Usos e propriedades dos óleos [AVISO DA MODERAÇÃO #30877 - Pag. 1030]

citação:Originalmente colocada por healey

para um rover 25 1.4 com 100.000 km o que aconselhas jeff, tenho ultimamente usado o bp visco 7000 sport, mas no inicio aquilo levava bp visco 3000, troco sempre o oleo 10k em 10k.

Atentamente

Nuno Fonseca
Boas. Esse motor sai de fabrica com um 10W40 dentro para ajudar a acamar devido à liga de composto das camisas. Logo apos a primeira mudança deveria-se mudar para um 5W40 e manter enquanto o motor não beber oleo em demasia. É normal este motor ter um consumo generoso de oleo quando se usa um 5W40 para intervalos de 15 M kms. Se já for demais deve-se usar um 10W40 e esse 3000 é valido.
Um abraço.

Jeff, mas porque se deveria mudar para 5W40 se o fabricante recomenda 10W40 nos próprios manuais de instruções que acompanham os carros quando novos?

citação:Originalmente colocada por CL

Jeff, mas porque se deveria mudar para 5W40 se o fabricante recomenda 10W40 nos próprios manuais de instruções que acompanham os carros quando novos?
Neste motor o fabricante recomenda o uso do 5W40, logo na primeira mudança aos 5000 kms. A Rover nos seus motores têm uma preparação quase nula na saida da fabrica. Esta recomendação está na Rover-England. Até Portugal algumas coisas perdem-se...:D

O que vem nos manuais dados ao comprador dos carros é 10W40 (mais aquelas tretas dos APIs e ACEAs) e 1ª revisão aos 25 mil km, isto para os gasolinas de 1.1 a 1.6. Os 1.8 e superiores já não sei.

Onde é que viste isso dos 5W40 e 1ª muda aos 5 mil km?

O que vem nos manuais dados ao comprador dos carros é 10W40 (mais aquelas tretas dos APIs e ACEAs) e 1ª revisão aos 25 mil km, isto para os gasolinas de 1.1 a 1.6. Os 1.8 e superiores já não sei.

Onde é que viste isso dos 5W40 e 1ª muda aos 5 mil km?
Vi no meu manual, fornecido pela Rover (Inglesa) para a produção do lubrificante. Mas essa indicação foi dada especificamente para esse motor aplicado no 25 não para outros da mesma marca. A razão especifica não sei dizer, mas deve estar relacionado com as normas ambientais relativamente a consumos. O normal é mesmo o 10W40, agora a Rover lá sabe...

Aqui para estas bandas, os que têm acordo com a BP usam o Visco 5000 (10W40) ou até o Visco 7000 não sei das quantas. O 3000 já lá não entra e o 2000... só se for para motores com mais de 500 mil km... :D

Claro que os preços entre 2000 e 5000 não têm muito a ver.

Oh Jeff, só mais uma dúvida... BP 3000 e Mobil Super S são a mesma coisa com outra embalagem ou são mesmo óleos distintos? (Já sei que são ambos de gama baixa...)

Aqui para estas bandas, os que têm acordo com a BP usam o Visco 5000 (10W40) ou até o Visco 7000 não sei das quantas. O 3000 já lá não entra e o 2000... só se for para motores com mais de 500 mil km... :D

Claro que os preços entre 2000 e 5000 não têm muito a ver.

Oh Jeff, só mais uma dúvida... BP 3000 e Mobil Super S são a mesma coisa com outra embalagem ou são mesmo óleos distintos? (Já sei que são ambos de gama baixa...)
Não são a mesma coisa. O Bp é melhor. Claro que o 5000 é outra musica...:D

Boas a todos
Este fds comprei o Cepsa Star 10W40 (não mudei logo para o 5W40 a conselho do Jeff). O óleo custou 21€ em Espanha e o Mega Synth custa 25€. Já mudei óleo e filtros e numa coisa dou a mão à palmatória: o ligeiro fumo que o carro fazia em aceleração desapareceu!!! Nem ponta de nada!!! Realmente o Jeff não nos engana quando recomenda Cepsa ;)

Um abraço a todos, especialmente ao mestre do tópico;)

Jeff, uma vez que parece pertinente para aqueles que tal como eu ainda nao encontraram resposta ao consumo anormal de oleo, em vez de pvt, vou colocar aqui uma questão.

