei é se o uso do 3000 é bom para esse motor mesmo mudando aos 10mil. Aí o jeff é que sabe.

É que comprar o visco 5000 em embalagens 4+1 na BP... é de chorar.

Ou então pode optar por oleos que o Jeff considera como inferiores, mas que têm embalagens de 5 litros: Elf, Esso talvez o selenia.

E agora lembrei-me de que a Europeças (camarate) vende óleo BP. É bem capaz de ser mais barato que as estações de serviço, por isso se for da área de lisboa, pode ligar a perguntar.

citação:Originalmente colocada por jeff

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Já que falaram em óleos de travões ;)

É recomendado mudar o óleo dos travões nos peugeot aos dois anos ou 60k. Já na renault é aos 4 anos ou 120k. Mas ainda não conheci ninguem que realmente mudasse o oleo dos travões e ate agora ninguem teve problemas. Inclusive nao mudaram esse oleo na revisao do meu carro e supostamente deveriam ter mudado.

É mesmo necessário existir esta preocupação com este óleo?
E o da caixa de velocidades? É até estoirar ou também existem prazos?

Obrigado desde já ;)
Boas. O oleo de travões deve ser trocado mas é um oleo de longa duração e por isso têm essa longevidade. O sistema de travagem vai perdendo eficacia e cada vez menos o oleo resiste às temperaturas sentindo-se o pedal muito esponjoso. Outro problema é quando banha tambem a embraiagem em conjunto, que faz aumentar o ruido de travagem nos discos. Só troco o oleo se sentir a falta de poder de travagem e chiar metalico na travagem.
Um abraço.

Não percebi esta parte..[8)]

Atenção que um dos principais motivos, senão o principal, para a troca regular do óleo de travões é evitar a corrosão que a humidade presente no mesmo acaba por provocar nas partes metálicas por onde o óleo "circula".
Nos sistemas equipados com ABS é mesmo recomendado trocar anualmente.

citação:Originalmente colocada por Jô

Jeff, expectacular contribuição!!

Acabo de adquirir um A6 2.0TDI e como já trabalhei numa concessão automóvel, tenho algumas reservas em relação ao facto de em 100% dos casos as marcas respeitarem sempre os óleos recomendados pelas marcas.
Para esta viatura, qual na tua opinião o melhor óleo (25% em cidade/75% em AE) utilizando o sistema Long Life? Qual o consumo razoável de óleo neste veiculo?
Boas. Boa escolha de viatura (eu tenho um 1.9 e um 2.5):). Tens razão quanto as concessões...[xx(]
O melhor oleo é um 0W30 com caracteristicas de economia de combustivel, sei que o da Bp é bom mas não me estou a lembrar da referencia e o Cepsa STAR ECO SYNTHETIC 0W-30. Têm de ter aprovação Vag 506.01. No inicio o motor vai beber um pouco por cada 3000 kms, mas aos 10000 kms já vai melhorar bastante. O consumo de oleo normal deve rondar o 1 litro por cada 15000 a 25000 kms, dependendo do tipo de condução e percurso.
Um abraço.

Um grande obrigado. Vou averiguar junto da concessão onde comprei o carro, para me assegurar se estão a trabalhar bem ou não...

citação:Originalmente colocada por JSilverStar

citação:Originalmente colocada por Pcustodio

Já que falaram em óleos de travões ;)

É recomendado mudar o óleo dos travões nos peugeot aos dois anos ou 60k. Já na renault é aos 4 anos ou 120k. Mas ainda não conheci ninguem que realmente mudasse o oleo dos travões e ate agora ninguem teve problemas. Inclusive nao mudaram esse oleo na revisao do meu carro e supostamente deveriam ter mudado.

É mesmo necessário existir esta preocupação com este óleo?
E o da caixa de velocidades? É até estoirar ou também existem prazos?

Obrigado desde já ;)
Boas. O oleo de travões deve ser trocado mas é um oleo de longa duração e por isso têm essa longevidade. O sistema de travagem vai perdendo eficacia e cada vez menos o oleo resiste às temperaturas sentindo-se o pedal muito esponjoso. Outro problema é quando banha tambem a embraiagem em conjunto, que faz aumentar o ruido de travagem nos discos. Só troco o oleo se sentir a falta de poder de travagem e chiar metalico na travagem.
Um abraço.

