Bem daqui a pouco estou a ver o meu emprego em risco.citação:Originalmente colocada por locomotiva
Tirando a maior tolerancia a altas temperaturas, quais são as outras?citação:Originalmente colocada por jeff
Quanto a isso de passarem todos a 50 não me parece, até porque dos 5W40 aos 5W50 existem diferenças importantes nas suas funções.
Mas que desvantagens tem um oleo adaptado a estas situações numa condução menos exigente?citação:Originalmente colocada por jeff
Caso da Mobil One 5W40 e 5W50. O 5W50 é melhor nos motores muito rotativos e com taxas de esforço altas.
Diferenças: massas volumicas, dispersão, viscosidade e tambem a capacidade de detergencia derivado da viscosidade.
Quanto ao segundo quote: é um oleo que se agarra mais as paredes e mais "grosso", que numa condução desportiva se torna mais fino devido à temperatura e permite uma excelente dispersão, mas neste tipo de condução o motor "come" oleo e bastante! Numa condução normal não atinge o ponto ideal de funcionamento, podendo ser impeditivo de bons consumos e performances. É mais aconselhado para gasolinas pois a gasolina tem um ponto de explosão superior, devido as rpms mais altas, muito embora as rpms dos diesel estejam a aumentar.
Conclusão: os 5W50 não são muito aconselhaveis aos diesel, pelo menos, para os motores dos dias de hoje. O oleo teria de se tornar fluido mais cedo.
Um abraço.