As letras do API e ACEA descritas na traseira da embalagem, referem a composição mais ou menos moderna de aditivos. Estamos de acordo?

Se uma embalagem tiver CF e outra CG e todas as outras normas forem iguais, entao deduzimos que a que diz CG é mais avançada em termos de aditivação. Deal?

Em relação ao consumo (sem se ver fumo ou pingas de oleo) , o que é que o controla? A viscosidade? Haverá algum aditivo que controle isso ou o controle do consumo fica apenas a cargo da viscosidade?

Em breve vou fazer a muda e a grande questão prende-se com o facto de o oleo BP mineral ter a norma CF e o equivalente da kraft ter a CG-4. Não queria pisar muito mais este assunto, mas a grande questão está em "conhecer" o oleo sem ser pelas normas do rótulo. Que garantias se pode ter em que o consumo vá diminuir, uma vez que a viscosidade nem sempre nos proporciona isso?
Isto porque nalguns carros, um 15w50 ou 15w40 pode "evaporar" mais rapidamente que um 10w40.

Desde já obrigado!

citação:Originalmente colocada por Delta1300

Jeff, uma vez que parece pertinente para aqueles que tal como eu ainda nao encontraram resposta ao consumo anormal de oleo, em vez de pvt, vou colocar aqui uma questão.

As letras do API e ACEA descritas na traseira da embalagem, referem a composição mais ou menos moderna de aditivos. Estamos de acordo?

Se uma embalagem tiver CF e outra CG e todas as outras normas forem iguais, entao deduzimos que a que diz CG é mais avançada em termos de aditivação. Deal?

Em relação ao consumo (sem se ver fumo ou pingas de oleo) , o que é que o controla? A viscosidade? Haverá algum aditivo que controle isso ou o controle do consumo fica apenas a cargo da viscosidade?

Em breve vou fazer a muda e a grande questão prende-se com o facto de o oleo BP mineral ter a norma CF e o equivalente da kraft ter a CG-4. Não queria pisar muito mais este assunto, mas a grande questão está em "conhecer" o oleo sem ser pelas normas do rótulo. Que garantias se pode ter em que o consumo vá diminuir, uma vez que a viscosidade nem sempre nos proporciona isso?
Isto porque nalguns carros, um 15w50 ou 15w40 pode "evaporar" mais rapidamente que um 10w40.

Desde já obrigado!
As Letras após as normas Api ou Acea são as aprovações que são dadas por estes institutos de control de qualidade. Oleos diferentes podem ter a mesma aprovação. A aditivação não está directamente ligada a essas aprovações, embora estes institutos avaliem em função do resultado geral.
Quanto a Cf ser inferior à Cg (está ligado o C ao controlo de emissões) estas correcto pois tem melhores resultados no geral, mas podem ter funções diferentes (diminuição de poluição, poupança no combustivel, etc) e terem aplicações diferentes. Um oleo CF, pode em determinado motor ter melhores resultados que um CG, tudo depende da formulação.
O consumo pode ter varias razões, mas a viscosidade é uma das melhores formas de controlo. Pode-se conseguir tambem controlar atraves da aditivação e da formula geral de um oleo, mesmo em oleos com a mesma graduação pode variar o resultado dependendo da formula e o seu equilibrio.
Pelo rotulo ninguem tem garantia de nada, pois cada marca anuncia mundos e fundos, mas é sempre um pequeno descanso optar por uma marca mais conhecida (normalmente de petroliferas) pois estas é que desenvolvem mais a industria e apostam mais no controlo de qualidade para promover a imagem no geral.
Garantias não há para o consumidor no geral, muito embora, as marcas nos seus catalogos já apresentam diversos produtos especificos para uma função, tais como, economia de combustivel, melhor arranque a frio, controlo de consumo de oleo e demais. Mas muitas vezes é puro marketing...
Normalmente um 15W40 evapora menos que um 10W40, pode é não estar a lubrificar o que devia.
Um abraço.