Não percebi esta parte..[8)]

Atenção que um dos principais motivos, senão o principal, para a troca regular do óleo de travões é evitar a corrosão que a humidade presente no mesmo acaba por provocar nas partes metálicas por onde o óleo "circula".
Nos sistemas equipados com ABS é mesmo recomendado trocar anualmente.
Essa parte é para equipamentos agricolas e tractores de pesados. Na grande maioria actualmente, o chiar dos discos de travão é uma constante e o oleo de travões tem de ser aditivado para controlo de ruido.
Concordo contigo em que as propriedades deste oleo tambem são anti-corrosivas que são agravadas com a humidade, mas para mim o maior problema é mesmo a eficacia, então no ABS é mais notado e até algumas vezes o sistema pode detectar anomalias.
Um abraço.

bom dia jeff, dado a seu interesse e conhecimento sobre variadas marcas de óleos, gostaria de ouvir a sua opinião sobre uma marca que ainda não foi falada aqui, refiro me à MOTUL! Carro em questão ibiza 1.9 d a usar MOTUL 6100 synergie 10 40 w! Muito obrigado um abraço

citação:Originalmente colocada por tiago83

bom dia jeff, dado a seu interesse e conhecimento sobre variadas marcas de óleos, gostaria de ouvir a sua opinião sobre uma marca que ainda não foi falada aqui, refiro me à MOTUL! Carro em questão ibiza 1.9 d a usar MOTUL 6100 synergie 10 40 w! Muito obrigado um abraço
Boas. A Motul já foi uma marca muito melhor que hoje. Esse Motul 6100 Synergie 10W40 é um lubrificante de qualidade media pensado para ser um topo de gama nos sintecticos. Só falha na limpeza do motor e na desoxidação, mas ao nivel da lubrificação é excelente. Nesse motor não é a melhor escolha pois este motul é para motores mais recentes com turbocompressores e é um pouco mais fino. Existe um outro mais barato que serve perfeitamente para esse motor sendo até mais indicado.
Um abraço.

jeff neste momento uso motul 4100 turbo light 10 40 w tava pensar passar para o 6100 synergie, sabendo k não é o óleo mais apropriado para meu veiculo, mas dado que tenho uma condução exigente, 150 km por dia, tenho a opção de colocar um semi sintético 10 40 w, sei k posso não estar a agir correctamente, mas no meu caso acho imperativo ter um óleo k me chegue a frio a todo o motor e não um 15 40 w k mais tempo demora a percorrer o motor a frio, ascilações de temperatura no bloco etc etc...A minha dúvida é a seguinte dado k quero continuar a usar 10 40 w já usei kse todos e este motul para mim tou a gostar muito mesmo, tb gostei bastante do bp visco 3000 diesel. A única coisa k me leva a querer mudar para o 6100 é k este 4100 em auto estrada a puxar faz o bloco aquecer um pouco mais k o bp e kria preencher esta lacuna. Uma coisa o aquecimento do carro em ae ( como referi antes) tem a ver com protecção de óleo e da sua camada protectora para com os segmentos o k faz aumentar a pressão no cilindro e consequentemente mais calor, ou tem a ver com óleo fino k deixa o motor aquecer por atrito entre metais dado o óleo ser muito fino, escorrendo e não se mantendo muito viscoso tal como um 15 40 w ? MUito obrigado um abraço
Ando à muito tempo a equacionar o cepsa gti tdi sei k tem muitas particulas sintéticas mas mineral deixa me a pensar...

