Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por JSilverStar

jeff, ao ler a pergunta do Flyer e a resposta dada pela Ford Lusitana bem como a tua fiquei com uma dúvida:

Tinha ideia que os fabricantes empregam nos motores saídos de fábrica, óleo com características optimizadas para a rodagem do motor e que esse óleo tem uma quilometragem mínima obrigatória ou, pelo menos aconselhável, para que o motor fique devidamente "acamado".

É mesmo assim? Ou estou a fazer confusão?

E se é mesmo assim, 2500-3000km será já uma quilometragem suficiente para esse óleo especial cumprir a sua missão?
Vem com o oleo correcto no motor. Não é um oleo especial, apenas o correcto. A rodagem do motor é relativa, depende de marca para marca... O oleo serve para acamar e lubrificar, para expulsar possiveis metais (muito raros) e essa primeira mudança pode existir ou não. Há marcas que não o aconselham.
Nem tinha reparado nos kms.:D
Um abraço.

ou seja....

1)Mudando, muda-se para sintético ou permanece este?

2)n mundando?...salto para sintetico depois dos primeiros 20 mil?

Thankx

citação:Originalmente colocada por Flyer

ou seja....

1)Mudando, muda-se para sintético ou permanece este?

2)n mundando?...salto para sintetico depois dos primeiros 20 mil?

Thankx
1) Muda-se para sintectico como deve ser.
2) Aos Vinte eu mudava, para aproveitar o excelente motor em toda a linha.

jeff...uma última kestao..

fui ao site da cepsa e bate certo contigo...até aki tudo bem...mas ao ler as especificações fikei com ideia q o star mega sintético é mais adequado q o star eco sintético....

Podes indicar aí kuais as difs entre eles??

Obrigado

fui ao site da cepsa e bate certo contigo...até aki tudo bem...mas ao ler as especificações fikei com ideia q o star mega sintético é mais adequado q o star eco sintético....

Obrigado
Ao ler a ficha tecnica realmente fica-se com a ideia que o Mega é mais correcto, mas nas especificações (aprovações) vem lá o B1/B5 no Eco que indica que realmente é ideal para os motores novos que necessitem de caracteristicas de economia, mais, este oleo está formulado para manter uma pelicula aderente extremamente fina necessaria para esse motores pois os oleos "normais" vão impedir a circulação deste na totalidade do curso.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por dti 2001

citação:Originalmente colocada por jeff

Caro jeff

Tenho um Opel Corsa 1.7 DTI de 2001 com cerca 80 000K e desde o fim da garantia que leva com BP Visco 7000 0W40, que segundo a leitura de algumas paginas deste post não é a graduação correcta e deveria ser sim um 5W40 .

Não quero fazer mais do que 10.000k no máximo 12 000K, pq estive a fazer umas contas e por cada 60k a 120k faço 20 arranques a frio pois todos os dias faço 4 pequenas viagens de 4 a 5 minutos e os restantes 60k a 120k é ao fim de semana na auto estrada e é sempre a fundo, para alem disto o carro dorme na garagem estrela no norte!
Segundo o que sei isso é um uso extremo e gastar 50 eurois num BP ou MOTUL cada 10.000k esta fora de questão, não por opção mas sim por necessidade, pois o dinheiro esta caro!

A questão é a seguinte depois de ter falado com quem me vende o óleo ele sugeriu uma marca que não é muito conhecida made in USA " AMALIE " em 5W40 sintético , por quase metade do preço de qualquer Visco 7000 , será que para fazer 10 000K ou mudar de 6 em 6 meses este óleo é uma boa opção ou terei melhor dentro deste preço.

Abraço
Boas. Ora bom preço esse "Amalie"! Vejamos BP Visco 7000 5W40 = 35€ (30€ com descontos) quase metade é 20 €!!!:D
Se o preço do "Amalie" é até aos 30€ vale a pena, pois não deve comprometer o motor, mas se for mais não vale a pena, mais vale colocar um bom oleo.
Um abraço.

BP Visco 7000 5W40 a 35€ [:0]:([:0]:(
Diga-me onde... que amanhã vou la com o tractor :D:D:D
Gostava mesmo e saber onde é que esta essa promoção.

O AMALIE esta por 35€, mas mais val gastar mais uns trocos antes de [8][8][8]

Jeff obrigado
Um abraço ao Forum
Esteve no Continente varios dias. Está num topico "Promoções no Continente" acho eu.

citação:Originalmente colocada por Vehicle

Os óleos da cepsa só se vendem nas bombas de gasolina da marca ou há em outros lados a preços simpáticos?
Há em mais sitios. Casas de peças, concessionarios (conheço o Grupo Sorel em Lx), distribuidores e mecanicos. Em hipers não vi, pelo menos em Portugal porque em Espanha há.
Um abraço.

Jeff
Sabe quanto tempo demora um oleo a perder as suas propriedades, quando esta armazenado nas suas embalagens originais. Estou com ideias de comprar 4 ou 5 embalagens que deve dar para 3 anos, é que o preço é mesmo muito bom.

obrigado
abraço ao forum

Jeff
Sabe quanto tempo demora um oleo a perder as suas propriedades, quando esta armazenado nas suas embalagens originais. Estou com ideias de comprar 4 ou 5 embalagens que deve dar para 3 anos, é que o preço é mesmo muito bom.

obrigado
abraço ao forum
Depende de factores climatericos, mas deve aguentar desde que invioladas.