boa noite ao forum....
já à algum tempo que vou acompanhando o que aqui se escreve... e agora resolvi colocar a minha primeira pergunta... virgem portanto[8)]

a minnha questao é a seguinte:
comprei recentemente um clio do anterior modelo (4/2001) ja com o motor dci de 65 cv e com 186000km... sempre assistido na marca e pelo que vejo nos papelinhos que o anterior dono guardou ele sempre levou oleo ELF... desde o Competition Td, ao Turbo Diesel 10W40 e nas ultimas Competition ST 10W40 (ordem cronologica)
ao que li sao todos oleos semi-sinteticos...

a) qual deles o melhor (dentro da marca ELF)?
b) qual um substituto à altura ou melhor?
c) qual a periodicidade de mudança neste tipo de oleo?
d) deve sempre mudar-se o filtro de oleo em cada mudança de oleo? se nao, de quanto em quanto tempo ou quilometros?
e) onde posso encontrar oleos ELF à venda?

obrigado desde ja e desculpem la tantas perguntas logo na primeira vez... lololo

Viva (especialmente ao Jeff que tem dado informações e dicas relevantes e a quem também gostava de colocar as seguintes questões),

Possuo um Nissan Almera 1.5 de 2005 (Gasolina, Motor QD da série que vem desde 2000) estando a atingir os 15.000km. Recomendado pelo concessionário, aos 7.500km foi usado BP Visco 2000 (SAE 15W-40, API SL/CF, ACEA A3/B3, Base Mineral). A BP garante que este óleo faz 10.000km, mas por precaução o concessionário recomenda faze apenas 7.500km. Ambos (BP e Concessionário) também a apresentam a alternativa de usar o BP Visco 5000 (SAE 10W-40, API SL/CF, ACEA A3/B3, Base Sintética) permitindo fazer 15.000km (pode atingir os 20.000km, mas por segurança recomenda apenas 15.000km).

A minha condução é um misto de cidade (Coimbra), Estrada (IP3/IC7) e Serra da Estrela (mais curvas, subidas e descidas ingremes, usualmente em 2ª ou 3ª). Usualmente uso sempre rotações acima das 2000rpm (recomendado pelo concessionário devido aos consumos), mas embora o motor permita atingir as 6.500 com segurança, nunca passo das 4000rpm (ou seja sempre no intervalo das 2000-4000 rpm), sendo uma condução moderada (sem excessos de velocidade, arranques brutos ou esgotar de rotações), embora parte do trajecto seja exigente (Serra).

Nesta situação, que escolher: o actual BP Visco 2000 (15w40) ou optar na próxima muda pelo BP Visco 5000 (10w40)? Como o 5000 permite o dobro de kilometragem (15.000 ao invés de 7.500) em termos de preço por cada 1000km, sai-me mais barato o 5000 que o 2000 (além de ter que ir apenas uma vez à oficina em cada 15.000km ao invés de 2 com o 2000). Por Esta razão (economia) estou tentado a mudar para o 5000.

Também tenho a impressão que a graduação de 15w40 é suficiente, não sendo necessário pela mecânica baixar para 10w40 (estarei correcto?). Sendo assim a mudança era puramente económica.

Entre os dois qual escolher? O 7000 ou 3000 são aconselháveis (mais uma vez em termos de custo por cada 1000km, o 5000 é sempre o mais económico). Alternativas de outras marcas e razões para alterar (visto o BP ser recomendado pela marca)?

Obrigado pela atenção e pelas possíveis contribuições.

Um abraço,
Marco

citação:Originalmente colocada por kiko_duarte
a) qual deles o melhor (dentro da marca ELF)?
b) qual um substituto à altura ou melhor?
c) qual a periodicidade de mudança neste tipo de oleo?
d) deve sempre mudar-se o filtro de oleo em cada mudança de oleo? se nao, de quanto em quanto tempo ou quilometros?
e) onde posso encontrar oleos ELF à venda?