jeff neste momento uso motul 4100 turbo light 10 40 w tava pensar passar para o 6100 synergie, sabendo k não é o óleo mais apropriado para meu veiculo, mas dado que tenho uma condução exigente, 150 km por dia, tenho a opção de colocar um semi sintético 10 40 w, sei k posso não estar a agir correctamente, mas no meu caso acho imperativo ter um óleo k me chegue a frio a todo o motor e não um 15 40 w k mais tempo demora a percorrer o motor a frio, ascilações de temperatura no bloco etc etc...A minha dúvida é a seguinte dado k quero continuar a usar 10 40 w já usei kse todos e este motul para mim tou a gostar muito mesmo, tb gostei bastante do bp visco 3000 diesel. A única coisa k me leva a querer mudar para o 6100 é k este 4100 em auto estrada a puxar faz o bloco aquecer um pouco mais k o bp e kria preencher esta lacuna. Uma coisa o aquecimento do carro em ae ( como referi antes) tem a ver com protecção de óleo e da sua camada protectora para com os segmentos o k faz aumentar a pressão no cilindro e consequentemente mais calor, ou tem a ver com óleo fino k deixa o motor aquecer por atrito entre metais dado o óleo ser muito fino, escorrendo e não se mantendo muito viscoso tal como um 15 40 w ? MUito obrigado um abraço
Ando à muito tempo a equacionar o cepsa gti tdi sei k tem muitas particulas sintéticas mas mineral deixa me a pensar...
Para mudares para melhor nesse aspecto, Castrol TXT 10W40(carissimo), Bp Visco 5000 ou o Cepsar Star Synthetic 10W40. Podes aplicar o TDIGTI sem reservas pois de mineral tem muito pouco, a titulo de exemplo faz nos Tdi 110CV 15 mil kms e em perfeito estado de lubrificação.
Um abraço.

jeff tenho um grande interesse em óleos dai já ter feito duas perguntas, e gostava de te perguntar mais, peço te desculpa por isso!
Aprecio muito a motul em relação a lubrificantes sempre os tive muito em conta, tenho um tio engenheiro mecânico em que trabalhava na subaru e foi daí o meu grande respeito pela marca, dado que sempre que abriam motores e bancos de ensaio era motul e nunca ouvi uma queixa sobre mecânica interna do motor, pelo contrário, tb o óleo em causa era o 300 v( para mim dos melhores óleos do mundo em pista ( nas várias graduações) deves conhecer!
Em relação a ser fraco em limpeza e desoxidação quais os problemas k podem advir daí, pois o shell helix antigo era muito fraco em limpeza tb mas conheço uma pessoa k o usou durante 230.000 km e nunca teve problemas.
Deixaste me a pensar sobre a tua afirmação que era fraco nakeles pontos...
Ainda não tive oportunidade de falar com meu tio :-( para saber opinião dele
Deixa aí tua opinião se faz favor
um abraço

Boas gostava de saber se possivel que tipo de óleo poderei pôr no meu carro. É um Opel Astra G (99) 1.6 16v com o motor X16XE, com 150000km, o meu modo de condução é desportivo. Até hoje as revisões têm sido feitas sempre numa oficina, mas agora quero ser eu a fazer. Ultimamente o óleo usado tem sido o SHELL HELIX ULTRA RACING 10W60, mas como tenho ouvido falar maravilhas dos CEPSA, gostaria de saber qual o melhor!!! O SHELL, o CEPSA PLATINUM ou STAR 15W40 (recomendado no site da CEPSA), ou o BP VISCO SPORT 7000? Já agora gostaria também de saber o porquê de a CEPSA recomendar um 15W40 mineral, e não um sintetico 5W40 (usado na OPEL) ou até mesmo um 10W40!!
Obrigado...

Quando os carros são antigos, aparece mineral na recomendação já a prever folgas que possam existir. Mas é experimentar o óleo que o jeff aconselhar e depois é só ver se não há consumo exagerado de óleo.

Acabo de adquirir um A6 2.0TDI e como já trabalhei numa concessão automóvel, tenho algumas reservas em relação ao facto de em 100% dos casos as marcas respeitarem sempre os óleos recomendados pelas marcas.
Para esta viatura, qual na tua opinião o melhor óleo (25% em cidade/75% em AE) utilizando o sistema Long Life? Qual o consumo razoável de óleo neste veiculo?
Boas. Boa escolha de viatura (eu tenho um 1.9 e um 2.5):). Tens razão quanto as concessões...[xx(]
O melhor oleo é um 0W30 com caracteristicas de economia de combustivel, sei que o da Bp é bom mas não me estou a lembrar da referencia e o Cepsa STAR ECO SYNTHETIC 0W-30. Têm de ter aprovação Vag 506.01. No inicio o motor vai beber um pouco por cada 3000 kms, mas aos 10000 kms já vai melhorar bastante. O consumo de oleo normal deve rondar o 1 litro por cada 15000 a 25000 kms, dependendo do tipo de condução e percurso.
Um abraço.