Jeff: A A4 "finalmente" bebeu oleo k se veja , tem cerca de 9mil kms o oleo desde k mudei e agr esta quase a meio... tendo em conta k so levou 4L e n 4.5L qt axas k ta a gastar por cada 10mil kms?
É estranho k ate aos 7mil n bebeu nd...

Ja agr , deve se acrescentar qd xega a meio ou qd ja ta perto do fim da vareta?

Cumps

citação:Originalmente colocada por Artur Costa

Jeff: A A4 "finalmente" bebeu oleo k se veja , tem cerca de 9mil kms o oleo desde k mudei e agr esta quase a meio... tendo em conta k so levou 4L e n 4.5L qt axas k ta a gastar por cada 10mil kms?
É estranho k ate aos 7mil n bebeu nd...

Ja agr , deve se acrescentar qd xega a meio ou qd ja ta perto do fim da vareta?

Cumps
Boas Artur,
Até aos 7 mil bebeu mas quase não se percebia, mas é normal um pequeno aumento no consumo à medida que se vai aproximando o fim da vida util do oleo que varia de marca e de qualidade. Agora tens um consumo perfeito, pois deve estar a gastar 0,4 Lts aos 10000 kms. Deves acrescentar quando chegar mais perto do min, não do fim da vareta.
Um abraço.

Olá a todos especialmente ao mestre Jeff.

Tenho um Daewoo Lanos 1.4 de 1999 (a GPL)que neste momento circula à 19000 km com um óleo Lubeco 15W/40 ( http://www.auto-collection.org/site/A9/lubeco2.htm ).
Na altura meti esse óleo (que só se encontra nas ecoficinas)porque li que seria adequado para automoveis a GPL.
Porque li recentemente que o óleo é mineral, fiquei com vontade de mudar.
Gostaria de perguntar se o Castrol RS 0W/40 ( http://amtulld002.bp.com/bpglis/lubtds.nsf/TechnicalData/450279*Spanish*Spain ) é adequado para este motor e se é uma boa opção, pois encontra-se a um preço de 20 euros num supermecado (60% de redução).
Aliás esse mesmo óleo coloquei-o à 6 meses num Opel Corsa 1.2 (1996). Será que também é bom óleo para este carro?

Agradeço a vossa resposta para não fazer nenhuma asneira.

JPalmeira

Obrigado
Ao ler a ficha tecnica realmente fica-se com a ideia que o Mega é mais correcto, mas nas especificações (aprovações) vem lá o B1/B5 no Eco que indica que realmente é ideal para os motores novos que necessitem de caracteristicas de economia, mais, este oleo está formulado para manter uma pelicula aderente extremamente fina necessaria para esse motores pois os oleos "normais" vão impedir a circulação deste na totalidade do curso.
Um abraço.

PTT uso o eco para sempre ou só durante as primeiras mudas e depois passo para o mega?

Obrigado

Apo, ao domingo é raro o Jeff aparecer por aqui...

Mas caso se aplique o mesmo do costume aos carros a gás, 19000 para um óleo mineral é uma brutalidade. E mudar de mineral para um 0w40 assim de repente, também é brutal. PAra além de que não deve ser o óleo adequado. Mas sobre os óleos para carros a gás não sei de nada, por isso espere por uma resposta com mais certezas.

Em relação ao opel, sendo de 96, também não será indicado.

Obrigado
Um abraço.

PTT uso o eco para sempre ou só durante as primeiras mudas e depois passo para o mega?

Obrigado
Usar o Eco sempre.
Um abraço.

citação:Originalmente colocada por apo

Olá a todos especialmente ao mestre Jeff.

Tenho um Daewoo Lanos 1.4 de 1999 (a GPL)que neste momento circula à 19000 km com um óleo Lubeco 15W/40 ( http://www.auto-collection.org/site/A9/lubeco2.htm ).
Na altura meti esse óleo (que só se encontra nas ecoficinas)porque li que seria adequado para automoveis a GPL.
Porque li recentemente que o óleo é mineral, fiquei com vontade de mudar.
Gostaria de perguntar se o Castrol RS 0W/40 ( http://amtulld002.bp.com/bpglis/lubtds.nsf/TechnicalData/450279*Spanish*Spain ) é adequado para este motor e se é uma boa opção, pois encontra-se a um preço de 20 euros num supermecado (60% de redução).
Aliás esse mesmo óleo coloquei-o à 6 meses num Opel Corsa 1.2 (1996). Será que também é bom óleo para este carro?

Agradeço a vossa resposta para não fazer nenhuma asneira.

JPalmeira
Boas.
O facto de estar a funcionar a Gpl, não invalida o uso de um mineral ou não. Mas no caso do Daewoo é necessario um bom 10W40, para manter um bom funcionamento e um arranque a frio seguro, pois estes motores são manhosos a frio (entenda-se que são bons motores).
Para o Opel a recomendação é o uso de um bom 15W40 ou o mesmo 10W40 se não estiver a consumir oleo visivelmente.
Um abraço.
Castrol RS 0W40 é asneira em toda a linha, nesses motores.

para um rover 25 1.4 com 100.000 km o que aconselhas jeff, tenho ultimamente usado o bp visco 7000 sport, mas no inicio aquilo levava bp visco 3000, troco sempre o oleo 10k em 10k.

Atentamente

Nuno Fonseca

Voltar
Superior