Também já tive um dci 65cv e com muita pena minha larguei-o aos 70k...

a) Relativamente ao melhor dentro da Elf, são ambos bons, daí que usam ambos. Mas o turbo diesel deverá ser mais adequado. Penso que o competition nem cumpre a norma B4.
b) Melhores de outras marcas, são as já conhecidas aqui no fórum: cepsa star, visco 5000 ou 3000 ou castrol txt. Mas se o carro sempre levou elf, acho que deve continuar. Até porque também é um dos melhores óleos.
c) A renault indica revisões de 30k com a indicação de ser melhor mudar o óleo aos 15k. Mas tanto para 15k como para 30k, tem que ser um óleo que os aguente (ou perto disso...). Eu sempre mudei aos 10k.
d) Mude sempre o filtro quando muda o óleo.
e) Elf há na norauto e também deve haver nos station marché.

citação:Originalmente colocada por marco.veloso

Possuo um Nissan Almera 1.5 de 2005 (Gasolina, Motor QD da série que vem desde 2000) estando a atingir os 15.000km. Recomendado pelo concessionário, aos 7.500km foi usado BP Visco 2000 (SAE 15W-40, API SL/CF, ACEA A3/B3, Base Mineral). A BP garante que este óleo faz 10.000km, mas por precaução o concessionário recomenda faze apenas 7.500km. Ambos (BP e Concessionário) também a apresentam a alternativa de usar o BP Visco 5000 (SAE 10W-40, API SL/CF, ACEA A3/B3, Base Sintética) permitindo fazer 15.000km (pode atingir os 20.000km, mas por segurança recomenda apenas 15.000km).
Nesta situação, que escolher: o actual BP Visco 2000 (15w40) ou optar na próxima muda pelo BP Visco 5000 (10w40)? Como o 5000 permite o dobro de kilometragem (15.000 ao invés de 7.500) em termos de preço por cada 1000km, sai-me mais barato o 5000 que o 2000 (além de ter que ir apenas uma vez à oficina em cada 15.000km ao invés de 2 com o 2000). Por Esta razão (economia) estou tentado a mudar para o 5000.

Também tenho a impressão que a graduação de 15w40 é suficiente, não sendo necessário pela mecânica baixar para 10w40 (estarei correcto?). Sendo assim a mudança era puramente económica.

Entre os dois qual escolher? O 7000 ou 3000 são aconselháveis (mais uma vez em termos de custo por cada 1000km, o 5000 é sempre o mais económico). Alternativas de outras marcas e razões para alterar (visto o BP ser recomendado pela marca)?

Obrigado pela atenção e pelas possíveis contribuições.

Um abraço,
Marco

BP 2000?!?! E para 10k? A não ser que o Jeff nos dê uma novidade sobre esse motor, não me parece nada adequado nem o óleo nem a quilometragem.

Kiko Duarte, o PCustodio está correctissimo em tudo, mas pode alargar a mudança até perto dos 20000 kms se for caso disso, o normal é 15 mil kms. Mas há quem faça 30000 kms......

Marco.veloso , o lubrificante correcto para esse motor é um bom 10W40 e não esse 15W40, muito embora não estrague nada. Para se usufruir das prestações anunciadas pelos constructores deve-se utilizar o que é melhor para o veiculo, que nesse caso não é esse Visco 2000, que aguentar aguenta os 10000 kms, se o motor não se queixar. O normal deve ser a mudança aos 7500.
Eu nem pensava duas vezes em mudar para o 5000 pois é de longe a melhor aposta nesse caso, para intervalos de 15000 kms. O 7000 é de evitar. O 3000 é mais economico mas não é tão bom e não dura os 15000 kms.

Um abraço.

Boas,

Alguém me pode informar se o óleo SUNOCO SYNTURO BRILLANT LONGLIFE II 0W30 506.01 pode ser usado num VW golf tdi 130cv? Se há inconvenientes, etc.

Obrigado!

Esse óleo é indicado para sistemas Long Life, como o próprio nome indica.

Se o teu Golf tem esse sistema só pode mesmo usar um óleo que respeite a norma 506.00 ou 506.01.

Se não tem Long Life tens que meter um que respeite a norma 505.01 (Sunoco Ultra SS 5W40 se quiseres dessa marca).

Raton, provávelmente não teve respostas porque esse motor e óleo já foram debatidos aqui no tópico.

Em outros fóruns que frequento, os moderadores criam uma tópico que serve como indice. No indice poderiam estar os motores e os óleos com os links das respostas. Desse modo evitava-se perguntas e respostas repetidas.

Há algum moderador voluntário? ;)

Voltar
Superior