Um grande obrigado. Vou averiguar junto da concessão onde comprei o carro, para me assegurar se estão a trabalhar bem ou não...

Jeff,
Será o BP 0W30 LongLife II?

Um abraço.

Jeff,
Será o BP 0W30 LongLife II?
Não sei ao certo, mas acho que é esse.

jeff tenho um grande interesse em óleos dai já ter feito duas perguntas, e gostava de te perguntar mais, peço te desculpa por isso!
Aprecio muito a motul em relação a lubrificantes sempre os tive muito em conta, tenho um tio engenheiro mecânico em que trabalhava na subaru e foi daí o meu grande respeito pela marca, dado que sempre que abriam motores e bancos de ensaio era motul e nunca ouvi uma queixa sobre mecânica interna do motor, pelo contrário, tb o óleo em causa era o 300 v( para mim dos melhores óleos do mundo em pista ( nas várias graduações) deves conhecer!
Em relação a ser fraco em limpeza e desoxidação quais os problemas k podem advir daí, pois o shell helix antigo era muito fraco em limpeza tb mas conheço uma pessoa k o usou durante 230.000 km e nunca teve problemas.
Deixaste me a pensar sobre a tua afirmação que era fraco nakeles pontos...
Ainda não tive oportunidade de falar com meu tio :-( para saber opinião dele
Deixa aí tua opinião se faz favor
um abraço
Boas. O problema é que nos motores modernos cheios de sondas, electronica e demais tretas, qualquer problema no oleo é prontamente assinalado e basta o oleo ser de pior qualidade que a despesa fica logo em demasiados euros. Os carros mais antigos "comiam" de tudo e não se queixavam, agora...
O problema da falta de detergencia vem no acumular de carvão e na obstrucção que faz no medio e longo prazo ao bom funcionamento do motor e na gestão dos gases de escape. A oxidação dos materiais é preocupante quando um motor começa a sofrer, pois tambem pode danificar e muito varios componentes do sistema. A titulo de exemplo, vejam o custo de um filtro de particulas dos novos motores e que basta a combustão estar afectada em demasia pelo oleo, para em menos de 30000 kms estar arruinado...
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por Djatnet

Boas gostava de saber se possivel que tipo de óleo poderei pôr no meu carro. É um Opel Astra G (99) 1.6 16v com o motor X16XE, com 150000km, o meu modo de condução é desportivo. Até hoje as revisões têm sido feitas sempre numa oficina, mas agora quero ser eu a fazer. Ultimamente o óleo usado tem sido o SHELL HELIX ULTRA RACING 10W60, mas como tenho ouvido falar maravilhas dos CEPSA, gostaria de saber qual o melhor!!! O SHELL, o CEPSA PLATINUM ou STAR 15W40 (recomendado no site da CEPSA), ou o BP VISCO SPORT 7000? Já agora gostaria também de saber o porquê de a CEPSA recomendar um 15W40 mineral, e não um sintetico 5W40 (usado na OPEL) ou até mesmo um 10W40!!
Obrigado...
Ola. Um 10W60 deve ser apenas e somente para um carro de pista, pois não é de maneira nenhuma um oleo para o dia a dia. Deve-se utilizar nesse motor um bom 10W40, não um 5W40 pois já está com demasiado kms para mudar. O 10W60 faz o motor alargar folgas... mas não me vou extender mais acerca disso.
A cepsa recomenda um 15W40 GTI-TDI pois é um mineral que mais parece um sintectico. Para mim é o melhor mineral do mercado em conjunto com o Castrol Protection. Este lubrificante resolve 90% dos problemas de lubrificação que aparecem. Com intervalos alargados de mudança devido as caracteristicas long drain é a melhor solução para motores já com alguns kms ou com necessidades de controlo de consumos. Mais, serve perfeitamente para conduções agressivas e mesmo desportivas.
Um abraço.

Voltar
Superior